Ir ao conteúdo

Todas as Mídias são Porcarias (DVD E CD)

leymar

Posts recomendados

Postado

Amigos, é lamentável ter que chegar ao ponto que cheguei em conclusão quanto as midias graváveis e regraváveis que existem hoje. TODAS !!! Tanto CD quanto DVD são porcarias quando pensamos em fazer backup a longo prazo. É muito lamentável ouvir da grande indústria que essas mídias podem durar até 100 anos. Ora ! O plastico dura até mais que isso, e com certeza dura mesmo, mas o que importa para nós são os dados gravados na mesma. E esses posso garantir, por milagre chega a uma década, apesar de eu não conhecer nenhum que chegou a mais de 5 anos. E mesmo que chegue a isso é ainda muito pouco. Alguém pode até me dizer que tem uma com mais de 5 anos e que funciona. Ok ! Passe um scan disk e verá a realidade da mesma. Dados corrompidos, bad blocks e se você tiver sorte seus dados mais importantes não estarão em setores do disco MORTOS. Amigos cansei. Cansei sim de perder dados valiosos nessas porcarias de midias que são produzidas hoje em dia. Não vou chegar ao extremo de dizer que são inúteis, muito pelo contrário, são bastante úteis mas a curto prazo. Pra quem quer fazer Backup para durar anos, mesmo guardando elas fechadas, lacradas, sem usar, sem tocar na superfície e em local escuro sem umidade e a temperatura de 10 à 25 Graus ainda assim perderão lamentavelmente seus dados com o tempo. Os Cds ainda são mais confiáveis que os DVDs com toda certeza. Principalmente Cds com a parte gravável preto. Talvez pela menor incidência de luz no mesmo pelo fato de ser extremamente escuro, isso possa dar uma longevidade maior. Caros. Os DVDs são em sua totalidade uma verdadeira tragédia. Não importa a marca, não importa o fabricante, não importa se é mais escuro ou claro, todos são roxos e acho que de vergonha. Vergonha sim pois esses miseráveis DVDs tanto -R quanto +R quanto -RW ou +RW são uma catástrofe quando o assunto é durabilidade. Amigos, claro que se você pegar um DVD desses e enterrar à sete palmos debaixo da terra e esperar sua decomposição, poderá sim durar centenas de anos. Mas agora eu pergunto a vocês. É essa a durabilidade que interessa saber a nós meros humanos que mal duramos 100 anos ? NÃO !!! Eu pelo menos e acredito que a maioria de nós queremos mesmo saber é quanto duram os dados guardados com tanto carinho numa dessas mídias. Como diria um intelectual: “- Estou chocado e estarrecido!” Quantas desilusões já tive com estes circulos. Vídeos, fotos, aplicativos, músicas, voz, avós, tios, mãe, pai, família, vizinhos, amigos, contratos, flagras, meus Deus... NÂO !!!!!!! Não quero mais isso pra mim. Já perdi muita coisa nessa jornada. NÃO QUERO MAIS BACKUPS EM CD OU DVD !!! Não quero mais acreditar que meus dados estão seguros e não estão. Amigos, corram pra suas prateleiras, peguem seus CD e DVDs e façam logo, digo hoje mesmo, o backup de tudo no seus HD pois amanhã poderá ser tarde demais. Midias agora em minha vida, somente a curto prazo. Gravar um CD de música pra um ano, ou um DVD de aniversário pra uso do dia à dia, mas nunca mais pra backup. Meu último episódio com essas porcarias foi o que me enfureceu e me decepcionou de vez, causando tristeza, raiva e insegurança quanto aos dados que temos e queremos guardá-los por muito tempo. Meu filho hoje tem dois anos. À quase três anos atrás fiz gravações de minha esposa grávida até o nascimento. Pois bem, a dois anos atrás conclui o primeiro DVD do meu filho rotulado “Nascimento” que continham informações fundamentais como sua chegada, ultra-sons, berçário, enfim tudo, tudo e tudo. Pois bem, formatei o DVD, com menus, efeitos, fundo, musicas, extras, fotos, acontecimentos, um trabalho de dois meses e então finalizado, funcionando, só faltava passar para mídia. Bem, no meu caso como chegou a dar quase 8 Gb de dados optei por um DVD de Dupla Camada. Porém para backup, utilizei DVDs simpes de 4.7 Gb e zipei em duas partes o DVD guardando assim em dois discos para uma possível extração futura. O dupla camada ficou para uso diário, ou seja, reprodução de um modo geral. Quanto as duas partes zipadas, foram distribuidas em dois discos de 4.7 DVD+R com formato bitsseting DVD-ROM e logo após gravadas, verificados os dados selados em capa de papel, fechado uma capa preta de DVD, totalmente selado com filme plástico, fita e guardado nesses quase dois anos em um local de total escuridão no sentido vertical e com temperatura entre 15 e 25 Graus. Na minha humilde cabeça, pensei que por durarem “100 Anos” jamais perderia meus dados e se alguma coisa acontecesse com o dupla camada ou por mal uso ou por quebra, arranhões etc, eu poderia recuperar com meus backup em DVD. Semana passada meu filho hoje com dois anos e um mês pegou o dupla camada e quebrou o dito cujo. Jogou ele no chão e o coitadinho do DVD abriu em duas partes. Bem, pensei, agora é só fazer o backup com meus DVDs. Peguei os mesmos, abri com cuidado toda proteção que havia feito a quase dois anos, retirei-os do papel e olhei embaixo na superfície gravável e tudo intácto. Nenhum arranhão, nem borrão, nem decomposição. Coloquei no leitor e a mensagem: No disc... lol...pensei eu. Bem, deve ser o Windows carregado vou reiniciar. Assim o fiz e ao retorno a mesma mensagem. Bem, como possuo alguns computadores com drives diferentes, pra ser mais exato sete, fiz o teste em todos eles e o resultado foi o mesmo. Fiquei chocado ! No Nero diz que o disco está limpo mas não há possibilidade de gravação. DVD shirink nada, dvd decrypter piorou. Resultado. PERDI TUDO !!!! Tudo por acreditar nas mídias. Amigos, não façam como eu. Hoje, faço meus Backups somente em HD. Mas, cuidado. Usem um HD dedicado. Usem ele somente na hora de recuperar dados ou armazenar. Logo depois armazenem ele com filme plástico e o guardem em local que não há como ficar mexendo de um lado para o outro, cutucando etc. Não estou mais pra dar “sopa pro azar”. Todos meus dados importantes, DVDs são guardados em formato isso dentro de HD pronto pra gravar numa dessas midias fuleiras existentes apenas para uso diário. Amigos, contudo tenho esperança. Um dia sei que as mídias graváveis serão confiáveis. Sei que o material e a maneira pela qual são gravadas hoje serão obsoletas no futuro. Mas até lá, NÃO CONFIO MAIS EM MIDIA NENHUMA ! Nem de marca, nem genérica, nem em caixa, nem + - : x sei lá.... Midias hoje só para uso diário, mas não para confiar. Façam com as mídias como com a conversa de um político. Acredite, mas desconfie e continue cobrando, pois esse é nosso dever. Abraços à todos.

• Membro VIP
Postado

Concordo com você que algumas mídias não duram nem uma semana, uso um case USB com um HD de 80 pra guardar as informações mais importantes e vou gravando-as em discos (CD / DVD) para uso no dia-a-dia, acho que muita gente faz isso também.

Postado

Pow, valeu pela sua manifestação GusGraf. E espero mais e mais manifestações deste tipo, assim quem sabe a grande indústria resolva aplicar melhor qualidade nas mídias fazendo delas assim algo confiável....

Postado

Eu tenho muitas informações importantes gravadas em cds e dvds. Nunca me aconteceu de perder algumas delas, talvez pelo pouco tempo que eu guardo elas dessa maneira. (aprox 3 anos)

Eu guardo meus cds e dvds em envelopes bem fuleros de 5 centavos, com um lado de plástico transparente e outro de papel. Coloco então eles em uma caixa de papelão... e pronto. Mesmo minha cidade sendo úmida pra mais de metro, eu nunca perdi nenhum.

Não estou defendendo completamente essas mídias, apenas estou fazendo um relato do que me acontece.

Uma coisa que eu já estou furioso e com as gravadoras de cd!! Eu tenho várias aqui em casa que pararam de gravar. Os sintomas eram esses: Dava erro em 11 mídas a cada 10 que eu gravava. Felizmente minhas gravadoras de dvd ainda não deram problema.

Postado

leymar,

Nenhuma mídia é confiável... se você passar para filme em acetato, 35 mmm, com o tempo as cores se desvanencem... se passar para gravação magnética, tipo fita DAT, disquete, o tempo danifica a mídia, o oxido de ferro começa a soltar da película, o magnetismo enfraquece... creio que o melhor mesmo é o velho HD... depois as mídias de CD... as de DVD estão boas atualmente... quanto tempo vão durar, SDS... tenho mídias de CD de 1x, TDK, da época que os gravadores de CD eram de 1x mesmo... tem uns 15 anos e funcionam ainda... testei tem uns dias... muitas com 9 anos, também TDK, 4x, e também estão perfeitas... mas não dá para confiar... de qualque forma, o meio imbatível é o papel... tudo impresso e com um extintor ao lado... mas, com o tempo, vai amarelar... então sobra a gravação no célebro... essa também pode ser danificada por muitas causas... enfim, tudo é eterno enquanto dura...

Postado

Vixi...mas HD também começa a apresentar problemas com o tempo...deslocamento da agulha e tal, até pifar de vez!

Cuidado!

Agradeço à todos pelos posts. Quanto ao amigo Nikey, eu quis dizer guardar o HD. Não deixá-lo instalado no micro. Faria uma formatação, gravaria os dados e o armazenaria. Só voltaria a ligá-lo quando de um backup. Ele praticamente ficaria novinho em folha e sem uso.... Acho que seria sim infalível.... pelo menos o mais confiável até o momento. Midias, só para o dia a dia. E só. Apesar delas hoje serem mais evoluídas que no passado, ainda estão andando de carroça... Até os fabricantes mudarem suas posturas, fico com o HD intácto... Grato à todos...

Postado

nenhuma midia é 100% confiável, mesmo se gravar dados num HD e deixá-lo parado num canto, voce pode perder dados, uma vez que o sistema do HD baseia-se em magnetismo, e com o tempo, o substrato magnético vai perdendo sua magnetização devido até ao campo magnético da terra. ou seja ,031-0,35 R$ por Gb armazenado, 1/3 em relação ao HD.

Se usar midias boas de marca confiável as chances de ter perda é bem menor, além do que tem que gravar em gravadores bons e eficientes.

Muitas pessoas usam gravadores que não são confiáveis, suas midias ficam mal gravadas e aí culpam as midias.

Como o processo de queima da midia é irreversível, pois a substânciasofre uma mudança de estado irreversível, não vejo porque a midia iria perder os dados, a menos que ela descasque ou venhaa ser arranhada. Porém se descascar do nada aí é um midia muito podre. Com relação ao arranhões basta deixá-las em lugar seguro como aqueles estojos com envelopes de pano ou em caixinhas de plástico.

Postado

leymar, mas mesmo tu gravando num HD os dados e deixando ele parado, por ser um componente eletrônico o tempo se encarrega de estragar, é mole?

É que nem quando um carro fica parado por muito tempo, danifica a pintura, descarrega a bateria.....

Logicamente guardado as devidas proporções....heheh

• mês depois...
Postado

Realmente essa questao da durabilidade da midia é fogo mesmo...eu faço o seguinte...as coisas mais importantes...deixo em dvd e HD....no hd....sempre q posso, de 3 em 3 anos, quando noto q ele ja nao anda bem (ou dependendo da situaçao)..compro um novo, e deixo ele trabalhando em conjunto com o meu outro so como dados ou então o deixo guardado caso venha preicsar....e vou fazendo isso ate dá.....principalmente com fotos, musicas e arquivos importantes. (com o tamanho dos hds aumentando, ate ISOS de Dvd vão nessa)......

• 2 semanas depois...
Postado

Gostaria de saber se essas midias pretas(CDR),citada no primeiro post,ainda estão no mercado ,pois nao as encontro em parte alguma procuro pela marca PRODISC(DIGIMASTER)

[]s

Postado

Eu também tenho que dar minha opinião...

Eu não concordo que todas sejam ruins, a "deterioração" depende da qualidade* do CD e/ou aonde e como você o guarda.

Eu tenho um CD da Maxell de 99 (ainda dourado) com um jogo gravado, está todo acabado, olhando a parte gravável vê-se de cara um monte de manchas, da borda para o centro e do centro para as bordas da lâmina estão comidos, mas o CD funciona perfeito, instala o jogo como sempre e ao executar o jogo, que pede o CD, roda na boa e nunca falhou...

Postado

José Alves,

Ao formatar, tudo o que estiver instalado será deletado, inclusive o windows... para instalar 2 Sistema Operacionais, você deverá particionar o seu HD e instalar o mais antigo, 9x, em uma partição e depois o XP em outra... com a opção de dual boot, você escolherá, na hora do boot, qual SO carregar...

• 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Postado

Conforme conversei com amigo meu que entende mais do assunto, me deu a seguinte descrição da midias atuais:

TUDO LIXO...

Mesmo os CDs mais caros (R$: 100,00 por "m í d i a Prensada") guardada a sete chaves, ainda assim depois de um tempo começam a se deteriorar.... "não falo de riscos nem de descascar..." a parte brilhante que reflete os raios do canhão simplesmente começam a desaparecer... do nada... em alguns casos começam a ficar tipo uns "caminhos de rato... na parte brilhante da m ídia..."

enfim... tudo lixo.... sem contar os gravadores que estão cada vez piores... o ultimo 'g r avador' que comprei tinha em sua parte interna o canhão fixado por cola quente... o engenheiro que projetou isso deveria ter sua carteira cassada... como pode fixar uma peça que esquenta com cola quente...???

Segundo este mesmo colega o mais adequado ainda é o velho HD, apesar de não ser infalível... e mais confiável ainda só mesmo o "CARTÂO PERFURADO"...

Texto transcrito...

Postado

Red Ice,

Somente se estiver guardado em ambiente adequado, livre de fungos e umidade e também com um extintor, bombeiro, etc do lado, 24 h por dia... ou seja, tudo é eterno enquanto dura...

Postado

Pessoal, li em algum lugar que as mídias possuem diversas marcas, mas fabricantes somente alguns.

Como eu sei se a minha mídia DVD-R imation 16x 4.8 é feita por um bom fabricante?

obrigado

Postado

Marcos,

Diversos programas informam quem é o fabricante da mídia... DVD INFO PRO, NERO, DVD DECRYPTER, etc...

Os bons fabricantes são PRODISK, MCC, TY, YUDEN... existem outros, mas eu não sei informar se são bons mesmo...

Postado
Marcos,

Diversos programas informam quem é o fabricante da mídia... DVD INFO PRO, NERO, DVD DECRYPTER, etc...

Os bons fabricantes são PRODISK, MCC, TY, YUDEN... existem outros, mas eu não sei informar se são bons mesmo...

Então você acha que eu a marca da mídia não é importante?

O que importa mesmo são os fabricantes?

Comprei um pino com 50 dvd's da Multilaser, mas fabricado pela MCC

Fiz uma boa compra?

Abraços e obrigado pelas informações.

Postado

Marcos Orlandi,

A marca do fabricante da mídia é importante... eu não compro mídias de fabricantes que eu não conheça... o problema são as logomarcas... a MCC disponibiliza para diversos distribuidores, com a sua logomarca própria... a Smartbuy e Multilaser o fabricante pode ser a MCC... de uma maneira geral, a MCC é boa... mas, sabe-se lá se um grande lote não passou no controle de qualidade do fabricante e ele, para transferir o prejuizo dele para nós, vende o lote a preço baixo... alguém compra e a gente recompra, achando que está comprando algo bom, o que poderá não ser verdade...

Não obstante, fabricas boas não vão (ou não devem) se queimar dessa forma... quem tem um bom nome a zelar, vai destruir e arcar com o prejuízo...

As Multilaser eu vinha utilizando sem problemas durante um longo período... fabricadas pela MCC, TY e Yuden... recentemente comecei a ter problemas com elas e então mudei para a Smartbuy... foi um tubo de 100, logotipo prata com branco... perdi muitas... então troquei o gravador... comprei as Smartbuy laranja com branco e estou de vento em popa... tá tudo tinindo... as 2 Smartbuy foram fabricadas pela Prodisc... a Multilaser pela MCC... dedução: a bronca era meu gravador, mas não confirmei; é apenas uma dedução... mas, mesmo ficando com alguma dúvida, não comprei mais as Smartbuy prata e branco...

Eu sempre utilizei as Smartbuy... mas surgiram outras marcas, por menor preço, e ela não baixava... ficou inviável e desisti dela, passando a utilizar as Multilaser... acima de 1.000, perdi poucas e somente essas últimas (será que foi mesmo o gravador ???)... então reencontrei as Smartbuy por menor preço ainda (1 real)... nem pensei 2 vezes...

Respondendo: acho que o fabricante importa sim... o meu último pino das Multilaser +R eram da INFOME (INFOMEDIA)... nunca ouvi falar antes e a experiência aqui foi um desastre... ou porque ela não presta ou, coincidentemente, meu gravador estava no fim da vida mesmo...

Sua compra foi boa... mas grave sempre com VERIFY... assim você saberá na hora se a gravação foi mesmo OK...

Postado
Marcos Orlandi,

A marca do fabricante da mídia é importante... eu não compro mídias de fabricantes que eu não conheça... o problema são as logomarcas... a MCC disponibiliza para diversos distribuidores, com a sua logomarca própria... a Smartbuy e Multilaser o fabricante pode ser a MCC... de uma maneira geral, a MCC é boa... mas, sabe-se lá se um grande lote não passou no controle de qualidade do fabricante e ele, para transferir o prejuizo dele para nós, vende o lote a preço baixo... alguém compra e a gente recompra, achando que está comprando algo bom, o que poderá não ser verdade...

Não obstante, fabricas boas não vão (ou não devem) se queimar dessa forma... quem tem um bom nome a zelar, vai destruir e arcar com o prejuízo...

As Multilaser eu vinha utilizando sem problemas durante um longo período... fabricadas pela MCC, TY e Yuden... recentemente comecei a ter problemas com elas e então mudei para a Smartbuy... foi um tubo de 100, logotipo prata com branco... perdi muitas... então troquei o gravador... comprei as Smartbuy laranja com branco e estou de vento em popa... tá tudo tinindo... as 2 Smartbuy foram fabricadas pela Prodisc... a Multilaser pela MCC... dedução: a bronca era meu gravador, mas não confirmei; é apenas uma dedução... mas, mesmo ficando com alguma dúvida, não comprei mais as Smartbuy prata e branco...

Eu sempre utilizei as Smartbuy... mas surgiram outras marcas, por menor preço, e ela não baixava... ficou inviável e desisti dela, passando a utilizar as Multilaser... acima de 1.000, perdi poucas e somente essas últimas (será que foi mesmo o gravador ???)... então reencontrei as Smartbuy por menor preço ainda (1 real)... nem pensei 2 vezes...

Respondendo: acho que o fabricante importa sim... o meu último pino das Multilaser +R eram da INFOME (INFOMEDIA)... nunca ouvi falar antes e a experiência aqui foi um desastre... ou porque ela não presta ou, coincidentemente, meu gravador estava no fim da vida mesmo...

Sua compra foi boa... mas grave sempre com VERIFY... assim você saberá na hora se a gravação foi mesmo OK...

beleza irmão, muito obrigado pelas informações

abraços

• 2 meses depois...
Postado
Marcos,

Fala ELmo, beleza?

você saberia me informar o site que existe para ver a classificação das mídias? Eu tinha este site guardado nos favoritos, mas deu pau na maquina e perdi tudo. Inclusive sei que tem um post seu aqui no fóurm que fala este site, mas já procurei igual doido e não o encontro.

Se puder me ajudar agradeço

abraços

Postado

Concordo plenamente com a crítica do Leymar: todas as mídias são porcarias. Valem-se de propaganda enganosa para fortalecer seus impérios, seus monopólios. Eu, quando preciso salvar algum documento importante, mando-os para minha conta de e-mail. Não sei se lá estão seguros, mas, é certo que estarão lá enqunto minha conta existir. Ou estarei errado? Abraço a todos.

J. K.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...