Ir ao conteúdo

MP5/PMP - Desenvolvimento de FIRMWARE

Neko-Bay

Posts recomendados

Postado

como vai companheiro, não sei se estou no fórum certo mas me desculpe, reparei q você saca do assunto e de repente pode me ajudar. Comprei um MP5 em Miami, muito semelhante ao MP4 q vi no mercado livre power pack ou Smart Plus. O designer é semelhante só perde porque não tem a câmera. Bem tive um problema com ele, pois o touch screen parou de funcionar, fui dar uma de curioso e vasculhar as configurações dele e tinha uma função chamada ajuste de calibragem, tipo ajustar sensibilidade do toque, fui verificar e ao tocar na tela ele emitiu aviso de falha.....aí o touch screen funciona a meia bomba, porque aperto num icone e ele vai pra outro icone, aí depois trava, não funciona mais. como se o progrma tivesse sido corrompido....estou procurando ajuda pra saber o q posso fazer pra voltar ao normal. Detalhe deveria ter vindo com ele um CD de aplicacao mas não veio, se puder me ajdar agradeco......Wander!!!!

• mês depois...
Postado

Olá!

Neko Bay, gostaria de saber se você pode me ajudar na configuração do MP4 MF CA-288, pois sem querer formatei a memoria flash e sumiu tudo. tentei no site da powerpack inserir o programa MF 280 e piorou ainda mais...ele só liga se eu segurar o botão Power e mesmo assim não consigo fazer nada (ouvir música, tirar foto, jogar....perdi tudo). Usei apenas três dias... Já tentei o site da PowerPack e para variar nem responderam. Fico na expectativa de sua ajuda. Abraços REPACK.

• 4 semanas depois...
Postado

Alguém sabe a combinação (de botão) para fazer o PMP-1600 entrar no modo camera para poder usar o ISP TEST AP? Se alguém souber diga, por favor?

Mas de qualquer jeito, vou fazer a minha parte

Vou compartilhar o que sei, o meu pmp-1600 da foston é falsificado (por um brasileiro, é óbvio), e queria reprogramá-lo para poder colocar jogos, eu baixei a firmware do produto original que é o JWD PMP-1600 da China, a única diferença dos dois é que o produto modificado não tem jogo, o idioma português disponível no pmp tem erros de ortografia (O Manual só diz que tem Chinês e Inglês, mas esse produto tem Português e Inglês) e a camera é de 4M pixels (é óbvio que o cara apagou a função de jogo para fazer essa gambirra, meu pmp deveria ser de 3M pixels).

E quanto a parte da atualização da firmware do PMP-1600, a única coisa que me falta fazer é fazê-lo entrar no modo camera, mas como? Eu só consegui fazer isso uma vez, e isso foi quando nem fazia ideia do que era firmware, não sei como fiz isso, mas acho que tem alguma combinação de botão para fazer isso, as combinações que sei são essas, "A" + "B", "A" ou "M" + "OK", com alguns é só segurar "ESC" quando o cabo usb é conectado no pc mas nenhuma dessas combinações faz o meu pmp-1600 entrar no modo camera.

E o outro método para fazer os PMPs entrarem no modo camera é pelo hardware, mas vai precisar de um RESISOTR 5.6K (5600 Ohm) Verde(5) Azul(6) Vermelho(números de zero que é 2 ex: 00) Ouro(5% de tolerância), como eu não tenho esse resistor, tentei dar um curto, mas não dá certo, ele desligar ou trava. Mas quem quiser tentar, esse link como fazer isso (com fotos) http://www.s1-mp3-player.org/sunplus-spca536-25-inch-pmp-not-boot-repair

programas para fazer a modificação de firmware: Façam por conta própria.

ISP TEST AP (grava a firmware no chip das PMPs, mas só funciona no modo camera)

FRM Pro (abre a particação do chip para fazer backup de firmware, também tem a função do ISP TEST AP e outros detalhes que ainda não sei, também só funciona no modo camera)

Tutorial em chinês para o modelo PMP-1000

• mês depois...
Postado

Aprenda aqui como mudar o seu firmware, ou seja, os menus e imagens de tema de seu mp4, com segurança. Se você quer mudar as imagens de menus de seu mp4, o firmware, só é possivel modificando o firmware original.Essa mudança é perigosa se não prestar atenção e se fizer algo errado você poderá matar seu mp4.

Então, cuidado! Aconselho você a modificar o firmware pois retirá-lo é perigoso e trabalhoso, para modificá-lo você deverá usar os seguintes programas : - S1res - S1FWX - MP4 Upgrade Tool Antes de inciar as mudanças, faça um BACKUP (salvar cópia do arquivo) do firmware original, usando o programa S1FWX.

Descompacte o programa e siga os passos abaixo: 1º Conecte o MP3/MP4 na usb. 2º Descompacte o S1FWX e execute o arquivo "EXTRACT" 3º Vai abrir uma tela em "DOS" apenas aperte enter.

http://i205.photobucket.com/albums/bb247/mp4box/extract.jpg

"scanner" dos drivers (provavelmente ira dar um erro ocorrido por causa do drive de disquete se der esse erro, não se preocupe, é só clicar em continuar). Selecione a letra do drive do seu MP3/MP4 Exemplo: G: removível (é só digitar a letra).

http://i205.photobucket.com/albums/bb247/mp4box/extract2.jpg

programa irá extrair o firmware do seu MP3/MP4. Repare que após a extração irá aparecer um arquivo chamado "DUMP". É o seu firmware.

http://i205.photobucket.com/albums/bb247/mp4box/extract3.jpg

Editando o Firmware

Agora que você já fez o backup do firmware e já o extraiu, execute o programa S1RES e clique em "FILE > OPEN" e selecione o arquivo "DUMP" que foi criado a partir da extração. Basta encontrar onde se encontram as imagens usadas pelo seu MP3/MP4 para temas e os modifique usando qualquer programa que edite imagens. 1 - Selecione uma das imagens. 2 - Exporte usando o botão "EXPORT" 3 - Salve a imagem em seu computador. É IMPORTANTE que você NÃO mude o nome original da imagem e nem o formato. A imagem será salva em BITMAP, não modifique. 4 - Edite a imagem como quiser. 5 - Feita as edições, importe a imagem para o programa usando o botão "IMPORT". 6 - Depois da edição e após importar a imagem para o programa clique em "FILE" e salve sua alteração. Você pode alterar TODAS as imagens, fazendo o mesmo procedimento para todas.

Transeferindo para o seu aparelho MP4

Feitas as alterações, agora você deve colocar o novo firmware em seu aparelho, usando agora o programa MP3 Player Utilities 4.00 que se encontra dentro do pacote "MP3 Player Upgrade Tool". - Device Firmware Information: Mostra as informações do atual firmware instalado no MP4. - Upgraded Firmware Information: Mostra as informações do firmware a ser instalado, o modificado.

http://i205.photobucket.com/albums/bb247/mp4box/mp3tool.jpg

importante que saibam que o procedimento acima pode não dar certo com todos os modelos de MP4. Este é o procedimento usado para a MAIORIA dos aparelhos. Por tanto: NÃO ESQUEÇA DE FAZER O BACKUP de seu firmware original, pois só com ele você poderá consertar seu aparelho caso de algo errado.

Faça o procedimento descrito neste tutorial sob seus próprios riscos.Nós não nos responsabilizaremos por problemas decorrentes deste procedimento

• 2 semanas depois...
Postado

Comprei recentemente 2 mp5, e um dele está com problemas. Inicialmente não queria carregar a bateria, depois começou a fazê-lo, e até ligou por alguns minutos. Agora, quando clocamos para carregar ele não carrega, e quando tentamos liga-lo plugado no carregador, ele acende uma tela azul, com uma mensagem no centro "Software Loading", e daí não faz mais nada. O que fazer?

• mês depois...
Postado
Aprenda aqui como mudar o seu firmware, ou seja, os menus e imagens de tema de seu mp4, com segurança. Se você quer mudar as imagens de menus de seu mp4, o firmware, só é possivel modificando o firmware original.Essa mudança é perigosa se não prestar atenção e se fizer algo errado você poderá matar seu mp4.

Então, cuidado! Aconselho você a modificar o firmware pois retirá-lo é perigoso e trabalhoso, para modificá-lo você deverá usar os seguintes programas : - S1res - S1FWX - MP4 Upgrade Tool Antes de inciar as mudanças, faça um BACKUP (salvar cópia do arquivo) do firmware original, usando o programa S1FWX.

Descompacte o programa e siga os passos abaixo: 1º Conecte o MP3/MP4 na usb. 2º Descompacte o S1FWX e execute o arquivo "EXTRACT" 3º Vai abrir uma tela em "DOS" apenas aperte enter.

http://i205.photobucket.com/albums/bb247/mp4box/extract.jpg

"scanner" dos drivers (provavelmente ira dar um erro ocorrido por causa do drive de disquete se der esse erro, não se preocupe, é só clicar em continuar). Selecione a letra do drive do seu MP3/MP4 Exemplo: G: removível (é só digitar a letra).

http://i205.photobucket.com/albums/bb247/mp4box/extract2.jpg

programa irá extrair o firmware do seu MP3/MP4. Repare que após a extração irá aparecer um arquivo chamado "DUMP". É o seu firmware.

http://i205.photobucket.com/albums/bb247/mp4box/extract3.jpg

Editando o Firmware

Agora que você já fez o backup do firmware e já o extraiu, execute o programa S1RES e clique em "FILE > OPEN" e selecione o arquivo "DUMP" que foi criado a partir da extração. Basta encontrar onde se encontram as imagens usadas pelo seu MP3/MP4 para temas e os modifique usando qualquer programa que edite imagens. 1 - Selecione uma das imagens. 2 - Exporte usando o botão "EXPORT" 3 - Salve a imagem em seu computador. É IMPORTANTE que você NÃO mude o nome original da imagem e nem o formato. A imagem será salva em BITMAP, não modifique. 4 - Edite a imagem como quiser. 5 - Feita as edições, importe a imagem para o programa usando o botão "IMPORT". 6 - Depois da edição e após importar a imagem para o programa clique em "FILE" e salve sua alteração. Você pode alterar TODAS as imagens, fazendo o mesmo procedimento para todas.

Transeferindo para o seu aparelho MP4

Feitas as alterações, agora você deve colocar o novo firmware em seu aparelho, usando agora o programa MP3 Player Utilities 4.00 que se encontra dentro do pacote "MP3 Player Upgrade Tool". - Device Firmware Information: Mostra as informações do atual firmware instalado no MP4. - Upgraded Firmware Information: Mostra as informações do firmware a ser instalado, o modificado.

http://i205.photobucket.com/albums/bb247/mp4box/mp3tool.jpg

importante que saibam que o procedimento acima pode não dar certo com todos os modelos de MP4. Este é o procedimento usado para a MAIORIA dos aparelhos. Por tanto: NÃO ESQUEÇA DE FAZER O BACKUP de seu firmware original, pois só com ele você poderá consertar seu aparelho caso de algo errado.

Faça o procedimento descrito neste tutorial sob seus próprios riscos.Nós não nos responsabilizaremos por problemas decorrentes deste procedimento

:cool:Aliás o programa mais eficiente para extrair firmware de s1mp3 player que encontrei é o s1res, o resto é conversa...

Postado

Lion, você tem razão: esse tutorial é pra MP3, não serve para o PMP!??]

Acho q tentei uma vez e esses programas não reconheram o PMP...

Mas meu histórico não é muito bom, eu consegui alterar o firmware uma vez, aí empolguei e quis mais mudanças, e desta vez, matei meu MP4, foi quando comprei o PMP... rs

• 2 semanas depois...
Postado

Neko-Bay

Percebi que você entende do assunto, tenho um MP5 MIDI model:MD-2007 com as seguintes funções:

- Video player

- camera embutida de foto e de vídeo (alguns com flash);

- Rádio

- Calendário e relógio

- E-Book para ler textos TXT na tela

- pendrive

- Slide show - visualisador de fotos e imagens

- entre outros...

Porém esta com a tela azul e com a escrita (usb pen)

você tem algum conhecimento sobre isso.

Postado

:) ola, comprei um mp5 sony (chines) e de um certo tempo pra caele esta travando, geralmente quando eu estou utilizando as teclas ele trava e eu tenho que usar o reset. verifiquei que quando eu tirei o cartao sd ele melhorou mais ainda esta com o mesmo sintoma.

gostaria de saber se é problema de firmware e como eu poderei conserta-lo.

obrigado pela atenção.

• 3 meses depois...
  • mês depois...
  • 3 meses depois...
Postado

Estou com um problema em meu mp3 e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar.

O problema é que estava gravando uma aula e a pilha acabou entes de que pudesse salvar o audio.

Gostaria de saber se teria como escrever uma função para recuperar estes tipos de arquivos.

Alguém saberia me dizer como faço para descompilar o código do firmware para entender como o algorítmo funciona para ver se é possível recuperar este tipo de informação que não foi salva?

Eu tentei alguns programas que reparam arquivos corrompidos mas nenhum deles por enquanto conseguiu restaurar o audio, apesar de o identificarem no MP3 Foston.

Qual o programa usado por vocês para editar o firmware dos MP3?

Qual a linguagem de programação que é utilizada? Assembler?

Existe alguma forma de programar isso em Delphi para restaurar estes tipos de arquivos?

Se alguém souber também como é feita a gravação destes dados dentro do pendrive, como a forma que o firmware grava as informações nos respectivos setores eu agradeceria muito. Na versade deve ser o sistema de arquivos que deve gravar, mas quem souber algo a respeito me avise.

Grato pela atenção.

Obrigado!

• mês depois...
  • mês depois...
Postado

Pessoal,

Eu tenho o Powerpack MF-CA288 (por favor, não me sacaneiem) e gostaria de saber se existe uma forma de eu criar sub-pastas que ele reconheça e como me livrar da limitação de 512 arquivos por pasta. Fora isso, eu acho que fui enganado, esse player é MUITO limitado!

Obrigado pela ajuda.

Editando:

Me desculpem, postei no lugar errado, aqui é só para PMP :-(

• 3 semanas depois...
Postado

Ola galera to com Problema com meu mp5 da suzuki aguem pode me ajudda-lo?

ele aparace na tela isert usb line outra hora parec um mont de numeros, bios nem sei mas q faç alguem pode m ajudd eu agradeço muit...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!