Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro passa baixas/passa altas


Felipe_Ribas

Posts recomendados

aí galera, estive analisando esses 2 tipos de filtro e procurei entender a fundo o porque deles filtrarem certas ondas. então começando pelo passa altas:

se ele deixa passar só as altas (agudas), e é composto por um capacitor ligado em série, a conclusão que cheguei é que, quando a tensão é X Volts no circuito (falante+capacitor), é gerada uma corrente que a principio começa a carregar apenas o capacitor. enquanto carrega o capacitor, a corrente do lado onde está o falante, faz ele se movimentar. Se for uma onda de grave, então rapidinho vai encher o capacitor e após isso a corrente para, não movimentando mais o falante. Mas quando é aguda, a onda consegue chegar ao fim sem encher completamente o capacitor.

já o passa baixas, é um capacitor em paralelo com o circuito. quando a tensão é estabelecida, é gerada a corrente que, a principio começa a enxer apenas o capacitor. se o capacitor estava em paralelo, não chegou a influenciar ainda o falante. mas se a onda é de grave, a corrente foi suficiente para enxer o capacitor, e ainda pelo que sobrou ela foi toda pro falante, movimentando ele, já que o capacitor não aguentava mais corrente. Mas se a onda é aguda, ela se completa antes de enxer completamente o capacitor, logo nada chega a ir pro falante (por causa da resistencia dele contra a resistencia do capacitor- despresivel).

ah, e lembrando é claro que isso é pra cada ciclo... pra não virem pessoas falando que isso acontece tão rápido que não dá pra falar como acontece... pois dá sim.

bom, primeiramente, é isso mesmo né?

aí que vem a duvida: então esse filtro vai depender da potencia aplicada, ou seja, da amplitude das ondas? porque eu pensei comigo, que se esse filtro corta a uma freqüência X, gerada por um amplificador, então se eu dobrar a potencia do amplificador (aumentando o volume por exemplo), então uma onda de grave por exemplo, ia enxer muito mais rápido o capacitor, já que sua amplitude é maior. isso num filtro passa baixas, iria aumentar a freqüência de corte, já que as ondas agudas que não chegavam a passar, agora passam pois devido a sua amplitude maior, conseguem enxer o capacitor mais rápido. E num filtro passa altas mesma coisa.

pois bem, isso acontece na pratica? filtro desse aí realmente tem sua freq de corte variável é?

valeu, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo que o capacitor demora para carregar não depende do valor da tensão.

Quando ele estiver carregado, a tensão entre seus terminais será igual ao valor da tensão aplicada, seja ela de 1v, 10v ou 100v.

O que determina o tempo é a chamada constante RC, que é obtida, em segundos, multiplicando o valor da capacitância pelo valor da resistência em série com o capacitor.

Após um tempo de aproximadamente 5 x RC o capacitor estará praticamente carregado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em termos matematicos, a corrente no capacitor é diretamente proporcional à derivada (variação) da tensão. Ou seja, caso você tenha uma baixa freqüência, a variação de tensão nos terminais do capacitor será pequena, assim como a corrente que o "atravessa" (na verdade a corrente não o atravessa, apenas ocorre a carga do capacitor). Se a freqüência aplicada for alta, a variação da tensão será alta, e a corrente que atravessa o capacitor tambem sera relativamente alta, até um ponto que a capacitancia pode ser desconsiderada na analise aproximada do circuito em questão. Se colocar tensão continua, em pouco tempo o capacitor se carrega e a passagem de corrente por ele logo cessa (já que a derivada de uma constante - corrente contínua - é zero). A corrente que existe nos instantes após a aplicação da corrente continua se deve a uma forte variação da tensão no momento que se coloca a tensão continua, e pela variação da queda de tensão nos terminais do capacitor (quando o capacitor esta descarregado e se aplica CC, ele se comporta como uma resistencia muito baixa, a medida que vai se carregando, o valor dessa "resistencia" aumenta, e o divisor de tensão formado entre a resistencia do capacitor - um nome mais correto seria reatancia - e a resitencia que existe em qualquer fio que você use pra careega-lo, vai fazendo com que a tensão nos terminais desse capacitor va aumentando com o tempo, ou seja, variando, e permitindo a passagem de corrente por ele) durante sua carga. Esses tempos também veriam de acordo com a capacitancia. Na pratica usa-se a constante RC para determinar o tempo de carga (na verdade o valor dado por RC é cercade de 63% da carga total.. mas como a carga do capacitor não é linear, para que ele chegue a estar quase completamente carregado é necessario um tempo 5x maior que esse, como o amigo Claudomirorl disse). Fisicamente esse efeito tem a ver com esse tempo de carga e descarga e o periodo da onda. Mas em nenhum momento, a amplitude da onda interfere no funcionamento do circuito, a não ser que atinja niveis de tensão que o capacitor não suporte.

espero ter ajudado

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!