Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows XP em Novadata?


Andreis

Posts recomendados

Minha namorada comprou um micro Novadata do programa do governo federal computador para todos com o sistema operacional linux e ontem eu fui tentar instalar o windows xp e não consegui porque ele não da boot com o cd do windows mas quando eu coloco o cd de recuperação da maquina ele da boot. Sera que essa maquina tem algum tipo de restrição ao windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja só Andreis, você não explicou detalhes importantes. Tenho também uma máquina dessas do governo, veio também com Linux só que preferi instalar o XP.

Para tanto usei o disco de boot do Win98 e, através do fdisk, exclui a partição NÃO-DOS existente e depois formatei o HD.

A partir daí criei uma nova partição e instalei o XP normalmente.

Resta saber: você que manter o Linux junto com o XP ou somente o XP ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quero deixar apenas o Windows XP mas quando eu configuro para dar boot pelo cd do xp a maquina não da boot. Eu falei pro pai dela q ele podia comprar a maquina normalmente que era só instalar o windows xp depois e estou com medo de ser alguma restrição na bios da placa que não deixa dar boot por cd de windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quero deixar apenas o Windows XP mas quando eu configuro para dar boot pelo cd do xp a maquina não da boot. Eu falei pro pai dela q ele podia comprar a maquina normalmente que era só instalar o windows xp depois e estou com medo de ser alguma restrição na bios da placa que não deixa dar boot por cd de windows

Como lhe falei anteriormente, já que você não tem interesse de manter o Linux e também não está conseguindo o boot pelo CD, só resta então a alternativa do disquete. Consiga um disco de boot do Win98, altere a ordem do boot do setup para disquete e utilize a ferramenta fdisk para excluir a partição existente e criar uma nova.

Talvez assim, com a exclusão da partição Linux você consiga driblar esse impedimento para boot pelo CD.

Resta saber também se esse CD tem o boot do XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tambem cheguei a pensar que o boot do cd do windows xp estava danificado mas testei ele no meu micro e esta dando boot normalmente. Estou com medo de excluir a partição pelo fdisk e não conseguir instalar o windows xp. porque o cd de restauração apenas instala o linux e não configura os dispositivos e em linux eu sou totalmente leigo. Alguem aqui do forum já conseguiu instalar o windows xp no novadata do programa computador para todos do governo federal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, se o aparelho de CD estiver com algum problema no leitor ótico, é óbvio que pode acontecer.

Além do que pode existir defeito no cabo flat do próprio CD-ROM.

Defeitos de fabricação não são impossíveis, principalmente em micros baratos.

Existe no mercado um CD de limpeza de drive de CR-ROM.

Com respeito ao seu receio da não conseguir criar partição, sossegue.

Caso você consiga excluir, na mesma tela você consegue criar uma nova e dar prosseguimento a instalação do XP.

Acho que o problema do micro poder ser de hardware.

A propósito, você sabe mexer bem no setup ? Você tem que deixar o CD como 1.º boot e o HD como 2.º boot para poder instalar o XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara pode fazer tranquilo o que nosso amigo citou a cima pois o Linux e meio enjuado nesta area mesmo...

para você ter uma nocao para você dar um Dual Boot com o XP e com o Linux primeiro você deve Instalar o XP e depois o Linux.. se você instalar o Linux primeiro ele nao deixa você instalar o XP depois... então nao precisa você ter medo... beleza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q não seja defeito de hardware do micro porque com o cd de restauração do linux o cdrom da boot e com o meu cd do windows xp q da boot normalmente no meu micro não vai. Sera q é alguma incompatibilidade com a midia do meu windows xp e o gravador do micro da minha namorada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q não seja defeito de hardware do micro porque com o cd de restauração do linux o cdrom da boot e com o meu cd do windows xp q da boot normalmente no meu micro não vai. Sera q é alguma incompatibilidade com a midia do meu windows xp e o gravador do micro da minha namorada?

cara pode fazer tranquilo o que nosso amigo citou a cima pelo FDISK pois o Linux e meio enjuado nesta area mesmo...

para você ter uma nocao para você dar um Dual Boot com o XP e com o Linux primeiro você deve Instalar o XP e depois o Linux.. se você instalar o Linux primeiro ele nao deixa você instalar o XP depois... então nao precisa você ter medo... beleza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu vou deixar apenas o windows xp. O problema é que eu não to conseguindo dar boot com o cd do windows xp. Se eu conseguir fazer a maquina dar boot pelo cd do xp eu vou excluir a partição linux e criar uma partição NTFS para instalação do windows xp eu não quero fazer dual boot vou deixar apenas o windows xp nessa maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como lhe falei anteriormente, já que você não tem interesse de manter o Linux e também não está conseguindo o boot pelo CD, só resta então a alternativa do disquete. Consiga um disco de boot do Win98, altere a ordem do boot do setup para disquete e utilize a ferramenta fdisk para excluir a partição existente e criar uma nova.

Existe 02 caminhos para exclusão e criação de partições em HDs, seja ele novo ou não, com sistema operacional instalado ou não.

O 1º caminho é com o disquete de inicialização do Windows98, através da ferramenta FDISK e o 2.º caminho é com o CD de instalação do Windows XP.

Como você disse que não consegue acessar o CD do XP então só restou a alternativa do disquete.

Não esqueça de excluir todas as partições existentes ( Partição DOS e Partição não-DOS).

Quando você tiver excluido todas as partições, crie uma partição DOS e formate o HD com o comando C:\>format c/s (mantendo o disquete no drive A).

Depois disto, mude o boot do PC para o CD-ROM, coloque o CD do XP lá para instalação. A escolha de partição em FAT32 ou NTFS se dá durante a instalação do XP e não antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu vou deixar apenas o windows xp. O problema é que eu não to conseguindo dar boot com o cd do windows xp. Se eu conseguir fazer a maquina dar boot pelo cd do xp eu vou excluir a partição linux e criar uma partição NTFS para instalação do windows xp eu não quero fazer dual boot vou deixar apenas o windows xp nessa maquina.

então amigo... você querendo ou nao vai ter que ir pelo FDISK utilizando um Disquete de Boot do windows ME ou 98.... pois o linux nao vai deixar você dar o boot pelo CD do XP nao... se você nao quiser formata pelo Disco de boot tudo ok... mais você vai ter que pelo menos escluir a particao NAO-DOS e criar uma DOS fazendo isso você pode sair do Disquete para dar o Boot pelo CD do XP , formatar o HD e fazer a instalacao.. ok.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu acho q não é pro linux atrapalhar em nada o boot do cd do windows xp já que o boot é pelo cd e não pelo HD.

nao cara o Linux atrapalha sim no boot do CD para você ter uma nocao... quando você vai dar um boot com o cd do linux ele nem deixa o pc te perguntar se você quer iniciar o cd para dar o boot como faz no xp ( que quando te pergunta precisa de apertar ENTER para dar o boot pelo cd ) então com isso você precisa primeiro excluir o linux da sua maquina e depois instalar o XP se nao você nao vai instalar o XP nunca... beleza.... eu recomendo que você utilize o FDISK pois ao meu ver e mais seguro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo meu falou q já instalou o windows xp dando boot pelo cd do xp em um kennex que tambem vinha com o linux instalado e ele falou q excluiu a partição do linux dando boot pelo cd do windows xp.

cara nao sao todos o Linux que sao chatos.... eu ja tive o linux na minha maquina....

e posso te garantir isso..... na epoca eu estava fazendo cursos de informatica ainda ai levei esta mesma duvida ao meu professor de montagem e manutencao....... e ele me disse exatamente o estou passando para você... beleza...

pode utilizar o FDISK sem do que você vai instalar o XP na maquina.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você ainda tiver dúvidas se vai dar certo ou não...desconecta os cabos do HD e dá o boot pelo CD, se funcionar, pode deletar tudo do HD sem se preocupar, agora se não der certo procura por problemas em algum componente ou mesmo no CD do win XP.

cara se ele desconectar o cabo do HD nao vai sair nem da primeira tela quando liga o PC pois e ai que a Bios detecta os perifericos do PC.. tipo HD, CD-ROM e outas coisas....

E amigo por que você esta evitando Usar o FDISK? você nao tem outra escolha nao.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer me meter nesse Asunto vocês tocaram num Asunto que me enteressou mesmo...Como faço para obter esse Cd de boot do Windows 98...Ou é o cd Do Sistema operacional do windows 98...E como usar o Fdisk na hora de formata...Para dar o bbot pelo cd de boot 98 é preciso entra no Seput da máquina para 1ºDar boot pelo Cd..?Desde já Grato...Me add ae no Msn [email protected] Preciso de pessoas intelequituas como vocês para podermos trocar informações e seria um horra pra mim ter vocês como amigo..Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!