Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com transistor/LED


plopescom

Posts recomendados

Viva pessoal.

Encontrei este forum e parece que há aqui gente capaz de me dar uma mãozinha!

Então meu problema é o seguinte. Tenho um alarme auto que tem aquela saida para o LED que pisca. Por alguma razão o modulo principal de alarme deixou de mandar tensão suficiente para acender o LED (já confirmei que este trabalha).

Contudo a saida para o LED continua a ter uma tensão aproximada de 0.15V.

A minha ideia era pegar no esquema seguinte para amplificar esse sinal e voltar a ter tensão suficiente para o LED.

esquema_rele.gif

As minhas questões para os entendidos são:

- Posso fazer isso?

- Se sim, quais os valores dos componentes que preciso para 2 soluções com V+ a 5V ou 12V (visto que posso aproveitar as duas hipoteses)?

Desde já obrigado!

plopes

PORTUGAL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viva pessoal.

Encontrei este forum e parece que há aqui gente capaz de me dar uma mãozinha!

Então meu problema é o seguinte. Tenho um alarme auto que tem aquela saida para o LED que pisca. Por alguma razão o modulo principal de alarme deixou de mandar tensão suficiente para acender o LED (já confirmei que este trabalha).

Contudo a saida para o LED continua a ter uma tensão aproximada de 0.15V.

A minha ideia era pegar no esquema seguinte para amplificar esse sinal e voltar a ter tensão suficiente para o LED.

esquema_rele.gif

As minhas questões para os entendidos são:

- Posso fazer isso?

- Se sim, quais os valores dos componentes que preciso para 2 soluções com V+ a 5V ou 12V (visto que posso aproveitar as duas hipoteses)?

Desde já obrigado!

plopes

PORTUGAL

Pode sim, Espero que ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, Espero que ajude.

Sinto ser o portador de más notícias mas, a tensão existente na saida do equipamento (0,15V) é muito menor que a tensão VBE do transistor (0,7V), necessária para levar o mesmo a condição de saturação e conseqüente ativação do LED.

Recomendo utilizar um "Amplificador Operacional" devidamente polarizado (pode ser um 741) para o devido acionamento.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinto ser o portador de más notícias mas, a tensão existente na saida do equipamento (0,15V) é muito menor que a tensão VBE do transistor (0,7V), necessária para levar o mesmo a condição de saturação e conseqüente ativação do LED.

Recomendo utilizar um "Amplificador Operacional" devidamente polarizado (pode ser um 741) para o devido acionamento.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Em primeiro, obrigado pelas vossas ajudas...

Então quer dizer então que corro o risco do esquema do cavalodf não funcionar?

E como seria o esquema a utilizar com o 741?

Peço desculpa, mas sou um pouco leigo em electrónica :rolleyes:

plopes

PORTUGAL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, se a saída é de somente 0,15v, não é suficiente para acionar o transistor.

Não há a possibilidade de reparar o defeito, trocando a peça que alimenta o LED?

Como você efetuou o teste que o levou a este valor de tensão?

Boas!

Medi usando um multimetro digital ligando na saida para o led.

Reparar o defeito vai ser complicado, pois é o modulo principal de alarme que alimenta o led. Teria de ir o módulo completo para reparação e acho que não é qualquer pessoa que vai mexer nisso... e aqui perto não conheço uma boa casa de repação electrónica :unsure:

Vou tentar algumas das vossas sugestões... pode ser que se se consiga algo! ;)

EDITADO: Ainda vou tentar confirmar melhor a tensão que sai para o led, pois a mesma foi medida na função de "pisca pisca" e não sei se o multimetro tinha tempo de "apanhar" a tensão correcta apenas na piscadela.

plopes

PORTUGAL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinto ser o portador de más notícias mas, a tensão existente na saida do equipamento (0,15V) é muito menor que a tensão VBE do transistor (0,7V), necessária para levar o mesmo a condição de saturação e conseqüente ativação do LED.

Recomendo utilizar um "Amplificador Operacional" devidamente polarizado (pode ser um 741) para o devido acionamento.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Tem toda razão marco_piracicaba

Vi 1,5V e não 0,15V ou seja provavelmente apenas uma fuga dependendo como foi medida.

Neste caso o melhor a fazer é colocar um led Pisca-Pisca direto na chave power do alarme, afinal ele serve apenas para indicar o bicho ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem toda razão marco_piracicaba

Neste caso o melhor a fazer é colocar um led Pisca-Pisca direto na chave power do alarme, afinal ele serve apenas para indicar o bicho ligado.

Boas novamente...

cavalodf: iria por esse sistema sim se o led tivesse apenas a função de "pisca-pisca"... ai era fácil. Mas tem outras funções como auxiliar na programação, status do alarme, etc. Por exemplo eu deixo o carro em algum lugar, quando voltar, basta-me olhar para o led para saber se disparou e "porque" disparou. :)

Ainda não implementei o modelo do soschip, mas está quase...

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!