Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conta-giros (rpm, tacômetro)


dchalhub

Posts recomendados

Olá, eu sou estudante de engenharia mecânica e nao entndo muito de eletrônica, mas eu estou fazendo um projeto no qual tem um eixo girante e eu precisava saber a velocidade angular desse eixo, assim eu estou precisando de um circuito simples para tal.

Eu já pesquisei na internet e achei alguns modelos digitais, mas não preciso de tanta precisão.

Achei esse circuito analógico e achei interessante:

http://www.electronica2000.com/especiales/tacometro2.htm

Estava querendo fazer a versão 2 (com reed switch).

Eu estava querendo saber se esse circuito está certinho e vai funcionar da maneira esperada.

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um dos erros é o pino 1 do 555 estar junto com o pino 5. O pino 1 é alimentação e deve ser conectado ao (-) da bateria. Pode ser necessário a colocação de um capacitor na junção resistor-potenciômetro descrita no link abaixo. Fiz uma pequena edição na imagem do link e me corrijam se eu tiver errado. OK!

http://www.4shared.com/file/15144925/335be2fc/CorrecTacom.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ah! Esqueci de mencionar qur o Katodo do Zener deve ser ligado depois do resistor R3 ou retire o zener. Nessa ligação ele está direto na bateria! É ligar e queimar o mesmo.

O capacitor depende da resistência interna do amperímetro mas não é crítico. Experimente algo entre 220nF e 1uF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ainda está errado.Vá lá olhem bem .

Outra questão : Vai mesmo funcionar? quanto tempo ?

Tem razão, amigo Zurca. Mais um erro na ligação do relê reed que não pode ser no positico , e sim no negativo. Assim o monoestável não dispararia nunca.

Mais erros favor indicar. Um abraço e parabéns!

http://www.4shared.com/file/15166294/7b347fab/erro-reed.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses circuitos tem erros nos esquemas (ambos ).
Ainda está errado.Vá lá olhem bem .

Outra questão : Vai mesmo funcionar? quanto tempo ?

Ainda há mais .
Isto não é um quebra-cabeça. Portanto, se há erros e você sabe onde,por favor aponte-os. Nosso objetivo é ajudar e não complicar!

É deprimente certas atitudes de alguns colegas aqui no fórum. Tomemos como exemplo este aqui:

- nosso colega "dchalhub" encarecidamente solicitou os préstimos dos outros colegas, a fim de solucionar um problema técnico de eletrônica. tendo em vista seu pouco conhecimento na área, consultou a internet e apontou o link de um circuito que achou interessante;

- nosso outro colega "zurca1599" não sei por quais razões informou, por três vezes, a existência de erros no referido circuito mas, nem se prontificou a apontá-los (ver sequência acima), totalmente o oposto de "soschip" que mostrou-se solicito por 4 vezes.

Desculpe a franqueza "zurca1599", mas, qual seu interesse ao menos neste tópico?

- Quer mostrar que tem um altíssimo conhecimento técnico?

Já pensou na possibilidade de existir aqui no fórum, pessoas com um conhecimento técnico muito maior que o seu? Acredite, aqui tem pessoas inteligentíssimas e não são poucas e no entanto não agem com patifarias, a ponto de estressar nosso colega "soschip" como V. Sa. tem feito.

- Quer se promover?

Não creio que este canal seja o melhor caminho de auto promoção. Só vejo uma promoção negativa, pois, você pode não ser o "Einstein" que tenta mostrar. Promoção positiva você teria ao apontar os erros encontrados e facilitado a vida do solicitante e de quem ajudá-lo quer.

- Recompensa?

Será que o fórum começou a recompensar aqueles "solucionadores de problemas difíceis" e não estamos sabendo? Independente disso, seria uma extrema covardia cobrar por uma solução em um circuito extremamente "complexo" como este (multivibrador monoestável).

Caro colega!

Mostre que você não é nada disso. Prove que estou redondamente enganado, ouça os apelos de quem necessita do seu auxílio e, se assim o fizer, peço antecipadamente minhas desculpas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu sou estudante de engenharia mecânica e nao entndo muito de eletrônica, mas eu estou fazendo um projeto no qual tem um eixo girante e eu precisava saber a velocidade angular desse eixo, assim eu estou precisando de um circuito simples para tal.

Eu já pesquisei na internet e achei alguns modelos digitais, mas não preciso de tanta precisão.

Achei esse circuito analógico e achei interessante:

http://www.electronica2000.com/especiales/tacometro2.htm

Estava querendo fazer a versão 2 (com reed switch).

Eu estava querendo saber se esse circuito está certinho e vai funcionar da maneira esperada.

Valeu...

O problema de um circuito analógico é que você precisa calibrá-lo. O digital não precisa.

Não sei dizer quais erros ainda tem, mas, nunca tinha visto um circuito com tantos erros. Que vergonha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, parece que vou ter que procurar outro circuito mais confiável...

Esse está com tantos erros que provavelmente não vai funcionar.

Se alguém souber de um circuito simples de tacômetro eu ficaria muito grato

Obrigado a todos

dchalhub

Vejo que percebeu o teor e a razão dos meus posts.

Infelizmente na net encontra-se de tudo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria que vocês dessem uma olhada nesse outro circuito que eu achei

http://i6.photobucket.com/albums/y213/dchalhub/555-tach.gif

foi retirado desse site: http://www.williamson-labs.com/555-circuits.htm#tach

e tem um igual nesse site:

http://electronics-tutorials.com/devices/555-tachometer.htm

será que esse está correto???

Outra duvida é como posso adaptar para o uso do relé reed, já que não vou usar em um carro....

Agradeço desde já :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Dchalhub, estive analisando os links e os circuitos parecem funcionar.

Não encontrei erros no circuito.

Caro amigo Zurca1599, se encontrar algum erro, não se limite em apontá-los. Corrija-os por favor. Quem sabe assim a NET não fica melhor!

A competência de um técnico não é avaliada pelos erros apontados e sim, pela capacidade de corrigí-los. Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dchalhub.

você não pode acoplar uma aleta nesse eixo ? Se puder fica tudo mais fácil. Uma aleta do tipo de uma pá de turbina de hidroelétrica, por exemplo. Um pino.

Porque podendo acoplar a aleta, você pode ir pro domínio digital. Aí a coisa fica bem mais fácil.

Aonde este eixo está acoplado ?

Qual é a velocidade máxima do eixo?

Alguns problemas parecem complicados mas aparentemente não são. Só ficam depois de a execução começar. :D

[]'s

RETI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma coisa parecida com o anexo.

É o princípio dos encoders. Transformar movimento angular em frequência.

Os antigos mouses de esfera utilizavam encoders de roda. Mas, eles eram mais precisos.

No domínio da eletrônica, medir frequências não é difícil.

Nesse caso, do anexo, basta você injetar o seu sinal em um frequêncimetro, e fazer os cálculos, ou então, uma eletrônica dedicada para este projeto.

Boa sorte. Espero que ajude.

[]'s

RETI.

post-67551-13884943200388_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!