Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conta-giros (rpm, tacômetro)


dchalhub

Posts recomendados

Olá, eu sou estudante de engenharia mecânica e nao entndo muito de eletrônica, mas eu estou fazendo um projeto no qual tem um eixo girante e eu precisava saber a velocidade angular desse eixo, assim eu estou precisando de um circuito simples para tal.

Eu já pesquisei na internet e achei alguns modelos digitais, mas não preciso de tanta precisão.

Achei esse circuito analógico e achei interessante:

http://www.electronica2000.com/especiales/tacometro2.htm

Estava querendo fazer a versão 2 (com reed switch).

Eu estava querendo saber se esse circuito está certinho e vai funcionar da maneira esperada.

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um dos erros é o pino 1 do 555 estar junto com o pino 5. O pino 1 é alimentação e deve ser conectado ao (-) da bateria. Pode ser necessário a colocação de um capacitor na junção resistor-potenciômetro descrita no link abaixo. Fiz uma pequena edição na imagem do link e me corrijam se eu tiver errado. OK!

http://www.4shared.com/file/15144925/335be2fc/CorrecTacom.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ah! Esqueci de mencionar qur o Katodo do Zener deve ser ligado depois do resistor R3 ou retire o zener. Nessa ligação ele está direto na bateria! É ligar e queimar o mesmo.

O capacitor depende da resistência interna do amperímetro mas não é crítico. Experimente algo entre 220nF e 1uF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ainda está errado.Vá lá olhem bem .

Outra questão : Vai mesmo funcionar? quanto tempo ?

Tem razão, amigo Zurca. Mais um erro na ligação do relê reed que não pode ser no positico , e sim no negativo. Assim o monoestável não dispararia nunca.

Mais erros favor indicar. Um abraço e parabéns!

http://www.4shared.com/file/15166294/7b347fab/erro-reed.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites