Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de captura para rodar PAL G, M e NTSC (videogame)


Repgahroll

Posts recomendados

Olá pessoal.

Estou com um grande problema que me vem chateando por muito tempo...

Possuo um videogame que jogo em uma TV nacional relativamente nova, ou seja, ela suporta os padrôes NTSC e PAL em todas as versões segundo o fabricante (Philips), porém, ao rodar jogos provindos da alemanha(sistema PAL-G) as cores ficam parcialmente corretas, sendo que do lado esquerdo da tela fica colorido, mas do lado direito fica sem cor, e assim num degradê pelo meio da tela.

No caso, o meu videogame suporta 480p/i, que é a resolução com que jogo na minha TV.

Gostaria de saber se poderei com uma placa de captura, ligar o meu videogame ao meu monitor através do PC e jogar meus jogos com cores na resolução 640x480, ou 640x576 no caso do PAL. Gostaria de saber se não irá ficar lento, e se realmente ficará colorido e se não perderei em qualidade, não me importo que não tenha AA, apenas não quero que os jogos rodem em 320x240, como em algumas placas.

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Repgahroll,

Bem vindo ao fórum.

Não adianta a TV (ou o PC) aceitarem todos os tipos de cores, padrões e formatos, se o seu videogame não conseguir ler e entender um disco gravado em outro formato.

Se o player (videogame no seu caso) for NTSC, ele não vai aceitar discos PAL, ou vai exibir coisas estranhas como as cores que você citou.

Entendeu então onde está o problema? não é na sua TV.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard, Muito obrigado pela resposta mas...

Já consegui rodar colorido uma vez, levei a uma eletrônica e eles tinham um transcoder que era muito ferrado, depois vejo se acho por aí e posto o modelo, mas ele rodou perfeitamente em uma TV que ficava igual a minha ligando direto, lembro que o cara mexeou nos ajustes de frequência de cores, mas não lembro se ele chegou a usar frequencias diferentes, lembro que ele tava mexendo em cada cor, por exemplo tinha lá: red - 5.65(alguma coisa assim) e ele tava mexendo nesses números, mas não sei te dizer o que exatamente ele fez, só sei que rodou beleza sem mexer no videogame, então acho que o problema não é o videogame :), e outra, meu videogame é dos USA, e conheço gente que roda os mesmos jogos que eu em vg's USA só que em TV's da alemanha, e fica perfeito.

Bom, na época o transcoder milagroso custava 2mil conto :D, pelo menos era o que os caras queriam por ele, na minha opnião ele apenas mudava a frequência do sinal de 50 para 60hz, ou mudava só a frequencia das cores(num sei direito), mas a minha dúvida é: Se uma placa de captura consegue fazer o que um transcoder desses faz, ou então pelo menos consegue interpretar um sinal desses, já que o transcoder conseguiu?

Abraços RedBeard!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Repgahroll,

Sendo assim a especificação da sua TV é que está errada. Ela não deve aceitar todos os formatos PAL. As tv's mais comuns são tri-norma: NTSC, PAL-M (Brasil) e PAL-N (Argentina, Uruguai, Paraguai e outros vizinhos).

Nesse caso, se a imagem for PAL-B/G/H/I o efeito pode ser esse descrito por você. Para falar a verdade eu já vi esse "defeito" quando tentei fazer uma captura em placas de vídeo de fitas PAL-I .

Se então o problema for esse, uma placa de vídeo vai servir pois quase todas aceitam todos os padrões do mundo. Mesmo assim, escolha uma e vá até a loja com seu video game para testar se ela vai servir.

Quando à resolução, todas aceitam até 720x525 pois o hardware é projetado pra isso, mas os drivers podem limitar essa resolução. Então mais uma vez vale o teste. Outro detalhe é usar um programa de captura ou de visualização de TV que nesse caso também pode "cortar" um pedaço da imagem.

Assim, mais do que teoria, vale mesmo um teste na prática, ok?

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo!

É, deve dar certo mesmo, o fato é que no manual(que pode ser baixado no site), a informação que consta é que são suportados todos os PAL's, coisa que não acontece, mesmo porque no menu da TV, não existe a opção PAL-G, apenas PAL-M, N e NTSC, mesmo assim pensei que deixando no AUTO, ele seria compatível com os outros PAL's, que culpa eu tenho...confiei no manual, como poderia imaginar que estaria errado!?

Bom, vou seguir seu conselho e testar a placa de captura antes de comprá-la, pensava em comprar pela internet, mas achei uma loja aqui perto com preços bons e prefiro comprar lá para não arriscar.

Só mais uma dúvida que tenho ainda, se puder me ajudar eu agradeço:

Você se referiu a placas de vídeo com captura(na minha opnião), ou seja, uma placa com VIVO(suponho), porém, penso em comprar apenas uma placa de captura, independente da placa de vídeo, isso que você falou também é válido para estes casos certo?

Obrigado pelas respostas RedBeard!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repgahrol

As TVs Philips aceitam por RF os padrões NTSC/PAL-M/PAL-N e podem ser configuradas manualmente em um desses padrões ou em modo AUTO.

Já quando a TV está recebendo o sinal via AV/S-Vídeo, o reconhecimento do padrão é AUTOMÁTICO, não te dando apção de configuração MANUAL, e a mesma reconhece alem dos 3 citados, o padrão PAL Europeu.

Possuo TVs da Philips e já conectei nelas Camera/Vcr Europeus que me apresentaram uma imagem ESPETACULAR, inclusive a minha opinião é que a RESOLUÇÃO/NITIDEZ é superior aos padrões NTSC/PAL-M.

Acredito que o problema seja no seu Video Game, e o mesmo necessite de uma atualização de firmware.

Se o seu Video Game fôr um Sony PS2, dá uma lida nesse Link:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/index.php?showtopic=1592&st=15

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacalhau, obrigado pela resposta mas...

Não é um PS2 meu videogame não, não sei se o problema é no videogame, mas é estranho... então a minha TV suporta PAL-G???

Se suporta, não tem lógica não ter como usá-lo no modo antena ou cabo, quer dizer que ela suporta PAL-G mas se eu levar pra Alemanha, os canais ficarão preto e branco? terei que fazer o sinal entrar pelo AV para que fique colorido, porque se for isso, convenhamos é mais burrice do que colocar uma informação falsa no manual! heheheh

Vou testar em uma TV PAL-G ,daí se funcionar eu vou comprar um cabo pra ligar a TV no video componente, pra poder jogar com um pouco mais de definição, daí eu tenho que comprar uma outra TV, porque as minhas não tem tais recursos, que não será Philips, se realmente eles colocam informações falsas no manual... fora que eu sempre comprei Philips, barbeador, som, monitor e nunca tive problemas, mas essa TV me decepcionou, ela veio cheio de problema no software que mandei pra garantia e os caras ficaram com ela 3 meses e não consertaram, ainda tem defeitos como: o modo de expandir a imagem não existe simplesmente, o relógio não funciona, a TV não liga, não desliga na hora programada e se o relógio não está programado (--:--) ela começa a contagem regressiva para o desligamento do nada, sendo que tá tudo "--:--" e na opção ativar tá "NÃO", fora que Closed Captions não funcionam....

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repgahroll

As TVs Philips não reconhecem o sinal no padrão PAL Europeu (B/D/G/H/I) via ANTENA (RF), e sim via AUDIO/VIDEO ou S-VIDEO.

Pelo seu relato, a sua Tv está com defeito e por isso não está apresentando uma imagem de qualidade, sugiro que teste o Video Game em outra TV Philips, e não se esqueça que a CONEXÃO tem que ser feita por AUDIO/VIDEO ou S-VIDEO.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ela possui defeitos, mas meu primo possui uma TV idêntica porém com entrada AV na frente que também não funcionam as cores, testei também em outras TVs, Mitshubishi, LG e CCE, não funcionou, mas elas não são compatíveis com os outros PALs, a única que é segundo o manual é a Philips, e não funciona! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repgahroll

Uma coisa que esqueci de mencionar, nem todos os modelos de TVs da Philips dão suporte ao padrão PAL Europeu, salvo engano, só os modelos de 21 para cima conforme as especificações do Fabricante.

As TVs de outros fabricantes que voce citou não dão suporte, até o presente momento só tenho conhecimento da Philips.

Qual é a marca/modelo do seu Video Game? Talvez voce tenha que entrar no Setup e configurar o sinal de saída, porquê pôr ser um Video Game Europeu, ele pode estar configurado com outro padrão de saída que não seja o PAL Europeu, como exemplo temos o padrão SECAM que é utilizado na França e não é reconhecido pela TV.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Repgahroll,

1, voltando lá em cima, eu falei errado. Queria dizer Placa de Captura e não Placa de Vídeo, mas o que você respondeu está certo: o que vale pras VIVOs vale pra placas separadas.

Sobre as tvs aceitarem sinais diversos por entradas diferentes, faz todo sentido. O circuito que decodifica o sinal da antena é diferente do circuito que decodifica o sinal após convertido de RF para vídeo composto. As tvs philips podem ter o circuito de RF "localizado" para o Brasil, mas pode manter o circuito interno padrão para todo o mundo, o que barateia custos.

Aliás é assim que funciona também as placas de captura. O chip de conversão Analógica/Digital aceita todos os padrões, mas o sintonizador não.

Entendo seu desencanto com a philips, mas tenho para mim que são os equipamentos com maior compatibilidade do mercado. Veja que os outros nem sequer aceitam o sinal.

Faça um teste com as TVs também... leve seu videogame pra um desses magazines e teste as tvs dizendo que está interessado em comprar... Depois conte pra gente onde funcionou e onde não funcionou.

Abraços,

RedBeard

PS Valeu Bacalhau... tu tá ficando craque em conversões de PAL, heim?!?!? hahahahahah abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS Valeu Bacalhau... tu tá ficando craque em conversões de PAL, heim?!?!? hahahahahah abração!!!

Grande RedBeard

Como tenho Família em Portugal, e constantemente envio/recebo VHS/DVD, tive que pesquisar e aprender sobre todos os padrões/sistemas de TV/Vídeo, suas diferenças e incompatibilidades:

http://www.vcolor.com.br/nova/sistemas.htm

Tenho Fitas VHS em PAL Europeu desde 90 pra cá, que são reproduzidas pelo meu Vcr Panasonic NV-F66BR, assim como as Fitas em NTSC/PAL-M.

Mas não satisfeito ainda, resolví sair à CAÇA de um VCR que fizesse a CONVERSÃO de um padrão para outro, pois a minha intenção era converter as minhas Fitas em DVDs NTSC, e ano passado achei um Aiwa HV-MX100u usado pelo ML:

http://www.uaf.edu/library/media/equipment/video/aiwamx100.html

Um Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Salve pessoal!

Nem tive tempo de testar em outras TV's ainda, tô tendo um monte de problemas não apenas com essa TV, parece que o que a tecnologia traz em benefício para alguns traz em desgraça duplicada para outros...

Primeiro a TV, que acho que o que o Bacalhau falou é o que vale... a minha TV é idêntica a outras maiores, mas o tamanho da minha é 20", reparei que o manual é exatamente igual ao da outra de 29, e podem conferir no site que as características são iguais para as TV's que tem versões 20 e 29", fora que o manual da bichina é totalmente mal elaborado, lá diz que ela é ótima para hotéis, por que têm função de ligar automaticamente, no caso para ligar durante o dia e desligar de noite, e algumas páginas depois diz que de maneira alguma deve-se deixar a TV desligada durante a noite apenas pelo controle-remoto, só que se desligar direto na TV o relógio zera, fora que ali o desligamento é por contato, então a TV nunquinha ia ligar.... hauahuhuahauhau, tem que fazer o seguinte, se quiser que a TV ligue de manhã coloque um relógio para despertar cinco minutos antes, daí você liga a tv no botão, configura o relógio, desliga ela, volta a dormir.... ahuahauhauah.

Depois que o suporte da Philips, pelo amor de deus, simplesmente não existe, acho que os e-mails que mandei para lá foram pro lixo sem nem serem abertos, dezenas e dezenas deles, nenhum com resposta.

O videogame em questão é um Gamecube, to desmontando o PS3 que achei no lixo ainda pra ver se conserto, mas se der certo acho que vou comprar alguma coisa HD, e se num der certo :D só daqui uns 2 anos vou comprar um PS3 que funfe, mas ainda posso vender as peças desse pra levantar alguma grana.

Fora que tive problemas com meu celular Sony Ericsson também, p*** m****, esses serviços de suporte e garantia no Brasil são um verdadeiro lixo, vocês acreditam que quebrou apenas o alto-falante, um imã ***** com um plástico e um filete de metal, no meu modelo(w300) é só encaixar a peça, nem parafuso precisa tirar, lógico, tem os parafusos externos, que são 4 torx(estrela) número 4, lá dentro é mais fácil que montar lego :), as peças são de encaixar, mas não consigo comprar essa porcaria de alto-falante, liguei pra tudo que é autorizada, em campinas, são paulo, e muitas cidades por perto, nenhuma vende a peça avulsa, nem por encomenda, só consertam a porcaria do telefone, mas eu não pago nem ferrando 100 conto na mão de obra de montar uma peça de lego :mad: , como sempre, centenas de emails para sony ericsson e nada, liguei lá e um milagre aconteceu, fui atendido!!! eeeeeeeee!!!! e o atendente falou que não poderia fazer nada, porque isso fica a critério das lojas. Ainda tá sem som o celular....

E outro problema que tive foi com a hospedagem de dois sites, que infelizmente optei pela trambiqueira da hostgold, pois ela está em décima no ranking brasileiro e tinha preços bons, resultado: prejuíso de 150 reais, esperei 2 meses para ver se eles registravam e hospedavam meu site, pois eu paguei adiantado, e daí passei pra locaweb, que no dia seguinte ao pagamento já tinha registrado e hospedado tudo, o barato sái caro... não sei como esses trambiqueiros podem estar no ranking dos melhores, c******o até hostbarato é melhor....

Bom amigos, desculpem aí o desabafo, mas é que é difícil....é como eu costumo dizer aqui em casa, a trambiquagem tá no sangue brasileiro, nada funciona, nenhuma lei está acima do dinheiro, collor foi eleito novamente e maluf será também...querem apostar?

O povo vota num presidente que garante bolsa família, e que se esquiva dos problemas.... ninguém culpa o lula por causa da violência no rio, ou o apagão aéreo, mas se ele termina uma ponte que já estava a dez anos em construção e que só precisava de sinalização para terminar, daí é o grande lula que fez tudo, ele sozinho que salvará o brasil, agora o brasil tá carregado de impostos, e se o dólar subir quando ele tiver fora da presidência, o outro presidente vai ser linchado, principalemente se ele não der bolsa família para todos, é lógico que o lula não quer se eleger de novo, ele construiu uma casa boa com maus alicerces, e ele com certeza não moraria nessa casa, quem mora nela somos nós, o reprimido e conformado povo brasileiro.

Puts.... é que bateu a revolta e acabei soltando outro desabafo, desculpa de novo.....

Valeu pela ajuda RedBeard e Bacalhau!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!