Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre mobos asus socket a.


J.J.

Posts recomendados

Antes de mais nada, agradeço a todos que já me passaram informações em outros tópicos. Graças a vocês eu estou evitando os erros que cometi com o meu primeiro computador. Agora, vamos às dúvidas:

A ideia é montar um máquina atulizada, mas com um custo relativamente baixo. Como já tenho monitor, estou tentando montar algo com até R$ 2.000,00, pouco mais, pouco menos, somente a CPU. Com relação à placas-mãe, inicialmente pensei em uma A7V8X ou A7V8X-X (não sei qual a diferença entre ambas) mas, após ler alguns posts, e pesquisar melhor, descobri que a A7N8X, além de ter um chipset nForce2 (que todos dizem ser muito superior) tem suporte para ddr Dual-Channel. No entanto ela custa o dobro (R$ 500,00) do que a minha primeira opção. Acho que poderei obter uma configuração que se encaixe nesse valor ainda. Mas gostaria de confirmar se essa placa-mãe realmente é boa e confiável.

Outra dúvida se refere a ativação do Dual Channel. É preciso uma memória ddr específica para isso ou qualquer memória ddr (desde que tenha frequência compatível, é claro) pode ter essa função habilitada ? Ou seja, é uma função exclusiva da placa-mãe ou também é preciso um módulo de memória com essa opção ?

E, finalmente, quanto à placa de vídeo. Inicialmente iria optar pela geforce 4 Mx-440 64 bits, mas alguns posts indicam que eu teria um desempenho muito melhor com uma geforce FX 5200 128 bits, e com uma diferença de preço relativamente pequena. Qual a melhor opção, dentro dessa faixa de custo: a FX 5200 128 bits da Prolink ou uma Radeon (se for a Radeon, qual o modelo mais indicado) ? Segue abaixo a configuração que estou tentando.

Processador Athlon XP +2000 (aliás, gostaria que vocês me recomendassem algum processador semelhante, mas que tivesse FSB 333 para que que possa utilizar melhor o potencial da placa, por favor) R$ 280,00

Placa Mãe Asus A7N8X: R$ 500,00

Memória Spectek/Samsung ddr 333 256: R$ 210,00

Placa de Vídeo: GeForce FX 5200 128 bits da Prolink R$ 330,00

Placa de Som: on board

Hd ainda em dúvida, provavelmente um Seagate ou Maxtor de 30/40 Gb, 7200 rpm ATA-133: R$ 270,00

Placa de Rede: genérica

Total: R$ 1.590,00

Estou usando o "Consulte e Compre" do próprio site como base de preços. Sei que, pesquisando, posso achar mais barato, mas vou usar essa listagem para facilitar a comparação, depois que decidir a configuração eu procuro melhor os preços.

Desculpem pela tamanho do post, mas é que estou querendo definir, de uma vez por todas, a configuração, para começar a juntar o dinheiro e pesquisar preços. Esse projeto de máquina será para começo de dezembro, época do 13º. Muito obrigado por qualquer ajuda que possam dar.

J.J.

Pesquisando, pesquisando, pesquisando.... :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placas mãe boas e ''baratas'':

ASrock K7S8X (SIS 746 FX) / ASrock K7S8X-E- (SIS 748) / ASUS A7N 266-VM(nForçe 1) / ECS K7VTA3 V5.0 (VIA KT 333)/ ECS K7VTA 3 V7.0 (VIA KT 333 CF) / ASUS A7V8X-X (VIA KT 400) / MSI-6717 (SIS 746FX) / MSI N2 Delta(nForçe 2) / ECS 748-A (SIS 748) / EPOX 8rda (nForçe 2) / FIC AT31 /M 811(KT 266A) / M848

Memórias:

Qualquer uma ''compativel'' com sua placa mãe que SEJA APROVADA pelo fabricante da placa mãe ou chipset.ISSO É MUITO IMPORTANTE e pode ser visto no site do fabricante da placa mãe ou chipset,para a MAIORIA dos usuários 256MB de ram é mais que suficiente.

Gabinete

Depende muito do gosto pessoal ou do uso que será dado,mas ideal é que seja no mínimo com 4 baias e com uma fonte Maxxtro ''500w'' ATX12V(P4) que é a MENOS RUIM das de baixo custo.

Gravador

Samsung com 8MB de buffer 140,00 no mercado livre

Processador

XP 2000+(uns 210,00r$) ou superior se a diferença de preço for muito pouca.

Placa de vídeo:

eu gosto da gforçe 5200 fx pelo custo x benefício.

Sistema de refrigeração do micro:

Invista PESADO nesse item(visto que representa um valor muito pequeno no preço final do micro,INDEPENDENTE DO PROCESSADOR QUE FOR USAR).compre um bom cooler de chipset,cabos redondos(round cable),um bom case fan,um bom cooler de cpu,memory cooling kit.Mtek CUD-725 45,00r$;memory cooling kit termaltake;cabos redondos,;Cooler de HD MTEK;Cooler de chipset termaltake;Coopper Shim.Tudo isso se consegue ''baratinho'' no mercado livre.

Sistema Operacional

Windows XP HOME OEM(caso esse seja escolhido deve ser feitos TODOS os updates nele),Mandrake Linux 9.1 ou Red Hat.

IMPORTANTE ordem de compra:

GABINETE>TECLADO,MOUSE,CX DE SOM,DRIVE 1.44,COOLERS,CABOS>MONITOR>e depois  só um pouco antes de montar o micro comprar as peças que são mais ''sensiveis'' e que desvalorizam mais rápido como placa mãe,memória,HD,processador,etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gustavo, o q isso tem a ver com a pergunta dele? :laser:

J.J., você pode, ao invés desta Asus, optar pela MSI K7N2 Delta-L, ótimo custo-benefício.

As memos devem ser exatamente iguais para q o dual channel funcione adequadamente. Recomendo comprar PC-3200 (DDR400) d boa marca (Samsung para cima)

A FX5200 da Prolink é uma ótima placa, com preço e desempenho um pouco maior temos a Radeon 8500 (9100).

Processador, ou eu pegava um XP1700+ ou então um Barton 2500+. Overclock nestes processadores é mamão com açúcar e o FSB é você quem decide qual utilizar. Nesta placa-mãe você pode alcançar 200Mhz sem problemas...

O resto está ok, faltou somente um bom cooler. Pegue no mínimo um Cooler Master X-Dream para over...

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembranças de Andrômeda, Phoenix... ?.?.?

Obrigado pelas dicas. Apesar de querer um bom custo benefício, da última vez que tentei economizar muito (na verdade foi meu primeiro comp) eu fui TÃO trolhado, que uma lição pelo menos eu aprendi: se é barato demais eu não posso exigir muito... :muro:

Em função disso, eu defini que vou procurar equipamentos "médios", ou seja, não vou ( e não posso) comprar topo de linha, mas posso pegar bons equipamentos com um custo razoável. Já me decidi pela Asus A7N8x como placa-mãe (excelente custo x benefício, pelo que vi, com ótimos recursos). Cheguei a cogitar a Abit NF7-S, mas vi que ela tem uns probleminhas com relação à temperatura (nada grave, mas prefiro uma placa sem esse problema). O processador, após conversar com um conhecido, vai ser Athlon XP 2000+. ele me confirmou que esse processador trabalha em 333 Mhz, tal qual a placa-mãe, para não haver gargalo. As memórias vão ser dois pentes Samsung ddr 333 de 128 (assim ativo o dual channel da placa, ddr 400 fica mais pra frente). Minha grande dúvida é com relação à placa de vídeo.

Eu sei que, em geral, as Radeon são melhores. Mas, pelo que li aqui no fórum, o fato da Radeon 9100 operar em 64 bits conta MUITO negativamente, em comparação com a FX 5200 Prolink, que opera em 128 bits, além de ter instrução DirectX 9.0 no hardware (apesar de nenhum jogo usar essas instruções ainda). Mas acabei de comprar a PC's nº42 e vi um comparativo entre as Xaber e as FGx 5200 e 5600 e agora fiquei um pouco preocupado. Você viu esse artigo ? Qual a sua opinião (recordando, meu limite pré-definido de gasto para a place de vídeo fica em R$ 400,00 NO MÁXIMO   :dia: ).

Também gostaria de uma boa dica para um coler para o processador, e uma ventoinha de EXAUSTÃO. No meu "projeto" (quanta pretensão, hein ? :jump: ) vou colocar um ventoinha, na lateral ou no topo do gabinete, não sei ainda, para fazer exaustão forçada. Como vai ser menos exigida, estou pensando em uma ventoinha genérica de boa qualidade. O que acha ?

Mais uma vez, fico incomensuravelmente grato a todos (comprei dicionário novo, reparam ?) pela opinião de todos. Um forte abraço.

J.J.

O trintão iniciante. Nunca é tarde para aprender...a não ser que passe da meia-noite que amanhã eu acordo cedo pra trabalhar... :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hehehehehehehe ! ! ! Depois q o Andrômeda começou a transar com o Cisne não falo mais com ele, ##### sem vergonha...

Bom, voltando ao assunto, a Radeon 9100 da qual eu falei logicamente não é 64bits e sim 128, pelo menos a minha é. Hoje em dia TODOS os fabricantes estão colocando no mercado placas d 64bits e não informam claramente ao consumidor (safados!).

Portanto, qualquer placa q você venha a adquirir corre este risco atualmente, G-Force FX, TI, MX e as  Radeon's... TODAS... Abra o olho, antes d comprar consulte o fórum d posse dos dados da sua preterida.

Esta Asus é uma excelente placa-mãe, mas como você falou d custo-benefício existe esta MSI por mim citada, além da EPOX 8RDA+, você é quem decide...

Quanto ao processador, nenhum XP2000+ trabalha originalmente com FSB333, vai ver seu amigo fez um overclock. C quer um com este barramento pegue um XP2500+ ou 2600+ (este último tem nos dois modelos, 266 e 333)

Ou então faça como t falei, pegue um XP1700+ T-Bred B e coloque-o para trabalhar no FSB q você quiser e puder, os T-Bred's são destravados d fábrica. O meu roda a 2.25Ghz (12.5 x 180Mhz), ou seja, FSB360.

Com esta economia você pode adquirir pentes d memória PC-3200 (DDR400) e como estas placas-mãe aceitam FSB400... Coloque este bichinho rodando no máximo q a placa t oferece :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O QUÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ !?!?!?!? O bofe tá saindo  com o MEU Cisne e nem me falaaaaaa !?!?!?!?!? Safadaaaaaaa !?!?!? Metedor de Pégasus nele !!!!!!!! (ummm, terei errado o nome do golpe ?  :0 )

Essa questão da placa de vídeo e do processador são as únicas dúvidas para fechar a configuração da marca. Ainda bem que você falou que o XP 2000+ não opera em 333. Eu já tinha lido isso, mas achei que estava enganado, ainda mais quando o vendedor que operava 333 mesmo (e olha que eu perguntei se ele tinha certeza, se não era OC). Acho que vou optar pelo XP T-Bred B, para economizar um pouco. A ideia de usar a diferença em memórias ddr 400 é boa, vou cotar para ver se funciona....

Quanto às Radeon, já li um post informando que a Radeon 8500 (9100) Pro da Sapphire tem um desempenho superior à FX 5200, pela mesma faixa de preço. O problema é encontrar a danada !!! Alguma dica ?

Abraços e muito obrigado.

J.J.

Cólera do Dragãããããooooo....(primitivo grito de ódio liberado por mulheres feias e mal amadas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não existe 8500(9100) PRO...

você pode encontrá-las em lojas virtuais como a WAZ e o Portal do PC. Aproveite e veja os preços das peças q você quer adquirir, eu e muitas pessoas aqui do fórum já compraram nas duas lojas, no problem... :**

HUAHUAHUAHUA... este é o pior golpe "cólera do dragão" q eu já vi... :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!