Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém pode me explicar como um /dev desaparece na compilação do Kernel?? (Debian 4)


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!!

Gostaria de uma ajudinha. Está acontecendo algo muito chato aqui na compilação de um Kernel, primeiro no Kurumin e agora no Debian. Em ambos os casos o problema é o mesmo.

Estava acontecendo algo muito incômodo depois que compilei um Kernel versão 2.6.21.3 no K7. São dois probleminhas:

1. Logo no início do boot, depois que aparece o TuxLogo, aparece uma mensagem de erro do Udev. Como posso resgatar esta mensagem para mostrar aqui? Rodei o dmesg e ela (a mensagem) se parace, acho, com esta aqui:

usbcore: version magic '2.6.18.1-slh-up-2 preempt mod_unload 586 gcc-4.1' should be '2.6.21.3 preempt mod_unload K8 '

ohci_hcd: version magic '2.6.18.1-slh-up-2 preempt mod_unload 586 gcc-4.1' should be '2.6.21.3 preempt mod_unload K8 '

ehci_hcd: version magic '2.6.18.1-slh-up-2 preempt mod_unload 586 gcc-4.1' should be '2.6.21.3 preempt mod_unload K8 '

usbkbd: version magic '2.6.18.1-slh-up-2 preempt mod_unload 586 gcc-4.1' should be '2.6.21.3 preempt mod_unload K8 '

usbhid: version magic '2.6.18.1-slh-up-2 preempt mod_unload 586 gcc-4.1' should be '2.6.21.3 preempt mod_unload K8 '

usbmouse: version magic '2.6.18.1-slh-up-2 preempt mod_unload 586 gcc-4.1' should be '2.6.21.3 preempt mod_unload K8 '

evdev: version magic '2.6.18.1-slh-up-2 preempt mod_unload 586 gcc-4.1' should be '2.6.21.3 preempt mod_unload K8 '

Pelo que eu pude reparar na mensagem, embaixo de cada uma das linhas acima tem outra de erro referido ao comando lsmod. Como posso corrigir este problema? Já tentei atualizar o udev mas não teve mudanças.

Esse problema é pequeno e já dei um jeitinho, através de uma ajudinha do Fórum do Kurumin. Agora vem o cabeludo.

2. Com o Kernel 2.6.18 original do Kurumin 7 os links para as partições do meu disco SATA funcionam perfeitamente (o Kurumin está instalado no HD IDE). Agora não consigo acessar as mesmas partições SATA quando o kernel é o 2.6.21.3. Fui então ver se conseguia montar via terminal, obtendo esta mensagem:

kurumin@k8n64:~$ sudo mount /dev/sda5 /mnt/sda5

mount: special device /dev/sda5 does not exist

kurumin@k8n64:~$

Foi aí que eu tive o "choque": realmente não tem nenhum sdx na pasta /dev:

dev2.jpg

Mas quando carrego o Kernel original, eles reapacerem:

dev.jpg

Usei o kernel-package para construir o Kernel. Copiei o .config original para a pasta do kernel 2.6.21.3 para configurar o Kernel com as opções default do Kernel 2.6.18, as pastas estão corretamente instaladas, os outros dispositivos estão funcionando, então não entendo o que aconteceu... estou pensando aqui na falta dos módulos para o SATA, mas se eu usei o .config do kernel original, em teoria os drivers SATA deveriam estar instalados no novo kernel, certo? Já usei o depmod -a mas sem sucesso. Me sugeriram a criação de um novo initrd mas não adiantou.

Passado isso resolvi tentar atualizar o Kernel do Debian 4. Me perguntem se tive sucesso?

Não consegui o que eu queria no Kurumin, então tentei com o Debian Etch puro, fazendo outra tentativa. Bem, o Kernel está atualizado (2.6.21.3), mas assim como no Kurumin, o SATA não funciona com o novo Kernel, no Debian 4, aparecendo a fatídica mensagem de que o dispositivo "/dev/sda5" (meu caso) não existe. E realmente continua não existindo, mas usando o locate descobri que eles foram movidos para o /dev/.static/dev. Mesmo eu usando esse endereço a mensagem de dispositivo não existente aparece. Poxa, como eu faço meu HD SATA funcionar no Debian com um Kernel atualizado? Com o Kernel antigo o /dev/sdax está lá, sorridente!! E desta vez eu usei o make-kpkg --initrd kernel_image, ou seja, falta de initrd não é. E usei o arquivo do Kernel original para configurar o novo, só mudando poucas coisas, como o tipo de CPU, nos devices eu nem toquei. Alguém que tenha compilado um Kernel da série 2.6.2x no Kurumin ou Debian e que tenha um SATA (mas com o sistema instalado num IDE) pode me explicar o que está havendo?

:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!