Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É normal conexão a cabo sem protocolo tcp/ip?


@lberto

Posts recomendados

Minha conexão por cable modem funciona sem protocolo TCP/IP instalado, e ainda compartilho a conexão com outra máquina. Tenho também uma rede ponto a ponto entre as duas máquinas para compartilhamento de arquivos e impressora.

Primeiramente gostaria de saber se é normal a conexão a cabo funcionar sem o protocolo TCP/IP, pois quando clico na divisória Avançado das propriedades do meu cable modem, aparece o alerta abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.babooforum.com.br/idealbb/files/ativar_TCPIP.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Daí, quando tento instalar o TCP/IP dá o seguinte erro:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.babooforum.com.br/idealbb/files/TCPIP.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Pergunto o que devo fazer para poder instalar o protocolo TCP/IP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero dar um ideia errada, mas se está funcionando, pra que alterar?

Mas o fato de não figurar o protocolo TCP/IP deve ser relacionado ao fato do modem estar ligado diretamente pelo padrão usb, e não pela placa de rede, como é mais comum.

Mas tente executar o winipcfg e veja se tem algum número de IP atribuído. Até onde eu saiba, sem o TCP/IP você não se conecta à internet, pois não tem o protocolo que ela usa.

Mas o que penso é que o cable modem já funcione como um servidor, compartilhando a conexão. Aí ele é que tem um IP válido, e sua máquina tem um IP de rede privada (normalmente algo como 192.168.0.1).

Poste o resultado do winipcfg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por erimouse1+31 Ago. 2003,18:52-->
Não quero dar um ideia errada, mas se está funcionando, pra que alterar?

Imaginei que fosse necessário em face daquele diálogo alertando para a necessidade de instalar no mínimo um protocolo.

Postado Originalmente por erimouse1@31 Ago. 2003,18:52

Mas o fato de não figurar o protocolo TCP/IP deve ser relacionado ao fato do modem estar ligado diretamente pelo padrão usb, e não pela placa de rede, como é mais comum.

De fato, meu cable modem está recebendo o sinal da TV a cabo pela porta USB.

Postado Originalmente por erimouse1@31 Ago. 2003,18:52

Mas tente executar o winipcfg e veja se tem algum número de IP atribuído.

No meu caso do WinXP aqui, o camando é ipconfig. Tem IP atribuído, sim.

Postado Originalmente por erimouse1@31 Ago. 2003,18:52

Até onde eu saiba, sem o TCP/IP você não se conecta à internet, pois não tem o protocolo que ela usa.

O fato é que eu uso a Internet, não obstante o mostrado nas screenshots acima.

Postado Originalmente por erimouse1@31 Ago. 2003,18:52

Mas o que penso é que o cable modem já funcione como um servidor, compartilhando a conexão. Aí ele é que tem um IP válido, e sua máquina tem um IP de rede privada (normalmente algo como 192.168.0.1).

Esse IP aí é o que aparece aqui nesta máquina para a rede interna com a outra máquina.

erimouse1@31 Ago. 2003,18:52

Poste o resultado do winipcfg.

O endereço IP e o Gatway Padrão que aparecem no resultado do ipconfig abaixo de Adaptador Ethernet CABTV1 USB são sempre os mesmos.

OBS. — Fui ao ambiente de rede e procurei as propriedades de minha placa de rede. Só então foi que me dei conta de que também não há qualquer protocolo instalado, pois apareceram exatamente as mesmas mensagens que apareceram para o cable modem via porta USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por anjo_ed@02 Set. 2003,10:41

Uma dúvida: Não é preciso utilizar protocolo pra conexão via USB?????? Desde quando isso existe? Bem q eu peguei um usuário Terra utilizando a mesma configuração...sem IP, era via USB, no entanto, ele navegava normal!

Este foi o meu questionamento colocado na mensagem originadora deste tópico. Fica aí a interrogação, embora, como informei, já tenha voltado a utilizar placa de rede para recebimento do sinal da conexão a cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!