Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso carregar uma bateria de telefone sem fio de 2.4V 300mAh. Alguém tem projeto?


Igor Isaias Banlian

Posts recomendados

Preciso carregar uma bateria de telefone sem fio de 2.4V 300mAh. Então, quero fazer um carregador que faça a bateria durar muito tempo (nunca mais vou poder comprar outra, estão muito caras...). Originalmente, a bateria era de um telefone Panasonic e sua marca também é Panasonic, o modelo é "P-P305". Também informo que ela é de Ni-Cd (Niquel-Cádmio). A rede elétrica daqui é 220Volts, portanto, preciso de um projeto que carregue essa bateria (2.4V 300mAh de Ni-Cd) em 220V!

Alguém tem um projeto simples? (mais tem que fazer a bateria durar muito...)

Se tiverem um link, uma ideia, ou outra coisa a esse respeito, por favor postar!

Lembrando que eu não sei "adaptar" circuitos de outros fins para o que eu quero, portanto, tem que ser uma coisa já pronta, ESPECÍFICA e que cumpra as especificações do fabricante. Espero qualquer tipo de ajuda!

Desde já, agradeço a atenção!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você tiver um eliminador de 5v ou de 12v ja é um inicio pro seu projeto. Caso tenha um dos dois, compre um regulador de tensão especifico pra 2,4v e crie dois polos(fios) da saida do elinador.Arrume uns "jacares" e prenda-os nos polos da bateria, lembrando de arrumar o aterramento, que normalmente existe(sao 3 pinos na bateria).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma fonte DC de tensão variável que dá pra por 2,4v, o problema é que eu quero um circuito que carregue essa bateria em ESPECÍFICO, com controle de tensão, corrente, tempo, etc... É que eu preciso que a bateria dure muito tempo! Essa bateria NÃO USA TERRA, ela só tem DOIS FIOS, não tem 3º pino nem 3º fio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Excluí e editei algumas mensagens mais não vou mais aturar discussões por aqui, próxima discussão que aparecer nesse tópico, os envolvidos vão levar advertências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Excluí e editei algumas mensagens mais não vou mais aturar discussões por aqui, próxima discussão que aparecer nesse tópico, os envolvidos vão levar advertências.

Obrigado pelo que fez!:rolleyes: Quero apenas dizer que me excedi nos posts e prometo ser mais calmo e paciente, quero também pedir DESCULPAS a todos que se sentiram mal e prometo ser mais amigavel!:D

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu por querer me ajudar...

Porém, o circuito sugerido naquele tópico:

( http://focus.ti.com/lit/ug/sluu007a/sluu007a.pdf ) é muito complexo pra mim, eu não entendi nada nele, e além disso, o CI é MUITO CARO, não tenho R$ 10,00 pra pagar em um CI (pretendo gastar 5 reais no projeto inteiro!). Se for sair mais de R$5,00 eu compro um carregador de bateria de celular por R$10,00 no "camelô" e coloco um CI regulador de R$1,50 e não preciso "quebrar a cabeça" pra montar um circuito! Pra mim, tem que ser viável a nível de custo-benefício também, não tenho verba extra pros meus projetos, tem que ser econômico!

Também, infelizmente, não entendi bem as especificações que eu devo adequar o circuito, de acordo com a Panasonic:

( http://www.panasonic.com/industrial/batter...argeMethods.pdf ) e também, esse documento fala de baterias NiMh e eu acho que é diferente das especificações da minha (que é NiCd) e por isso, não servem!

O "nico" falou:

Para carregar baterias nicd ou nihm o melhor ic que conheco é o

74LV4799 da philips

Alguém tem o preço e o datasheet dele? Se for barato, como eu faço um circuito pra ele? (74LV4799 da philips)

O "felipebalbi" falou:

Eu gostaria de participar... mas a minha ideia é aproveitar a porta USB para criar o carregador.

Pra mim, seria ideal a ideia dele, usar a porta USB pra carregar essa bateria! Como eu faço isso?

O "nico" falou:

Se quer algo simples manual use este circuito lm317 montado como fonte decorrent constante.

attachment.php?attachmentid=4102&d=1135765276

Alguém pode adaptar esse circuito a minha bateria? Como eu faço a conta do resistor? (alguém pode calcular pra mim?) Qual a tensão que eu tenho que colocar na entrada? Alguém tem o datasheet desse "lm317"? O que quer dizer " i= 1,25/R " (isso está na parte de cima da imagem que o "nico" postou)

Se puderem me ajudar mais um pouco, eu agradeceria muito...:D

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Alguém pode adaptar esse circuito a minha bateria? Como eu faço a conta do resistor? (alguém pode calcular pra mim?) Qual a tensão que eu tenho que colocar na entrada? Alguém tem o datasheet desse "lm317"? O que quer dizer " i= 1,25/R " (isso está na parte de cima da imagem que o "nico" postou)

Se puderem me ajudar mais um pouco, eu agradeceria muito..

Se você souber a corrente de carga ideal para a sua bateria, essa será a corrente i. Vamos supor uma corrente de 10% da corrente nominal da bateria. Então i=0,03A. O cálculo do resistor R será.

R= 1,25 / 0,03 = 41,7 ohms. Use um resistor de 39R e a corrente ficará = 1,25/39 = 32 miliamperes. Único problema é que esse circuito perfaz uma fonte de corrente, sem limitação da tensão, e talvez não seja a melhor maneira de carregar e manter uma dessas baterias Ni-Cd. Quanto a tensão de entrada deverá ser qualquer uma de uns 4,5 Vcc até uns 37 Vcc.

Quanto ao datasheet, procure aqui http://www.datasheetcatalog.com/ por National e LM317. Falei National mas tem uma enormidade de fabricantes que fornecem esse CI.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu faller, só que como eu não dependo das "excêntricidades" de nenhum fórum, e visando a democracia, postei em outros fóruns também, que me deram uma boa gama de opções de circuitos, entre esses, eu escolhi este:

http://web.telia.com/~u43200663/power/charger.htm

É beeem simples, cumpre exatamente a função que eu queria, fácil de montar e de encontrar os componentes, e me parece que funciona bem!

Gostaria que quem puder, poste a opinião técnica sobre esse circuito. Sei que tem gente aqui que saberá analisar tecnicamente e rapidamente esse circuito (por ser "elementarmente" simples) e poderá dizer se nele tem falhas no projeto e se ele cumpre mesmo a função a que se destina.

Valeu a todos que ajudaram (ou não) nesse meu projeto, em especial o soschip e o faller, que foram os únicos que entenderem (ao que me pareceu) o que eu queria e postaram respostas coerentes. Dou por encerrado o projeto mais aceito sujestões para o link que postei agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
nciona bem!

Gostaria que quem puder, poste a opinião técnica sobre esse circuito. Sei que tem gente aqui que saberá analisar tecnicamente e rapidamente esse circuito (por ser "elementarmente" simples) e poderá dizer se nele tem falhas no projeto e se ele cumpre mesmo a função a que se destina.

Como eu disse quando comentava o outro circuito, aquele de lá carregava a bateria por fonte de corrente e não tinha limitação por tensão.

Esse de agora tem ambas. Não vejo problema algum nesse dai. Penso que devas somente ajustar o resistor de 12 ohms para a corrente ideal de carga de sua bateria, em função da tensão do led que você irá adotar.

Se a corrente desejada for de 0,1C => 0,1 x 300 = 30 miliamperes

Cálculo aproximado do resistor = (Vled - 0,6) / 0,03 Supondo Vled = 2,7

Resistor = 70 ohms => use 68R

Abraço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse quando comentava o outro circuito, aquele de lá carregava a bateria por fonte de corrente e não tinha limitação por tensão.

Esse de agora tem ambas. Não vejo problema algum nesse dai. Penso que devas somente ajustar o resistor de 12 ohms para a corrente ideal de carga de sua bateria, em função da tensão do led que você irá adotar.

Se a corrente desejada for de 0,1C => 0,1 x 300 = 30 miliamperes

Cálculo aproximado do resistor = (Vled - 0,6) / 0,03 Supondo Vled = 2,7

Resistor = 70 ohms => use 68R

Abraço....

faller, se não for abusar muito de sua boa vontade, você pode me explicar como chegou a esses cálculos? (pois eu não entendi nada!) Tipo: Como chegou ao valor da corrente em "0,1C"? O que quer dizer "0,1 x 300"? (o que é "0,1" e o que é "300"?) Como usou esse valor que você chegou - 30 miliamperes - para descobrir o cálculo do resistor? O que é e como chegou ao valor "Vled - 0,6" e porque foi "dividido" por "0,03"? O que seria "supor" o valor "Vled" em "2,7"? Devo usar então um resistor de 68R no lugar do de 12ohms, é isso que eu entendi?

Desculpe minha ignorância, é que só sou técnico na prática, não tenho base teórica em eletrônica (apenas em Informática) e nunca fiz "eu mesmo" nenhum outro projeto em eletrônica! (sempre comprei pronto de um colega que tinha curso de eletrônica no Senai, mais ele se mudou, e agora, vou ter que fazer meus projetos eu mesmo!)

:D:aplausos::jump::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller, se não for abusar muito de sua boa vontade, você pode me explicar como chegou a esses cálculos? (pois eu não entendi nada!) Tipo: Como chegou ao valor da corrente em "0,1C"? O que quer dizer "0,1 x 300"? (o que é "0,1" e o que é "300"?) Como usou esse valor que você chegou - 30 miliamperes - para descobrir o cálculo do resistor? O que é e como chegou ao valor "Vled - 0,6" e porque foi "dividido" por "0,03"? O que seria "supor" o valor "Vled" em "2,7"? Devo usar então um resistor de 68R no lugar do de 12ohms, é isso que eu entendi?

Desculpe minha ignorância, é que só sou técnico na prática, não tenho base teórica em eletrônica (apenas em Informática) e nunca fiz "eu mesmo" nenhum outro projeto em eletrônica! (sempre comprei pronto de um colega que tinha curso de eletrônica no Senai, mais ele se mudou, e agora, vou ter que fazer meus projetos eu mesmo!)

Lá do início do post você comentou que a capacidade de sua bateria seria de 300 mA correto? Então C = 300 mAh

Usualmente (salvo especificação contrária) a adoção de uma corrente equivalente a 10% da capacidade da bateria a ser carregada é uma boa indicação para cargas lentas. Dai, dos 10%, surge o 0,1 C. Ou seja. Se C = 300 mA é a capacidade em mAh da bateria, 10% dessa capacidade seria 0,1 x C ou simplesmente 0,1C => 0,1 x 300 = 30 mA (nossa corrente para carga lenta em sua bateria)

Sabendo da corrente de carga, partimos para o cálculo do resistor ..

UniversalBateryCharger.jpg

Veja que o circuito representado pelo Led, o resistor que no esquemático tem o valor de 12 e o transistor BC557 perfazem a função de fonte de corrente. Veja que o led ao ser mantido aceso estabelece uma queda de tensão em cima de seus conectores da ordem de 2,7 Volts, se esse led for verde, de 1,8 volts se for vermelho (mais ou menos). Agora é só raciocinar... 2,7 Volts entre o +Vcc e a base do transistor. Entre emissor e base, 0,6 volts. Sobraram 2,7-0,6 = 2,1 de queda de tensão sobre o resistor. A tensão do led é uma constante. A tensão base-emissor também. a diferença, que são os 2,1 volts por decorrência também será. Então, tensão de 2,1 volts constante em cima de um resistor = corrente constante que eu quero que seja igual a 30 miliamperes... R = 2,1 / 0,03 = 70 ohms

Feita a fonte de corrente. Se você ligar uma bateria na saída do diodo 1N4148 até a massa a corente de carga será de 0,03 A. Se você der um curto desse diodo até a massa a corrente circulante será = 0,03 A. Está feita a fonte de corrente.

Quando a tensão da bateria a ser carregada subir a tal que eleve (via resistor de 68K e trimpot de 47K) a tensão na entrada - do AmpOp (Amplificador Operacional)ser maior do que a tensão em sua entrada +, a saída do AmpOp irá para nível zero, próximo a zero volts, cortando desse modo o transistor BC547, apagando o LED, ou seja, desabilitando a fonte de corrente, fazendo com que os 0,03A parem de circular... A tensão da bateria passará a cair e novamente o AmpOp subirá a tensão de sua saída a ponto de saturar o BC 547 fazendo novamente o led acender e estabelecer a corrente de 30 miliAmperes. Assim ficará a bateria após carregada, flutuando sua carga e mantendo-se carregada.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado, mais depois de ler 3 vezes, deu pra entender... Com o tempo eu pego o jeito! Hehehe! Valeu, sua explicação foi muito boa (e bem técnica), me ajudou bastante a entender esse circuito!

PS. Se estou assim com um circuito ultra-simples, pra fazer um mais complexo, é melhor eu fazer faculdade... (Engenharia Eletrônica)!

falou, e mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!