Ir ao conteúdo

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!

Daigonet Corporation

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Hmm, bom saber dessa desatualização.

Agora vem cá, beleza acho que você disse pra usar a bateria sempre com o notebook, no caso você se referiu estando ele ligado na tomada ou não, certo?!

Mas vamos à um exemplo, eu sai com o note, usei um pouco da bateria, aí chego em casa e vou plugá-lo na tomada, automaticamente a bateria vai carregar, aí ela vai termina de carregar e eu ainda estou usando o note, tudo bem ou vai causar algum problema essa rotina? Sei lá, a bateria viciar, alguma coisa assim. :wacko:

Enquanto eu estiver carregando o note na mochila é recomendado retirar a bateria antes do transporte ou tudo bem ela ficar no note? E quando ele não estiver sendo usado em casa por exemplo, preciso retirar a bateria ou não tem problema deixá-la no note?

Postado
Hmm, bom saber dessa desatualização.

Agora vem cá, beleza acho que você disse pra usar a bateria sempre com o notebook, no caso você se referiu estando ele ligado na tomada ou não, certo?!

Mas vamos à um exemplo, eu sai com o note, usei um pouco da bateria, aí chego em casa e vou plugá-lo na tomada, automaticamente a bateria vai carregar, aí ela vai termina de carregar e eu ainda estou usando o note, tudo bem ou vai causar algum problema essa rotina? Sei lá, a bateria viciar, alguma coisa assim. :wacko:

Enquanto eu estiver carregando o note na mochila é recomendado retirar a bateria antes do transporte ou tudo bem ela ficar no note? E quando ele não estiver sendo usado em casa por exemplo, preciso retirar a bateria ou não tem problema deixá-la no note?

não tem problema não cara..

a bateria tem que ficar sempre com o note..

só tirar a bateria quando for limpar ou trocar alguma coisa, tipo memoria, hd, etc..

mas claro, isso é dica, cada um faz como acha melhor.

agora se fizer uma enquete, a maioria vai dizer que usa a bateria sempre com o note.

alias, acho que vou fazer isso.

Postado

Olá estou panhando um Notebook CCE NCV-C5H6, o dono colocou uma bateria e teclado novo mês passado, desde então ele tem colocado o note na tomada e deixa carregar depois disso ele desliga da tomada e usa até a bateria zerar (1% á 3%) e depois torna a carregá-lo, será que eu vou perder quanto de desgaste quando ele vier pra mim? Terça eu estarei pegando. Como sei o desgaste que tem na bateria? Algum programa como o Everest! mostra?

Postado

uso meu notebook diariamente...mas na maioria dos locais que uso tem disponível uma tomada, então na maioria das vezes eu o ligo na tomada (mesmo com carga na bateria) seria esse o procedimento correto?

no manual do aparelho diz...."ligue o computador na tomadar sempre que tiver uma disponível'', mas não diz para tirar (ou não) a bateria.

Postado
Olá estou panhando um Notebook CCE NCV-C5H6, o dono colocou uma bateria e teclado novo mês passado, desde então ele tem colocado o note na tomada e deixa carregar depois disso ele desliga da tomada e usa até a bateria zerar (1% á 3%) e depois torna a carregá-lo, será que eu vou perder quanto de desgaste quando ele vier pra mim? Terça eu estarei pegando. Como sei o desgaste que tem na bateria? Algum programa como o Everest! mostra?

Cara bateria nova ele tem que fazer isso no max 3 vezes para a carga completa dela. Tipo descarrega até 1% depois deixa carregando por umas 8h (essas 8h não tenho certeza espero que algume possa confirmar), depois repete o procedimento mais 2x para deixar a bateria "pronta".

Para verificar o desgaste, se a BIOS do proprio note não tiver, tu pode usar o everest na opção "computador"--> "energia" lá vai dar o desgaste.

tb tem o NHC (notebook hardware Control) voce va na aba bateria e vê o desgaste da mesma.

uso meu notebook diariamente...mas na maioria dos locais que uso tem disponível uma tomada, então na maioria das vezes eu o ligo na tomada (mesmo com carga na bateria) seria esse o procedimento correto?

no manual do aparelho diz...."ligue o computador na tomadar sempre que tiver uma disponível'', mas não diz para tirar (ou não) a bateria.

SEMPRE deixe a bateria no Note. Só tire em casos de real necessidade fora isso ela fica lá

Bruno:

cara tá desatualiado, mas ainda quebra mó galho. Vê só se voce pegar os passos no 1° post eu mudaria pouca coisa, tipo assim:

Tutorial de Recomendação de uso da Bateria de Notebook:

01 - Baterias de Li-íon (notebooks atuais) não causam efeito memória. (famoso vicio de bateria). Somente as baterias de NiMn e NiCd têm efeito memória. (ok)

02 - A vida útil de uma bateria de notebook varia de 500 a 800 ciclos de carga/descarga. (feita para durar de 2 a 3 anos com uso racional, claro). O uso intenso da bateria, por exemplo: executivos, vendedores externos, a vida dela não deve passar de 1 ano devido ao grande volume de ciclos carga/descarga. (ok)

03 - Para guardar por muito tempo, nunca carregue a bateria e retire do notebook. (quando voltar pra pegar e usar ela no notebook, corre o risco de ter perdido a capacidade de carga de antes) (ok)

04 - Nunca descarregue totalmente a bateria do notebook e nem guarde também desse modo. A bateria guardada vai perder o restinho de capacidade de carga e pode chegar a 0%. Se chegar, adeus - Não pega mais carga. (Ok, e acrescento, fiz essa MERD%¨$# 1x e perdi 3% da bateria, só como ex.)

05 - Quando o windows avisar que a bateria deve ser carregada, deixe ele correr até 1% e só depois coloque o carregador. (ok)

06 - NÃO FAÇA CARGA/DESCARGA DA BATERIA TODO DIA!!!! A não ser que seu trabalho induza a isso. Você estará reduzindo os ciclos de carga/descaga da bateria. A vida útil cai. (OK)

07 - Se tiver oportunidade no local de usar a corrente alternada (na tomada), opte por isso.(OK)

08 - Faça DESCARGA/CARGA na Bateria em média 3 vezes por mês. (não concordo, fiz 1x por mes durante 2 meses e tive um desgaste de 3%; estou fazendo 1x acada 2 meses e não tive nem 1% de desgaste no periodo, aqui daria a sugestão de 1x a cada 2 meses)

09 - Deu queda de energia de mais de 1 minuto?? Então retire o cabo de força do notebook e use NA BATERIA até esgotar. (errado)

10 - Ficar retirando e colocando a bateria do notebook pode causar degastes no cotato bateria/note. E com isso, ela poderá também ficar folgada futuramente na carcaça do notebook.(OK)

Ou seja de 10 dicas apenas 2 não estão legais....

Eu usei muito desse tópico e me ajudou muito, claro que voce tem que testar suas ideias e ver de que forma seu note/bateria se comporta melhor...

Falou!

PS: por falar nisso, uma bateria de 53000 mWh seria de quantas celulas? é possivel ser de 6 celulas? qual a carga (em mWh) TIPICA de uma bateria de 6 e de 9 celulas?

Valeu e deculpa o off-tópic

Postado
04 - Nunca descarregue totalmente a bateria do notebook e nem guarde também desse modo. A bateria guardada vai perder o restinho de capacidade de carga e pode chegar a 0%. Se chegar, adeus - Não pega mais carga.

Isso é verdade mesmo? porque no manual do meu kennex fala pra desacarregar totalmente a bateria e carrega-la por 12 horas no primeiro uso, e eu nao fiz com medo de perder ela.

Postado
Isso é verdade mesmo? porque no manual do meu kennex fala pra desacarregar totalmente a bateria e carrega-la por 12 horas no primeiro uso, e eu nao fiz com medo de perder ela.

Tche quando eu fiz, funcionou ok, minha bateria carregou normal, porém eu tive um desgaste nela de 3% por causa disso.

Sendo nova (a bateria) pega carga mesmo após 0%, mas não sugiro que faça isso pois percebi que desgasta muito ela.

Postado

Olá! Acabei comprando um Compaq C770. No manual não diz como proceder na primeira carga do notebook. Deixo carregando qtas horas? Já posso calibrar? Ele ainda está na caixa porque estou com medo! :D

obrigada!!!!

Postado
Olá! Acabei comprando um Compaq C770. No manual não diz como proceder na primeira carga do notebook. Deixo carregando qtas horas? Já posso calibrar? Ele ainda está na caixa porque estou com medo! :D

obrigada!!!!

Ligue na bateria espere descarregar até 1%, depois voce faz uma carga de 12h. Repita o processo 2x e tá ok

Postado
Ligue na bateria espere descarregar até 1%, depois voce faz uma carga de 12h. Repita o processo 2x e tá ok

Obrigada!!!! Legal, que deu para instalar o windows e testar a webcam. Estou carregando ele desligado. é melhor né?

abs

Postado

olá eu tenho um notebook cce ncv c5-h6 e notei que as vezes com a bateria um pouco arriada ele não carrega o windows continua dizendo que esta usando corrente alternada e se eu tirar da tomada ele continua dizendo e notei que o led de carregamento continua apagado, já verifiquei se era mal contado em algum lugar cehguei a pegar uma outra bateria e colocar nele e dava o mesmo problema, as vezes carrega um pouco e para

Postado

isso ai varia de cada marca.

meu gateway por ex, nem precisa dar primeira carga, é so ligar e ir usando desde q ele chega.

kennex é so essa primeira carga, HP acho q sao 3, e por ai vai.

[]'s

Postado

Muito bom esse tutorial, mas gostaria de saber uma coisa.

eu uso mais meu notebook ligado na energia, sempre que eu tenho uma tomada junto uso pouco so com a bateria.

isto prejudica algo ou nao causa nenhum problema???

Postado

Estou preocupado aqui. Tem uma semana que meu HP 6745 chegou, e vi no Everest que a bateria já apresenta um desgaste de 21%. Não entendo porque, uma vez que quando chegou o note, deixar dar carga (por 24) e descarga completa 3 vezes. Pode ser defeito de fábrica ?

Postado

gostaria de saber se o fato de eu usar meu notebook sempre com a fonte de energia pode causar algum problema na bateria tipo vicio ou algo assim pois raramente eu uso ele sem o cabo de alimentaçao.

Postado
Em princípio não se preocupe, porque o Everest costuma ler errado as baterias da HP.
E qual programa que lê certo ??

...

No site da HP (http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00868031&lc=pt&dlc=pt&cc=br〈=pt&rule=30782&product=3672901#N404) está lá que eles recomendam retirar as baterias do note, se ficar ligado na tomada direto:

Por que a minha bateria não dura mais que 12 meses?

Cada vez que a bateria for descarregada e recarregada, sua vida útil será reduzida. Para ampliar a vida útil da bateria, carregue-a completamente, depois remova-a do notebook com o adaptador AC em uso. Use a bateria somente quando a alimentação AC não estiver disponível e guarde a bateria em um local fresco e seco entre uma e outra utilização.

Postado
E qual programa que lê certo ??

...

No site da HP (http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00868031&lc=pt&dlc=pt&cc=br〈=pt&rule=30782&product=3672901#N404) está lá que eles recomendam retirar as baterias do note, se ficar ligado na tomada direto:

Por que a minha bateria não dura mais que 12 meses?

Cada vez que a bateria for descarregada e recarregada, sua vida útil será reduzida. Para ampliar a vida útil da bateria, carregue-a completamente, depois remova-a do notebook com o adaptador AC em uso. Use a bateria somente quando a alimentação AC não estiver disponível e guarde a bateria em um local fresco e seco entre uma e outra utilização.

a bateria tem em torno de 360 ciclos....se você usar todo dia na bateria ele vai gastar esses ciclos rapidinho...mas agora se você economizar dura mais...o q eu aconselho a fazer nao é tirar a bateria nao....fica com a bateria mas use sempre na tomada...quando usar sem botar na tomada gaste a bateria até o fim e depois bote na tomada(a bateria NAO tem efeito memoria)...

Postado

esse topico ta muito bom..

mas ta muito confuso

uns dizem umas coisas outros dizem outra

e quem nao sabe fica um pouco perdido

comprei um asus e no manual nao fala nada de carregar 3x 12 horas.. fala pra carregar uma vez deixar full e ja era

vou usar o meu em casa, nao sei se uso na tomada sem bateria, com bateria

queria saber se nao tem como usar na tomada e ativar de alguma forma que só carregasse quando quisessemos???

quanta duvidaaaaaaaaa

Postado

Ae galera...

Tenho esse notebook da minha assinatura embaixo, ele dura no máximo 1 hora e meia, mesmo baixando o brilho da tela, modo economico na opção de energia, e no catalyst também maximizando a vida da bateria..

Isso sem executar programas pesados, webcam, sem o mouse , sem nada, só no msn e sites.. Usando mais do notebook não deve durar nadinha :(

É normal durar tão pouco assim?

Postado
Ae galera...

Tenho esse notebook da minha assinatura embaixo, ele dura no máximo 1 hora e meia, mesmo baixando o brilho da tela, modo economico na opção de energia, e no catalyst também maximizando a vida da bateria..

Isso sem executar programas pesados, webcam, sem o mouse , sem nada, só no msn e sites.. Usando mais do notebook não deve durar nadinha :(

É normal durar tão pouco assim?

Se estiver usando o vista eu diria que não é normal (o vista gerencia melhor o gasto de bateria, aumentando o tempo de uso), verifique o desgaste da bateria e tente recalibrar ela.

Falou!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...