Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!


Daigonet Corporation

Posts recomendados

"É por isso que muitos notebooks incluem utilitários para "calibrar" a bateria, disponíveis no setup. Eles realizam um ciclo de carga e descarga completo, atualizando as medições."

Alguém pode me informar como faço esse procedimento em um Pavillon DV 6000??

Celio Borba May

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desligo o note pelo Iniciar do Windows vista - deixo a bateria note em 100%, quando, dois dias depois, ligo novamente, está em 77%. Mesmo com o note desligado consome a bateria ou sou eu que não estou sabendo desligar corretamente? Meu note é um itautec n8320

Pessoal ... estou com um problema parecido.

É normal a bateria , estando o note desligado, realmente desligado, perder carga ? Por exemplo. O aparelho foi desligado com 100 % de carga na bateria . Ele passou um dia desligado e , ao liga-lo no dia seguinte , ele estava com 95% de sua carga. O note é novo e está com uma semana de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ... estou com um problema parecido.

É normal a bateria , estando o note desligado, realmente desligado, perder carga ? Por exemplo. O aparelho foi desligado com 100 % de carga na bateria . Ele passou um dia desligado e , ao liga-lo no dia seguinte , ele estava com 95% de sua carga. O note é novo e está com uma semana de uso.

Rpz, eu sou leigo no assunto, mas como o meu note também é novo (é um LG E500-K), tem um mês de uso apenas, posso dizer o q acontece com o meu.

É normal descarregar a bateria, sim senhor. Eu só acho qua a bateria do seu note, está descarregando muito, pois o meu se eu desligar ele c/ a bateria com 100% e ligá-lo depois de 24 hr, por exemplo, ele perde 1% apenas, ou seja, vai a 99%.

Como eu disse anteriormente, não entendo muito disso, portanto, não sei se é normal ou não sua bateria perder 5% mesmo o note estando desligado.

Mas fica aí, um comparativo com o meu note, Falou!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rpz, eu sou leigo no assunto, mas como o meu note também é novo (é um LG E500-K), tem um mês de uso apenas, posso dizer o q acontece com o meu.

É normal descarregar a bateria, sim senhor. Eu só acho qua a bateria do seu note, está descarregando muito, pois o meu se eu desligar ele c/ a bateria com 100% e ligá-lo depois de 24 hr, por exemplo, ele perde 1% apenas, ou seja, vai a 99%.

Como eu disse anteriormente, não entendo muito disso, portanto, não sei se é normal ou não sua bateria perder 5% mesmo o note estando desligado.

Mas fica aí, um comparativo com o meu note, Falou!:)

Valeu pela informação ! Agradecido mesmo !

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Tenho um Microboard Ellite Premium. Um maquina excepicional. Porém, a bateria(4 celulas - 2400mAh - M720SBAT-4) parou de carregar. Ela mostra, no medidor de baterias do note, 85% restante...mas se eu retirar o cabo de energia, o note desliga, como se não tivesse bateria ligada a ele. O que fazer para resolver isso??? Comprar outra bateria?? Um abraço. Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, bom dia...

Uma dica aos amigos.

Tem muita gente que acha, que se utilizar a bateria 20 vezes ao ano, e multiplicar isso pela duração em média de mil ciclos, vai ter a mesma por anos e anos.....tirem isso da cabeça.........Nenhuma bateria vai aguentar passar mais de dois anos, pois elas são feitas já prevendo um tempo útil, utilizando a carga ou não... Por isso, faça um controle adequado, mas não exagerem em querer não usar, achando que com isso a bateria vai durar cerca de 5 a 10 anos.....

Usem sempre o necessário e de forma correta como manda seu manual.......... Nada de economizar bateria acreditando que a mesma vai durar para sempre ou pelo menos 10 anos...

Outra coisa interessante é que o notebook é um equipamento portatil, por isso tem as mais diversas utilidades........ Uma pessoa que necessita trabalhar com documentos importantes no seu dia-a-dia, não tem porque tirar a bateria do notebook e trabalhar somente na fonte de energia.. A inclusão da bateria é justamente a certeza de que na falta de energia você não terá nenhum prejuízo, sendo a mesma utilizada como sendo um nobreak de grande utilidade........ Nem adianta dizer que é só salvar o documento em um e um minuto....... Não existe lógica para isso... Por isso, aconselho aos amigos utilizarem o notebook com bateria sim, pois uma das funções da bateria é justamente essa........ DAR-NOS SEGURANÇA E PORTABILIDADE.

Já pensou se todo equipamento que utiliza bateria de lition que eu usasse na energia tivesse que retirar a bateria.... putz (celular, mp3, mp4, iphone, entre milhares...).... isso não existe..

Se você teve dinheiro para comprar um note, com certeza terá também para comprar uma bateria......... MAS VALE COMPRAR UMA BATERIA do que perder um trabalho de dias que a depender da situação, poderá ter um valor imensurável......

abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho duvidas como por exemplo a parte que voce fala que a cada 20 ou 30 recargas realizar um ciclo completo de carga e descarga . o que seria esse ciclo completo? seria descarrregar a bateria completamente e depois carregar completamente ?

mais ai tem a parte que voce fala pra nunca descarregar totalmente a bateria?

ai eu fiquei em duvida do que seria o ciclo completo de carga e descarga.

e tambem queria saber se eu posso resetar o notebook enquanto eles esta sendo carregado ?

e tambem se eu tiver carregando o notebook desligado tem algum problema deu ligar ele no meio da recarga?

e mais uma pergunta porque aqui em casa eu comprei o notebook pra substituir o desk! então vou usar para tudo jogos tambem ele guenta rodar os joguinho de boa!

então eu vou usar muito ele em casa, fora o risco do notebook perder a protecao contra picos de energia, a algum problema deu usar ele direto na tomada ? e deixar a bateria guardada com a carga em 40% ?

valeu

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu tenho duvidas como por exemplo a parte que voce fala que a cada 20 ou 30 recargas realizar um ciclo completo de carga e descarga . o que seria esse ciclo completo? seria descarrregar a bateria completamente e depois carregar completamente ?

Extamente, descarregar e carregar novamente forma um ciclo.

mais ai tem a parte que voce fala pra nunca descarregar totalmente a bateria?

ai eu fiquei em duvida do que seria o ciclo completo de carga e descarga.

Nunca se deve descarregar a bateria completamente deixando ela chegar a 0%. O ciclo se baseia no alerta do windows que é 5% de carga, nessa hora você coloca o carregado e deixa completar a carga.

e tambem queria saber se eu posso resetar o notebook enquanto eles esta sendo carregado ?

Sem problemas.

E tambem se eu tiver carregando o notebook desligado tem algum problema deu ligar ele no meio da recarga?

Nenhum.

e mais uma pergunta porque aqui em casa eu comprei o notebook pra substituir o desk! então vou usar para tudo jogos tambem ele guenta rodar os joguinho de boa!

então eu vou usar muito ele em casa, fora o risco do notebook perder a protecao contra picos de energia, a algum problema deu usar ele direto na tomada ? e deixar a bateria guardada com a carga em 40% ?

Pode usuar ele direto na tomada, e é sempre recomendavel utiliza-lo com a bateria, pois a bateria previne danos ao notebook em casos de pico de tensão que passam pela fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

como devo utilizar diariamente o laptop na faculdade a fim de evitar o desgaste da bateria?

se eu tiro a bateria corro risco de dar uma queda de energia e se deixo com bateria, ela fica carregando ¬¬

se decido ficar só na bateria, tenho que carregar de novo depois

como eu devo prosseguir em relação ao uso correto da bateria/ uso tomada do laptop na faculdade? :unsure:alguém pode dar alguma dica de como prosseguir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende da configuração e da quantidade de células e cpacidade da bateria.

Um processador de clock maior, um hd de velocidade maior, uma tela maior, tudo isso pode influenciar no consumo.

Sem falar na bateria: uma bateria de 4 cels, dura menos que uma de 6; uma de 4000mA dura menos que uma de 4400mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

kroll

to com o mesmo problema, tneho um kenex recem adquirido.

eu não sei porque, mas reinstalando o SO que veio de fabrica (linux insigne) umas duas vezes eu conessequi fazer o NB voltar a "reconecer" a bateria e carega-la, atualmente ela ta dando a carga inicial de 12 horas.

o problema foi que apos reinstalar duas vezes o SO este parou de iniciar a trava na tela do kennex de caregando o SO

=/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, excelente tópico, acabei de comprar meu note e estou cheio de dúvidas quanto à bateria e muitas delas foram respondidas.

Mas: eu tenho que dar algum tipo de carga de 24h ou etc? porque eu fiz os procedimentos ditos (colocar a bateria e ligar na tomada), ela estava em 98% e foi pra 100% rapidinho, agora estou aqui com ela no note e com ele ligado na tomada, é assim que se usa ou tem q tirar a bateria (nooooooob) ?

valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um LG E200-A comprado a 1 mes.

Eu dei uma carga total, e desde então venho utilizando ele apenas conectado na energia.

A bateria, durante a semana vai perdendo energia, até chegar aos 95%.

Quando desce para 94%, o note começa a carrega-la até chegar aos 100%.

Acho que o note já completou uns 4 ciclos como este que descrevi.

Será que tem algum problema utilizar desse jeito?

Realmente eu pensei em descarregar até 1% e depois dar uma carga de 12 horas, para prolongar a vida útil da bateria.... coisa que sempre escutar falarem.

Mas ... enfim, não segui isto.

Não sei até onde é lenda e até onde é verdade.

Tenho amigos que dizem usar o note 100% ligado na energia, por mais de 2 anos, e a bateria ainda esta boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thales primeira carga varia de modelo a modelo o tempo.

ideal você ler seu manual.

mesmo de mesma marca muda conforme o modelo, por ex, gateway M e P nao precisa nada de primeira carga, so ligar e usar, ja o MC e MD precisam de 3 horas.

o kennex com video hd2300 eram 12 horas e tem uns HP q sao 3 primeiras cargas de 8 horas.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, li o tópico inteiro. Para poupar outras pessoas de fazê-lo, sem querer desmerecer outros usuários que postaram suas dicas, creio que o post original (o primeiro) deste "Tutorial" deve ser lido no contexto destes outros do Mynhow (moderador) que cito abaixo. É apenas minha opinião e o intuito é ajudar, não sendo nenhuma verdade absoluta. Quem concordar, beleza, quem não, me desculpe.

Ats,

Esclarecendo sua duvida.

Primeiro este topico é antigo, criado em 07/2007 e é mais focado em baterias do padrão NiMn.

As bateria atuais LI-Ion não viciam e não desgastam por esta no notebook com carga completa e na tomada.

O aconselhavel é sempre deixa-la no notebook, pois a mesma o protege contra possiveis picos eletricos que podem danificar o notebook.

Quando a carga chega a 100% automaticamente ela corta a alimentação de recarga da bateria e fica utilizando a energia da tomada e esse processo não causa mau algum, pelo contrario preserva sua vida util pois hoje o que diminui sua vida são os ciclos de carga e descarga.

O recomendado é fazer de tempos em tempo em ciclo para equilibrar a bateria.

eu tenho duvidas como por exemplo a parte que voce fala que a cada 20 ou 30 recargas realizar um ciclo completo de carga e descarga . o que seria esse ciclo completo? seria descarrregar a bateria completamente e depois carregar completamente ?mais ai tem a parte que voce fala pra nunca descarregar totalmente a bateria? ai eu fiquei em duvida do que seria o ciclo completo de carga e descarga.

Extamente, descarregar e carregar novamente forma um ciclo.

mais ai tem a parte que voce fala pra nunca descarregar totalmente a bateria? ai eu fiquei em duvida do que seria o ciclo completo de carga e descarga.

Nunca se deve descarregar a bateria completamente deixando ela chegar a 0%. O ciclo se baseia no alerta do windows que é 5% de carga, nessa hora você coloca o carregado e deixa completar a carga.

e também queria saber se eu posso resetar o notebook enquanto eles esta sendo carregado ?

Sem problemas.

E também se eu tiver carregando o notebook desligado tem algum problema deu ligar ele no meio da recarga?

Nenhum.

e mais uma pergunta porque aqui em casa eu comprei o notebook pra substituir o desk! então vou usar para tudo jogos também ele guenta rodar os joguinho de boa!

então eu vou usar muito ele em casa, fora o risco do notebook perder a protecao contra picos de energia, a algum problema deu usar ele direto na tomada ? e deixar a bateria guardada com a carga em 40% ?

Pode usuar ele direto na tomada, e é sempre recomendavel utiliza-lo com a bateria, pois a bateria previne danos ao notebook em casos de pico de tensão que passam pela fonte.

1- Nunca retire a bateria do notebook.

2- Se tiver tomada perto, pode usar conectado. Se a carga estiver completa ele corta energia da bateria e fica mantendo apenas o notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, troquei meu note, nesse novo está apresentando uma coisa que no outro não acontecia.

Exemplo, se estou com a bateria 100% carregada e guardo o note e fico sem usa-lo por uns 2 dias quando volto a liga-lo na tomada ele informa que está carregando, percebi que em média 2 dias descarrega 8%.

Já calibrei a bateria porém não resolveu.

Imagino se eu guardar o note com a bateria 100% e deixa-lo 1 semana guardado quando for usar não terei nem 50% de bateria.

Meu outro HP seu eu guardo com a bateria carregada 100% e se fica por mais de 1 semana que quando volto para tomada continua os 100% carregado.

Pode ser problema na bateria?

Alguém aqui já teve ou tem esse problema?

Obs: Estou desligando mesmo o note e não deixando em stand by.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

achei muito interessante, mais fiquei com uma dúvida na questão 07 - Se tiver oportunidade no local de usar a corrente alternada (na tomada), opte por isso. porque isso? Não é perigoso ligar direto na tomada, já que a corrente alternada Brasileira é muito instável?! Não pode ocorrer de acontecer um diferencial na rede a ponto de queimar o note? Aqui em casa, eu ligo no estabilizador, muitas vezes sem a bateria. Tem horas que o estabilizador dá uns estalos bons hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...