Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!


Daigonet Corporation

Posts recomendados

Olá Pessoal. Comprei um note e estou aguardando a sua chegada.

Me interessei bastante pelo tópico e o assunto tratado nele, porém, sou um leigo no assunto.

Comprei um Dell Vostro 1310 com Bateria Principal de Íon de Lítio com 6 células 58 WHr.

Só para facilitar um pouco mais a compreenção de pessoas como eu;

Assim que chegar o meu note, o que exatamente devo fazer a partir dae para preservar ao máximo a minha bateria?Muito Obrigado pessoal, aguardo esclarescimentos.

Bom, segundo o Tópico central, o ciclo deve funcionar da seguinte forma: Utilizar a bateria até carga de 1%, depois carrega-la 100%, utilizar até 40% e guarda-la.

Porém, o que gostaria de compreender é o seguinte:

Terei que ficar retirando a bateria constantemente? Pois ao utilizar o note ligado na tomada a bateria estará recarregando, nao? Com isso ficaria difícil seguir este ciclo.

Por favor, me esclareça um pouco mais. Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, segundo o Tópico central, o ciclo deve funcionar da seguinte forma: Utilizar a bateria até carga de 1%, depois carrega-la 100%, utilizar até 40% e guarda-la.

Porém, o que gostaria de compreender é o seguinte:

Terei que ficar retirando a bateria constantemente? Pois ao utilizar o note ligado na tomada a bateria estará recarregando, nao? Com isso ficaria difícil seguir este ciclo.

Por favor, me esclareça um pouco mais. Muito Obrigado.

Esclarecendo sua duvida.

Primeiro este topico é antigo, criado em 07/2007 e é mais focado em baterias do padrão NiMn.

As bateria atuais LI-Ion não viciam e não desgastam por esta no notebook com carga completa e na tomada.

O aconselhavel é sempre deixa-la no notebook, pois a mesma o protege contra possiveis picos eletricos que podem danificar o notebook.

Quando a carga chega a 100% automaticamente ela corta a alimentação de recarga da bateria e fica utilizando a energia da tomada e esse processo não causa mau algum, pelo contrario preserva sua vida util pois hoje o que diminui sua vida são os ciclos de carga e descarga.

O recomendado é fazer de tempos em tempo em ciclo para equilibrar a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Comprei um notebook da lg e500-k, e tenho uma dúvida sobre a bateria. Tem alguma condição especial para a primeira recarga?

Tem sim, no manual do fabricante deve estar especificado sobre a primeira carga da bateria.

Se deve ser feito com o note ligado ou desligado, por quanto tempo e ate quantas vezes.

La estara melhor detalhado para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esclarecendo sua duvida.

Primeiro este topico é antigo, criado em 07/2007 e é mais focado em baterias do padrão NiMn.

As bateria atuais LI-Ion não viciam e não desgastam por esta no notebook com carga completa e na tomada.

O aconselhavel é sempre deixa-la no notebook, pois a mesma o protege contra possiveis picos eletricos que podem danificar o notebook.

Quando a carga chega a 100% automaticamente ela corta a alimentação de recarga da bateria e fica utilizando a energia da tomada e esse processo não causa mau algum, pelo contrario preserva sua vida util pois hoje o que diminui sua vida são os ciclos de carga e descarga.

O recomendado é fazer de tempos em tempo em ciclo para equilibrar a bateria.

Ué, mas as informações são do Battery University e se referem especificamente a lithium-ion e não NiMn.

http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais o topico falava de baterias NiMn, como disse é mais focado. Na epoca era comum ter posts de notes com esta bateria.

Como você sabe, as baterias Li-on estão sempre em atualização para obter um melhor desempenho e como ja discutido anteriormente este topico esta muito desatualizado porém alguns metodos ainda são uteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas a parte principal do primeiro post que faz referência especialmente a battery university está correta pra lithium-ion, não? isto é, deixar ligado no notebook não é uma boa pois vai manter a 100% e com isso desgastar mais, além do calor gerado pelo próprio note.

verifiquei na wikipedia e diz a mesma coisa

http://en.wikipedia.org/wiki/Lithium-ion#Disadvantages_of_traditional_Li-ion_technology

http://en.wikipedia.org/wiki/Lithium-ion#Guidelines_for_prolonging_Li-ion_battery_life

Por isso eu achei estranho você aconselhar a deixar no note, saca? não seria ideal deixar ela fora?

Tem umas coisas que fazem mais sentido pra NiMn (como deixar gastar até 1%, que é péssimo pra lithium-ion), mas a questão de gastar ate 40% e retirar a bateria não parece tão errado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guache, isso que estou querendo dizer. Estas informações são de 2006 e o tutorial e dicas baseados nas mesmas informações.

Teria que refazer este tutorial do zero com as informações mais atuais.

É uma boa ideia ,pois eu li o tópico todo e parece q tem vários jeitos de cuidar de uma bateria, mas a certa eu não sei. Eu gostaria que refizessem o tópico, pois iria esclarecer várias dúvidas e acabar com perguntas repetitivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, infelizmente eu descobri este tópico tardiamente. Após a leitura das páginas do presente tópico, notei que fiz uma besteira grande.

Eu comprei o meu primeiro notebbok, um LG E500-k no dia 06/01/09, ou seja, a menos de uma semana. Quando abri a caixa do notebook, não encontrei nenhum manual, na verdade veio um guia de instalação, mas não tinha nada sobre bateria.

Então, resolvi ligar pra um grande amigo meu que trabalha com informática e ele me disse que eu poderia ligar o "note" e ir já usando, porque ele já vem com alguma carga e colocá-lo na tomada p/ completar a carga e deixar carregando por 12 horas, mesmo sendo leigo no assunto, até porque esse é o meu 1° notebook, lembro q indaguei alguma coisa do tipo "..e não danifica a bateria?", ele me disse que não, pois as bateria de hj são inteligentes e tal.

Diante disso, achei ótimo, e liguei o notebook, realmente tinha bateria (não me lembro a porcentagem) e coloquei p/ carregar totalmente por 12 horas e durante isso fui mexendo no meu note e depois fui dormir e deixei ele carregando mas nessa hora eu desliguei.

Do dia 06/01 até hoje (dia 13/01/09), eu vinha procedenco da seguinte forma: em regra eu uso meu note na tomada e com a bateria, de vez em quando q eu usava só na bateria, eu deixava ir até uns 10% e depois colocava na tomada de novo, pois foi assim q meu amigo me disse pra proceder. Tô morrendo de raiva aqui :angry:, porque pelo q eu li neste fórum eu já fiz vários ciclos sem saber que estava fazendo.

Hoje descobri, este tópico e li todas as páginas, e conclui que estou totalmente errado.

Na momento da leitura deste tópico, eu estava com o note c/ 100% de bateria e também na tomada. Então, resolvi tirá-lo da tomada e fiquei só na bateria e cronometrei o tempo de duração dela e durou 1 hora e 47 min, foi quando a bateria chegou a 2% e resolvi colocar o meu note na tomada pra carregar totalmente, desligado, por 12 horas, conforme aprendi neste tópico.

O notebook estava com o brilho pela metade, no modo equilibrado e minha internet aqui é wireless.

Eu gostaria muito, mas muito mesmo que vocês me ajudassem.

Eu achei o tempo dela muito pouco, até porque num tem nem uma semana de uso.

Será que ela ainda tem jeito de melhorar? A minha esperança é que sim, pois ela é nova, nova. O que eu faço, como devo proceder? Eu li aqui algo como calibrar. Calibrar é dar essa carga ininterrupta de 12 horas com o note desligado, umas 3 vezes por mês? Devo fazer isso?

Por favor, me ajudem. Estou arrasado aqui, após ler este tópico e verificar que estava fazendo tudo errado, no tocante à carregar a bateria. ( e eu estava tão satisfeito com meu notebook).

Antecipadamente agradeço a todos que participam desse fórum, que é de extrema valia, principalmente para leigos em informática como eu. Um abraço a todos. HELP:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow tenho um notebook da positivo v45 formatei ele esses dias instalei todos os drivers corretamente so q nao esta reconhecendo a bateria

a bateria funciona normalmente com o cabo ou sem o cabo

mas sempre q ligo o notebook aparece uma msg q o computador nao reconheceu a bateria

se alguem souber como solucionar esse problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
....

Eu comprei o meu primeiro notebbok, um LG E500-k no dia 06/01/09, ou seja, a menos de uma semana. Quando abri a caixa do notebook, não encontrei nenhum manual, na verdade veio um guia de instalação, mas não tinha nada sobre bateria.

...

Do dia 06/01 até hoje (dia 13/01/09), eu vinha procedenco da seguinte forma: em regra eu uso meu note na tomada e com a bateria, de vez em quando q eu usava só na bateria, eu deixava ir até uns 10% e depois colocava na tomada de novo, pois foi assim q meu amigo me disse pra proceder. Tô morrendo de raiva aqui :angry:, porque pelo q eu li neste fórum eu já fiz vários ciclos sem saber que estava fazendo.

Hoje descobri, este tópico e li todas as páginas, e conclui que estou totalmente errado.

Na momento da leitura deste tópico, eu estava com o note c/ 100% de bateria e também na tomada. Então, resolvi tirá-lo da tomada e fiquei só na bateria e cronometrei o tempo de duração dela e durou 1 hora e 47 min, foi quando a bateria chegou a 2% e resolvi colocar o meu note na tomada pra carregar totalmente, .

Dà uma olhada no review desse notebook aqui no fórum e veja qual a média de autonomia dele.

Prá fazer durar mais, use o perfil de Economia de energia no Vista; se não estiver usando o wireless, desligue a placa wireless, isso dá uns 10 ~15 minutos a mais de autonomia; e também diminua o brilho da tela, isso também faz a autonomia da bateria aumentar.

Mas não esqueça que esse notebook tem placa de video dedicada, que consome mais.

pow tenho um notebook da positivo v45 formatei ele esses dias instalei todos os drivers corretamente so q nao esta reconhecendo a bateria

a bateria funciona normalmente com o cabo ou sem o cabo

mas sempre q ligo o notebook aparece uma msg q o computador nao reconheceu a bateria

se alguem souber como solucionar esse problema...

Nos tópicos fixos tem um que agrupa os bons assuntos aqui do fórum e lá tem um que explica como resolver esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dà uma olhada no review desse notebook aqui no fórum e veja qual a média de autonomia dele.

Prá fazer durar mais, use o perfil de Economia de energia no Vista; se não estiver usando o wireless, desligue a placa wireless, isso dá uns 10 ~15 minutos a mais de autonomia; e também diminua o brilho da tela, isso também faz a autonomia da bateria aumentar.

Mas não esqueça que esse notebook tem placa de video dedicada, que consome mais.

Nos tópicos fixos tem um que agrupa os bons assuntos aqui do fórum e lá tem um que explica como resolver esse problema.

pow desculpa ae galera mais nao achei o topico q responde a minha pergunta existem mais de 500 topicos relacionados a notebooks aqui kkk

se alguem daki souber e fizer a gentileza de responder vou ficar agradecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi gente

to com umas dúvidas:

1- usando o smart battery em 50%, agente pode deixar a bateria descarregar totalmente ou tem q carregar nos 10%?

2-por exemplo, eu to usando o note na tomada, é melhor pra bateria? e quando eu para de mexer nele, tenho q deixar na tomada ou só coloco quando eu for mexer d novo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho a mesmo duvida do post acima, utilizando o NB ligado diretão qual a melhor forma de deixar a bateria?

Seria bom embrulhar em papel aluminio a bateria e deixar na geladeira com 40% de carga? :)

[]s

Não! De maneira nenhum coloque uma bateria de notebook ou qualquer que seja na geladeira e muito menos embrulhar em papel aluminio ou semelhante.

O correto da utilização da bateria é deixa-la no notebook sempre, mesmo na tomada. Caso precise retira-la para guarda-la deixe na faixa de 40-50% de caraga em um lugar arejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho a mesmo duvida do post acima, utilizando o NB ligado diretão qual a melhor forma de deixar a bateria?

Seria bom embrulhar em papel aluminio a bateria e deixar na geladeira com 40% de carga? :)

[]s

Embrulhar em papel alumínio??

Tá maluco? É incendiário??

Isso pode causar um curto na bateria e ele pode pegar fogo / explodir. Nunca faça isso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostei dessa... taí, vou experimentar esse picolé de LiIon na geladeira :D

Desculpem mas eu não resisti ehehehe.

Falando sério agora, é no mínimo bobagem embrulhar bateria em papel aluminio; já pensou se fecha um curto nos contatos da bateria com esse aluminio :wacko:

E nem precisa guardar em geladeira; essa medida não tem eficácia nenhuma; basta guardar a bateria em um ambiente seco, longe da luz e que seja ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!