Ir ao conteúdo

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!

Daigonet Corporation

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Não tem perigo não, a própria fonte do notebook atua como estabilizador. Sempre é recomendável utilizar o notebook com bateria.

E sempre que estiver perto da tomada é aconselhável conecta-lo, pois isso faz com que não se use a bateria diminuindo os ciclos.

Postado
Achei muito interessante, mais fiquei com uma dúvida na questão 07 - Se tiver oportunidade no local de usar a corrente alternada (na tomada), opte por isso. porque isso? Não é perigoso ligar direto na tomada, já que a corrente alternada Brasileira é muito instável?! Não pode ocorrer de acontecer um diferencial na rede a ponto de queimar o note? Aqui em casa, eu ligo no estabilizador, muitas vezes sem a bateria. Tem horas que o estabilizador dá uns estalos bons hehehe

Jamais retire a bateria do notebook... ela serve como proteção para seu trabalho e seu equipamento...

Se acontecer irregularidades na rede elétrica, a bateria irá proteger seu notebook...

Quanto aos estabilizadores, já foram feitos vários estudos por revistas especializadas aqui no Brasil e no exterior e várias comprovaram a ineficácia deste tipo de equipamento... estabilizador (na maioria das vezes) não ajuda em nada...

Outro fato é que notebook não foi feito para se ligar em estabilizador, essa função é desempenhada pela própria bateria do notebook... você corre risco é de danificar seu notebook ligando-o ao estabilizador... principalmente sem o equipamento de proteção adequado, que é a própria bateria dele...

boa sorte

Postado
Jamais retire a bateria do notebook... ela serve como proteção para seu trabalho e seu equipamento...

Se acontecer irregularidades na rede elétrica, a bateria irá proteger seu notebook...

Quanto aos estabilizadores, já foram feitos vários estudos por revistas especializadas aqui no Brasil e no exterior e várias comprovaram a ineficácia deste tipo de equipamento... estabilizador (na maioria das vezes) não ajuda em nada...

Outro fato é que notebook não foi feito para se ligar em estabilizador, essa função é desempenhada pela própria bateria do notebook... você corre risco é de danificar seu notebook ligando-o ao estabilizador... principalmente sem o equipamento de proteção adequado, que é a própria bateria dele...

boa sorte

Opa, brigado pela dica, mais agora ficou meio confuso.. rsrs

mesmo porque, a dica inicial do tópico, é ligar as vezes o notebook na tomada diretamente, sem bateria.. :huh:

Postado
Opa, brigado pela dica, mais agora ficou meio confuso.. rsrs

mesmo porque, a dica inicial do tópico, é ligar as vezes o notebook na tomada diretamente, sem bateria.. :huh:

O quê acontoce é que as antigas baterias de notebook sofriam com efeito memória... algo que não ocorre com as atuais baterias de íons de lítio... aliás, hoje as baterias são tidas como "inteligentes", ou seja, elas são preparadas para "desarmarem" o sistema de carregamento quando as mesmas atingem os 100% de carga... assim, quando a bateria é completamente carregada, ela corta o circuito e passa a energia apenas pelo seu protetor de surto, o que impede de danificar a bateria, mas na falta de energia elétrica na rede, o protetor de surto novamente encaminha a corrente da bateria para o note... preservando seus dados e seu equipamento...

acho até que este tópico, hoje, passa a ser desnecessário... tenho um notebook da HP já há 4 anos e uso ele sempre na energia elétrica, jamais (nunca) retirei a bateria do notebook (nem me preocupo em calibrar a bateria), e quando preciso dela, ela tá lá com 95% da capacidade...

pra finalizar... bateria de Íon de Lítio, pode deixar no note e usar sempre na tomada... não tem perigo...

Tem gente preocupado mais com a bateria do que com o notebook...

Postado
O quê acontoce é que as antigas baterias de notebook sofriam com efeito memória... algo que não ocorre com as atuais baterias de íons de lítio... aliás, hoje as baterias são tidas como "inteligentes", ou seja, elas são preparadas para "desarmarem" o sistema de carregamento quando as mesmas atingem os 100% de carga... assim, quando a bateria é completamente carregada, ela corta o circuito e passa a energia apenas pelo seu protetor de surto, o que impede de danificar a bateria, mas na falta de energia elétrica na rede, o protetor de surto novamente encaminha a corrente da bateria para o note... preservando seus dados e seu equipamento...

acho até que este tópico, hoje, passa a ser desnecessário... tenho um notebook da HP já há 4 anos e uso ele sempre na energia elétrica, jamais (nunca) retirei a bateria do notebook (nem me preocupo em calibrar a bateria), e quando preciso dela, ela tá lá com 95% da capacidade...

pra finalizar... bateria de Íon de Lítio, pode deixar no note e usar sempre na tomada... não tem perigo...

Tem gente preocupado mais com a bateria do que com o notebook...

hahaha tem essa.. é q no meu caso, eu sempre mexi com desktop, acostumei, montei a rede inteira aqui de casa. já notes pra mim é novidade, e sendo o primeiro, já fico com o pé atrás com td hehehe

mais obrigado por esclarecer as coisas, agora fico mais aliviado então de deixa-lo com a bateria e ligado direto na tomada =)

Postado

Boa noite

Comprei no último sábado, um notebook HP Pavilion DV 5 1160 BR. Depois de ler todas as mensagens deste tópico, resolvi ligar para HP. Eis as recomendações:

1) Se o note está ligado na tomada, tire a bateria;

2) Use a bateria até zerar, depois a recarregue, com o note desligado.

Segundo o atendente, esse procedimento aumenta a vida útil da bateria.

Tobi

Postado
Boa noite

Comprei no último sábado, um notebook HP Pavilion DV 5 1160 BR. Depois de ler todas as mensagens deste tópico, resolvi ligar para HP. Eis as recomendações:

Tobi

Uma coisa é certa...

a HP não tem preparo técnico suficiente pra recomendar nada a ninguém...

a prova é a contradição deles...

você ligou e te disseram isso... eu liguei e me disseram outra coisa... qual a informação será verdadeira?

Vai de cada um... mas posso lhe assegurar que não estou no meu primeiro notebook e assim como outros users veteranos em notebooks, não retiro a bateria do note NEM A PAU... primeiro pelos motivos citados por mim anteriormente... e segundo porque eu prefiro perder uma bateria do que um notebook...

Sem contar que se você seguir à risca a recomendação que eles lhe passaram, você irá com certeza gastar 1 CICLO inteiro por dia pelo menos... levando em conta que a bateria vá durar entre 300 e 500 ciclos completos... em 1 ano sua bateria terá ido para o saco... eles querem é vender mais baterias... agindo assim, daqui um ano você terá que recorrer à eles e pagar 400 PAUS por uma nova bateria...

Postado
Uma coisa é certa...

a HP não tem preparo técnico suficiente pra recomendar nada a ninguém...

a prova é a contradição deles...

você ligou e te disseram isso... eu liguei e me disseram outra coisa... qual a informação será verdadeira?

Vai de cada um... mas posso lhe assegurar que não estou no meu primeiro notebook e assim como outros users veteranos em notebooks, não retiro a bateria do note NEM A PAU... primeiro pelos motivos citados por mim anteriormente... e segundo porque eu prefiro perder uma bateria do que um notebook...

Sem contar que se você seguir à risca a recomendação que eles lhe passaram, você irá com certeza gastar 1 CICLO inteiro por dia pelo menos... levando em conta que a bateria vá durar entre 300 e 500 ciclos completos... em 1 ano sua bateria terá ido para o saco... eles querem é vender mais baterias... agindo assim, daqui um ano você terá que recorrer à eles e pagar 400 PAUS por uma nova bateria...

Depois de ter ligado para a HP, fui à loja da HP, conversar com os vendedores.

Contei para o vendedor, que havia comprado um note da HP, disse que li o manual, e não dizia nada sobre bateria. Fiz o que estava escrito, liguei o micro, e a bateria estava a 70%. E fui usando o note e a bateria dentro do note ligado na tomada, com estabilizador. A bateria carregou a 100%, quando a luz do painel frontal ( luz da bateria) parou de piscar. Ontem, quando liguei o note a beteria estava a 95%, carregou a 100%. Hoje, quando liguei estava a 95%.

Contei isso tudo para o vendedor, que me disse que o ideal era eu ter carregado a bateria por 12 horas, com o note desligado. Reclamei dizendo que isso não estava escrito em lugar algum.

E ele disse também que poderia usar a bateria com o note ligado na tomada, com estabilizador, disse ainda para carregar a bateria com o note desligado. E mais para carregar a bateria, quando o windows disser.

Esse é meu primeiro note, e estou aprendendo. Porém, uma coisa é certa: uma bateria custa por volta de 360 reais, posso perder a bateria, mas não o note.

Muito obrigado pelas dicas.

Tobi

• Membro VIP
Postado

O importante é fazer as cargas iniciais como manda o manual; prá mim tanto faz ser com o notebook ligado ou desligado (quem aguentaria ficar olhando 12hs prum notebook novinho sem poder mexer nele? :D).

Dá uma lida no Battery University que é um dos melhores em matéria de bateria e veja o que eles recomendam -> http://batteryuniversity.com/parttwo.htm

Em alguns notebooks parece ser normal ter uma pequena descarga de bateria de um dia pro outro; você não é o primeiro que comenta isso aqui.

Postado
Boa noite

Tobi

Informo que tenho um Compaq 113br e entrei em contato com a HP para sanar a dúvida de sempre - BATERIA ACOPLADA DO NOTE LIGADO NA TOMADA. Primeiro foi por e-mail, e depois de muito envio/reenvio da mensagem, e contradições nas respostas, perguntei para finalizar o atendimento: Haja vista o conteúdo constante nas mensagens abaixo, então, o correto é usar a bateria acoplada ao notebook sempre, mesmo totalmente carregada, e retirá-la apenas se o notebook ficar ligado continuamente por mais de duas semanas? A resposta foi:

"O que consta nas recomendações enviadas é que caso bateria deve ser retirada caso o notebook fique armazenado por mais de 2 semanas e se se ele ficar conectado à alimentação AC

continuamente (por meio de adaptador de tomada ou estação de acoplamento) por mais de duas semanas."

As outras respostas da mensagem seguem abaixo:

"Informamos que não existe nenhum risco em utilizar o notebook ligado na tomada sem a bateria, pois essa é a forma correta de utilização. "

.....

"Em resposta a sua mensagem, informamos que não é indicado que a bateria

permaneça no equipamento Compaq Presario CQ50-113BR Notebook enquanto está

ligado na alimentação AC por um longo periodo de tempo, pois isso diminui a

vida útil da bateria.Segue abaixo as instruções para aumentar a vida útil da

bateria.

Fatores que contribuem para a perda de capacidade das baterias

* As células das baterias de íon de lítio sofrem perda gradual e

irreversível de capacidade a cada ciclo de descarga-carga. Essa perda ocorre

mais rapidamente quando a temperatura e a descarga aumentam.

* A taxa de descarga espontânea de uma bateria de íon de lítio será

maior se ela for deixada em um notebook desligado.

* Durante armazenamento ou falta de uso prolongados, a carga da

bateria diminuirá abaixo do nível de baixa tensão recomendado.

* Deixar a bateria descarregada por muitotempo acelerará a diminuição

da capacidade total de carga. Manter a bateria com muita carga em um

ambiente com temperatura alta por muito tempo (por exemplo, usar

excessivamente o notebook em uma estação de acoplamento) também acelerará a

perda de capacidade.

* A execução de aplicativos avançados com bateria acelera a perda da

capacidade. Por exemplo, jogos em 3D reduzirão a capacidade total mais

rapidamente que aplicativos de processamento de texto.

Cuidados recomendados para a bateria

As recomendações de utilização e armazenamento das baterias são abordadas

nos guias do usuário HP de cada modelo.

Outros cuidados a se tomar com baterias são:

* Armazenar baterias de íon de lítio entre 20°C e 25°C (68°F e 77°F)

com 30% a 50% de carga.

* Não desmonte, comprima ou perfure a bateria. Não deixe os contatos

externos da bateria em curto. Não jogue a bateria no fogo ou na água.

* Não deixe baterias expostas a altas temperaturas por períodos

prolongados. A exposiçãoprolongada ao calor (por exemplo, dentro de um

carro quente) acelera a deterioração das células de íon de lítio.

* Retire a bateria se o notebook ficar guardado (desligado e não

conectado à alimentação AC) por mais de duas semanas.

* Retire abateria do notebook se ele ficar conectado à alimentação AC

continuamente (por meio de adaptador de tomada ou estação de acoplamento)

por mais de duas semanas.

* Use o tipo de bateria com a maior capacidade (Ah) se o notebook

precisar executar aplicativos avançados quando usar a alimentação da

bateria.

* Calibre periodicamente a bateria de acordo com o modelo de

utilização. Em condições normais de uso, as baterias devem ser calibradas

pelo menos uma vez a cada 3 meses; entretanto, umabateria que é raramente

descarregada até o fim deve ser calibrada aproximadamente uma vez por mês.

* Mantenha a bateria fora do alcance decrianças.

* Use somente a bateria que acompanha o computador, uma bateria

sobressalente fornecida pela HP ou uma bateria compatível adquirida como um

acessório. "

Informo que também entrei em contato com a HP via suporte online para tirar uma dúvida e aproveitei e também fiz perguntas sobre a bateria.

Resumidamente, as respostas foram:

Pergunta: A bateria do notebook presario 113br pode ficar acoplada sempre ao aparelho, mesmo com 100% de carga, ligado na tomada, exceto se o notebook for ficar ligado na tomada continuamente por mais de duas semanas? Resposta: não existe nenhum risco em utilizar a bateria acoplada ao notebook mesmo ligado continuamente.

Pergunta: O risco não ocorre porque o notebook utiliza a energia da tomada e não das baterias, mesmo elas estando com 100% de carga? Resposta: Exatamente, ele utiliza a energia da fonte, e ao mesmo tempo carrega a bateria. Quando a carga atinge 100% ele para de carregar e apenas utiliza a energia da fonte.

Pergunta: então, sobrecarga não existe nas baterias? Resposta: Não.

O se pode utilizar o mesmo, sem a bateria.

Pergunta: mas utilizar sem a bateria e ocorre um pico de energia...

e como você disse que não há problema da bateria ficar acoplada... então, é melhor deixá-la acoplada, concorda?

Resposta: Sim, apenas informei que pode ser utilizado sem a bateria, caso queira.

Postado
Depois de ter ligado para a HP, fui à loja da HP, conversar com os vendedores.

Contei para o vendedor, que havia comprado um note da HP, disse que li o manual, e não dizia nada sobre bateria. Fiz o que estava escrito, liguei o micro, e a bateria estava a 70%. E fui usando o note e a bateria dentro do note ligado na tomada, com estabilizador. A bateria carregou a 100%, quando a luz do painel frontal ( luz da bateria) parou de piscar. Ontem, quando liguei o note a beteria estava a 95%, carregou a 100%. Hoje, quando liguei estava a 95%.

Contei isso tudo para o vendedor, que me disse que o ideal era eu ter carregado a bateria por 12 horas, com o note desligado. Reclamei dizendo que isso não estava escrito em lugar algum.

E ele disse também que poderia usar a bateria com o note ligado na tomada, com estabilizador, disse ainda para carregar a bateria com o note desligado. E mais para carregar a bateria, quando o windows disser.

Esse é meu primeiro note, e estou aprendendo. Porém, uma coisa é certa: uma bateria custa por volta de 360 reais, posso perder a bateria, mas não o note.

Muito obrigado pelas dicas.

Tobi

não é necessário carregar a bateria inicialmente, você já pode sair usando. Isso porque a bateria hj em dia não tem efeito memória! =)

concordo com a ideia de perder a bateria. sai bem mais em conta! rsrs

Postado

agora lasco foi tudo...

sei o que fazer n, vou usar muito, se deixa acoplado com o carregador vai carregar a bateria e esquenta ela ( note esqueta o 1140br) assim vai acabar com a longa vida dela. p tirar e usar na tomada num tenho coragem

Postado
agora lasco foi tudo...

sei o que fazer n, vou usar muito, se deixa acoplado com o carregador vai carregar a bateria e esquenta ela ( note esqueta o 1140br) assim vai acabar com a longa vida dela. p tirar e usar na tomada num tenho coragem

Sugiro que as pessoas que ainda podem acessar o suporte que façam para tirar as dúvidas por escrito. Conforme demonstrado acima, fiz por e-mail e depois por chat online para documentar. Eu liguei para a HP perguntando se há ouvidoria, e, infelizmente, não. A saída é pedir orientação por escrito e documentar. Uma coisa é certa, olhando as mensagens deste tópico, vi que a única empresa que fala categoricamente sobre a bateria acoplada ao notebook, me corrijam se estiver errado, foi a DELL. Apesar da resposta acima sobre a bateria para o suporte da HP, dá para perceber claramente que ela fica um pouco em cima do muro. Perguntem por escrito... Caso a empresa tivesse Ouvidoria, poderiamos encaminhar as contradições das respostas do suporte já que para uns eles falam uma coisa, para outros a contradição. Aí fica difícil... Já que no Brasil a compra de notebook só tende a crescer, poderiamos, não é querendo viajar demais mas já viajando, encaminhar e-mails para os jornais fazerem uma reportagem sobre isso já que é um tema atual.

Postado

otimas dicas...valeu mesmo

só to com uma dúvida...quando eu to usando o note e tem tomada por perto é recomendavel q eu use a corrente né? mas isso junto com a bateria, tipo carregando?

e quando q bateria ja está carregada eu faço o que continua usando a corrente normalmente ou deixo na bateria?

valeu

• Membro VIP
Postado

Sim, se tiver tomada por perto utilize ele na tomada, mesmo que a bateria esteja carregada pode continuar usando ele plugado na tomada, sem problemas.

Postado

Procurei em tudo o que é lugar mas não consegui sanar a minha dúvida.

Eu queria saber se faz mal eu usar o notebook durante a primeira carga ao invés de deixá-lo desligado.

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Sem problemas usa-lo durante a primeira carga. O importante e mante-lo conectado durante as 12h da primeira carga.

Postado

Deixa eu ver se entendi. Tem problemas eu conectar na tomada o note toda vez que for usar e tiver uma tomada por perto, mas com a bateria conectada? Não contaria como um ciclo, toda a vez que eu ligasse e desligasse da tomada? Por mais que esteja com a bateria completa?

• Membro VIP
Postado

Não. Sempre utilize a bateria conectada ao notebook. Se tiver tomada perto use na tomada, o que conta um ciclo é a descarga/recarga da bateria e não conectar/desconectar da tomada.

Postado

Galera, recentemente adquiri meu notebook HP nos EUA e infelizmente descobri que não tenho direito ao suprte no Brasil. Sem comentários!!!

Nunca tive um note, por isso tenho enormes dúvidas acerca da melhor utilização e manutenção da bateria.

Muito raramente preciso utilizar o meu note fora da tomada. Quais os cuidados que eu preciso ter para ter uma boa vida útil da minha bateria? Preciso recarregá-la semanalmente, mensalmente, já que quase não a utilizo?

Aguardo uma luz!!!

Abraços

Postado

Finalmente comprei meu Netbook, um Asus 1002HA. A bateria que vem nele é a "Li-polymer Battery", um tipo novo. Será que os cuidados a serem tomadas são os mesmos?

Postado

Pessoal, o négocio tá meio caótico por aqui...

Lá pela pág. vinte e pouco chegou-se à conclusão de que o tuto está defasado... Mas faz-se a ressalva de que algumas partes suas ainda hoje podem ser úteis... Alguns suportes técnicos (não tão técnicos assim rsrs), infelizmente fornecem informações contraditórias aos seus clientes.

Estamos garimpando informações aqui e acolá, alguns dão uma luz, outros nem tanto; outros ainda estão tão perdidos e desatentos ao tópico, que fazem uma pergunta que já foi respondida cerca de 2 ou 3 vezes e acabam ficando mais lost ainda...

Acho que uma boa opção é, além de ler o tópico por inteiro, tentar obter informações por escrito direto do fabricante, como sugeriu um membro.

Eu estou há mais de 31 horas com um note LENOVO "NA CAIXA", e não estou com a miníma vontade de estragar a bateria M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A de 9 células que o acompanha.

Por isso o que vou fazer é tentar buscar o máximo de informações possível, mas já deixo claro que em contato com o suporte da LENOVO, fui orientado a acoplar a bateria ao notebook e usá-lo normalmente, inclusive sem precisar carregar por 12 horas. Pode-se carregar a bateria A QUALQUER MOMENTO, com pouca carga ou bastante, o próprio sistema operacional avisa se é hora de carregar a bateria (por isso acho que procede a informação de nao deixá-la zerar); também não é recomendável utilizar o note sem a bateria, pois esta oferece proteção e evita a perda de qualquer trabalho que esteja sendo realizado pelo usuário.

Em suma, essas são as informações que recebi do suporte da LENOVO.

Mas por via das dúvidas e como o "seguro morreu de velho", vou pesquisar mais um pouco antes de ligar esse note.

Abraços.

Postado

Resposta da Asus:

Prezado Luciano

Utilizar toda a carga que vem com o equipamento e apos isso deixa-la recarregando durante 12 horas e repetir o processo 3 vezes. usar ate descarregar e recarregar durante 12 horas

Atenciosamente,

Wagner | SUPORTE | www.asus.com.br

--------------------------------------------------------------------------------

De: Luciano - Yahoo [mailto:[email protected]]

Enviada: qua 6/5/2009 20:11

Para: Atendimento (ACBZ)

Assunto: Re: Aquisição

Olá,

Existe algum cuidado especial recomendado para a bateria do modelo 1002HA (primeiras cargas)?

Postado

Olá gostaria de saber que se ao trocar a bateria por uma outra nova, é necessário realizar a "primeira carga" nesta bateria nova ?

Obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...