Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!


Daigonet Corporation

Posts recomendados

Acho que não,

parece que a bateria tem garantia só de 12 meses, eu acho.

Tanto que nenhuma bateria dura 3 anos, com a mesma capacidade do inicio.]

ah, valeu ice, quando eu sentir que precisarei, vou dar uma olhada.

No ML eu só compro quando entregam por motoboy, ou tem loja e eu posso ir buscar.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sei, quando preciso de lances pra note procuro no ML vendedor q trabalha por motoboy q recebe na entrega, nunca deu zebra.

[]'s

você compra bateria do note pelo modelo específico do aparelho ou por capacidade, e a propósito, as baterias de modelos 14" por ex. possuem o mesmo conector.

Obs. se alguem souber onde compro uma bateria de 9 celulas ou maior para o Note da LG R400 eu agradeço desde já.

valeu ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

deixe-me ver se entendi ou não como seria a melhor forma de utilizar a bateria de um note.

1 - ao comprar um note, carregar a bateria 3x por 12 hrs;

2 - toda vez que guardar o note, guardá-lo com +/- 40 % de bateria para evitar que a bateria fique zerada;

3 - devo descarregar a bateria até 1% ou 2% ao menos uma vez por semana;

4 - posso usar o note na tomada com a bateria em seu lugar mesmo que a bateria não esteja completamente carregada mas isso só irá descalibrar a bateria mais rápido, certo? Ou só posso usá-lo com a bateria se a bateria estiver 100% carregada? (se o note aquecer muito, aí eu tiro a bateria? Caso contrário a bateria pode ficar direto?);

5 - posso guardar o note com a bateria acoplada ou devo retirá-la?(para transportá-lo também tiro a bateria ou não?);

6 - por quanto tempo posso deixar o note guardado e sem uso com a bateria acoplada?(até 1 semana +/-?);

7 - quando a bateria atingir +/- 2% posso recarregá-la com o note ligado?

8 - se eu estiver em casa, o meu note com 50 % de bateria +/- e eu irei sair e precisarei utilizar o note por um longo período num local que não há tomadas, posso recarregar a bateria mesmo ela estando em 50 %?

Esqueci de algo???

E, mas uma coisa, eu uso o meu note assim:

Como o meu note tem ficado só em casa, eu uma vez na semana descarrego a bateria dele até +/- 2% e o deixo durante a noite recarregando, pela manhã eu o guardo com a bateria totalmente recarregada e a noite (no mesmo dia) eu o utilizo até +/- 40% da bateria, aí eu retiro a bateria do note e fico utilizando-o durante toda a semana só na tomada até que eu repita todo esse processo.

O meu modo de utilização está correto???

Agradeço muito pela ajuda de vocês e ficarei ainda mais grato se puderem responder meu post. Aguardo respostas.

[]'s,

Zech.:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Sim.

2- Sim. Mas isso se for deixar guardada por semanas.

3- de 2 a 3 vezes por mês, está bom.

4- Mesmo que voce utilize o note com a bateria 100% carregada, ela vai descarregar mesmo sem uso lentamente e quando atingir 90-95% volta a carregar, logo descalibra. 100% é temporario.

5- Pode guardar acoplada.

6- mas leve em consideração que deixar a bateria acoplada, ela se descarrega mais rápido do que guardada solta.

7- pode.

8- poder pode, mas vai descalibrar ela aos poucos se manter esse tipo de uso. Mas calibrar ela é fácil depois.

É basicamente o mesmo modo meu. MAs eu carrego 3 horas. E faço a recarga entre 2 semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo, as baterias mudaram o esquema delas né? porque eu tinha um note 486 thintkpad, e a bateria durou muitos mesmo, quando dei o note ela ainda funcionava, se bem q nao fazia estes esquemas de ligar e desligar da tomada toda hora e sei la quanto % ainda tava dela quando dei mas funcionava.

lendo estes lances da a impreçao q elas duravam mais antigamente ou eu q to viajando na maionese?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, as bateria antigas duravam mais ciclos. Mas só isso.

Enquanto isso, toda aquela historia de batera de etanol, de bacterias, e bla bla bla, de uns 5 anos atras, até hoje nada.

Alguem reparou que essas baboseiras que as revistas e jornais publicam nunca aparecem no mercado. Tiinha uma vez que vi documentario mostrando carro movido a oxigenio. Mas a industria do petroleo nem se quer deixou o inventor seguir em frente. No minimo mataram, ou ameçaram, ou compraram a boca dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, fazer um carro movido a agua é mo baba, mas entra as industrias de petroleo brecando, so catalizar a ahua, o resultado seria hidrogenio e oxigenio, por 2 condutores ate a camara de explosao separados e la misturados de novo com faisca e seria uma super explosao ehhehehehheheheh so por umas gotas de limao no tanque e uma corrente eletrica :)

ta ai a receita, quem quiser manda ver.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

teve um protoptico na europa no inicio de 90 de um motor que funcionava com qq porcaria q você jogava no tanque, oleo de pastel, mantega, gordura de porco, o carro perfeito pra um fazendeiro ehehehehehhehe acho q chama wanko ou algo assim o projeto, tb nunca mais se ouviu falar disso.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Quando eu envio uma bateria a um cliente junto vai dicas sobre utilização.

Veja se essas dicas podem tirar alguma dúvida, não que o Tutorial esteja errado, mas o meu está simplificado, se hover erro me avisem.

Silvia-Assescom

DICAS PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DE SUA BATERIA

Pedimos sua colaboração para seguir corretamente as instruções, pois o desempenho ideal da bateria agora depende de você.

Nossas Baterias, tanto de NiMH como Li-Ion, são despachadas com uma carga mínima por motivos de segurança. Dessa forma, quando forem instaladas nos Notebook’s, deverão ser totalmente carregadas e em seguida descarregadas, quase por completo.

CONDICIONAMENTO DA BATERIA

PASSO 1:

Ligar o Notebook, acessar Painel de Controle, abrir o Gerenciador de energia e/ou Opções de energia.

Na Pasta Esquemas de Energia:

Em Esquemas de Energia optar por: Sempre Ligado.

Em Sistema de espera optar por: Nunca/Nunca.

Em desligar Monitor optar por: Nunca/Nunca.

Em Desligar Disco Rígido optar por: Nunca/Nunca

Pasta de Alarmes:

Em Alarme de Bateria Fraca: Desativar

Em Alarme de Bateria em Nível Crítico: Desativar

PASSO 2

Inserir a Bateria no Notebook e carregar a mesma até que a informação carregando não apareça mais no medidor de energia. Desligar o Notebook da rede elétrica e deixar a bateria descarregando até o Notebook desligar (você pode utiliza-lo enquanto descarrega).Repetir o procedimento por 03 vezes, carregando e descarregando por completo.

PASSO 3

O condicionamento da bateria está concluído e você poderá configurar o Gerenciador de Energia e/ou Opções de Energia da maneira que você desejar.

OBS: Durante o uso inicial da Bateria o Tempo de Descarga aumentará gradativamente até chegar ao tempo ideal.

MANUSEIO DA BATERIA

Uma carga e descarga completa são chamadas de ciclo.As Baterias tem em média uma vida útil de 400 a 500 ciclos. As Baterias de NiMH se regulam automaticamente durante os 03 primeiros ciclos de uso, sendo assim, devem ser totalmente carregadas e descarregadas para garantir um bom funcionamento por toda vida útil da Bateria. Você deve efetuar as cargas e descargas da Bateria sempre completas, ou seja, a partir do momento que você começou a usar a Bateria você só irá ligar novamente o Notebook na rede elétrica quando o Notebook avisar que é necessário carregar a Bateria. Esse carregamento deverá ser efetuado até o medidor de energia acusar 100%. Só então você poderá usar novamente a Bateria. As cargas e descargas da Bateria não precisam ser contínuas. Você pode usar parte da carga hoje, outra no dia seguinte e assim sucessivamente até a carga acabar. Você pode usar Notebook e carregar a Bateria ao mesmo tempo, essa é a melhor forma de efetuar o carregamento. Caso você tenha o costume de utilizar o Notebook na rede elétrica, recomendamos remover a bateria quando não estiver sendo utilizada e uma vez por semana efetuar o ciclo de carga e descarga para evitar o efeito memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a bateria é despachada com carga, logo que a pessoa receber, deve descarregar e só depois carregar.

Não acho interessante desativar o alrme da bateria em nivel critico, pois esse é o momento de começar a carregar.

Tambem não acho interessante deixar o notebook desligar sozinho até a bateria acabar. É melhor nunca deixar passar dos 2-3%. Fora que pro windows faz um mal desligar de repente por falta de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu acho essa recomendação da Positivo exagerada e isso forçaria ainda mais a bateria, por isso eu não tenho feito da forma como o manual deles explica.... eu tenho feito um ciclo a cada 30/45 dias e a minha bateria tem 1% de desgaste, após 4 meses de uso.

gostaria de saber como você viu esse desgaste total de 1% da sua bateria.. agradecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

To achando meio confuso esse topico..uns dizem uma coisa, outros dizem outra...

Minhas duvidas:

quando receber o notebook devo fazer 3 cargas completas , dexiando carregar de 10 a 12 hrs mesmo que a bateria fique full, manter ligado na forca ate completar esse periodo. é isso? Mas nao posso usa-lo enquanto isso? Tenho q deixa-lo na forca desligado nessas 3 cargas iniciais?

Depois dessas 3 cargas completas de inicio, no dia a dia poderei usar a maioria das vezes na forca. Preciso estar sempre fazendo ciclos completos na bateria, ou posso mante-la no note e usar sempre na forca para evitar gastar a bateria?

Desculpe as perguntas basicas, mas fiquei meio confuso com o topico.

abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rickmat é o seguinte:

Quando receber seu note, você deve fazer três recargas completas de 12 Horas, e durante as descargas neste período, você deve usar o note com as configurações de energia no modo de alta performance (como se estivesse ligado na tomada) até a bateria ficar com 3% de carga, mais ou menos. Isso deve ser feito para calibrar a bateria, e após isso, você pode configurar o note para economia de energia quando estiver usando as baterias, se desejar.

Você pode usar o note enquanto regarrega a bateria, isso que a bateria deve ser recarregada com o note desligado é lenda.

De acordo com o site da HP, você pode entender um ciclo como uma descarga completa da bateria, ou a soma de descargas parciais. Por exemplo, dez descargas de 10%, ou uma descarga de 100%, correspondem a um ciclo de descarga. Porém, se você não usa a bateria com frequência, dando descargas parciais, mais ou menos a cada dois meses deve descarregar a bateria completamente, e em seguida recarregar totalmente.

Eu por exemplo, sempre que posso, uso o note ligado na tomada, então a bateria dificilmente descarrega completamente. Por isso, mais ou menos a cada dois meses, uso ele até a bateria ficar com uns 5% de carga, daí recarrego até 100%.

Espero ter ajudado a clarear as idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que cada um tem uma fonte diferente....

O que já li e vi por aí é que o ideal é TIRAR A BATERIA DO note se for usar direto na tomada....

E isso por um simples motivo: o calor gerado pelo notebook acaba com a vida da bateria.... isso me pareceu bem sensato.

tenho feito assim com o meu T42.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site Battery University tem uma explicação de como o CALOR produzido pelo notebook reduz a vida útil das baterias. A conclusão é que usar na tomada com a bateria reduz a vida útil desta:

Link http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm

The speed by which lithium-ion ages is governed by temperature and state-of-charge. Figure 1 illustrates the capacity loss as a function of these two parameters.

parttwo-34.gif

Figure 1: Permanent capacity loss of lithium-ion as a function of temperature and charge level.

High charge levels and elevated temperatures hasten permanent capacity loss. Improvements in chemistry have increased the storage performance of lithium-ion batteries.

The mentioning of limited service life on lithium-ion has caused concern in the battery industry and I will need to add some clarifications. Let me explain:

If someone asks how long we humans live, we would soon find out that the longevity varies according to life style and living conditions that exist in different countries. Similar conditions exist with the batteries, lithium-ion in particular. Since BatteryUniversity bases its information on the feedback from users as opposed to scientific information derived from a research lab, longevity results may differ from manufacturer' specifications. Let's briefly look at the various living conditions of the lithium-ion battery.

The worst condition is keeping a fully charged battery at elevated temperatures, which is the case with running laptop batteries. If used on main power, the battery inside a laptop will only last for 12-18 months. I must hasten to explain that the pack does not die suddenly but begins with reduced run-times.

...............

Removing the battery from the laptop when running on fixed power protects the battery from heat. With the concern of the battery overheating and causing fire, a spokesperson for the U.S. Consumer Product Safety Commission advises to eject the battery of affected laptops and to run the machines on a power cord. It should be noted that on a power outage, unsaved works will be lost.

The question is often asked, should the laptop be disconnected from the main when not in use? Under normal circumstances, it should not matter with lithium-ion. Once the battery is fully charged, no further charge is applied. However, there is always the concern is malfunction of the AC adapter, the laptop or the battery.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem amigos,

O lance do calor diminuir a vida útil da barteria é verdade, porém, se você for usar o note, ele vai esquentar de qualquer jeito ....

Se for possível usá-lo sem a bateria, ou seja, ligado na tomada, tudo bem, porém, não acho que seja prático ficar tirando e colocando a bateria no note o tempo todo, ainda mais porque ela funciona como parte do sistema de alimentação do mesmo ...

E tem ainda o problema dos contatos se desgastarem com o tira-e-põe da bateria, e também o sistema que trava a mesma pode estragar ....

Temos que ter em mente que a bateria não é eterna, e que ela vem preparada para condições normais de uso, o que significa que só deve ser retirada do equipamento se não for utililzada por um longo período (se o usuário usa o note como um desktop sempre em cima de uma mesa e raramente carrega ele consigo, ou for deixá-lo guardado por um longo tempo, são ótimos exemplos).

Devo lembrar ainda que, se a bateria não for utilizada por um período muito grande, sua carga pode baixar a níveis críticos, e podemos ter aí uma bateria novinha, que nunca foi usada, e que terá problemas justamente por falta de utilização.

Resumindo, acho que quem compra um note, deve seguir as recomendações do fabricante, e evitar procedimentos desnecessários que podem danificar o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Disssipar calor, ou como alguns preferem chamar esquentar, todo notebook faz isso mas dissipar muito calor, em demasia, ou seja esquentar muito, a ponto de prejudicar a bateria, não sao todos.

Por isso analisem bem se existe mesmo a necessidade de retirar a bateria do notebook; a do meu não tiro, pois a fonte de maior calor dele não fica perto da bateria, assim não vejo maiores problemas em deixá-la 100% do tempo conectada.

E nessa questão de bateria existem duas correntes:

- uma que prefere deixar sua bateria, quando o notebook estiver ou ficar muito tempo ligado na tomada

- e outra que prefere retirar sua bateria;

E sinceramente para mim, nem uma, nem outra estão erradas, é uma questão de comodidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disssipar calor, ou como alguns preferem chamar esquentar, todo notebook faz isso mas dissipar muito calor, em demasia, ou seja esquentar muito, a ponto de prejudicar a bateria, não sao todos.

Por isso analisem bem se existe mesmo a necessidade de retirar a bateria do notebook; a do meu não tiro, pois a fonte de maior calor dele não fica perto da bateria, assim não vejo maiores problemas em deixá-la 100% do tempo conectada.

E nessa questão de bateria existem duas correntes:

- uma que prefere deixar sua bateria, quando o notebook estiver ou ficar muito tempo ligado na tomada

- e outra que prefere retirar sua bateria;

E sinceramente, nem uma, nem outra estão erradas.

Icefly, pelo seu avatar imagino que seu note seja um thinkpad....

O meu é um IBM THINKPAD T42.... então posso ficar um pouco mais tranquilo quanto a esta questão da fonte de calor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...