Ir ao conteúdo

Overclock em Athlon X2 3600+ - Antes e Depois!!!

J.Junior2

Posts recomendados

Postado

Tem como subir muito ainda!!!

A minha placa é a que mais tem recurso de over disponível no mercado para o modelo de socket AM2 da AMD! No teste da mesma pelo Clube do Hardware eles até falaram isso!!!

Acredito que dê para ir muito mais que isso!!! Nem precisei de aumentar o vcore ainda e a máquina está rodando perfeita!!!

Vou subindo aos poucos para ver a diferença que estou conseguindo com as variações do clock base.

Com essas DDR2533 não sei até quanto vou cnseguir mas acredito chegar na casa dos 2600Mhz com elas! Depois de trocá-las e colocar um cooler descente, vou tentar ultrapassar a barreira dos 3ghz!!!

O processador está trabalhando à 42~45º com over! Ele aguenta até uns 65º tranquilo!!!

Postado
Aí complicou!!! Pegue uma imagem do CPUz e poste aqui para eu dar uma olhada e ver se consigo te ajudar. Imagem do processador e memória no CPUz!

Hoje consegui colocar o clock base em 260Mhz sem problemas. Também fui diminuindo as temporizações da memória e a máquina aceitou. O processador está trabalhando à 2470Mhz e as memórias à DDR2 618Mhz. O resultado no Sandra XI foram:

1- 17959/15192

2- 46628/50733

3- 5726/5656

4- 12078/17,1

No 3DMark 06 consegui 4658 pontos!

Segue link da tela do CPUz

http://www.navinet.com.br/~araojr/cpuz.JPG

Postado

araojr, de acordo com a imagem, seu processador possui multiplicador de 11 logo sua memória não está trabalhando na frequência informada. Ele está numa frequência menor! Ela está à 261Mhz (523DDR)! Utilize o Sandra XI para identificar a frequência real da sua memória ou o Everest!!!

O que está impedindo seu over é outra coisa! Com qual frequência está o barramento PCi-Express? A frequência da memória está em 533 ou em auto?

Postado
araojr, de acordo com a imagem, seu processador possui multiplicador de 11 logo sua memória não está trabalhando na frequência informada. Ele está numa frequência menor! Ela está à 261Mhz (523DDR)! Utilize o Sandra XI para identificar a frequência real da sua memória ou o Everest!!!

O que está impedindo seu over é outra coisa! Com qual frequência está o barramento PCi-Express? A frequência da memória está em 533 ou em auto?

Bom estou enviando outra tela mas dessa ves do Everest.

O barramento PCi-Express esta fixo a 100Mhz e a frequência da memória está fixada em 533Mhz.

Obrigado por ajudar.

Link da tela do Everest. http://www.navinet.com.br/~araojr/Tela%20Everest.JPG

Postado

Pelo que vi da imagem, pelo jeito deve ser sua memória mesmo que está impedindo de aumentar o clock base!

Manda uma imagem do Everest mas da parte "Memória"!

Postado

araojr, pelo que vi na imagem, pude observar que as latências estão em stock, ou seja, originais! Tente aumentá-las no setup para 5-5-5-13 pelo menos para termos um over maior daí para testes você vem baixando os mesmos após estabilizar o pc!!!

Postado
troca pro abit... eu n consegui overclockar satsfatoriamente o sempron do meu amigo numa m2n-e

Cara, a Abit pode ser boa mas essa M2N-E tem todos os recursos necessários para um bom over! Ela só peca em over extremos por sua arquitetura elétricar se mais simples!

Postado
araojr, pelo que vi na imagem, pude observar que as latências estão em stock, ou seja, originais! Tente aumentá-las no setup para 5-5-5-13 pelo menos para termos um over maior daí para testes você vem baixando os mesmos após estabilizar o pc!!!

Cara aumentei conforme você disse mas mesmo assim nada.

O que consegui aqui foi colocar a memória 4-4-4-11-15-1T com 1.85v e o processador a 240*11= 2640Mhz que já da 20% de over pois o processador original é 2200Mhz.

Assim ficou estavel, depois vou ir aumentando mais ate ver onde fica estavel e onde começa os problemas.

Postado

Colquei o HTT em 4X, o fsb em 250, abaixei a frequência da memória para 667 e aumentei um pouco a tensão da memória e do processador. Estou com o clock em 2.375G, para chegar o mais longe possivel, tenho que fazer o quê agora? A temperatura em full esta chegando a 46 graus.

abraço

• Membro VIP
Postado

cara, verifique as temporizações das memórias, lembre-se de trabar o clock do PCI-E e do PCI em 100Mhz e 33 Mhz, respectivamente.E lembre-se da sua fonte. Qual é o modelo dela ? Se for genérica esqueça totalmente o over.

• Membro VIP
Postado

cara então verifique as latências da memória e lembre-se da tensão da memória e CPU e trave os clocks do PCI-E e PCI. Assim você tem mais chances de conseguir um Overclock, mas lembre-se que overclock é questão de sorte , pois se você tiver um processador remarcado para baixo você conseguirá atingir um clock bem maior do que um que já esteja operando no seu "limite". Por isso não tente conseguir um overclock totalmente igual ao do pessoal do fórum ,isso varia muito de processador pra processador.

Postado
wwj, com o over que você fez não há necessidade de aumentar o vcore nem a tensão da memória! Em stock nessa frequência tudo vai muito bem!!!

O 3600X2 em 2.850G=fsb 300x9.5 tem que aumentar as voltagens do vcore, hipertransport e da memória, assim como diminuir a frequencia da memória e o multiplicador do hipert.. Com este clock, só consegui entrar no windows, quando fiu rodar o 3dmark06 o negócio resetou. Estavel, consegui colocar o fsb em 280, com as voltagens um pouco maiors que o padrão, se eu aumentar um pouco as voltagens com este clock, da erro na execução do 3dmark06, mas quando roda ele de forma estavel a temperatura do processador chegava a 74. Agora não sei se o problema é a fonte que não suporta esta configuração com oc no processador ou é a temperatura alta que esta me limitando.

abraço

Postado
O 3600X2 em 2.850G=fsb 300x9.5 tem que aumentar as voltagens do vcore, hipertransport e da memória, assim como diminuir a frequencia da memória e o multiplicador do hipert.. Com este clock, só consegui entrar no windows, quando fiu rodar o 3dmark06 o negócio resetou. Estavel, consegui colocar o fsb em 280, com as voltagens um pouco maiors que o padrão, se eu aumentar um pouco as voltagens com este clock, da erro na execução do 3dmark06, mas quando roda ele de forma estavel a temperatura do processador chegava a 74. Agora não sei se o problema é a fonte que não suporta esta configuração com oc no processador ou é a temperatura alta que esta me limitando.

abraço

Tem que aumentar o vcore só se ficar instável, senão não precisa..

Vou deixar um comentário aqui.

Vocês estão fazendo overclock de uma maneira '' Errada "" ao meu ver.

De todos os sistemas que tive, e muitas experiências com o orthos e o prime 95 eu percebi uma coisa.

Faça o overclock no processador, a memória você deixa em um clock mais baixo( ou padrão e latências deixa em auto).

Faça overclock no processador, procure o clock ideal pra ele, e depois você vai ver a questão de memória.

O Orthos eé muito chato, então você faz overclock no processador, achou a frequencia correta, Passou no orthos? sim, beleza.. Dai depois que você vai tentar aumentar o clock da memória( só o clock, as latencias você deixa padrão).

Depois, quando você achar a frequencia do processador + o clock das memórias que passe no orthos, dai você vai começar a baixar as latências da memória.

Essa é uma opinião minha, já tive varios sistemas, socket462/478/775/AM2 tenho no meu segundo pc e no meu computador estou com um socket775.

Com essas experiências cheguei a essa conclusão.

SAbe o que vocês stão fazendo?

Estão mexendo na frequência do processador, memória, voltagens, e latências ao mesmo tempo.

O que acontece? Deu tela azul, ou algo parecido com o overclock, onde está o problema? no processador? memória? o que será?

Já perdi muito tempo fazendo assim também, as vezes você leva sorte, mais as vezes você se extressa muito.

Link para download do Stress primes2004(orthos)

http://sp2004.fre3.com/beta/orthos_exe_20060420.cab

Postado

valeu pela resposta Eduardo, só estou com duvida com relação ao orthos. Como é que se faz o teste nele, pois eu abri-lo e o rodei, ai abre uma contagem de tempo que parece que não vai acabar mais. O que efetivamente tenho que fazer para completar o teste todo?

abraço

Postado

Seguinte,

É só selecionar como está na imagem e depois clique em start.

imagemvn6.th.jpg

Deixe rodando no mínimo 3 horas.

Se você quiser ter uma total certeza, e tiver tempo, recomendo deixar rodando da noite pro dia.

• 2 semanas depois...
Postado
Tem que aumentar o vcore só se ficar instável, senão não precisa..

Vou deixar um comentário aqui.

Vocês estão fazendo overclock de uma maneira '' Errada "" ao meu ver.

De todos os sistemas que tive, e muitas experiências com o orthos e o prime 95 eu percebi uma coisa.

Faça o overclock no processador, a memória você deixa em um clock mais baixo( ou padrão e latências deixa em auto).

Faça overclock no processador, procure o clock ideal pra ele, e depois você vai ver a questão de memória.

O Orthos eé muito chato, então você faz overclock no processador, achou a frequencia correta, Passou no orthos? sim, beleza.. Dai depois que você vai tentar aumentar o clock da memória( só o clock, as latencias você deixa padrão).

Depois, quando você achar a frequencia do processador + o clock das memórias que passe no orthos, dai você vai começar a baixar as latências da memória.

Essa é uma opinião minha, já tive varios sistemas, socket462/478/775/AM2 tenho no meu segundo pc e no meu computador estou com um socket775.

Com essas experiências cheguei a essa conclusão.

SAbe o que vocês stão fazendo?

Estão mexendo na frequência do processador, memória, voltagens, e latências ao mesmo tempo.

O que acontece? Deu tela azul, ou algo parecido com o overclock, onde está o problema? no processador? memória? o que será?

Já perdi muito tempo fazendo assim também, as vezes você leva sorte, mais as vezes você se extressa muito.

Link para download do Stress primes2004(orthos)

http://sp2004.fre3.com/beta/orthos_exe_20060420.cab

Na realidade, eu fui aumentando o HTT de 5 em 5Mhz até começarem a surgir os "problemas". Daí fui mudando outras configrações.

Coloquei mais 1GB de memória da Samsung mas a mesma não gostou do over e tive que deixar tudo em Stock. Mesmo aumentando pouco a frequência dá um "pau" violento!!!

E também over pra mim é mais passa tempo pois o bom mesmo é ter um bom processador que não precise de over nenhum pra ser rápido ou mesmo um bom conjunto!

Quem tem uns R$15.000,00 pra investir em um PC TOP de linha com certeza não irá querer fazer um Over Clock para ganhar nada!!! Só se o cara for um "maníaco"!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...