Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radar Infravermelho não Funciona


Gabriel-Kun

Posts recomendados

Olá pessoal sou eu de novo...

Bem tenho uma dúvida, andei pesquisando um pouco e montei um circuito bem interessante...é um radar de infravermelho...muito bem achei bem legal e fiz até uma PCI para ele, montei tudo certinho de acordo com circuito, mas na hora de botar para funcionar ele não funciona. De acordo com o meu entendimento, o circuito emite um feixe de radiação IV modulado, se algum objeto passar por este feixe, uma certa quantidade de radiação é refletida e captada pelo sensor, que então arma(ou liga) uma relê. Muito bem, mas o circuito que montei, quando liga ele na fonte ele já logo liga o relê, se passar a mão pelo sensor não acontece nada.

O que pode ser???....ficaria muito agradecido pela ajuda!!!

Foto do esquema do circuito, original:

RadarInfravermelho2.gif

Foto do esquema do circuito, que desenhei e montei:

RadarInfravermelho.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- Olhando por cima é possível notar algumas inversões no circuíto original. A primeira é D2, nitidamente invertido. Não vai conseguir passar corrente por ai para alimentar U2 Q1 e periferia.

- Outra visível inversão está no gerador de pulso estreito, D8 está invertido. A função do mesmo é rapidamente descarregar C10, mantendo desse modo os leds acesos somente por um curto espaço de tempo. Ao contrário o capacitor carrega através de D7 (que nem precisaria existir) por maior tempo, pulso mais largo (constante de tempo com 47k) enquanto os leds ficam apagados.

- Seria interessante que D5 e D6 estivessem em série e não em paralelo.

- A ligação de D1 está muito estranha, assim não deve funcionar. Acho que esse D1 deve ficar com seu anodo ligado a terra.(ai tenho dúvida).

- Os componentes R1 e C2 constituem uma perna de circuito que nada fazem absolutamente, do modo que estão ligados pode retirá-los e nada muda no circuito.

Foi somente esses os erros que descobri.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo tipo de letra e pelo desenho este circuito parece ter sido retirado da Saber Eletrônica ou outra revista da mesma editora. Então, amigo, inverta tudo que funciona...rsrsrsrs.

Brincadeira... É que 90% dos circuitos publicados nesta revista têm erros de "impressão gráfica" segundo os editores. Será que publicam sem revisar os circuitos?

Depois publicam as famosas erratas umas 2 edições (ou mais, se publicarem) após o original.

Pode ser que o ânodo do foto-diodo D1 seja ligado na junção R1/C2 (eu disse pode ser).

Observe que no circuito original C1 está ligado ao Katodo de D1 e ambos ao +B, e com isto Q1 também não serve pra nada.

Pode tentar o circuito de entrada assim:

post-206892-1388494433021_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom testei o circuito que o bene_tec sugeriu, mas não mudou nada, quando ligo o circuito o relê liga, não importa se tem objeto na frete ou não; fica ligado diretão.

Aqui uma foto da PCI do circuito, os TX IV(luz "Branca") estão do lado do RX IV(no centro), o LED vermelho indica que o relê esta ligado.

Coloquei também, um tubinho preto(opaco) envolta dos RX e do TX IV para que a radiação emitida pelos TX não seja captada diretamente pelo RX.

PCIRadarInfravermelho.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu queria fazer tipo um sensor, para quando algum objeto ou pessoa estiver na frente do sensor ele ligar um relê e permanecer ligado até que o objeto ou a pessoa saia, so que queria um que alcanssace cerca de uns 3mts.

E também gostria de um retardo na hora de desligar o relê, tipo a pessoa saiu e o relê permaneceira ligado por uns 30 seg, (seria bom se eu podesse regular este tempo).

É mais ou menos assim que eu queria que ele funcionasse.

Será que tem jeito? Se puder dar uma sugestão de outro circuito, também é bem vinda, não precisa ser este não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Foto do esquema do circuito, que desenhei e montei:

RadarInfravermelho.gif

Gabriel. Supondo que seu circuito impresso está corretamente feito, você poderá fazer alguns testes muito simples, na base de curto circuitos não destrutivos para testar seu projeto.

Gabriel. Elimine os problemas de seu circuito por partes. Se você diz que o relé está atracado e o led sempre aceso, faça o seguinte, na seguinte ordem. Todos os testes que te indicarei são não destrutivos. Pode fazê-los sem que nada se estrague.

Não vicie em fazer testes de curto circuito em qualquer lugar pois isso absolutamente não é válido. Para fazer esse tipo de teste há que supor o circuíto corretamente montado, um circuíto impresso corretamente elaborado e conhecimento de como o circuito irá responder. Só se pode colocar em curto se isso não se opuser a lógica do projeto e não curtocircuitar saídas de CI com baixa impedância.

1) Provoque e mantenha um curto entre a base e o emissor de Q3

Resultado: O led vai apagar e o relé vai desligar => Prova que o transistor está bom.

Solte o curto e o led deverá voltar a acender e bater o relá

2) Provoque e mantenha um curto circuito entre as extremidades de R17

Resultado: O led vai apagar e o relé vai desligar => Prova que a porta U1A está boa.

Solte o curto e o led deverá voltar a acender e bater o relé

3) Provoque e mantenha um curto circuito entre as extremidades de R11

Resultado: Passados cerca de 2 a 3 segundos o led irá apagar e o relé vai desligar => Prova que U1B também está OK.

Solte o curto e o led deverá voltar a acender e bater o relé

4) Coloque o potenciometro RV1 no centro e provoque e mantenha um curto circuito entre as extremidades de R9

Resultado: Passados 2 a 3 segundos o led apagará e o relé vai desligar => Acabou de testar U3.....

Solte o curto e o led deverá voltar a acender e bater o relé

Se chegares até ai com todos os resultados normais, já terás testado 1/3 do circuíto.

Assim por diante... Se até ai estiver tudo ok me diga que vamos continuar a bateria de testes... É que agora não posso te escrever os demais testes... Agora é a tua parte...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom faller, fiz os testes, e os resultados foram...

1º Teste - Sim, fez justamente o que você disse.

2º Teste - Fiz o curto nas extremidades dos resistor R17, mas não aconteceu nada, o LED não apagou.

3º Teste - Fiz o curto nas extremidades dos resistor R11, mas não aconteceu nada, o LED não apagou.

4º Teste - Ainda nada de LED apagar.

Depois de todos os testes troquei o CI4093, e testei de novo...e nada.

O que pode ser agora???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gabriel, ou fazer uma pergunta ***** mas não fique bravo... não é por maldade.

Por acaso você não esqueceu de alimentar o 4093 ?

É que no desenho não estou vendo o pino 14 em +12 e nem o pino 7 no negativo... enquanto que no 741 está representada a alimentação. E pelo teste n.2 sugerido pelo faller se o mesmo estiver alimentado corretamente o relê tem que desarmar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu tinha esquecido de alimentar o CI, tinha GND mas não tinha VCC, o mais que erro mais....

E esta com o circuito que o bene_tec(na resposta #3).

Esta funcionando, mas ele não atraca o relê, então coloquei um espelho em frente o os TX e o RX, o relê ligou, mas fica muito proximo, cerca de 5cm, e eu não queria colocar um espelho de uma lado e o tx rx do outro, no texto do circuito original diz que tem alcance de 5mts. Como poderia fazer para ter um alcance melhor sem precisar do espelho????

E soschip você disse que poderia fazer um circuito com menos componentes, e de baixo custo, você poderia postar este circuito talvez seja melhor e mais barato do que este.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que alguém não teria um circuito mais simples, que fizesse quase a mesma coisa que este faz?

Eu queria um assim: Um sensor, que quando algum objeto ou pessoa estiver na frente do sensor ele ligar um relê e permanecer ligado até que o objeto ou a pessoa saia, so que queria um que alcanssace cerca de uns 3mts.

E também gostria de um retardo na hora de desligar o relê, tipo, a pessoa saiu e o relê permaneceira ligado por uns 30 seg, (seria bom se eu podesse regular este tempo). Só que queria também que o Transmissor e o Receptor ficasse no mesmo lugar, assim o objeto passa e reflete a radiação de volta para o receptor.

Ficaria muito agradecido se alguém puder me ajudar.

Este circuito está muito enjuado,não quer funcionar direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gabriel, para ter uma sensibilidade maior você terá que aumentar a corrente dos pulsos nos LEDs emissores e usar recursos opticos (lentes) no receptor ou talvez usar um foto-transistor.

Mesmo assim, o funcionamento não seria próprio de um sensor de presença, pois detectaria qualquer objeto inanimado como cortinas balançando com o vento, e sofreria interferências de iluminação, etc.

Acho que o preço e o tempo que gastaria para chegar a um circuito satisfatório não compensa (mas claro que isto é você quem decide e respeito sua opinião).

Veja um exemplo de sensor infrevermelho (capta o IV emitido pelo calor do corpo) disponível no mercado.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-60527057-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O que eu preciso não é bem um sensor de presença, eu quero que detecte a passagem de um objeto em linha reta, e não do ambiente.

Por isso achei que o circuito ficaria mais fácil de montar, porque ele precisaria detectar somente um espaço linear(de uns 2 ou 3mts.)

Bom, aí a coisa muda de figura...

Não seria mais fácil e mais barato separar o emissor e colocá-lo de frente para o receptor, já que é em linha reta?

Outra solução seria usar um sensor IR de 3 terminais do tipo usado em receptores de controle remoto de TV. Tem ótima sensibilidade e você só precisaria fazer um oscilador para o LED emissor numa frequência de 38KHz.

Regularia a potência de emissão e consequentemente a distância.

já reparou na distância que um receptor de controle de TV é capaz de detectar o transmissor mesmo apontando para uma parede do lado oposto da TV?

Faça um teste com seu controle de TV, DVD, VCR, SOM, etc...

Se quiser um circuitinho eu te mando. OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é verdade eu testei com o controle remoto da TV, e funcionou mesmo, mudou de canal com o controle apontado pra parede.

Se você tiver o circuito do RX e TX, com esse receptor de TV, você poderia posta-lo para mim?

E onde posso comprar este RX de TV, é que não tenho nenhum desses aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!