Ir ao conteúdo

problema com som, um pequeno circuito esta muuuuuito quente, da pra resolver?

Dragum

Posts recomendados

Postado

ola, é a primeira vez que posto algo aqui em "eletronicos"... podem me ajudar com um problema.??

tenho uma placa abit muito boa (da assinatura) mas, apos esbarrar com um extensor USB em um de seus cirtuitos (que gerencia, aparentemente a energia para o som e FW), bem na quina da placa, este (é um quadradinho muuuito miudo, preto) esta Muito quente... muito mesmo... o som e a porta FW ficam desligando e ligando, acho eu por proteçao a temperatura daquele componente... por enquanto, consegui uma solução, ao colocar uma aleta de cooler quebrada com um pouco de pasta termicaem cima do minusculo componente... assim o som funciona, mas n posso depender deste improviso ridiculo pra sempre (ridiculo, mas acho eu muito esperto.. =p).

esta estão quente que a aleta colocada acima esta na temperatura do cooler do meu processador (tudo bem que é aenas um quadradinho de aluminio passivo, mas mesmo assim, achei impressionante...

alguem sabe q componente é esse??

ele tem menos de 0,5cm², é realmente ridiculo, tem 3 "fios" saindo de um lado e 2 do outro....

EO= (exemplo tosco...)

ele pode ser reposto? a culpa é realmente dele ou dos circuitos de tensão??

alguem sabe alguma loja no RJ que conserte pequenos cirtuitos de placas mae?

• Membro VIP
Postado

Tu queres resposta mas não te da na telha ajudar a encontrar a peça que esquenta???? Tu imaginas que alguém vai entender quando tu dizes que a peça que tu procuras é uma que tu desastradamente esbarrou nela e que agora tá esquentando mais que a tua cabeça...

Olha ai e vê se tu consegue dizer alguma coisa melhor...

KN9SLI.jpg

Abraço..

Postado

Amigo, isso e 1 transistor, bom ter como trok tem, você tem q ver a numeracao dele, ou você leva em loja de eltronica q você consegue comprar, mas não acredito q o problema seja nele, algum outro componente pode esta fazendo isso, geralmente exist um resistor na base dele, veja se não esta alterado, qq coisa post aqi...Boa Sorte!!!

Ronaldo

Postado

sem querer fexei um circuito ao prender no gabinete umas portas usb que saiem da placa-mãe e vão para o panel traseiro....

camera!**

[

nao observei nada anorma ao redor do transitor.... esta tudo novo... =/

Postado

problema resolvido. para decipar o calor e resolver o broblemas, fiz algumas tentativas de criar um dissipador simples para refrigerar o circuito e, por encrivel que paressa, consegui!. ficou perfeito. o dissipador encaiza perfeitamente na area da placa-mãe e n fica pra fora. foi preso com um pingo de super bonder no circuito. foi feito com aletas de disket" de aluminio, cortadas e coladas, cumas as outras. apos o colocamento, o som ficou perfeito e meso sendo um dissipador bem grande pro tamanho do circuito, ta bem quente, mas resfria o suficiente para sessar o problema.... afinal de contas, quando é agnt que personaliza uma solução, tem um gostinho especial.

• Membro VIP
Postado

Só por curiosidade, quantos pinos tem aquele componente? É que na foto não deu pra identificar o numero de pinos...

Talvez seja um supervisor de tensão e não um transistor.

Postado

Umas aulinhas de gramática também seriam uma boa, Dragum. Sai esse pc!

Desculpa a grosseria, mas você é um semi-analfabeto!

Pelo amor de deus!!!!

Postado

Deve ser mesmo um circuito de RESET ou supervisor de tensão.

Só pelo tamanho dele, já é um sinal de que não pode esquentar pois se trata de componente que não dissipa calor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...