Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual fonte comprar?


mayerhoffer

Posts recomendados

Olá pessoal!

Estou querendo trocar a minha fonte genérica por uma fonte real, mas como não conheco muito sobre fontes e consumo de energia, gostaria de algumas opiniões sobre marcas, modelos e preços aproximados.

Já me recomendaram algumas marcas como: Seventeam, Thermaltake, CoolerMaster, Zalman...mas como não conheco nenhum modelo, ainda estou confuso sobre qual seria a melhor escolha. A fonte vai ser usada nesse pc da assinatura.

OBS: Gostaria de adquirir uma boa fonte real entre 400W a 450W e gastar no máximo R$250.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega, bem-vindo ao fórum....

Bom, primeiramente gostaria de esclarecer um ponto: A potência rotulada para a fonte nem sempre diz tudo a respeito da mesma. Veja:

A corrente que a fonte fornece, está distribuida em 3 linhas de tensão (3,3V; 5V e 12V). Para as configurações mais modernas, a linha de 12V é a mais importante, visto que os componentes modernos se alimentam quase que exclusivamente dela. Ou seja, atualmente, o melhor critério para comparação é a corrente total de saída na(s) linha(s) de 12V.

Cito o exemplo da fonte da Thermaltake (modelo TR2 de 430W), que fornece 18A na linha de 12V. Você vai compara-la com a Zalman 360B-APS de 360W que fornece 26A combinados em duas linhas de 12V. Sua primeira impressão é de que a primeira é mais potente, afinal são 430W contra 360W, e não deixa de ser. Acontece que como os atuais PCs demanda quase toda sua energia da linha de 12V e a Thermaltake em questão tem sua potência concentrada mais nas linhas de menor tensão (especialmente a de 5V) e com isso não prioriza a de 12V, você nunca vai conseguir fazer uso desta maior potência que ela poderia oferecer, mas não consegue pois os equipamentos usam pouco estas linhas que ela prioriza, ao contrário da Zalman, que tem quase toda sua potência concentrada nos 12V, e com isso, apesar de ter "apenas" 360W, você consegue aproveitar praticamente tudo o que ela pode oferecer, desde que seu PC demande essa maior potência.

Tudo bem, você vai me dizer que seu Athlon XP não é tão moderno. OK, mas ele não consome muita energia, e qualquer fonte "não-genérica" que você escolher estará de bom tamanho. Entretanto, minha sugestão já se baseia num futuro upgrade, numa troca de pc que você faça, e aí sim sua fonte mais moderna vai fazer toda a diferença, sendo desnecessária a troca da mesma.

Sendo assim, minhas sugestões são:

1) Zalman ZM-360B-APS - 360W - 26A @ 12V - R$ 220,00

2) Seventeam 450P-AG - 450W - 26A @ 12V - R$ 200,00

Ambas são fontes com alta eficiência, com PFC ativo, enfim, ótimas fontes. Como seu orçamento máximo é de 250 reais, quem sabe consiga a Seventeam 550P-AG, ainda mais forte para futuros upgrades, que pode fornecer 32A nos 12V.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Abraço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda, greatwalker e Le0C!

Achei as fontes que você me recomendou greatwalker:

1) Zalman ZM-360B-APS - 360W - 26A @ 12V - R$ 195

2) Seventeam 450P-AG - 450W - 26A @ 12V - R$ 205

3) Seventeam 550P-AG - 550W - 32A @ 12V - R$235

Agora levando em consideração o preço e a qualidade das fontes, qual seria a ordem de preferência (custo x beneficio) de vocês nessa lista?

Pergunto isso porque a diferença de preço é pequena, mas se a minha máquina funcionar bem até mesmo com essa fonte Zalman (que é a mais barata dentro dessas opções), eu vou ficar com ela.

OBS: Caso alguem mais conheca alguma fonte interessante que se encaixe nos requisitos que eu coloquei, por favor opine.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida alguma, a Zalman por este preço é a melhor escolha ao meu ver. Acho até um pouco estranho ela estar mais em conta que a ST 450P-AG. Aliás, onde encontro estes preços?

Bom, quanto ao custoXbenefício, penso da seguinte forma: A Zalman 360W tem mesma corrente total de saída em 12V que a ST 450W, mas a Zalman possui eficiência superior, de 80% contra 78% da ST. Ou seja, é melhor e por incrível que parece, você a achou por menos de 200 reais. A ST 550P-AG é basicamente a mesma fonte que a 450P-AG (mesma linha), oferece a mesma eficiência, mas com maior potência e 32A em 12V. Ou seja, para uma diferença de 30 reais, compensa ficar com esta maior potência caso você pretenda adquirir um PC high-end, com uma placa de vídeo top que necessite de uma fonte maior como esta...

Com ESTES preços citados por você, eu ficaria assim:

1) Zalman ZM-360B-APS - R$ 195

2) Seventeam 550P-AG - R$235

3) Seventeam 450P-AG - R$ 205

Que bom que tenha achado todos estes modelos. Qualquer um entre eles será uma ótima escolha.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Greatwalker, eu sempre pesquiso preços no site do boadica (achei esses preços lá!).

Como você mesmo comentou, a minha config já está obsoleta e caso eu troque de máquina, vou comprar tudo novo, então não estou muito preocupado em comprar uma fonte mais potente (e mais cara) para aproveitar em um possível upgrade, porque não vou usar no pc novo.

Acho que vou comprar a fonte Zalman mesmo, valeu pela dica!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Compra a zalman, ela é uma das fontes mais modernas do mercado atual, com 80% de eficiencia (ou seja menos energia disperdiçada), PFC ativo, acabamento perfeito, entre as que você citou com certeza, não só pelo preço, mais pela qualidade, a zalman é a melhor,

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resp. Pedro.

Estou inclinado a comprar a Zalman, mas me resta uma dúvida.

Se eu fizesse um upgrade compraria tudo novo, mas no momento estou sem grana disponível e se queimasse alguma peça no momento eu só poderia fazer a reposição da mesma, ou seja, se eu precisar trocar por exmplo: a pl. mãe e proc. para um athlon64 ou um P4, essa fonte suportaria? Ou ela só aguentaria essa minha config atual?

OBS: Eu sei que fica difícil dizer, sem ter o modelo específico das peças "novas", mas eu não gostaria de gastar uma grana nessa fonte Zalman, e ter que troca-lá tb caso precisasse trocar alguma peça importante no pc.

Gostaria de comprar uma fonte com uma certa folga de potencia caso eu precisasse

atualizar o pc em um imprevisto e não sei se esse é o caso dessa fonte Zalman ZM-360B-APS.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordo com os outros, sem VGAs chupadoras de energia essa fonte aguenta varias configurações, pela tua duvida vai em www.extreme.outervision.com na calculadora PSU lite e coloca toda a tua configuração ou os futuros ups que tu pretende fazer que o site vai te dar a potencia necessaria, brinque bastante com esta calculadora, com todas as configurações que tu desejar e ve se a zalman 360 se encaixa no que você quer, eu brinquei muito com ela ate decidir qual fonte pegar e decidi pela irmã maior da zalman 360, a zalman 460, talves eu ainda fique com a 360 mesmo, otimas fontes,

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Fala Pessoal!

Eu acabei comprando a ST-550-PAG por R$240 aqui no centro do RJ.

Acho que fiz uma boa escolha, está tudo funcionando numa boa além da fonte ter um visual bem interessante.

Agora o novo modelo vem na cor preta e com a grelha na cor dourada.

Obrigado pelas opiniões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!