Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

galera, estou estudando o projeto para montar uma solucao para atender meus clientes, uma vez que a demanda por esse tipo de equipamento aqui na minha cidade segundo pesquisas feitas por mim mesmo é bastante alta

gostaria de saber qual nota teria esse filtro frente a solucoes comerciais, como o clamper computer protector pro e o upsai (que por sinal tenho em casa)

nossos colegas mestres em eletronica, por favor, que nota vocês dariam?!

estudo até mesmo a possibilidade de tornar esse projeto comercial e oferecer bom um valor bem mais acessivel a populacao em geral

estou criando também um artigo com o resumo de diversos tópicos para atingir a populacao sem conhecimento e também aqueles que entendem do assunto na questao da importancia de equipamentos de protecao, da ilusao em relação à segurança com o uso de estabilizadores e também em funcao do mal que esses acarretam...

assim que tiver compilado o material posto aqui pra galera

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
faller, desenhei uma placa com seguindo as caracteristicas recomendadas por você em um tópico bem antigo...

(http://forum.clubedohardware.com.br/filtro-linha-estabilizador/483408)

algo mais a acrescentar?! fiz corretamente o desenho?!

http://drop.io/marco_aow/asset/circuito-png

Caro marco.aow, uma legenda ajudaria em muito a análise solicitada. Favor, se possível, legendar, ou citar, identificar cada um dos blocos coloridos que colocaste ai no impresso..

Grato...

• Curtir 1
Postado

Olá. To pra montar o meu fitro de linha, e achei aqui em casa um capacitor de poliester de 47uf x 630V. Sei que este valor é muito maior, mas será que daria certo ele??

Obrigado

• Curtir 1
Postado
Olá amigos, eu encontrei uma capacitor em uma loja virtual com as seguintes características:

CAPACITOR DISCO ALTA tensão 4K7 1KV VTR

CAPACITOR DISCO ALTA tensão 4K7 2KV VTR

Algum de desses serve pra substituir o:

4x Capacitores cerâmicos 4700pF x 1200V (Classe Y)

Obrigado!!

Cara eu uso o de 1K Achar um de 1200V é muito difícil

Inclusive já usei capacitor de 330nF x 250v

Para rede 127v voce usa varistor com final 201 = 130v ou 221 = 140v

o tamanho dele eu uso 14 mas é melhor usa 20 ou seja 20201

Olá. To pra montar o meu fitro de linha, e achei aqui em casa um capacitor de poiester de 47uf x 630V. Sei que este valor é muito maior, mas será que daria certo ele??

Obrigado

Ele deve ser .47uF nao se for ele serve.

• Curtir 1
Postado

Alguem tem um bom site para comprar componentes eletronicos para construir este filtro sugerido? É que aqui pelo interior das Minas Gerais não tem uma boa loja de componentes eletronicos... E se possível o código dos componentes principalmente os varistores, pois estou encontrando o mesmo somente pequenos (acredito com pouco dissipação de calor). E outra dúvida os capacitores ceramicos podem ser substituido por poliester?

• Curtir 1
Postado

Agora que não sei se é de .47uf, já que não tem nenhum ponto. Por acaso tem jeito de medir a capacitancia dele?

Outra coisa, qual capacitores poderiam subistituir os ceramicos de 4700pf x 1200v??

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

-Não consigo ver as imagens postadas pelo Almeida, tanto no Firefox quanto no IE

- Preciso fazer alguma configuraçaõ no meu PC ou no Forum ?

• Curtir 1
Postado

hein AlmeidaFilho, os núcleos toroidais poderiam ser de 2,3cm de diâmetro externo x 0,9cm de largura x 0,5cm de espessura (original 2,7cm x 1,1cm x 0,55cm)

consegui estes em fontes genéricas velhas que tenho aqui, caso não possa ser usado, em que aparelhos eu poderia adquirir esse tamanho certo?? Ou eu poderia usar quantos metros de fio a mais? Ou outra bitola??

outra dúvida, essa foto aqui:

http://media.photobucket.com/image/4700pF%20x%201200v/AlameidaFilho/montagemn2.jpg seria a versão de 127v com o aterramento?? Mas no meu caso, a rede aqui em casa não tem aterramento e eu vou fazer a versão 127v sem aterramento.. mas dae eu tava vendo no esquema que é um pouco diferente.. não entendi muito bem, a trilha do meio nesse caso não é usada??

na questão das peças, vai menos do que nos outros, confere a lista pra mim fazendo um favor:

1 varistor tvr 20201

2 capacitores 4700pF x 1200V (classe Y)

1 capacitor 470mF x 630V (classe X)

1 resistor 470k 2w

1 fusível 4A

seriam esses os componentes??

se alguém mais entende do filtro de linha também poderia me ajudar..

obrigado a todos..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Mas no meu caso, a rede aqui em casa não tem aterramento e eu vou fazer a versão 127v sem aterramento.. mas dae eu tava vendo no esquema que é um pouco diferente.. não entendi muito bem, a trilha do meio nesse caso não é usada??

Não, pois ela é exatamente o aterramento que você não tem..

na questão das peças, vai menos do que nos outros, confere a lista pra mim fazendo um favor:

1 varistor tvr 20201

2 capacitores 4700pF x 1200V (classe Y)

1 capacitor 470mF x 630V (classe X)

1 resistor 470k 2w

1 fusível 4A

Exatamente, a não ser o capacitor de 470 que não é mF e sim nF de nano Farad..

Varistores de código 20201 são para 130 Volts, talvez uma tensão um pouco baixa, a qual a rede pode facilmente apresentar. Talvez o melhor fosse adotar algum varistor das séries 20221 de 140 Volts AC ou até mesmo o 20241 de 150 Volts...

Abraço...

• Curtir 1
Postado
Exatamente, a não ser o capacitor de 470 que não é mF e sim nF de nano Farad..

Varistores de código 20201 são para 130 Volts, talvez uma tensão um pouco baixa, a qual a rede pode facilmente apresentar. Talvez o melhor fosse adotar algum varistor das séries 20221 de 140 Volts AC ou até mesmo o 20241 de 150 Volts...

Abraço...

sim o capacitor é nF mesmo, eu que me enganei

também estava vendo em outro fórum este tutorial, e me interessei que tinha gente que colocava mais de um varistor, o que resultava em mais segurança.. gostaria de saber se posso colocar 3 varistores em paralelo, isso seria possível??

também queria saber a respeito dos núcleos toroidais (post acima) os meus são de 2,3cm de diâmetro externo x 0,9cm de largura x 0,5cm de espessura (original 2,7cm x 1,1cm x 0,55cm) retirei de umas fontes genéricas velhas que estavam jogadas aqui

o que eu queria saber é se eu posso usar, se sim, eu teria que utilizar um fio de bitola diferente, ou teria que dar algumas voltas a mais ou a menos?? Quantas voltas +ou-??

muito obrigado pela ajuda.. e me desculpe pelas centenas de perguntas :D

abraço.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
sim o capacitor é nF mesmo, eu que me enganei

também estava vendo em outro fórum este tutorial, e me interessei que tinha gente que colocava mais de um varistor, o que resultava em mais segurança.. gostaria de saber se posso colocar 3 varistores em paralelo, isso seria possível??

também queria saber a respeito dos núcleos toroidais (post acima) os meus são de 2,3cm de diâmetro externo x 0,9cm de largura x 0,5cm de espessura (original 2,7cm x 1,1cm x 0,55cm) retirei de umas fontes genéricas velhas que estavam jogadas aqui

o que eu queria saber é se eu posso usar, se sim, eu teria que utilizar um fio de bitola diferente, ou teria que dar algumas voltas a mais ou a menos?? Quantas voltas +ou-??

muito obrigado pela ajuda.. e me desculpe pelas centenas de perguntas :D

abraço.

Podes usar sim os núcleos, bem como o fio de outra bitola... Somente não vá usar um fio inadequado a corrente que passa por ai.. Quanto as voltas que deves dar com a nova bitola de fio e o novo núcleo, dê o máximo de voltas que te possa garantir a separação dos dois enrolamentos. Veja que haverá diferença de potencial da ordem da tensão da rede entre um e outro (110 ou 220 Volts).

Abraço...

• Curtir 1
Postado
Podes usar sim os núcleos, bem como o fio de outra bitola... Somente não vá usar um fio inadequado a corrente que passa por ai.. Quanto as voltas que deves dar com a nova bitola de fio e o novo núcleo, dê o máximo de voltas que te possa garantir a separação dos dois enrolamentos. Veja que haverá diferença de potencial da ordem da tensão da rede entre um e outro (110 ou 220 Volts).

Abraço...

bom, la onde eu trabalho eu faço bobinas para eletrificadores de cercas, e hoje de manhã dei uma olhada e tem fio de 20AWG, então poderia usar esse mesmo né?? E daí na hora de enrolar, dar o máximo de voltas desde que não encoste um no outro certo??

Na questão dos varistores poderia usar 3 em paralelos?? Usar os 3 20221 ou 20241??

muito obrigado..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
bom, la onde eu trabalho eu faço bobinas para eletrificadores de cercas, e hoje de manhã dei uma olhada e tem fio de 20AWG, então poderia usar esse mesmo né?? E daí na hora de enrolar, dar o máximo de voltas desde que não encoste um no outro certo??

Na questão dos varistores poderia usar 3 em paralelos?? Usar os 3 20221 ou 20241??

muito obrigado..

Varistores em paralelo..... Quando faço isso o faço com a devida segurança e também coloco uma proteção adicional para "sentir" a temperatura dos varistores e abrir o circuito caso ela aumente muito..

Veja ai a proteção que fiz para meu uso, por não achar varistor maior coloquei 4 em paralelo.

É muito interessante nessa hora se você puder catar varistores "casados" ou seja, com a tensão de disparo o mais aproximada possível.

Veja uma marcação nesses varistores dai... Isso é resultado do processo de casamento dos mesmos. Isso se faz medindo a corrente e a tensão em cima do varistor e anotando a tensão em que ele deixa passar uma corrente de digamos 1 mAmpere... Claro que é necessário que você tenha um variac para providenciar a variação de tensão AC..

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Varistoresemparalelo03.jpg

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Varistoresemparalelo01.jpg

Quanto aos fusíveis térmicos, também chamados de TCO, estão eletricamente em série com o paralelo dos varistores e sentem o calor dos mesmos. Sua temperatura de abertura é de cerca de 90º C...

Qualquer coisa entre 72ºC e 100ºC está muito bom...

Abraço..

• Curtir 1
Postado

vixx cara agora eu fiquei com um pouco de medo, mas posso então colocar uns 2 varistores, sem preocupações?? Não entendi o que são varistores "casados", seriam aqueles com a mesma numeração, exemplo 2 ou 3 varistores 20221

na questão das bobinas com o fio de 20 AWG quantas voltas seria o ideal??

muito obrigado pela ajuda..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
vixx cara agora eu fiquei com um pouco de medo, mas posso então colocar uns 2 varistores, sem preocupações?? Não entendi o que são varistores "casados", seriam aqueles com a mesma numeração, exemplo 2 ou 3 varistores 20221

na questão das bobinas com o fio de 20 AWG quantas voltas seria o ideal??

muito obrigado pela ajuda..

Varistores casados são aqueles que além de ter a mesma numeração, são comprados no mesmo momento, e, num teste que faça o mesmo beirar a condução, se pegue aqueles que passem a conduzir digamos 1 mili Ampere com as tensões mais próximas possíveis. Isso garantirá que os varistores operem em paralelo realmente, um ajudando o outro. Caso contrário, se descasados uns com relação aos outros, se comportarão como 4 diferentes varistores de tal modo que um deles, aquele de menor tensão de condução opere o tempo todo e somente seja exigido do segundo quando o primeiro der o que tem que dar, estragar, danificar..

Como a frequência que se quer eliminar é extremamente elevada, o indutor pode ter apenas algumas voltas, mas se ele tiver mais não haverá problema nenhum..

Abraço...

• Curtir 1
Postado

então faller acho que fiz cagada, hoje de manhã eu peguei o fio 20 AWG dae à tarde eu montei as bobinas, como os núcleos eram um pouco menores eu dei umas 5 voltas por cima do fio resultando em 21 voltas cada bobina, dae coloquei bastante fita durex para isolar e não ter perigo dos fios encostarem ta aí as fotos:

http://img35.imageshack.us/i/dsc00035gn.jpg/

http://img34.imageshack.us/i/dsc00039yn.jpg/

o que me diz ta bom assim?? Não tem problema do fio estar por cima??

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Não tem problema do fio estar por cima??

Absolutamente nenhum quando se trata do fio de um mesmo enrolamento..

O que pega prá capar, o que aumenta o risco é se passares um fio de um indutor por sobre o enrolamento do outro indutor (pois ai a diferença de potencial é máxima)..

Abraço..

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Senhores,

Desculpem por dar uma de "coveiro" e desenterrar este tópico tão antigo. O problema é que estou lendo este tópico somente agora e infelizmente os posts iniciais do Almeida Filho perderam as fotos por causa da inatividade na conta do photobucket.

Será que algum de vocês conseguiu salvar os posts iniciais com os diagramas, circuitos e procedimentos? vi que principalmente nas páginas 1 e 2 estão todos os esquemáticos e na página 2 até um passo a passo de como preparar a placa de cobre com fotos detalhadas.

Queria dar uma olhada nestas fotos que devem ser uma bela aula. Será que ainda tem jeito??

• Curtir 1
Postado

Djonatan,

Muito obrigado pelo esquemático!!! agora sim eu consigo proteger meus equipamentos do home theater e deixo o computer protector pro que atualmente está lá para proteger os equipamentos do quarto.

• Curtir 1
Postado

Perdoem a ignorância, eletrônica não é o meu forte!

Presado AlmeidaFilho

É sabido que a tensão RMS de 127V possui um valor de pico em cada amplitude raiz de 2 vezes o seu valor RMS... ou seja 179,6V. Se eu utilizar o varistor que você havia recomendado:

TVR 20201: Recomendado para rede 110 Volts:

Tensão RMS: ---------------------------- 130 Volts

Ele não iria "cortar" o valor de pico da senoide a partir de 130V? não seria melhor utilizar um varistor com um valor mais próximo de 180V??

Desde ja agradeço!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...