Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Faller tem como você simula aee no software da filter um filtro com 1 indutor duplo no modo comum de 550uH com Capacitor poliester de 200nF classe X2 de 250V, coloquei tb 2 capacitores de 4,7nF por 2kv classe Y entre F-T e N-T, pois foi um filtro que fiz por so ter esse material no momento! Tem como simula para mim?? Te mais valeu!

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Prezados Colegas.

Meu nome é Marcelo e trabalho com manutenção de computadores, meu conhecimento em eletrônica é básico.

Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês.

Há mais de 1 ano fiz meu filtro e estou muito satisfeito com ele. Que teoricamente funcionou por duas vezes (queimou o fusivel). Fiz o filtro conforme o projeto inicial com as seguintes modificações :

1 - Apenas coloquei fusível no fase. (Recomendação do Faller)

2 - Adicionei um LED + Diodo + Resistor 10W15KJ

Perguntas :

1 - Fiz conforme a versão original, mas vi que posteriormente foi adicionado um resistor entre o fase-neutro. Para que serve o resistor e vocês acham que devo colocá-lo no meu filtro ? Se sim qual o valor dele ?

2 - Em algumas fontes de computador tenho visto um esquema de filtragem (presumo eu) na entrada, pergunto se tal esquema tem alguma função relevante e se é interessante colocar em fontes que não tenham ?

Capacitor 470nf - 275vac - X2 (fase-neutro)

Capacitor 471K (fase-terra - neutro-terra)

Resistor (fase-neutro) Se o programa estiver certo e eu não me enganei nas cores o valor é de 970k (Dourado-Amarelo-Roxo-Branco) (se bem que o Roxo tá meio marrom !!!)

img1.jpg

img2.jpg

3 - Aqui em Recife tem havido maior incidência de raios, gostaria de fazer uma proteção para a linha telefônica com o uso de centelhador/varistor, recomendam algum esquema ? Se sim. quais os valores devo usar ?

Obrigado a todos !

Marcelo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Marcelo.. Ai vai um circuito de proteção de linha telefônica:

Proteocontrasurtosnalinhatelefnica.jpg

Olá Faller tem como você simula aee no software da filter um filtro com 1 indutor duplo no modo comum de 550uH com Capacitor poliester de 200nF classe X2 de 250V, coloquei tb 2 capacitores de 4,7nF por 2kv classe Y entre F-T e N-T, pois foi um filtro que fiz por so ter esse material no momento! Tem como simula para mim?? Te mais valeu!

Demorou mais apareceu..

Fltroljuniorrr.jpg

• Curtir 1
Postado

Aaee Faller valeu mesmo, pelo que vi o circuito que fiz da pra da uma boa filtrada, pois a atenuação da mesma ficou na media de seus 64db, pode de da uma opinião ja que você conhece e saber ler melhor o grafico! valeu aee mesmo!

• Curtir 1
Postado

Prezado Faller.

Obrigado pelo esquema do protetor telefônico, já encomendei as peças e assim que fizer posto aqui as imagens.

Sem querer encher o saco, mas já enchendo...Teria como você me dar alguma dica das minhas outras dúvidas do post anterior ?

Mais uma vez obrigado !

Marcelo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Perguntas :

1 - Fiz conforme a versão original, mas vi que posteriormente foi adicionado um resistor entre o fase-neutro. Para que serve o resistor e vocês acham que devo colocá-lo no meu filtro ? Se sim qual o valor dele ?

O resistor entre fase e neutro serve unicamente para descarregar o capacitor do filtro o que evitará algum choque (sequer danoso mas incômodo) se porventura tocasses nos pinos do plug depois de tirá-lo da tomada... Só isso..

Pode ser qualquer valor que não roube muita energia (acima de 100K) nem tampouco tome muito tempo para descarregar o capacitor (se maior que 1Mohms)

2 - Em algumas fontes de computador tenho visto um esquema de filtragem (presumo eu) na entrada, pergunto se tal esquema tem alguma função relevante e se é interessante colocar em fontes que não tenham ?

Esses filtros na entrada de uma fonte tem dupla função..

A principal delas é a de evitar a saída e consequente chance de irradiação, de radiofrequência derivada do chaveamento da fonte. Considere que uma fonte chaveada para PC opera em torno dos 50 kHz, de onda quadrada, com alta tensão (300 Volts) A capacidade de geração de harmônicos com essa forma de onda é muito grande. A disseminação desses harmônicos pela fiação elétrica vai causar problemas em outros equipamentos eletrônicos pendurados nessa rede elétrica, inclusive seu próprio PC.

É absolutamente normal acontecer com fontes genéricas (sem esses filtros) que o PC pendure, congele, resete, ou seja, do nada apresenta algum desses problemas dai. Podem ser derivados de ruído gerado pela fonte e inserido na rede elétrica..

Uma segunda função é a de evitar que ruídos elétricos e interferências de radiofrequência entrem na fonte, provindos da rede elétrica.

Colocar os mesmos em fontes que não os tenha, ao meu ver, nem chega a ser uma solução.. Solução mesmo é sair de perto, isolar, enterrar, explodir, submergir, essas fontes que nem se preocupam com esse fator primordial no projeto de uma boa fonte. Sabe lá a qualidade de seu projeto se nem esses filtros ela tem... Fuja das mesmas e não olhe para trás..

Um exemplo de fonte sem os componentes dedicados a filtragem..

Wisecase_Genericona.jpg

Veja que os componentes do filtro podem estar na placa de impresso (ou deveriam lá estar como nessa que mostrei) bem como podem estar dentro de blocos com filtros de linha, ou até mesmo, como esse por ti mostrado, pendurados no soquete de alimentação.

Bloco com filtro de linha AC

ACLineFilter-FiltrodelinhaAC.jpg

Muitas vezes as fontes tem ambos. Na entrada da rede AC, e na placa impressa também..

• Curtir 1
Postado
O resistor entre fase e neutro serve unicamente para descarregar o capacitor do filtro o que evitará algum choque (sequer danoso mas incômodo) se porventura tocasses nos pinos do plug depois de tirá-lo da tomada... Só isso..

Pode ser qualquer valor que não roube muita energia (acima de 100K) nem tampouco tome muito tempo para descarregar o capacitor (se maior que 1Mohms)

Aproveitando o assunto do resistor caso eu conheça a tensão aplicada e a resistência estaria correto dizer que ao aplicar-mos a fórmula P = V*V/R, a potência dissipada seria de P = 220² / 100*1000 = 0,484 Watts.

Quase um resistor de 100K x 1/2 W.

Eu devo levar em conta os picos de tensão? Pelo que vi com um pico de ~300V dará quase 1 Watt. Seria correto usar então um de 100K x 2 Watts se a tensão for 220 Volts ?

• Membro VIP
Postado
Aproveitando o assunto do resistor caso eu conheça a tensão aplicada e a resistência estaria correto dizer que ao aplicar-mos a fórmula P = V*V/R, a potência dissipada seria de P = 220² / 100*1000 = 0,484 Watts.

Quase um resistor de 100K x 1/2 W.

Eu devo levar em conta os picos de tensão? Pelo que vi com um pico de ~300V dará quase 1 Watt. Seria correto usar então um de 100K x 2 Watts se a tensão for 220 Volts ?

A fórmula está correta, seu cálculo está correto, para 220 Volts em um reistor de 100k a potência dissipada sera de 0,484 Watts..

Só a sua conclusão é que não está correta

Para 220 Volts: P = 220² / 100.000 = 0,484 => Usar um resistor de 100k x 0,5 Watts e deu...

Picos de tensão já estão levados em conta quando se fala em RMS..

Tensão RMS em AC é a tensão equivalente em CC para desenvolver uma potência equivalente..

Desse modo esqueça os picos... Se eles aquecem mais o resistor??? Sim.... Mas também tem todo um tempo em que a forma de onda está abaixo dos 220 Volts, onde o resistor dissipa menos e desse modo compensa... Um resistor de 100K submetido a tensão contínua de 220 Volts dissipará tanto quanto o mesmo resistor submetido a tensão AC de 220 Volts RMS.

• Curtir 1
Postado

Olá faller e amigos!

Estou lendo este tópico para montar meu filtro de linha, aprendi um monte, só com os ensinamentos do faller já dá para um principiante de eletrônica montar seu filtro (professor nota 10!!!), mas ainda tenho umas dúvidas:

A primeira é sobre associação de capacitores, do tipo X2 com um de tipo comum.

Como estou procurando os componentes de sucata, achei vários capacitores de 250v e de 630v e só um capacitor X2 (de 1uF, 250v), queria saber se posso fazer associação deste com os capacitores comuns, e se uso para isso o de 630v ou os de 250v (aqui a rede é 110v).

A segunda é sobre os indutores. Eu consegui de sucata de monitor, dois indutores duplos: um deu 10mH cada enrolamento e o outro 20mH cada, não sei se o de 20mH é um valor muito alto, qual é o melhor p/ eu usar...

Como para o segundo indutor, vou enrolar um toroide de uma fonte queimada, queria saber também que valor de indutância seria ideal, para usar com um destes dois indutores de monitor que eu consegui (e qual usar).

Agradeço se o faller ou alguém puder me responder!:)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
...Como estou procurando os componentes de sucata, achei vários capacitores de 250v e de 630v e só um capacitor X2 (de 1uF, 250v), queria saber se posso fazer associação deste com os capacitores comuns, e se uso para isso o de 630v ou os de 250v (aqui a rede é 110v).

A segunda é sobre os indutores. Eu consegui de sucata de monitor, dois indutores duplos: um deu 10mH cada enrolamento e o outro 20mH cada, não sei se o de 20mH é um valor muito alto, qual é o melhor p/ eu usar...

Como para o segundo indutor, vou enrolar um toroide de uma fonte queimada, queria saber também que valor de indutância seria ideal, para usar com um destes dois indutores de monitor que eu consegui (e qual usar).

Até vou reponder as duas perguntas com uma só resposta..

Um filtro de linha para atenuar ruídos na faixa de RF de um lado (600kHz para cima) e de outro lado deixar passar a freqência da rede elétrica, de 60 Hz, é extremamente tolerante com os valores..

Capacitores de 47nF a 1 uF x 250VAC e indutores de 500uH a 20 mH são bem vindos

Veja ai, se der para ver:

Extremosnosfiltros.jpg

Com elementos de baixo valor, tanto para capacitor quanto para indutor.

Com valores reduzidos de C e de L

C= 47nF

L=500uH

Atenuação em 60 Hz = 0,0000068 dB

Frequência de corte (atenuação de 3 dB) = 22,74 kHz

Atenuação em 500kHz = 53dB

Com valores elevados de C e de L

C= 1uF (21 vezes maior que o anterior)

L= 20mH (40 vezes maior que o anterior)

Atenuação em 60 Hz = 0,05 dB

Frequência de corte (atenuação de 3 dB) = 523 Hz

Atenuação em 500kHz = 112dB

Os pontos de extremo..

De um lado, com altos valores de C e L, que poderiam prejudicar a tensão AC de entrada, a atenuação de 0,05db em 60 Hz significa uma perda da ordem de 0,7 Volts em 127 Volts, ou seja nada...

De outro lado, com baixos valores de C e L, que poderiam não atenuar suficientemente o sinal interferente de alta frequência , a atenuação de 53dB em 500 kHz significa que algum sinal interferente vai estar com sua tensão cerca de 450 vezes menor na saída do filtro se comparada com o valor que se apresentou na entrada.. Ou seja, muito bom, maior nem necessita..

Use os valores que tens e não te preocupes com associações. Não é necessário

• Curtir 1
Postado

Obrigado, faller!

você, sem saber, esclareceu até outra duvida que eu tinha e não perguntei...se a atenuação em 60Hz tinha que ficar muito proximo do zero, pois fazendo a simulação no filter solutions, quanto maior fosse o valor do indutor mais eu tinha que aumentar o valor do capacitor para ficar próximo de zero em 60Hz. Vou fazer outras simulações para ver qual fica melhor.

valeu professor!!!

:D:D:D

• Curtir 1
Postado

Reparei que alguns esquemas de filtro usam apenas um indutor em modo comum.

Caso utilize-se apenas este indutor, se colocarmos um capacitor X antes do indutor, este capacitor conseguirá desviar ou retornar esse ruído vindo do fase? É possível fazer um filtro híbrido?

Pelo que entendi os ruídos de modo diferencial chegam pelo fase e são desviados pelo capacitor X para o neutro. O que passar pelo indutor é desviado pelo capacitor Y para o terra da rede, enquanto os de modo comum chegam pelo fase e neutro onde são cancelados dentro do indutor. O que sobrar destes ruídos, também serão eliminados pelos capacitores Y.

filtrohibrido.jpg

• Membro VIP
Postado
Reparei que alguns esquemas de filtro usam apenas um indutor em modo comum.

Caso utilize-se apenas este indutor, se colocarmos um capacitor X antes do indutor, este capacitor conseguirá desviar ou retornar esse ruído vindo do fase? É possível fazer um filtro híbrido?

Pelo que entendi os ruídos de modo diferencial chegam pelo fase e são desviados pelo capacitor X para o neutro. O que passar pelo indutor é desviado pelo capacitor Y para o terra da rede, enquanto os de modo comum chegam pelo fase e neutro onde são cancelados dentro do indutor. O que sobrar destes ruídos, também serão eliminados pelos capacitores Y.

filtrohibrido.jpg

Dedução correta.. É exatamente asim que se passa..

A adição de um capacitor Cx, sozinho, para agir como filtro no modo diferencial estabelece um filtro de primeira ordem, com uma atenuação típica de 3 dB por oitava. O filtro seguinte, para modo comum, é de segunda ordem, com atenuação de 6 dB por oitava. Funciona sim, é só uma questão de topologia e de ordem do filtro..

• Curtir 1
Postado

Não sei se estou certo, mas o valor do capacitor X influência muito na frequencia de corte. Pelos teste que fiz ali, quanto menor for o valor do Cx em "nanofarad" em menor frequencia se dará o corte.

• Membro VIP
Postado
Não sei se estou certo, mas o valor do capacitor X influência muito na frequencia de corte. Pelos teste que fiz ali, quanto menor for o valor do Cx em "nanofarad" em menor frequencia se dará o corte.

Essa sua descoberta vai revolucionar a física. Todo mundo, inclusive eu, pensa exatamente ao contrário.

Num filtro passa baixa, tanto maior o valor do capacitor menor será a frequência de corte..

• Curtir 1
Postado
Essa sua descoberta vai revolucionar a física. Todo mundo, inclusive eu, pensa exatamente ao contrário.

Num filtro passa baixa, tanto maior o valor do capacitor menor será a frequência de corte..

Viajei ao infinito! Ainda bem que não me custou nada! :P

• Membro VIP
Postado
Aham foi dai q tirei esse modelo ainda queria saber q fio ali é esse http://imageshack.us/photo/my-images/847/principalxq.jpg/

grata pela att.

Cara Lisandra...

Esse varistor ai está em série com um fusível térmico cuja função é protreção do mesmo. Veja ai ambos antes de se colocar o termocontrátil:

09_Preparaodovaristorprincipal.jpg

Esse conjunto deve ser ligado entre fase e neutro, independentemente de polaridade. Qualquer dos fios amarelos pode ir no fase ou no neutro.

Ai no caso ele está ligado ao fase..

• Curtir 1
Postado

Característica de alguns LED's. Pode ser útil para alguém.

53577227.jpg

Postado

Fiz um esquemático igual ao do faller onde mudei os valores de alguns componentes conforme a damanda das peças que consegui.

53971341.jpg

Usei apenas um varistor para o F-T e N-T, mas vou colocar mais 2.

O Centelhador infelizmente de momento apenas o bipolar.

Usei o capacitor do LED também da classe X2, já que tinha na Farnell.

Acredito que estejas correto as ligações entre varistores e TCO's.

Há alguma diferença em adotar o indutor de maior valor para o modo diferencial ou recomenda-se usá-lo para o outro modo?

Com boa vontade o dono de uma eletrônica me deu alguns indutores de fio 17 AWG. Por isso eu digo tente procurar antes de comprarem os núcleos para enrolarem. Lojas de informática devem ter zilhões.

Lista dos Componentes:

(farnell.com.br)

Varistor 275V "Epcos": http://www.farnellnewark.com.br/varistor151j275vacb72220s271k101,product,1004363,4154264.aspx

Capacitor X2 220nF "REVOX RIFA": http://www.farnellnewark.com.br/capacitor022uf275vx2phe840phe840md6220md13r06l2,product,1572153,4375544.aspx

Capacitor X2 1uF "REVOX RIFA": http://www.farnellnewark.com.br/capacitorx21ufphe820mf7100m,product,869508,4375544.aspx

Fusível de Ação Rápida 3.15A: http://www.farnellnewark.com.br/fusivelacaorapidvidro315a20x5mmmcf05g315a,product,1123176,4444615.aspx

Diodo 1N4007: http://www.farnellnewark.com.br/diodoretificador1000v1ado1n4007,product,18C8923,4442454.aspx

Centelhador a Gás 600V Bipolar: http://www.farnellnewark.com.br/supressortransienteagas600vdc5kaaxec600x,product,3043230,0.aspx

Resistor 1M/1W: http://www.farnellnewark.com.br/resistorfilmepr011m1w5230619753105,product,BRPH000005,0.aspx

Resistor 15K p/ LED Retângular: http://www.farnellnewark.com.br/resistorfilmepr0115k1w5230619753153,product,BRPH000016,0.aspx

(soldafria.com.br)

TCO 85ºC "Muito Barato": http://www.soldafria.com.br/fusivel-termico-85-graus-10a-p-3738.html

Capacitor Y1 4.7nF: http://www.soldafria.com.br/capacitor-disco-ceramico-y1-47nf-x-250vac-azul-4k747kpf472-p-3075.html

LED Retângular Vermelho: http://www.soldafria.com.br/led-retangular-vermelho-p-1515.html

Ainda não montei, se tiver algo errado me avisem.

Abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!