Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Resolvi adicionar alguns componentes ao filtro da BMI que mostrei na página anterior:

3 Varistores 1 Centelhador bipolar ( não encontrei o tripolar para 600V) e 2 TCO de 85°C por 10A.

O fusível que veio no filtro era de 10A comum troquei-o por outro comum, mas de 5A a tensão daqui é 220V.

img102701.jpg

Para melhorar a filtragem Capacitores Classe X2 de 100NF e Y1 4,7NF.Note que os capacitores classe y1 são bem grandinhos.

img102901.jpg

Placa de circuito já com varistor montado junto ao fusível térmico acondicionado em termoretrátil e centelhador a gas. O TCO está em linha com o fio fase(AMARELO) de modo que se romper corta a alimentação.

img101301.jpg

Corte feito na trilha do Fase:

img101401.jpg

Sanduíche de varistores que vão contra o terra.Há um TCO para proteger os varistores.

img101801.jpg

Visão interna com capacitores y1 já soldados e varistores já acondicionados em termoretrátil foi colado 2 camadas de fita de alta tensão do lado da trilha para prevenir um curto circuito com o gabinete que é metálico e o fio de alimentação do led foi soldado após o estágio de proteção de modo a se apagar caso o TCO que está em linha com fase queime. Não tenho certeza, mas acabei colocando 2 resistores de 1/2W por 220k em série para descarregar o capacitor, havia colocado apenas um, mas como notei um pequeno aquecimento no mesmo alterei o valor para 440k.

img104801.jpg

Filtro Pronto:

img104901.jpg

• Curtir 1
Postado

É isso mesmo. Vou fazer no filtro CTC que comprei mas ainda não tirei tempo para modificá-lo.

Uma modificação que eu faria futuramente seria aproveitar o

TCO como fusível mesmo. Se pegar fogo no varistor e romper o TCO, também irá romper a continuidade do fio fase.

img101801.jpg

Nesta sua imagem, basta colocar um fio na parte onde está protegida pelo espagete e dar continuidade no fio fase a partir deste ponto.

• Curtir 1
Postado
É isso mesmo. Vou fazer no filtro CTC que comprei mas ainda não tirei tempo para modificá-lo.

Uma modificação que eu faria futuramente seria aproveitar o

TCO como fusível mesmo. Se pegar fogo no varistor e romper o TCO, também irá romper a continuidade do fio fase.

img101801.jpg

Nesta sua imagem, basta colocar um fio na parte onde está protegida pelo espagete e dar continuidade no fio fase a partir deste ponto.

Essa modificação foi feita baseada no tópico do Faller:http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=42&t=232831&sid=6de2bed6a3f2da68ef5091766846d60f

Nesse imagem há um varistor entre neutro-terra e outro fase-terra.Se desse continuidade pro fase teria 2 TCO na linha de fase, mas pederia a proteção contra fogo no varistor entre neutro-terra pois teria que desliga a conexão dele com o TCO.

• Curtir 1
Postado

Não sei se tentei dizer de forma correta. O TCO ai neste caso é o que vai para o fio TERRA, ou seja, continuidade para a massa (TERRA). Resumindo uma perna do varistor 1 vai no fase e a perna do varistor 2 vai no neutro e as duas outras pontas ficam interligadas no TCO que dará continuidade a massa.

Eu quis me referir aos varistores FASE - NEUTRO, pois se o varistor for explodir o TCO vai abrir e impedir de pegar fogo, mas se não queimar o fusível, ainda poderá continuar entrando tensão pelo fase, já que o TCO só irá cortar a alimentação do varistor e não do circuito.

• Curtir 1
Postado
Eu quis me referir aos varistores FASE - NEUTRO, pois se o varistor for explodir o TCO vai abrir e impedir de pegar fogo, mas se não queimar o fusível, ainda poderá continuar entrando tensão pelo fase, já que o TCO só irá cortar a alimentação do varistor e não do circuito.

Na placa de circuito impresso foi feito um corte na trilha justamente para permitir que caso o TCO queime o fase seja cortado imediatamente.Quem faz a ligação de uma trilha a outra é o TCO, nesse caso nem o LED acenderia.

Täva vendo no filtro Clone F8 que tenho que na ligação dos varistores F-T e N-T o TCO foi colocado em série com o Terra, de modo que se ele romper a conexão com a massa também será perdida, mas nesse filtro BMI eu coloquei em paralelo com massa e em série com o MOV de modo a não interromper o Terra jamais, porém para saber se o TCO tá funcionando só abrindo mesmo.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Amigo faller, quando você ver o forum aqui, favor me diga uma coisa, ha possibilade de fazer um indutor para o filtro de linha reaproveitando a carcaça e um transformador com ferro doce ao invés de ferrite?? Sera que seria uma boa?? Pois ate acho q fica mais organizado para enrola e tudo mais e ate mais seguro! Ate breve abraços!!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Amigo faller, quando você ver o forum aqui, favor me diga uma coisa, ha possibilade de fazer um indutor para o filtro de linha reaproveitando a carcaça e um transformador com ferro doce ao invés de ferrite?? Sera que seria uma boa?? Pois ate acho q fica mais organizado para enrola e tudo mais e ate mais seguro! Ate breve abraços!!

Não vejo nenhum problema a não ser a questão do tamanho. Resolvido, equacionado ou entendido isso, não vejo nenhum problema..

• Curtir 1
Postado

tem como dar um up nas imagens do primeiro post, sumiram todas, dos outros foruns também.

Se tiver um pdf anexa no forum por gentileza.

Abraços

• Curtir 1
Postado
tem como dar um up nas imagens do primeiro post, sumiram todas, dos outros foruns também.

Se tiver um pdf anexa no forum por gentileza.

Abraços

Se for o projeto inicial do Almeida Filho neste site tem o mesmo projeto.

Fonte do Site: http://pc-casemod.blogspot.com/2008_08_17_archive.html

Mas te recomendo fazer um projeto mais atual melhorado pelo faller, pois contém outros detalhes antes não levantados. Nos posts atrás existem as imagens do segundo projeto.

Neste post está a última versão: http://forum.clubedohardware.com.br/protecao-filtro-linha/966531

• Curtir 1
Postado

caraca bixo, foi um orgasmo:wub: este segundo projeto. Muito bem pensado em colocar este voltimetro para acompanhar em tempo real a oscilação da rede.

Seria legal ter uma versão mais reduzida e 220V para algumas regiões, embora eu sei que é difícil fazer bivolt, mas alguns casos precisamos que nos acompanhe para outros lugares.

• Curtir 1
Postado

São poucas as mudanças necessárias para se fazer o filtro/proteção para a tensão de 220V.

Fusível vai de acordo com a sua demanda, mas que seja de ação rápida/ultra.

Um diodo 1N4004 suporta 1A por 400V enquanto o 1N4007 suporta 1A por 700V. Coloca tanto para 127V quanto para 220V o 1N4007 é super barato.

O centalhador pra 220V compra um de 470V até 600V. Aqui comprei na farnell centelhadores a gás da marca Epcos para 600V modelo bipolar, pois não tenho aterramento.

Os indutores é só enrolar ou retirar de boas fontes que hoje não servem mais. Vai numa casa de computadores e pede pra assistência te vender uns. A maioria dos caras guardam as fontes e nem usam os indutores.

O capacitor X2 por ser desta classe já suporta a tensão de 220V. Comprei na farnell 8 capacitores de 1uF, paguei 10 reais cada um. Comprei lá eu tive a sorte de chegar errado as peças em dobro, fui honesto ainda de avisar que chegou duas vezes mais do que o pedido todas as peças, mas nem me responderam (deve ser inviável querer de volta).

Os fusíveis térmicos tu compra na eletrônica soldafria por R$0.79 um de 85°C, quanto menor melhor, mas procurar por no máximo de 100°C.

O valor da relé realmente não sei.

E os varistores compra da marca Epcos para 275V, já que de 250V estaria ainda dentro da tolerância de 15% da tensão em 220V que pode chegar a 253V, embora se relate só começar a conduzir com tensão bem maior que isso.

O resistor do LED usei o mesmo de 1K5 por 1W em 220V também, mas troquei o capacitor X2 do LED de 330nF por 220nF. Neste projeto para 127V já se usa o de 220nF embora não seja da classe X2, optei por usar também desta classe.

Qualquer coisa é pergunta e já eras.

Link para algumas peças:

Capacitor Classe X2 1uF 275V - Por: R$ 10,62

Capacitor Classe X2 1uF 250V - Por: R$ 5,12

Supressor de Transiente a Gás 600VDC 5kA Ax - Por: R$ 8,68

Diodo Retificador 1N4007 - Por: R$ 0,06

Fusível Térmico 85°C - Por: R$ 0,79

Varistor 275V Epcos - Por: R$ 2,46

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
caraca bixo, foi um orgasmo:wub: este segundo projeto. Muito bem pensado em colocar este voltimetro para acompanhar em tempo real a oscilação da rede.

Seria legal ter uma versão mais reduzida e 220V para algumas regiões, embora eu sei que é difícil fazer bivolt, mas alguns casos precisamos que nos acompanhe para outros lugares.

Faça uma proteção para 220 volts e terás uma proteção bivolt... Todas do mercado, que são bivolt, são construídas desse modo..

Não entenda uma proteção como algum outro dispositivo qualquer..

Proteção é um elemento de limitação, de clamp, um elemento ceifador.. Ele entra em ação absorvendo surtos de tensão desde que esses surtos ultrapassem determinado patamar. Desse modo limite para não entrar em ação até o valor nominal de 220 Volts com alguma tolerância a maois e terás um elemento proteção bivolt. Correto???

Basicamente, naquele esquemático que fiz, trocar:

- Varistores adotar algum para valor de 250 ou 275 Volts

- Centelhador, subir para um mínimo de 400 Volts até 600 Volts

- Capacitores dos leds mudar para 100nF

- Relé mudar para valor apropriado ou dobrar o valor do resistor série com o mesmo..

Quanto a versão reduzida, o limitante é o espaço para as tomadas, por dentro os componentes, e, no meu caso, o pré requisito traçado de ser um dispositivo para se por sobre a mesa, e com toda a fiação por trás do mesmo. Chega de filtros de linha com aquela fiação toda sobre o mesmo e atirado no chão, juntando poeira.. Assim ficou muito mais clean..

• Curtir 1
Postado

Com certeza. Desta fonte você vai pode usar os indutores, os 2 capacitores X2 e se tiver aterramento os capacitores Y.

Se não me engano este indutores vão dar uma excelente indutância.

• Curtir 1
Postado

Não possuo aterramento :/ moro em apt 2º andar e nada de aterramento. Vou ver se construo dentro dessa extensão e por também a chave liga/desliga dela no mesmo. Segue foto:

669.jpg

Aliás, mudando de ideia, vou usar minha tartaruga da microsol pra fazer esse mod (só n sei como), segue as imagens:

20111017114300.jpg

20111017114242.jpg

20111017114231.jpg

• Curtir 1
Postado

Amigo faller tem como você me manda a config basica para simula o circuito no filter solution?? Pois estou com a versao free aqui! Ou tem como simula para mim um filtro de 2 ordem com capacitor de 100nF e um indutor duplo de 450uH ou 500uH para eu estuda como fica! Se possivel você de uma opinião tb! Ate breve! flws abraços!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Amigo faller tem como você me manda a config basica para simula o circuito no filter solution?? Pois estou com a versao free aqui! Ou tem como simula para mim um filtro de 2 ordem com capacitor de 100nF e um indutor duplo de 450uH ou 500uH para eu estuda como fica! Se possivel você de uma opinião tb! Ate breve! flws abraços!

Amigo... Infelizmente esse software não o tenho em meu note.. O mesmo está no desktop lá por Porto Alegre.. Só volto para lá em dezembro..

Sinto por agora não poder te ajudar..

Abraço..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
ok Faller sem bronca, mais pela sua exp em filtros, ficaria bom o filtro com esses componentes q eu citei?? Ate breve!

Revendo banco de imagens que tenho em nuvem, encontrei um filtro que é mais ou menos aquele que desejas..

Indutor de 425 uHenries e capacitor, não de 100nF mas sim de 300 nF (coloque três deles em paralelo). Veja ai que excelente filtro tens, com atenuação maior que 40dB acima e 100kHz (poucos fltros de mercado tem essas características ou melhores). Aquele sesistor de 40 Ohms não vai no filtro. Ele, na simulação, está ai representando uma carga que exige 127/40 = pouco mais de 3 Amperes ou 127x127/40 = 400 Watts de carregamento (seu PC + monitor etc...) Tampouco vai os resistores de 1 ohm, da entrada. Estão representando a resistência da rede elétrica..

Veja ai:

Filtrodesegundaordem.jpg

• Curtir 1
Postado

Amigo Faller so uma duvida, ja que esse circuito q estou fazendo e para uma linha so com fase e neutro, no caso sem terra, qual o melhor modo de enrolamento dos indutores para o circuito, modo comum ou diferencial?? Flws ate mais!

• Curtir 1
Postado

Ok faller valeu!! Logo mais posto as fotos do filtro que fiz!! No caso ha algum problema se eu liga o filtro antigo nesse novo?? Ja que nesse novo so ha uma tomada e o antigo possui 6!

• Curtir 1
Postado

eu tenho que comprar os componentes com exatamente as mesmas especificaçoes? pois estar sendo muito difícil achar com exatamentes as mesmas especificaçoes.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
eu tenho que comprar os componentes com exatamente as mesmas especificaçoes? pois estar sendo muito difícil achar com exatamentes as mesmas especificaçoes.

As especificações dos componentes podem ser diferentes sim, alguns com uma tolerância maior outros menor. Tem de ver caso a caso...

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...