Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre as novas tecnologias de gravação


Edvaldo

Posts recomendados

  • Membro VIP

Achei muito interessante essa notícia, principalmente para quem está pensando em adquirir uma filmadora.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/nyt/ultnot/2007/09/20/ult2965u70.jhtm

nyt.gif

20/09/2007 - 09h55

Cuidado com a filmadora sem fita David Pogue

The New York Times

Quando os "geeks" (pessoas com interesse extremado e talento por tecnologia, e especialmente informática) sentam-se para discutir com os filhos a respeito dos grandes ciclos da natureza, eles não conversam sobre nascimento e morte. Falam sobre a forma como os aparelhos pesados tornam-se menores com o passar do tempo, como os artefatos caros transformam-se em objetos de consumo de massa - e como os gravadores de fitas dão lugar aos dispositivos de gravação digital.

Geralmente a morte da fita é algo de positivo. Não são muitas as pessoas que vasculham as suas coleções de DVDs e sentem saudades da era das fitas VCR, ou sopesam os seus iPods e ficam pensando nostalgicamente na época das fitas de oito pistas e das fitas cassete.

Mas em se tratando das videocâmaras, o fim da fita é algo um pouco mais complicado.

A maioria das filmadoras ainda grava em fita - este é o último reduto desta tecnologia -, mas isso não perdurará por muito tempo. Segundo o NPD Group, as vendas de filmadoras de fita digital MiniDV estão despencando, tendo passado de cerca de metade do mercado no ano passado para apenas 31% neste ano. As camcorders que gravam em DVDs em miniatura (29%) ou pequenos discos rígidos (22%) estão a ponto de superar as filmadoras a fita.

O motivo, obviamente, é o "fator inconveniência". Neste momento você pode ter fitas acumuladas no armário, gravadas, mas nunca assistidas, simplesmente porque a tarefa de encontrar a fita certa e, a seguir, o trecho desejado, exige muito tempo e esforço. Você deve achar que, para quem possui uma filmadora de DVD, basta pegar o disco gravado durante as férias e inseri-lo no aparelho para a reprodução de imagens de DVD no televisor.

Talvez você ainda tenha esperança de um dia editar todas as suas fitas, transformando-as em uma única peça agradável, contendo as partes mais significativas. Afinal, tanto os Macs quanto os PCs com Windows vêm com programas que permitem ao usuário editar gravações em MiniDV e, a seguir, passar a obra-prima resultante para um DVD, ou passá-la para uma fita virgem com 100% da qualidade da imagem original.

Mas a realidade sempre acaba atrapalhando os nossos planos, e você finalmente vai desistindo da fantasia de realmente um dia editar aquelas pilhas de fitas. Enquanto isso, essas novas filmadoras sem fitas acabam com a tarefa ingrata de rebobinar para frente e para trás; você pode simplesmente saltar para qualquer imagem desejada. Quem poderia resistir a isso?

Na verdade, há diversos motivos a mais para que você resista à tentação, ou que pelo menos aguarde algum tempo.

A capacidade e o preço são dois desses motivos. Pouca gente percebe, por exemplo, que os discos miniatura exigidos pelas filmadoras de DVD registram apenas 15 minutos de vídeo. Estes discos custam cerca de US$ 3 cada, o que é um preço salgado em termos da hora de filmagem. Os novos discos de "duas camadas" armazenam 27 minutos, mas custam US$ 7 cada. Por outro lado, as fitas MiniDv ainda custam apenas US$ 3 e gravam 60 ou 90 minutos.

Os discos rígidos e os cartões de memória das filmadoras apresentam um problema diferente: assim que o disco ou o cartão fica cheio, a filmadora torna-se inútil até que você descarregue as imagens no seu computador (é claro que você pode comprar um cartão de memória adicional, mas a maioria das pessoas não pode se dar ao luxo de armazenar pilhas desses cartões).

A qualidade da imagem é outra coisa a ser levada em consideração. O sinal de vídeo na fita MiniDV proporciona cores, contraste e luminosidade excelentes. As câmeras MiniDV são tão boas que de vez em quando são utilizadas para programas de televisão ou mesmo filmes (como "Open Water" e "28 Days"). A qualidade da imagem das filmadoras de fita de alta definição, que também gravam fitas MiniDV, é ainda melhor.

Por outro lado, a maioria das câmaras sem fita armazena vídeos em uma variação de um formato chamado MPEG-2. O resultado é sem dúvida grosseiro quando comparado às imagens das MiniDV, contendo excesso de branco, tonalidades de negro enodoadas e granulações em todas as tonalidades intermediárias. E não são muitos os programa de edição que reconhecem o MPEG-2. Essa situação está melhorando. No ano passado, a Sony e a Panasonic desenvolveram um novo formato, expressamente para câmeras sem fita de alta definição, as chamadas AVCHD. Na câmera certa, e na opção de maior qualidade, a imagem da AVCHD é ótima (trata-se de um parente do formato usado pelos DVDs de alta definição Blu-ray).

Mas a AVCHD apresenta um tipo diferente de problema: é necessário um computador monstruoso para fazer edições.

Em tese, as câmeras sem fita deveriam ser as companheiras ideais dos programas de edição. Afinal, elas só armazenam um punhado de arquivos de computador. Você deveria ser capaz de copiá-los no seu computador em uma questão de segundos, em vez de reproduzí-los em tempo real a partir da videocâmara.

Na prática, a história não é assim tão simples. O formato AVCHD não foi elaborado para edição. Ele foi criado para armazenar uma grande quantidade de dados de vídeo no menor espaço possível. As suas imagens são altamente codificadas, e somente alguns poucos programas de edição podem lidar com isso. Entre eles estão as últimas versões do Sony Vegas, do Ulead VideoStudio, do Pinnacle Studio Plus e (para os computadores Mac) o iMovie e o Final Cut Pro.

Alguns desses programas, como os da Apple, funcionam por meio da conversão dos complicados arquivos AVCHD para um formato que eles sejam capazes de editar - e tal conversão pode ser enlouquecedoramente demorada; 60 minutos de vídeo AVCHD exigem mais de duas horas de preparativos para edição.

A maior parte dos programas para Windows, como o Pinnacle, é capaz de editar o AVCHD sem conversão; em vez disso, você experimentará pequenos atrasos cada vez que tentar reproduzir um clip ou aplicar uma transição.

Mas para editar o AVCHD de forma fluida em quaisquer desses programas, você necessitará de um computador sério e de grande capacidade. Para o iMovie '08, isso significa um Mac baseado em um processador Intel com pelo menos um gigabyte de RAM; para o Pinnacle, pelo menos 1.5 gigabytes de RAM, mais um chip Core 2 Duo de pelo menos 2.4 gigahertz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso ai, Mestre RobertoY...

Achei que tem tudo a ver com o que a gente sempre insiste aqui. Embora seja a "tecnologia" mais antiga das que estão no mercado, a MiniDV ainda vai ter uma boa sobrevida devido a várias características que as mais novas não possuem.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, boa noite!

Sou um novo membro de clube, residente em Lisboa, que tem como óbi o video. Por issi, li com muito interesse o texto com o título acima identificado que achei extremamente esclarecedor e muito bem elaborado.

Adquiri uma nova filmadora, a Sony HDR-SR7E, que grava em AVCHD. Para completá-la adquiri um computador com capacidades bastantes superiores às recomendadas pela Pinnacle Sys, a empresa que comercializa o Studio Ultimate, versão 11, com o qual edito o video. O que acontece é que a edição se torna praticamente impossível uma vez que o programa bloqueia pelos motivos mais distintos: quando o filme ultrapassa mais que os 20 minutos; quando se editam os títulos, quando se inserem as transições, etc. etc.

O que me impressiona é que os produtos são comercializados sem que haja o cuidado de associar-lhe ferramentas complementares adequadas para o seu manuseamento.

Sugeri à Sony Portugal que deveria comercializar o produto acompanhado de um software que possa materializar todas as capacidades da filmadora que comercializa. Ainda não obtive resposta!

Está à venda em Portugal um software da Sony (mas que pelos vistos a Sony Portuguesa não conhece!) quer é o Movie Studio+DVD.

Algum amigo me poderá indicar se o mesmo está preparado para a edição do AVCHD?

Obrigado

José M. Mendes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem vindo ao fórum José!!

Infelizmente a Pinnacle não é famosa pela estabilidade do Studio... Aliás, ele é um dos mais pesados dentre os editores avançados e mereceria uma maior atenção na minha opinião.

Eu não tenho conhecimento deste programa que você citou. Vamos ver se algum amigo poderá lhe ajudar melhor.

Quanto a estabilidade do Studio, tente se possível fazer uma instalação limpa no PC; talvez em uma partição separada, mas que contenha só o Windows e o Studio. Verifique se mesmo assim ocorrem os bloqueios.

Quando eu usava o Studio eu tinha um sistema instalado só com ele. Quando ia editar, bootava o pc escolhendo essa instalação especial. A máquina era bem limitada mas conseguia fazer boas edições mesmo com essa limitação.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá RedBeard,

Obrigado pela sua sugestão. Efectivamente, eu já trabalho em partições diferentes mas isso pouco adianta.

Fico atento a qualquer informação sobre o programa da Sony. Se, entretanto, receber alguma informação da própria Sony participá-la-ei.

Saudações

José M. Mendes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Produto: Vegas Movie Studio + DVD 7

Marca:Sony

:: Especificações do Produto

Um jeito divertido de criar os filmes da família

Criar e compartilhar filmes e slideshows nunca foi tão fácil. Vegas® Movie Studio™+DVD é um programa para edição e criação facilitada de filmes e DVDs, perpetuando seus momentos para sempre além de adicionar legendas e efeitos e criando trabalhos em vídeo em poucos minutos.

Crie seus próprios Filmes, Slideshows, Apresentações e muito mais

O programa Vegas Movie Studio+DVD torna a edição de vídeo fácil e divertida. Melhor de tudo, Vegas Movie Studio+DVD é um programa de edição de vídeo não destrutiva em tempo real. Não importa que mudanças você tenha feito em seu vídeo ou foto, seus arquivos originais nunca serão afetados,Vegas Movie Studio+DVD permite a liberdade de experimentar e divertir-se editando sem preocupar-se em cometer erros.

Aprenda com Tutoriais Incríveis

Os tutoriais integrados vão além de tudo o que você já viu em outros programas, pois são integrados ao software apenas clique em "Show Me How" para acessar uma ajuda interativa de 30 tópicos.

Criação de CDs e DVDs integrada

Use o programa incluído DVD Architect™ para criar DVDs profissionais. Adicione menus, menus e botões animados — da mesma forma dos DVDs profissionais de Hollywood.

Mais maneiras de compartilhar

Compartilhar suas criações de vídeo nunca foi tão fácil. Além da criação integrada de DVDs e CDs você também pode exportar filmes para outros formatos incluindo QuickTime® e Windows Media®.

Indicações:

Usuários de Camcordes DVD que queiram editar e finalizar DVDs com extrema facilidade

Características:

  • DVD Architect Studio 3
  • Importa de Camcorders DVD
  • Real-Time Audio e Video Event Reverse
  • sincronização e reparo de Audio/Video
  • Trimmer window
  • VST Effect e DirectX
  • ASIO Driver Support
  • Tape-Style
  • Edit Source Project
  • suporte a monitor externo DV
  • suporte a multiprocessamento

Requisitos Mínimos:

PC:

Windows® 2000/XP Home/Professional (Windows XP SP2 requerido para HDV)

processador 800 MHz (2.8 GHz recomendado para HDV)

200 MB hard-disk de espaço em disco para instalação

256 MB RAM (512 MB recomendado para HDV)

OHCI compatible i.LINK® connector*/IEEE-1394DV card para captura DV

placa de som compatível com Windows

drive de CD-ROM (para instalação)

CD-RW para gravação de CDs

DVD-RW para gravação de DVDs

Microsoft DirectX® 9.0c ou superior (incluído)

Microsoft .NET Framework 1.1 SP1 (incluído)

Internet Explorer 5.1 ou superior (incluído)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Caros amigos,

Tenho interesse em comprar uma câmera digital. Além da vontade, só me resta dúvidas e mais dúvidas.

Faço questão que seja full hd.

Agora as dúvidas: o nº de ccd influencia muito na qualidade? ou outras câmeras com apenas um ccd e outros recursos superam as de 3 ccd?

HDD ou miniDV? O hdd continua apresentando uma qualidade muito inferior de imagem ou isso já foi corrigido? O miniDV ainda vale a pena, principalmente por causa da dificuldade de se carregar as fitas?

Quando eu gravar as imagens (hdd ou miniDV) e quiser transferir para um dvd, perderei qualidade de imagem? Tenho uma TV LCD full hd, qual seria a melhor maneira de reproduzir a gravação para obter o máximo de qualidade?

Vejo vocês falando da edição das imagens, mas como faço para simplesmente gravar o que foi filmado para um DVD? Se não for editar e só for copiar preciso de um computador tão potente? Meu computador é um dual core, 1GB ram, com dvd-rw.

Para eu não perder qualidade de imagem tenho que gravar o que foi filmado em uma mídia blu-ray. Só quero filmar na melhor qualidade (full hd).

Comprarei a filmadora nos EUA e preciso me decidir logo, pois daqui 15 dias estarei lá. SOCORRO....

Grato,

David Fernandes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!