Ir ao conteúdo

Instalação de HDs SATA

Samuca123

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Apesar de estar estudando bastante a respeito de HDs SATA ainda estou encontrando dificuldades com relação a alguns pontos.

Estou montando (tentando montar...) meu novo computador. O último que montei foi a uns 3 anos utilizando dois HDs IDE e de lá para cá não montei mais nada portanto estou meio perdido, principalmente com relação aos HDs SATA.

A placa-mãe que vou usar é uma Asus P5VD2-VM e os HDs dois Samsung HD161HJ de 160 GB.

Não vou querer usar nada de RAID, apenas utilizar um HD para o sistema, programas, etc e o outro para dados em geral. Aqui vai a minha dúvida (entre muitas outras...):

Na página da Samsung referente a programas para os meus HDs encontram-se dois links para se baixar dois arquivos .exe, porém sem explicação nenhuma sobre o que vem a ser os mesmos, qual sua finalidade, ou seja, nada que esclareça o que são ou como devem ser utilizados.

O primeiro trata-se do arquivo

"20070620091729781_Hutil204.exe_For_FDD.exe" (tamanho 442KB)

e o segundo do arquivo

"20070810122915000_Hutil204.iso_For_CD_ROM_Drive.exe" (tamanho1.595KB)

O endereço da tal página onde se encontram esses arquivos é http://www.samsung.com/us/support/download/supportDown.do?model_nm=HD161HJ&mType=SW&vType=L

Pois bem, suponho (porém não estou certo) que esses arquivos (ou um deles) sejam os tais drivers SATA que vou ter que utilizar ao fazer a instalação do Windows quando aparecer a tal opção "aperte F6 para instalar drives de terceiros..." ou algo assim.

Será que é isso mesmo? Se for, qual dos dois é o correto? Ou será que vou ter que instalar os dois? Conforme eu disse anteriormente, estou bastante perdido com relação a isso.

Outra coisa que notei é que o tamanho do segundo arquivo acima mencionado, caso seja ele que eu tenha que utilizar, é muito grande para caber num disquete, e não sei se poderia usar dois disquetes para dividir o mesmo.

Por favor, preciso de ajuda. Estou pesquisando muito mas parece que a coisa fica cada vez mais complicada.

Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda.

Postado

Samuca123,

Creio que os 2 são para fazer uma formatação de baixo nível no HD, sendo que o primeiro é para ser copiado para um FDD (Floppy Disk Drive) e o segundo para um CD... se eu estiver certo, e creio estar, nada tem a ver com RAID ou drives de SATA... os drives para SATA estão associdados a placa-mãe... busque no site do fabricante dela...

Postado

Olá, Elmo

Valeu a dica, obrigado pela ajuda

Encontrei os tais drivers SATA para a minha placa-mãe na página da Asus.

O endereço é

http://support.asus.com/download/download_item.aspx?product=1&model=P5VD2-VM&SLanguage=en-us

O que achei estranho é ali se encontram quatro links para downloads porém todos os quatro referindo-se a Windows Vista 64 ou Windows Vista 32 - nada para Windows XP.

Será que os arquivos acima servem também para o XP - ou será que para ele não é necessário arquivo externo nenhum, ou seja, os drivers SATA já se encontrariam no CD de instalação da placa-mãe, sendo os HDs reconhecidos automaticamente? (Se é que existe essa possibilidade...)

Outra coisa estranha é que baixei os quatro arquivos referentes aos quatro links, cada um deles em uma pasta dedicada, e depois de descompactados todos os quatro arquivos tem exatamente o mesmo tamanho e, até onde constatei, também o mesmo conteúdo. Tudo leva a crer que se tratam do mesmo arquivo.

E uma dúvida final: os tais dos arquivos unzipados tem quase 10 MB, resultam em uma pasta nomeada VIA com 60 arquivos e 11 subpastas - impossível de se colocar em um disquete. Como vou poder usar um disquete para instalação desses arquivos?

Obrigado novamente e espero que possa me ajudar com mais essas dúvidas.

Um grande abraço

Postado

Samuca123,

Os drives SATA são para se fazer RAID... as placas mãe reconhecem, de forma nativa, os HD SATA... ao certo, o XP+SP2 instala sem necessitar de drives... observe o que diz a mensagem do programa de instalação do XP... "APERTE F6 PARA INSTALAR DRIVES RAID DE TERCEIROS"... ela não diz para instalar "SATA" e sim "RAID"... portanto, sua placa mãe deverá funcionar com o HD SATA sem precisar de drives...

Dei uma olhada no link que você postou, mas somente dá para acessar tal página, sem erro, navegando da posição anterior, ou seja, da página inicial do site da asus... de qualquer forma, tem somente os drives para RAID... inclusive para o XP !!!

você já montou o micro e tentou instalar o XP ??? deu erro ???

Postado

Olá, Elmo

Não, ainda não montei o micro, estou com os componentes comprados mas ainda nem iniciei a montagem, o XP que montei é outro computador que uso e está aqui a meu lado, mas como eu já disse foi a muito tempo. Para esse que vou montar agora acho vou comprar o Windows Vista.

Não sei o que aconteceu com o link da página de downloads da P5VD2-VM, peguei esse link clicando com o botão direito na página de resultado de pesquisa sobre essa placa. Dei uma clicada agora e também não funcionou, mas aí copiei o endereço inteiro que tenho anotado (sem as reticências) e funcionou, e agora quando clico nesse link aí em cima, funciona. Vai entender... De qualquer maneira vai aqui o endereço novamente como texto:

http://support.asus.com/download/download_item.aspx?product=1&model=P5VD2-VM&SLanguage=en-us

Na tal página tem links para vários downloadas referentes à P5VD2-VM, mas os arquivos que mencionei lá aparecem como SATA mesmo e os seus nomes são:

"PATA_SATA_IDE_VIA160A_Vista.zip" e "VIA_106A_VISTA.zip"

Como eu mencionei, esses dois arquivos, depois de unzipados, geram cada um deles uma pasta chamada VIA com várias sub-pastas e arquivos, porém os conteúdos dessas duas pastas VIA parecem ser idênticos. Tem exatamente o mesmo tamanho total e exatamente o mesmo número de sub-pastas e arquivos. Ou seja: os dois arquivos zip acima geram a mesma coisa - pelo menos é o que parece.

Na tal página de downloads tem também um link para se baixar os RAID. São outros arquivos diferentes dos acima mencionados, e tem vários links se baixar para várias versões do RAID, para Windows Vista, Windows XP, Windows 2003, etc. A maioria desses arquivos também são muito grandes, alguns com 6 MB ou mais - ou seja, em disquete não cabem.

Acho que a solução vai ser ler o máximo possível (já estou fazendo isso) e ir montando na medida do possível, procurando solucionar eventuais problemas à medida em que forem surgindo. Vou baixar os drivers RAID e ver na prática como é que posso utilizá-los.

De qualquer maneira só vou iniciar a montagem no final da semana que vem pois comprei um testador de terra para checar como estão minhas instalações (tenho vários aparelhos eletrônicos ligados e nunca testei esse terra) e só deve chegar a semana que vem, mas tempo mesmo acho que só terei no final de semana.

Caso consiga abrir a tal página de downloads e houver alguma dica adicional que possa me dar agradeço antecipadamente.

Mais uma vez obrigado por tudo.

Postado

Samuca123,

Eu consegui acessar a página... apenas que não foi pelo link que você postou... mas isso não importa... os drives que tem lá e que você baixou são para RAID... se você não vai utilizar RAID, não precisa deles... para SATA como HD normal, não precisa e não tem drives especiais, pois sua placa reconhece SATA de forma nativa...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...