Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acender LED quando termina de Carregar


Gabriel-Kun

Posts recomendados

E ai galera...sou eu de novo!

Eu acho que deve ser coisa simples, mas não estou conseguindo(meu conhecimento em eletrônica ainda é pouco, mas estou estudando).

É o seguinte...fiz uma pequeno carregador para o meu MP4, ele foi feito para ligar no acendedor de cigarros do carro, até ai tudo bem, o meu MP4 quando esta com a carga completa ele tipo que abre o circuito, não puxa mais corrente, pois bem, gostaria de por um LED para que quando ele terminasse de carregar este LED acensdesse, será que deu para entender??

O circuito que montei é este, não sei se é o mais apropriado, mais esta funcionando muito bem.

Carregador de Dispositivos USB

CarregadordeDispositivosUSB.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse seu led atual liga no momento que você alimenta com 12 Volts e não apaga mais...

Estou sem o editor e então tive que te enviar assim mesmo, um circuito feito na mão. Ai vai:

Indicador.jpg

Veja que a única peça que falta determinar é o resistor que vai em série com a alimentação, alí onde circula Imáx.. Não o fiz pois não sei a máxima corrente demandada na carga...

A fórmula é R = 4/Imáx. Esse é o valor do resistor...

Veja que ao circular a corrente de carga estabelece em cima desse resistor uma tensão de 3 a 4 Volts, se o dimensionamento estiver correto... Isso faz com que o transistor sature, curto circuitando o led. Ao terminar a carga, segundo você, não mais circula corrente, e ai o transistor corta e o led acende via resistor de 620R.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...