Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acender LED quando termina de Carregar


Gabriel-Kun

Posts recomendados

E ai galera...sou eu de novo!

Eu acho que deve ser coisa simples, mas não estou conseguindo(meu conhecimento em eletrônica ainda é pouco, mas estou estudando).

É o seguinte...fiz uma pequeno carregador para o meu MP4, ele foi feito para ligar no acendedor de cigarros do carro, até ai tudo bem, o meu MP4 quando esta com a carga completa ele tipo que abre o circuito, não puxa mais corrente, pois bem, gostaria de por um LED para que quando ele terminasse de carregar este LED acensdesse, será que deu para entender??

O circuito que montei é este, não sei se é o mais apropriado, mais esta funcionando muito bem.

Carregador de Dispositivos USB

CarregadordeDispositivosUSB.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse seu led atual liga no momento que você alimenta com 12 Volts e não apaga mais...

Estou sem o editor e então tive que te enviar assim mesmo, um circuito feito na mão. Ai vai:

Indicador.jpg

Veja que a única peça que falta determinar é o resistor que vai em série com a alimentação, alí onde circula Imáx.. Não o fiz pois não sei a máxima corrente demandada na carga...

A fórmula é R = 4/Imáx. Esse é o valor do resistor...

Veja que ao circular a corrente de carga estabelece em cima desse resistor uma tensão de 3 a 4 Volts, se o dimensionamento estiver correto... Isso faz com que o transistor sature, curto circuitando o led. Ao terminar a carga, segundo você, não mais circula corrente, e ai o transistor corta e o led acende via resistor de 620R.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Surgiu uma dúvida sobre este circuito...é que o resistor que vai em série com a alimentação, que vai para o 7805, esta esquentando muuuito, já o 7805 que tem um dissipador de calor, não esquenta nada. Não teria jeito de fazer este resistor ficar do lado da saida dos 7805, ou algum outro jeito que não esquente o resistor, é porque antes esquentar o 7805 que esta com dissiador do que o resistor, eu medi a corrente do MP4 e ele puxa 300mA quando esta carregando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então o correto é colocar ali um resistor de 10 ohms por 1 ou 2 Watts. Se colocaste um resistor normal de 1/4 de watt é por isso que ele está esquentando... Devias ter calculado, veja como é fácill

R= 3/Imax R= 3/0,3 = 10 ohms

Potência = P = I x I x R = 0,3 x 0,3 x 10 = 0,9 Watts => 1 ou 2 Watts...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Diminua a tensão necessária para apagar o LED de 3V para 0,3V. Para isto use um 741. O circuito ficará mais preciso e com o mesmo número de componentes.

Assim, R=0,3V/0,3A= 1R

P=0,3 x 0,3 x 1 = 0,09W. Resistor de 1/4 serve.

Com o uso do trimpot, que pode ter qualquer valor, você regula para o ponto que quiser.

Como o circuito precisa de tensão estabilizada, ligue depois do 7805. Observe que você pode até diminuir mais o resistor e com isto também a queda de tensão sobre ele.

Para ficar mais fácil regular, coloque mais um resistor de +- 5 vezes o valor do trimpot no lado que vai ao - en série com este trimpot.

2007-10-30_071647.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

olá pessoal,

sou novo por aqui e entendo quase nada de eletronica..

quem puder me ajudar, por gentileza ajude..

Meu problema é simples mas gostaria de resolve-lo logo.

MMoro numa REP q tem um telefone no meu quarto (com fio) e um sem fio na sala..As vezes acontece de eu estar usando e outros caras ligarem o sem fio, atrapalhando a minha conversa...As vezes acontece o contrario tb, eles estão usando e eu tiro o meu do gancho atrapalhando a conversa deles...Pensei numa solução simples q seria instalar um led q acenderia num dos ramais caso o outro estivesse em uso e vice-versa. Sei q quando se tira um tel do gancho ocorre uma queda de tensão mas não faço ideia de quanto seja essa queda q tb nao imagino como seria um circuito q desse certo..Agradeço o interesse em me ajudar. Estou no último ano de eng. mecânica, gosto de eletronica mas nao manjo muito...caso possa ajudar algum de vocês com o q sei ficarei feliz.. abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!