Ir ao conteúdo

Lampada de plasma/globo d plasma

poletto

Posts recomendados

Postado

olá gentes do forum, tava fussano na net e quero montar um brinquedinho indicad no link:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_05.asp

03_05_01.gif

mas tenho algumas duvidas:

o que é essa lampada de néon?? (NE-2)

aquele capacitor de 1 a 8 mf, é melhor ele ser de menor (1) ou maior (8) valor??

o fusivel tem que ser com retardo??

existe algum substituto para o MCR-106??

eu tenho vários fly's aqui em casa, daqueles de monitor, selados com tudo embutido, como faço p/ achar o enrolamento primário??, posso acreditar que o secundário é o unico que tem continuidade com a chupeta?? se não como descobrir o primario e o secundário???

Postado

Olá,deixa ver se posso ajudar em algo.

A lâmpada nêon ,é essas geralmente usada nestas chaves teste.

O Eletrolítico,pode usar nesta faixa,dele dependerá o efeito final,(de acordo com o fly empregado.

O fusível é de retardo.

Quanto ao primário do fly,tu tem que fazer ,enrolando no ferrite.

O str,tem que ver datashet,mas aconselho usar este mesmo.

E o poliéster:471=470pf.

valeu,boa sorte.

Postado

então dxa eu v se eu entendi, eu enrolo umas ''x'' espiras do lado externo do fly no ferrite q ta pra fora(aquele ferrinho q segura o ferite pod dar problema??), esse vai ser o primário, dai eu ligo a xupeta do fly ao invés de ligar as pernas dai eu aproximo o fio da entrada do secundário das pernas e eu acho o secundário, é isso??, qual seria o numero ideal ''x'' de espiras do primário??, e que tipo é esse de lampada neon q você falo?? nunca ouvi falar..., o diodo posso por um 1n4007??, uma lampada incandecente queimada substituiria essa neon?

Postado

O diodo do projeto é 1n4007,quanto a lampâda neon esquece ,não bota ela nem fúsível,por enquanto,tú tem que montar de acordo com as peças que possui.bom quanto ao ferrite a presilha tem que ficar .E a lâmpada queimada substuiria sim.Mas antes tu tens que ver se consequiu alta na saída do fly!Isto é um experimento de sucata.

Postado

aqui, ta **** de axar esse componentes, principalmente resistores, então será q alguem acha possivel usar um 555 e 1 triac pra chavear o primário, ou mesmo 1 circuito original de 1 monitor??

• 9 meses depois...
Postado

Oi Boa tarde. Bom gente to tentando arrumar meu Globo de Plasma. A Bola no centro ( preenchida com farpas de grafite) Essas farpas queimaram e o globo não quer dar mais aqueles raios o que eu faço? Alguém pode me ajudar.

Será que são as farpas mesmo ou ou será q é problema elétrico?

Obrigado

Quem puder ajudar por favor mande um e-mail

[email protected]

:confused:

• 5 meses depois...
Postado

Eu já liguei uma lãmpada queimada de 150W (q tem o bulbo maior q o convencional) a um fly-back de tv e o efeito é realmente bacana, devido o gás que se ioniza no interior da lampada. Lampadas incandescentes costumam ter argõnio em seu interior. Na verdade no interior da lampada só é preciso ter vácuo (ausencia total de oxigenio) para se evitar oxireduçao(tá certo?) do seu filamento, q se queimaria rapidamente. porém, para se ter um vácuo desses, o vidro da lampada teria q ser muito espesso, como nos TRC (tubo da TV). Então colocam um gás neutro (gás raro) em seu interior para se aumentar um pouco a pressao, permitindo q o vidro do bulbo seja 'fininho'.

Postado
esta lampada queimada seria a incandesemte ??

desculpe a iginoramcia mas o que seria bulbo ??

valeu

O vidro que protege o filamento(a parte que tu segura pra encaixa-la no suporte) da lâmpada incandescente.

Postado

Bom sou novo aqui , não sei se estou fazendo certo as perguntas mas vamos lá como faço para achar o primario do FlayBlak e como ligar ele no primeiro circuito que foi postado e outra coisa eu como eu ligo a lampada queimada em que lugar eu ligo ela Obrigado ....

• Membro VIP
Postado
Bom sou novo aqui , não sei se estou fazendo certo as perguntas mas vamos lá como faço para achar o primario do FlayBlak e como ligar ele no primeiro circuito que foi postado e outra coisa eu como eu ligo a lampada queimada em que lugar eu ligo ela Obrigado ....

Acho que assim dá pra entender melhor, usando vírgulas e pontos.

Bom, sou novo aqui... não sei se estou fazendo certo as perguntas, mas vamos lá...

Como faço para achar o primário do fly-back?

Como ligar ele no primeiro circuito que foi postado?

E como eu ligo a lâmpada queimada...em que lugar ?

Postado

tonicomorato

Seja bem vindo ao fórum!

Sobre o primeiro esquema postado, veja a imagem:

03_05_02.gif

Esta imagem eu retirei do site feira de ciências, no mesmo link onde está o esquema em si.

Repare que o primário consiste em um enrolamento que você mesmo vai fazer no núcleo de ferrite do fly-back.

As duas pontas desse primário você vai conectar no teu circuito.

O fly-back possui vários fios que saem dele: um é o da saída de MAT (Muito Alta Tensão) que você vai ligar na lâmpada. É fácil identificá-lo, pois ele possui uma ventosa de borracha na sua ponta:

flyback.jpg

No caso, você retira a tal ventosa da ponta do fio e conecta o fio na parte metálica da lâmpada.

Só tome muito cuidado, pois os outros fios do fly-back também estarão energizados durante o funcionamento do circuito!

Postado

Já vou adiantando que eu montei um circuito destes, tendo como base dois transistores 2N3055. O efeito com a lâmpada não deu certo, nem parecido com um globo de plasma. Só sai a chispa (arco voltaico) quando eu aproximo o cabo do flyback (saída de MAT) ao terra do mesmo. :(

Postado

Cuidado eim... eu montei um destes geradores com fly-backs para a feira de ciencias da escola, quando eu coloquei uma fonte mais forte para uma faisca maior o fio escorregou e encostou em mim, resultado tomei um baita choque e não foi nada agradavel...

Alias aproveitando isso alguem sabe os resultados da alta tensão no corpo humano?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...