Ir ao conteúdo

Ajudem-me Pelo Amor De Deus Com Esse Raid!!!

Attumsp

Posts recomendados

Postado

Olá galera do CdH!!!

Estou tendo um SUPER problema... eu montei um RAID para usar com meu dia-a-dia, e sempre me comentaram dos riscos que eu poderia correr de perder os dados...

Pouco me importei para isso, mas infelizmente esse dia chegou, não sei se perdi os dados, mas a HD não colabora...

Eu montei um sistema de RAID utilizando uma Barracuda de 80GB 7200 RPM e uma Maxtor de 80GB também, ambas IDE na controladora Promise FastTrack 378.. Funcionavam em perfeita harmonia até que descobri que minha fonte era genérica (Leadership Gamer SAFADA)...

De uns dias pra cá minha hd maxtor (do raid) ficava desligando e ligando, mas isso não era tão constante, eu tinha certeza que era fonte porque ela desligava e ligava em instantes... nem chegava a parar completamente o disco e ligava novamente... Mas sempre funcionou perfeitamente...

Ontem eu deixei fazendo uns downloads, e subi para comer... quando voltei ouvi minha HD dando esses piripaques de desligar e ligar sucessivamente... mas com o sistema rodando, travava e voltava... mandei desligar a máquina...

Fui ligar novamente e ela simplesmente não sai da tela do windows na hora de carregar o sistema!!! Notei aqui que a maxtor fica piscando a luz (na própria HD) como se estivesse lendo normal e do nada ela fica acesa, apaga e o sistema trava....

Coloquei outra HD de 40 GB fora do RAID (mas com o LINE montado), desliguei o RAID e instalei um sistema para tentar fazer um chkdsk para salvar meus arquivos e retirar essa HD problemática do PC ou comprar outras 2 de confiança para remontar o RAID novamente... Ficou assim: Um sistema de raid com 2 HD's de 80 em modo 0, 1 HD Barracuda de 40GB no IDE0 e um gravador de DVD no IDE1...

Quando o outro sistema vai iniciar, ele inicia normalmente, mas quando eu desligo a máquina, ligo as HD's do RAID e inicio novamente o sistema da HD de 40 simplesmente trava no boot e aparece uma tela azul falando MACHINE_CHECK_EXCEPTION, e não sai dali... tentei modo de segurança, restauração de serviços e blá blá blá...

Coloquei o CD de instalação do windows para ver se conseguia entrar no console de recuperação e dar um CHKDSK.. Aperto f6 normalmente, boto o disquete do driver da controladora RAID para ele iniciar, e simplesmente abro como de costume a tela de setup do windows XP no cd! "Bem vindo ao windows XP, Para instalar o windows XP agora pressione ENTER; Para recuperar uma instalação utilizando o console de recuperação pressione R"

Pressionei o R e ele faz a verificação nos discos... quando ele vai verifiar o RAID (Verificando 154023MB em HD0 em fxArray) o computador simplesmente trava como se fosse no boot da HD de 40, acontece o mesmo erro com o mesmo código "MACHINE CHECK EXCEPTION"...

Pelo amor de Deus: Fotos de família, músicas de toneladas (uns 60 GB), Arquivos de trabalho, programas raros e etc estão dentro desse RAID sem backup! eu ia fazer isso semana que vem mas esse problema veio quando menos poderia vir!!!

Ajudem-me! O que posso fazer???? Preciso ter acesso ou pelo menos tentar arrumar isso!

Abraços!

Postado

Pois é, o RAID te dá um incremento de velocidade, mas isso é útil quando se trabalha constantemente com arquivos enormes (cad, design grafico, animações graficas) ou com gravações multiplas de pequenos arquivos (no caso de servidores).

Para usuários caseiros que usam programas mais comuns como word, excel, fotos, etc o RAID não tem uma vantagem tão grande e se torna desvatajoso por causa do risco de perder dados.

No seu caso um HD que tinah metade dos dados foi pro saco, a menos que consiga recuperar os dados e fazer uma clonagem para outro igual, acho que seus dados se foram.

A menos que queira pagar uns 500,00 R$ ou mais a uma empresa de recuperação de dados, mas aí teria que pesar se é vantagem, se os dados que tem lá dentro são tão importantes assim.

No fim das contas esse RAID acabou saindo caro, na minha humilde opinião acho RAID um modismo apenas.....boa sorte espero que recupere seus dados.

Postado

Pois é, mas é que eu faço tudo no PC, inclusive edição de vídeo com o Premiere, aí coloquei o RAID para evitar esses gargalos... Mas tinha uma HD de 120 GB que eu tirei porque não era minha, e eu passei a gravar tudo no RAID...

Eu gostaria de saber como clonar essa HD que deu problema, como posso fazer isso e se é viável...

Creio que não perdi os arquivos porque o sistema começa o boot, lê até um certo ponto e para...

Acho que se tivesse perdido tudo ele nem ia dar sinal...

vamos ver.. obrigado pela atenção...

Quem puder ajudar mais agradeço, estou desesperado!!!

Postado

Attumsp,

A salvação obtemos com muita reza e oração, fazendo o bem sem olhar a quem, sermos um monte de ítens bons e nada ruim... essa é o caminho da verdade e da vida... podes crer...

Mas, a salvação do seu HD está difícil... sugiro testar sua fasttrack... sugiro colocar o seu HD de 40 com ela, sem os 2 HDs, e instalar os respectivos drives... espetar os 2 HD e ajustar a BIOS para dar o boot pelo HD de 40... quem sabe se assim você consegue acessar os seus arquivos...

A outra solução é contatar uma boa empresa e pagar uma montanha de dindin para eles tentarem recuperar alguma coisa...

Por outro lado, essa confusão toda mantendo sua fonte, é sinal de mais problemas...

Postado

Fonte já troquei!!!

Graças a Deus a HD parou de desligar^_^... Porém estou agora com esse rolo aí!!!

Me falaram uma coisa que até tem lógica: O Linux :o-> reconhece a partição numa boa mas costuma ser mais estável para acessar...

Hoje eu liguei a HD de 40 com o windows XP x64 instalado... remontei o array do RAID, desinstalei o driver da fasttrack no windows da HD de 40, reabilitei a controladora pela bios, inicei normalmente, ele instalou perfeitamente com o windows rodando, mas na hora de montar a HD ele trava... simplesmente congela... a Luz dela fica acesa, e apaga e pimba :( -> ou dá erro 0x00000124 ou dá erro 0x0000009c, ambos relacionados com erro de hardware...

Será que existe algum programa que rode em DOS que reconheça minha controladora e faça o serviço? Creio que os arquivos estão lá! O windows que ta instalado no RAID em modo de segurança começa a carregar e ler os arquivos direitinho, mas aí para do nada e fica travado no boot.... (_(

Agradeço a resposta... Mas isso aí já tentei, a controladora está perfeita... Existe algo que eu possa fazer? do tipo tirar a HD que eu sei que está com problema e fazer algum tipo de check-up com algum sistema direto no IDE dela?:unsure:

Espero não ter perdido nada mesmo!!!

Abraços!:lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!