Ir ao conteúdo

IMPORT dando erro no java

RED ICE

Posts recomendados

Postado

estou usando o compilador bluej e fiz da seguinte forma:

abri o compilador escolhi novo projeto > nova classe > dei o nome de MeuPrograma,

e colei o seguinte codigo no editor de texto do copilador:

import java.util.Scanner;
public class MeuPrograma {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Meu Primeiro Programa");
}
}

mas o compilador para na primeira linha e da a seguinte mensagem de erro:

canot resolve symbol - class scanner

(OBS.: sei que neste codigo a biblioteca Scanner não esta sendo usada... mas postei este codigo apenas como exemplo, pois em outros codigos que estou fazendo utilizarei a Scanner... mas o ero apresentado é o mesmo)

Postado

pesquisando melhor acho que descobri a logica deste eimport (import java.util.Scanner;)

IMPORT = IMPORTAR

JAVA = DIRETORIO

UTIL = DIRETORIO

SCANNER = BIBLIOTECA

O Problema acho que se deve por não haver nenhum arquivo chamado scanner nestes diretorios (java.util)...

mas por que este arquivo não está lá??? peguei o JRE no site da sun...

será que instalei errado??? será que na minha versão este comando é diferente???

Postado

//TESTADO...

definitivamente o erro não é do comando import, e sim provavelmente a falta do arquivo...pois tentei importar outra biblioteca. e deu certo...

porque será que não tem este arquivo na pasra do JRE??? será que devo usar outro???

(LEMBRANDO QUE ESTOU EM FASE DE APRENDIZADO EM JAVA... O QUE ESTOU TENTANDO FAZER NO MOMENTO É LER DADOS DIGITADOS PELO USUÁRIO E ESCREVER NA TELA...)

Postado

Qual versao do JDK você está usando? Essa classe só tem a partir da 1.5

Você está compilando na unha (javac) ou usando algum IDE?

JP

Postado

estou usando o tal do J2SE (acho que so encontrei no site da sun a versão 1.4

e compilador BLUE-J e windows XP

tem alguma outra biblioteca que possa ser usada para este tipo de coisa (entrada de dados via teclado e saida de frases na tela tipo readln e writeln do pascal)???

este tal de javac... onde pego de uma fonte segura?

Postado

Então é bem esse o problema. Esse java.util.Scanner é do 1.5 (ou 5).

O Java 5 está em http://java.sun.com/j2se/1.5 (ou direto o link de download)

BlueJ é o IDE. O compilador é o da Sun que você está usando. O javac é o executável do compilador. Primeiro pegue o jeito no IDE, depois parta para compilar na mão, se você tiver interesse. Só perguntei como você estava compilando para isolar se podia ser problema de caminho.

Para ler dados do teclado, use o (java.lang.)System.in.read(...); para saída na tela, System.out.println(...). (na verdade, usa stdin e stdout, mas só vai complicar tua vida tocar nesse assunto)

A leitura de uma string, por exemplo, deve então ser feita byte a byte, até achar que o usuário tecle enter. Esse código quebra o galho:

public static String lerString() {
int ch;
String r = "";
boolean done = false;
while (!done) {
try {
ch = System.in.read();
if (ch < 0 || (char) ch == '\n')
done = true;
else
r = r + (char) ch;
} catch (java.io.IOException e) {
done = true;
}
}
return r;
}

JP

Postado

Funcionou perfeitamente...

Tenho uma outra duvida de import aqui... estou resolvendo um exercicio que tem a seguinte linha de comando

( import java.util.*; )

este comando importará todas as bibliotecas??? é errado usar este tipo de comando, tipo o programa ficará pesado por importar tudo??

Postado

Isso, o import java.util.* vai deixar você declarar diretamente todas as classes do java.util

Não tem muito esquema de ficar pesado, é só uma questão de explicitar o escopo para evitar ambiguidade de nome de classes. Você pode até mesmo omitir o import e declarar diretamente usando o nome do pacote juntamente ao da classe (por exemplo, omitir o import java.util.* e declarar java.util.Scanner meuScanner;)

JP

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!