Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria de automóvel em Nobreak


Libra

Posts recomendados

Eu tenho um nobreak que funciona com duas baterias, só que uma delas estufou e o nobreak parou de funcionar, eu estava conversando com um amigo e ele me disse que eu posso colocar uma bateria de carro que o nobreak vai funcionar perfeitamente, só que eu dei uma verificada nas especificações de uma das baterias do nobreak e diz que ela é de 24 V, até aqui tudo bem, pois eu sei que uma bateria de carro de passeio também é de 24 V, só que a bateria do nobreak além dos 24 V, ela é de

7 AH, não sei se isso quer dizer corrente, pois se for, me parece que uma bateria de carro tem pelo menos, no mínimo 45 AH (Ampér).

Me desculpem, pois não sei se o termo certo é esse mesmo e nem tão pouco se esses Números se referm ao que eu estou dizendo, pois não entendo nada de nobreak e de bateria de carro.

1- Mas emfim, eu posso adaptar uma bateria de automóvel em um nobreak?

2- A bateria de carro não tem muito mais corrente do que uma bateria de nobreak?

3- Se eu fizer essa adaptação, corro o risco de queimar alguma coisa no micro ou danificar de vez o nobreak?

Sei que posso comprar uma outra bateria pro nobreak, mas eu gostaria de ter essas informações apenas por curiosidade, até por que esse amigo meu me disse que uma bateria de carro em um nobreak duraria muitos anos.

É isso pessoal e obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol:Perfeitamente possivel,aquir em meu servidor por exemplo irei está adquirindo mais na frente(ano que vem) um SUA3000RMI2U APC e uma bateria STROKE 1600AH(Pico) ,só não comprei ainda por falta de dinheiro e porque não tiver tempo para verificar com eu vou conectar essa bateria no Nobreak,mais voltando ao assunto dá perfeitamente o unico problema e que a bateria do carro tem caber no nobreak, e tem que ser da mesma tensão do mesmo,e outra o nobreak vai demorrar muito mais para carregar a bateria de carro por causa da corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu tenho um nobreak que funciona com duas baterias, só que uma delas estufou e o nobreak parou de funcionar, eu estava conversando com um amigo e ele me disse que eu posso colocar uma bateria de carro que o nobreak vai funcionar perfeitamente, só que eu dei uma verificada nas especificações de uma das baterias do nobreak e diz que ela é de 24 V, até aqui tudo bem, pois eu sei que uma bateria de carro de passeio também é de 24 V, só que a bateria do nobreak além dos 24 V, ela é de

7 AH, não sei se isso quer dizer corrente, pois se for, me parece que uma bateria de carro tem pelo menos, no mínimo 45 AH (Ampér).

Me desculpem, pois não sei se o termo certo é esse mesmo e nem tão pouco se esses Números se referm ao que eu estou dizendo, pois não entendo nada de nobreak e de bateria de carro.

1- Mas emfim, eu posso adaptar uma bateria de automóvel em um nobreak?

2- A bateria de carro não tem muito mais corrente do que uma bateria de nobreak?

3- Se eu fizer essa adaptação, corro o risco de queimar alguma coisa no micro ou danificar de vez o nobreak?

Sei que posso comprar uma outra bateria pro nobreak, mas eu gostaria de ter essas informações apenas por curiosidade, até por que esse amigo meu me disse que uma bateria de carro em um nobreak duraria muitos anos.

É isso pessoal e obrigado pelas respostas.

1- Mas enfim, eu posso adaptar uma bateria de automóvel em um nobreak?

R: Pode sim desde que seu no-break tenha as baterias internas iguais, de 12 Volts por 7 Ah instaladas, de preferência com a mesma idade (tempo de vida ou operação, com a mesma capacidade) ou não as tenha nenhuma delas e você coloque duas baterias de carro, de igual capacidade e idade, externamente ao seu no-break (pois não vão caber lá dentro). Essas baterias funcionam em série 12 + 12 para obter os 24 Volts necessários para a correta operação de seu no-break. Do mesmo modo que você não deve jamais misturar pilhas novas com pilhas velhas em qualquer dispositivo, também no no-break isso deve ser respeitado, com relação as baterias...

2- A bateria de carro não tem muito mais corrente do que uma bateria de nobreak?

R: Tem sim, no mínimo a bateria de carro terá 45Ah e não 7 como a bateria de seu no-break. Isso só fará aumentar a autonomia do mesmo, nada mais...

3- Se eu fizer essa adaptação, corro o risco de queimar alguma coisa no micro ou danificar de vez o nobreak?

R: Definitivamente sim se seu no-break for do tipo que gera onda quadrada ou retangular ou semi-senoidal ou senoidal por aproximação.. Esse tipo de no-break com essa forma de onda, não foi pensado para operar por longo tempo. Ele serve bem para operar um mínimo tempo para permitir que você salve seus dados e desligue seu PC. Não é bom para uso continuado a alimentação de seu PC com esse tipo de forma de onda. Ao contrário se seu no-break gerar forma de onda senoidal pura, igual a da rede elétrica, ai sim, com um belo par de baterias de 45 Amperes hora, você poderá ter hora ou mais de uso sem a presença da energia na tomada...

Formas de onda típicas de um no-break...

Formasdeonda.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta: Se eu fizer essa adaptação, corro o risco de queimar alguma coisa no micro ou danificar de vez o nobreak?

R: Definitivamente sim se seu no-break for do tipo que gera onda quadrada ou retangular ou semi-senoidal ou senoidal por aproximação

Caramba irmão, nota 1000 essa sua explicação, mas fiquei apenas com uma dúvida: Como eu posso descobrir que tipo de onda é gerada pelo meu nobreak?

Caso não seja essa onda senoidal pura, ainda assim eu posso usar as duas baterias de automóvel?

O meu Nobreak é um BST Multiprocessado Three Power 1200 (Isso é o que está escrito no meu Nobreak)

Valeu cara e obrigado se puder responder só mais essa dúvida.

Obrigado também BeNeRoFoNtE_BSB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatemente ser ele vai caber dentro do nobreak,essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64629027-bateria-de-som-1600ahpico-stroke-powerha-mais-potente-_JM de 1600AH(pico) que eu ter falei e uma excelente bateria para COMPETIÇÃO de som,ou sejá na hora que eu precisar de energia ela vai poder segurar o ``tranco``e os picos de potencia do nobreak,já que o meu Nobreak e SENOIDAL PURO ,o SUA3000RMI2U APC ,:unsure:quando eu recomendo uma coisa eu já recomendo um produto ótimo,pois sei das partes tecnicas então recomendo logo um que sejá de otima qualidade porém com preço alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uma excelente bateria para COMPETIÇÃO de som, ou sejá na hora que eu precisar de energia ela vai poder segurar o ``tranco``e os picos de potencia do nobreak ,já que o meu Nobreak e SENOIDAL PURO , o SUA3000RMI2U APC ,:unsure:quando eu recomendo uma coisa eu já recomendo um produto ótimo,pois sei das partes tecnicas então recomendo logo um que sejá de otima qualidade porém com preço alto.
Vixi rapaz, eu não estou entendendo mais nada, o tópico já tá ficando confuso prá mim, o colega faller disse que as bateria de um nobreak funcionam em SÉRIE que é para poder se obter os 24 V que um nobreak precisa, então ele disse que eu tenho que comprar DUAS (02) baterias e fazer a ligação em SÉRIE, então no caso eu teria que comprar duas baterias dessa aí?

O meu nobreak eu usava ele apenas para manter o micro ligado por alguns minutos quando faltava luz aqui, tudo bem que o amigo precise de uma bateria dessa bem potente para trabalhar com equipamentos de som, competição, etc... mas não é o meu caso.

Já imaginou se eu tivesse que comprar duas baterias dessa apenas para manter um nobreak funcionando na falta de energia elétrica?

Com o que iria gastar, eu acredito que compro um excelente nobreak.

Mas só me responde uma coisa:

Quantas baterias realmente são necessárias para um nobreak?

Valeu pessoal, mas é que eu to confuso aqui com as respostas.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente,tem nobreak que é 12V (na maioria dos de `MARCA`são 24V),mais e so comprar uma bateria de 24 V ,e outra voce poder estar ligando duas diferentes e não precisam ser necessariamente da mesma corrente e sim da mesma tensão,logico que uma vai ficar meio que ``sacrificada``mais dá de boa.

Lógico ser voce poder comprar um nobreak que aceite bateria extena 12V seria melhor, pois varios nobreaks tem suporte a bateria extena 12V e que no seu interior tem baterias internas 24V.

Resumindo...Compre uma bateria 24 V ou compre um Nobreak que aceite baterias externas 12V,para isso verifique no site da fabricante sempre constam lá.Está Stroke que eu ter falei acho que tem 24V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- Bateria de carro de passeio não é 24 Volts e sim 12 Volts ( a não ser que você passei de caminhão Scania);

- Você mesmo disse que seu no-break é de 24 Volts. Nesse caso ou você compra uma bateria de caminhão (geralmente pesadas e de alta capacidade) ou então faz como o fabricante de seu no-break fez... Coloque duas baterias de no-break 12 V x 7Ah dentro dele ou duas automotivas de 45 Ah, por exemplo, fora dele...

- Com as bateriazinhas de competição, sugeridas (2 delas) você ficaria com 24 Volts x 300 Ah => isso daria 7200 Watts hora..

se o rendimento de seu no-break na transformação fosse de 80% e seu PC consumisse uns 300 Watts => 7200 x 0,80 / 300 = 19,2

Você teria boas 19 horas e 12 minutos de autonomia... Poderia operar esse tempo todo seu PC sem energia elétrica... Tem cada um que são dois nessas sugestões macabras...

- Se seu no-break gera ou não forrma de onda senoidal, consulte seu manual...

Por tudo que disseste o mais correto me parece a reposição das baterias originais no teu no-break...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por tudo que disseste o mais correto me parece a reposição das baterias originais no teu no-break
Com certeza, mas o problema é a dificuldade em encontrar essas baterias originais de nobreak aqui onde moro, até já pesquisei na internet e só achei no mercado livre, mas não gosto de fazer esse tipo de compra pela internet, pois se vier com algum defeito, é uma dificuldade imensa prá trocar ou reaver o dinheiro, então conversando com um colega, ele disse que bateria de automóvel servia, eu só não sabia que era essa dificuldade toda e que eram necessárias duas baterias, mas de qualquer forma, fico muito grato pelas orientações.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Pessoal, tenho um SMS 600VA Net Station ( http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=27301 ). Nesse site diz que ele é Senoidal por aproximação que de acordo com o nosso amigo faller não da pra colocar uma bateria de carro por isso. Mas atras desse no-break tem 2 terminais para ligar baterias externas. Seria o caso de ligar uma bateria de carro nessas saidas? 45AH é suficiente pra deixar o pc ligado por um bom tempo (mt mais tempo que a de 7AH original).

A bateria do meu está ruim e se for possível colocar uma de carro, colocarei. Deixado a original ligada nele ou não. Se for o caso também, podemos usar uma bateria de moto que é menor fisicamente e deve ter menos amperes.

Conto com a ajuda de vocês...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal, tenho um SMS 600VA Net Station ( http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=27301 ). Nesse site diz que ele é Senoidal por aproximação que de acordo com o nosso amigo faller não da pra colocar uma bateria de carro por isso. Mas atras desse no-break tem 2 terminais para ligar baterias externas. Seria o caso de ligar uma bateria de carro nessas saidas? 45AH é suficiente pra deixar o pc ligado por um bom tempo (mt mais tempo que a de 7AH original).

A bateria do meu está ruim e se for possível colocar uma de carro, colocarei. Deixado a original ligada nele ou não. Se for o caso também, podemos usar uma bateria de moto que é menor fisicamente e deve ter menos amperes.

Conto com a ajuda de vocês...

Entenda corretamente o que foi dito..

Não é que não possa colocar bateria de automóvel pelo fato do no-break ser senoidal por aproximação. Poder sim, e vai funcionar..

Só que entre funcionar e bem funcionar pode ter muita diferença...

Não se deve colocar por diferentes motivos:

1) Baterias de automóvel são feitas para operar em automóveis aonde existe movimentação da mesma, chacoalho, ou seja, o eletrólito (líquido interno a mesma) sofre agitação. Para uso nessa função, paradas, sem movimento, existe uma classe especial de baterias chamadas baterias estacionárias.

2) Esses no-breaks (o nome correto seria short-breaks) são dimensionados para operar em curtos intervalos de tempo, quando estiverem gerando tensão AC a partir das baterias. A operação continuada faz o mesmo aquecer, estressa e pode levar ao dano do mesmo..

3) A forma de onda gerada por esse tipo de equipamento é retangular. O departamento de marketing dos fabricantes denominam a mesma de "senoidal por aproximação", "quasi senoidal" etc, para deixar ela melhor na foto..

Experimente dizer para sua namorada que ela é "inteligente por aproximação", "bonita por aproximação" ou "quasi gostosa" para ver o que lhe acontece... Esse tipo de forma de onda é estressante para a fonte do PC e não deve ser usada mais do que o necessário para permitir que você salve o que tem de salvar e desligue seu PC. Desse modo me parece estar na contra-mão querer aumentar a autonomia do no-break nessa condição.

4) De qualquer modo, se resolveres colocar assim mesmo a bateria, verifique se o retificador desse no-break é capaz de suprir corrente suficiente para carregar a bateria de maior capacidade que será colocada..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

complementando o que o faller disse. No manual desse no-break deve haver especificações. Se ele aceitar uso de bateria externa, deve ter no manual até quantos amperes podes colocar se não aceitar, joque no google para tal busca, uma vez que se o carregador não o fizer até o máximo dela, essa bateria ficará ineficiente com o tempo, viciada. E lembrando a questão que ela estará a um passo do vício porque ela não está chacoalhando, como disse o faller acima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verídico o fato do circuito de carregamento da bateria do nobreak obrigatoriamente ter que fornecer uma certa corrente mínima para carregá-la? Gostaria deste tipo de esclarecimento, pois sempre achei que não haveria problema nisso e que a principal variável no carregamento de uma bateria seria a tensão (um pouco acima no início, até estabilizar no final do carregamento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É verídico o fato do circuito de carregamento da bateria do nobreak obrigatoriamente ter que fornecer uma certa corrente mínima para carregá-la? Gostaria deste tipo de esclarecimento, pois sempre achei que não haveria problema nisso e que a principal variável no carregamento de uma bateria seria a tensão (um pouco acima no início, até estabilizar no final do carregamento).

Claro que a tensão é importante e é justo ela, sendo mais alta que a tensão nominal da bateria (12 Volts) é quem permite que a bateria consiga absorver correntes da ordem de 10% da capacidade nominal da mesma, ou seja, uma baterria de 12 Volts 45 Amperes hora deverá ser carregada mediante uma tensão superior a esses 12 Volts (tipicamente 13,2 a 13,8 Volts) de tal modo a que a bateria admita uma corrente de 4,5 Amperes (0,1 x sua capacidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

e, algumas baterias, conforme seus fabricantes, pegam bem carga com o carregador em 13,8V (no mínimo, o fabricante pede 13,3). mas, aceitam até 14,45V. As seladas Delco Freedom são exemplo...

E complementando o que o Faller disse. Uma bateria é uma fonte de energia. Embora a natureza dela é ser recarregada, ela oferece uma "contra-força" ao carregamento. Ela também tenta carregar algo.... se o carregador não tiver força (conforme disse Faller, e vi alguns também dizer) teria de ser de pelo menos 10% da corrente da bateria, ou seja... 60Ah 6A, 45Ah, 4,5A....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!