Ir ao conteúdo

Dúvida básica sobre heatpipes

Gabriel Maial

Posts recomendados

Postado

cara... vocês pensam que se esse estilo não fosse produtivo eles iriam fazer ?

***, os caras da Zalman são espertos o bastante pra saber com qual posição vai ter uma melhor refrigeração e vocês ainda ficam falando que o negócio é mal feito... aff!

Postado
cara... vocês pensam que se esse estilo não fosse produtivo eles iriam fazer ?

***, os caras da Zalman são espertos o bastante pra saber com qual posição vai ter uma melhor refrigeração e vocês ainda ficam falando que o negócio é mal feito... aff!

Gemendes, eu nunca disse isso. Só disse que pode ser mais EFICIENTE de outra forma, mas se você superdimensionar os componentes isso é facilmente compensado! A minha dúvida é porque eu estou montando um sistema diferente, pretendo usar heatpipes que eu mesmo vou fazer e é MUITO melhor se eu tiver plena certeza do que eu estou fazendo.

E outra coisa, existem dois padrões de posicionamento da placa-mãe, torre e desktop. O cooler ser ineficiente para torre pode implicar nele ser eficiente para desktop e vice-versa. No meu sistema eu vou precisar da teoria, porque eu não vou usar nenhum dos dois padrões.

Postado

Gabriel, mas você tá insistindo tanto que esse estilo é meio que "ineficiente" que eu achei que tinha dito que era mal feito também...

dá uma olhada nesse cooler da Zalman também... o CNPS 8700 NT, ele é no estilo normal e os heatpipes ficam por cima do processador (o estilo que a seu ver é melhor)...

8700NT_s_p.jpg

se esse fosse o melhor estilo mesmo, o estilo torre acho que nem seria lançado já que seria menos eficaz...

Postado

Não, não é isso que eu quero dizer. Você não usa o cooler desse jeito, você o usa deitado de lado no estilo torre, e nesse caso metade dos heatpipes ficaria abaixo do nível do processador, e metade acima.

Fora que há vantagens no estilo torre, principalmente o fluxo de ar otimizado!

Postado

Hum será que ninguém tem o tal cooler!

Ele quis dizer por cima do processador assim

O negocio é ver se ele refrigera parecido virado de lado ou pra cima.

Se virar o case, pode haver mudanças no resultado.

Postado

Pelo que me consta, idependente da aplicação os HeatPipes só atingem os 100% da eficiência para a qual foram projetados se forem colocados na vertical, isto é, seus "caninhos" capilares sejam conservados na posição ideal de funcionamento que é recolher a temeratura na parte de inferior e direcioná-la para o topo onde se dá a troca temperatura, de maneira passiva ou ativa.

Mesmo levando em conta que a esmagadora maioria dos Gabinetes são tipo torre, ficaria um tanto forçado e até um pré-julgamento, sem testar a iniciativa da Asus, simplesmente imaginar que não haverá eficiência. Pode até ser que em outra posição que não seja a vertical, o Cooler tenha um rendimento abaixo dos 100% e que isto tenha sido previsto pelo projeto da Mobo e que o sistema de refrigeração resolva adequadamente o arrefecimento.

tec_fig_06.gif

100% de eficiência em qualquer posição, pode ser conseguido com a tecnologia rival, o Heat Lane:

tec_fig_05.gif

Postado

gente, o resultado da eficiência no estilo tower funciona do mesmo jeito, tanto na torre em pé quanto deitada... o importante é o cooler e os heatpipes ficarem perpendicular ao socket do processador...

hd160xt_02.jpg

Postado

Gemendes, isso é óbvio que não, o heatpipe depende da gravidade para empurrar o fluido para a base. Se você colocar a placa-mãe de cabeça para baixo (com o processador encarando o chão), pela gravidade o fluido vai todo para a área fria, o gás fica na área quente, e nada funciona. O Heatpipe vai funcionar como um cooler convencional...

O que eu tava dizendo (tentando dizer) é EXATAMENTE o que o Lucas0017 disse, só que eu nunca falei que o design não funciona deitado... apenas que pode ser menos eficiente (ou seja, menos de 100% de eficiência, que são as palavras dele). É exatamente o que eu quis dizer...

Eu abri o tópico pro teste, em http://forum.clubedohardware.com.br/preciso-ajuda-teste/480425

Postado

Menos eficiencia, fisicamente tem que ter. Mas deve ser uma diferença pequena, a ponto de eles fabricarem mais o outro modelo.

E esse cooler que o gemendes mostrou fica mais próximo do processador que aquele outro inclinado, o que facilita a troca de calor, e tem 3 pipes (contra 1 do outro). Numa competição entre aquele inclinado da foto anterior esse cooler da zalmam que o gemendes mostrou, eu apostaria no zalmam.

Postado

imagemhm5.jpg

seria nesse modelo aí então... o primeiro aí... aí sim, a gravidade estaria empurrando o fluido pra baixo indo em direção ao processador... a segunda aí é o tipo tower... considerando olhando de frente pro gabinete (torre)...

Postado

Acho interessante salientar que os heats do zalman saem e VOLTAM para a base do processador, o que não aocntece em outros modelos e eu acho que é aí onde mora a direfença. Como explicar, infelizmente não sei, mas deve haver alguma diferença nesse modelo que tem as 2 extremidades do heatpipe na base p/ os que tem apenas 1 extremidade.

Postado

caso eu esteja errado me falem, mas na teoria isso estaria certo, na teoria ele funciona melhor em pé, so que no caso do cooler da zalman, como ja foi falado, ele da a volta e volta para a base, então ele segue esse principio

www.formulapc.net/modules/news/images/decembre/HeatLane.jpg

mesmo nao sendo exatamente igual a imagem, ele faz 3 oitos em volta do cooler no caso da zalman, eu tenho o cooler 9700nt da zalman, que é = ao led, somente tem controlador de velocidade do cooler, caso vocês queiram q eu faça um pequeno teste eu faço e posto.

Postado
Gemendes, isso é óbvio que não, o heatpipe depende da gravidade para empurrar o fluido para a base. Se você colocar a placa-mãe de cabeça para baixo (com o processador encarando o chão), pela gravidade o fluido vai todo para a área fria, o gás fica na área quente, e nada funciona. O Heatpipe vai funcionar como um cooler convencional...

O que eu tava dizendo (tentando dizer) é EXATAMENTE o que o Lucas0017 disse, só que eu nunca falei que o design não funciona deitado... apenas que pode ser menos eficiente (ou seja, menos de 100% de eficiência, que são as palavras dele). É exatamente o que eu quis dizer...

Eu abri o tópico pro teste, em http://forum.clubedohardware.com.br/preciso-ajuda-teste/480425

HAOIUEHAOEIUHAOEIUH

e agora... com os testes que você mesmo abriu o tópico... É ÓBVIO QUE NÃO ?

:lol:

já falei e vou falar de novo, o importante é os heatpipes estarem perpendicularmente à posição do processador, independentemente da posição: virado, de cabeça pra baixo, na vertial, na horizontal, grudado na parede e por aí vai!

abç

Postado

Gemendes, ainda confirmo o que eu disse. Em NENHUM lugar do tópico eu disse que o design da Zalman era ruim, ou menos eficiente. Eu disse que não concordava muito bem com a teoria e que PODERIA ser menos eficiente. Ora, se eu tivesse certeza, não precisava pedir pra testarem, precisava?

Agora, por favor, me diga.

já falei e vou falar de novo, o importante é os heatpipes estarem perpendicularmente à posição do processador, independentemente da posição: virado, de cabeça pra baixo, na vertial, na horizontal, grudado na parede e por aí vai!

Por que? Qual o princípio teórico que diz, na sua tese, que o líquido do heatpipe venceria a gravidade, fluindo para CIMA com o cooler de cabeça para baixo?

De qualquer forma... gente, eu achei muito show o jeito que os dois tópicos se desenvolveram, queria agradecer à colaboração de todos (claro, se quiserem continuar, tamos aí), principalmente pelos testes! Pelo visto realmente a eficiência nas duas configurações em condições normais é praticamente a mesma!

Então... ou realmente o design deles contorna de alguma forma o problema (e eu queria descobrir qual forma é essa!) ou eles superdimensionaram a quantidade de refrigerante do cooler! Se for este o caso, podemos descobrir gerando mais carga de aquecimento (ou simplesmente pesando a quantidade de refrigerante no cooler, e calculando com base nas dimensões dele.. mas isso é difícil pacas... principalmente sem quebrar o cooler)

Resta uma solução: achar pessoas doidas o suficiente para testar em condições ANORMAIS (hmm... sinto cheiro de processadores queimados...), gerando AINDA MAIS calor \o/ *Piromaníaco*... tenho que tomar meus remédios, volto já...

Postado
Gemendes, ainda confirmo o que eu disse. Em NENHUM lugar do tópico eu disse que o design da Zalman era ruim, ou menos eficiente. Eu disse que não concordava muito bem com a teoria e que PODERIA ser menos eficiente. Ora, se eu tivesse certeza, não precisava pedir pra testarem, precisava?

Agora, por favor, me diga.

Por que? Qual o princípio teórico que diz, na sua tese, que o líquido do heatpipe venceria a gravidade, fluindo para CIMA com o cooler de cabeça para baixo?

De qualquer forma... gente, eu achei muito show o jeito que os dois tópicos se desenvolveram, queria agradecer à colaboração de todos (claro, se quiserem continuar, tamos aí), principalmente pelos testes! Pelo visto realmente a eficiência nas duas configurações em condições normais é praticamente a mesma!

Então... ou realmente o design deles contorna de alguma forma o problema (e eu queria descobrir qual forma é essa!) ou eles superdimensionaram a quantidade de refrigerante do cooler! Se for este o caso, podemos descobrir gerando mais carga de aquecimento (ou simplesmente pesando a quantidade de refrigerante no cooler, e calculando com base nas dimensões dele.. mas isso é difícil pacas... principalmente sem quebrar o cooler)

Resta uma solução: achar pessoas doidas o suficiente para testar em condições ANORMAIS (hmm... sinto cheiro de processadores queimados...), gerando AINDA MAIS calor \o/ *Piromaníaco*... tenho que tomar meus remédios, volto já...

Caaaaaaaaaaara, você não comprovou nos testes ???

ainda continua insistindo no erro ?

desisto!

TCHAU.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...