Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida básica sobre heatpipes


Gabriel Maial

Posts recomendados

Caaaaaaaaaaara, você não comprovou nos testes ???

ainda continua insistindo no erro ?

desisto!

TCHAU.

Comprovou o que? Que erro? Se você tivesse lido o tópico com atenção, veria que eu DISSE que eles poderiam contornar esse problema superdimensionando o cooler (colocando mais fluido que necessário). Isso significa que o cooler funciona para as duas posições testadas.

Mas isso não quer dizer que ele é igualmente eficiente nas duas. Eu concordo que funciona, mas discordo de que o teste seja conclusivo sobre a eficiência. Só seria conclusivo se nós aquecêssemos ambos os coolers até sua temperatura limite (quando ele passa a ser insuficiente), e se essa temperatura fosse idêntica nas duas posições. No caso, ele não falhou em nenhuma das duas, só provamos que a Zalman é boa (nossa, que novidade... ¬¬).

Disse, e repito: meu objetivo nesse tópico não é desbancar o cooler de ninguém, é descobrir como os grandes fabricantes contornaram o problema que eu apresentei, se é pelo design ou por superdimensionamento.

Recentemente, li algo sobre efeito de capilaridade nos coolers da Zalman. Deve ser isso... alguém tem mais informações? É muito vago no site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muita lembre que seu proc "praticamente" não esquenta!!! Com cooler box tu tinha o que, 45~50 em full? Com o buffalo tá em quanto, uns 4043 em full? é um ótimo desempenho, mas por exemplo p/ meu que é 939 ele seguraria só idle e na faixa de 45ºC. Em full provavelmente passaria de 55ºC. Seu cooler é excelente, mas nãoi dá p/ comparar com os de 200 como o 9700 e o TT BT.

MAs voltando ao tópico: acredito gabriel que o determinante não seja o superdimensionamento pois se você verificar em escala industrial, isso significaria gasto exessivo desnecessário (ambiguo mas acho que dá p/ entender). Seria gastar $$ com mais material de fabricação, sem a rela necessidade dele (só seria utilizado em casos extremos) o que na industria não é aceitavel/plausível.

Eu já vi alguma coisa sobre capilararidade, mas foi por cima e faz um tempão, vou ver com um amigo se ele lembra.

Tem alguma coisa de Fisico-Química/termodinâmica que está passando desapercebido por nós.

Quanto aos testes não serem conlusivos eu concordo, só porque temos "apenas" 3 experiencias e não pela sua justificativa, pois como você mesmo disse:

"Só seria conclusivo se nós aquecêssemos ambos os coolers até sua temperatura limite (quando ele passa a ser insuficiente)...
QUANDO PASSA A SER INSUFICIENTE. Ora se é insuficiente logo o cooler passa a trabalhar fora de condições para refrigerar o processador seja em pé ou deitado. E SIM DEVE EXISTIR PRESSÃO suficiente ali para que não seja possivel total evaporação do liquido, tendo em vista que quanto maior a evaporação, maior é a pressão de vapor exercida dentro do heatpipe aumentando o choque entre as moleculas para gerar novas ligações mudando o estado fisico. Só para deixar claro o que quero dizer é que a evaporação nada mais é do que a quebra das ligaçoes entre os atomos, causado seu afastamento. Com pressão suficiente pode-se alteral o estado fisico em uma temperatura constante.

Espero que dê para entender o que eu quero dizer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até deu, mas eu me referia à taxa de vaporização... tipow, segue meu raciocínio. Se eu tenho 100% do fluido no estado líquido, é fácil evaporar parte dele, por que a pressão interna está baixa. Se eu tenho 50% do fluido como gás, fica mais difícil por que a pressão interna está mais alta... entende? Chega um ponto em que a temperatura de vaporização é tão alta que já fritou o processador. É nisso que eu me referia, "forçar" uma temperatura de, digamos, uns 75~90 graus no bloco, e ver em qual posição o cooler pede água primeiro.

Mas esse tipo de teste é perigoso, pode danificar o cooler, se ele não foi projetado pra trabalhar até essa temperatura... não deve ser o caso dos Zalman.

Quanto à parte de superdimensionamento, não vamos esquecer que tem cooler da Zalman pesa quase 1Kg de cobre... e o fluido refrigerante é estupidamente barato. Mas é barato a tal ponto de que talvez seja menos caro simplesmente deixar o troço simétrico, do que pagar um engenheiro pra projetar um assimétrico... até por que existem problemas de espaço nas MOBOs do mercado.

Já tá provado que os coolers de heatpipes, ao menos o Zalman, trabalham bem nas duas posições. A partir daqui, é só curiosidade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas não é so no zalman,no meu BUFFALO tb não houve diferença.

Obs:um cooler de R$ 46,00 com desempenho de um de 200,00.o maior custo/beneficio que ja vi em informática:lol:.

haoeuihaeoiuaheoiuae

mas isso aí não houve diferença na temperatura com o gabinete em pé (torre) e deitado... não tem nada a ver com diferença de temperatura entre coolers...

é a mesma coisa de eu pegar meu cooler box, colocar ele em pé e deitado e falar que não houve diferença e falar também que tem o desempenho congruente com um CNPS 9700...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muita lembre que seu proc "praticamente" não esquenta!!! Com cooler box tu tinha o que, 45~50 em full? Com o buffalo tá em quanto, uns 4043 em full? é um ótimo desempenho, mas por exemplo p/ meu que é 939 ele seguraria só idle e na faixa de 45ºC. Em full provavelmente passaria de 55ºC. Seu cooler é excelente, mas nãoi dá p/ comparar com os de 200 como o 9700 e o TT BT.

MAs voltando ao tópico: acredito gabriel que o determinante não seja o superdimensionamento pois se você verificar em escala industrial, isso significaria gasto exessivo desnecessário (ambiguo mas acho que dá p/ entender). Seria gastar $$ com mais material de fabricação, sem a rela necessidade dele (só seria utilizado em casos extremos) o que na industria não é aceitavel/plausível.

Eu já vi alguma coisa sobre capilararidade, mas foi por cima e faz um tempão, vou ver com um amigo se ele lembra.

Tem alguma coisa de Fisico-Química/termodinâmica que está passando desapercebido por nós.

Quanto aos testes não serem conlusivos eu concordo, só porque temos "apenas" 3 experiencias e não pela sua justificativa, pois como você mesmo disse: QUANDO PASSA A SER INSUFICIENTE. Ora se é insuficiente logo o cooler passa a trabalhar fora de condições para refrigerar o processador seja em pé ou deitado. E SIM DEVE EXISTIR PRESSÃO suficiente ali para que não seja possivel total evaporação do liquido, tendo em vista que quanto maior a evaporação, maior é a pressão de vapor exercida dentro do heatpipe aumentando o choque entre as moleculas para gerar novas ligações mudando o estado fisico. Só para deixar claro o que quero dizer é que a evaporação nada mais é do que a quebra das ligaçoes entre os atomos, causado seu afastamento. Com pressão suficiente pode-se alteral o estado fisico em uma temperatura constante.

Espero que dê para entender o que eu quero dizer...

Num da para comparar??? olha a config do ROMULO100,no topico dos testes.

cpu: 52

core1: 46

core2: 50

---------------------------

teste deitado

cpu: 53

core1: 47

core2:51

-----------------------------

se for realmente avaliar, não houve mudança significativa entre 1 e outro.

qualquer hora eu posso tentar fazer novamente para ver se da a mesmo coisa

importante colocar que meu gabinete tem 7 fans.... isso pode interferir

__________________

Asus M2n32 Deluxe-wireless:D/Athlon 64 X2 5600+:wub:/DDr2-800 Corsair 2gb-_-/ Ati 1650 pro sapphire:dry:/320gb seagate X2 sata II:D/Cooler Zalman 9700NT:rolleyes:/Fonte Zalman 600WHP:wub:/Lexa NZXT:cool:

no buffalo fica em 52/53 full, e olha que eu só tenho 2 fans de 80mm.

agora você disse que um Atlhon x2 5600+ 2.8ghz,windsor,90nm num esquenta?

só fiz uma pequena observação,só quis dizer que você não precisa pagar R$ 200,00 para ter um cooler de perfomance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haoeuihaeoiuaheoiuae

mas isso aí não houve diferença na temperatura com o gabinete em pé (torre) e deitado... não tem nada a ver com diferença de temperatura entre coolers...

é a mesma coisa de eu pegar meu cooler box, colocar ele em pé e deitado e falar que não houve diferença e falar também que tem o desempenho congruente com um CNPS 9700...

.

vocês num entende mesmo eu, dei minha contribuição nos testes e finalizei o que eu disse com ponto final,depois coloquei o que eu achava sobre o cooler buffalo foi só isso.

queriam testes com o buffalo, eu fiz ,acho que tenho direito de dizer o que eu achei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

vocês num entende mesmo eu, dei minha contribuição nos testes e finalizei o que eu disse com ponto final,depois coloquei o que eu achava sobre o cooler buffalo foi só isso.

queriam testes com o buffalo, eu fiz ,acho que tenho direito de dizer o que eu achei.

você não entendeu o que eu quis dizer muita...

o Buffalo no estilo tower se saiu tão bem quanto um Zalman, pois nenhum houve variação de temperatura significativa... mas o que eu tava tentando falar é que o Buffalo não resfria quanto um Zalman... que pelo que você disse num tópico aí pra trás: um cooler de 49,00 fazendo papel de um de 200,00... algo assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem verificamos que a eficacia dos cooler é a mesma em pe ou deitado, mas para termos algo "mais conlusivo" seria interessante mais testes.

E muita muito obrigado pela colaboração, pois foi um modelo conarquitetura direfente. Se mais alguem puder/queiser contrinuir com o tópico.... Seria Otimo ver um TT V1 por aqui :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não entendeu o que eu quis dizer muita...

o Buffalo no estilo tower se saiu tão bem quanto um Zalman, pois nenhum houve variação de temperatura significativa... mas o que eu tava tentando falar é que o Buffalo não resfria quanto um Zalman... que pelo que você disse num tópico aí pra trás: um cooler de 49,00 fazendo papel de um de 200,00... algo assim...

Cara já vi testes desse buffalo ai e ele se compara ao da zalman..

Tanto o ice cube da Extream...(110 reais)

Hj chegou em casa o Ice Cube da Extream mas só vou instalar quando chgear o meu gabinete da chief tec bx01bbb

Se marca eu instalo você mesmo lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gemendes, por favor... esse tópico não é sobre testes de coolers, é sobre testes da tecnologia heatpipe...

Eu não tô nem aí se o cooler zalman funciona em pé, deitado, de cabeça pra baixo, chupando manga com farofa enquanto assobia o hino do flamengo. O que eu quero saber é MUITO mais sutil, eu quero saber se, por exemplo, se o cooler funciona em pé a 55 graus com 56% do fluido no estado gasoso em regime permanente, qual a porcentagem de gás com ele deitado? É maior? Menor? Igual? Se for 58% ele é menos eficiente nessa posição mesmo que ele funcione muito bem nessa faixa de temperatura!

O que eu quis dizer é que a maneira mais fácil de analisar isso qualitativamente (ou seja, somente saber se é melhor de um jeito ou de outro, e não quanto menor) é chegar próximo à temperatura limite para o cooler - ver em qual posição para de funcionar primeiro em uma temperatura extrema. É óbvio que o que parar de dissipar calor direito primeiro é menos eficiente, não? Muito provavelmente o Buffalo é até mais simples de se testar, pelo seu design.

E outra coisa, ser ineficiente nesse sentido PODE ser benéfico às fabricantes de cooler, principalmente as mais inescrupulosas. Ser ineficiente significa que mais fluido (que, diga-se de passagem, é estupidamente barato) deve ser colocado dentro do pipe, aumentando a pressão média, o que diminui, por consequência, a vida útil do cooler te forçando a comprar coolers novos!

Jackass... todos os heatpipes que eu tenho conhecimento têm um fluido de trabalho. O padrão é o R-134a, o mesmo fluido das geladeiras e ar condicionados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara já vi testes desse buffalo ai e ele se compara ao da zalman..

Tanto o ice cube da Extream...(110 reais)

Hj chegou em casa o Ice Cube da Extream mas só vou instalar quando chgear o meu gabinete da chief tec bx01bbb

Se marca eu instalo você mesmo lol

poderia traduzir ? não sei se você leu as regras do fórum, mas lá pede pras pessoas conversarem de um jeito que todo mundo entende...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não entendeu o que eu quis dizer muita...

o Buffalo no estilo tower se saiu tão bem quanto um Zalman, pois nenhum houve variação de temperatura significativa... mas o que eu tava tentando falar é que o Buffalo não resfria quanto um Zalman... que pelo que você disse num tópico aí pra trás: um cooler de 49,00 fazendo papel de um de 200,00... algo assim...

.

peço desculpas ao criador do tópico pela quantidade de OFF.

mas vamo lá.

1º Athlon64 5600+ com um cooler top de R$ 200,00 de um fabricante respeitado mundialmente. temp 52º + 7 fans no gabinete.

2º Athlon64 5600+ com um buffalo R$ 46,00. temp 52/53 + 2 fans gabinete ligados em 5V.

em nenhum momento eu quero fazer EMPRESA X EMPRESA.

só toquei no assunto do preço do buffalo para ajudar meus colegas de fórum a economizar dinheiro sem perder perfomance.

admito que para mim tb foi uma surpresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gemendes, por favor... esse tópico não é sobre testes de coolers, é sobre testes da tecnologia heatpipe...

Eu não tô nem aí se o cooler zalman funciona em pé, deitado, de cabeça pra baixo, chupando manga com farofa enquanto assobia o hino do flamengo. O que eu quero saber é MUITO mais sutil, eu quero saber se, por exemplo, se o cooler funciona em pé a 55 graus com 56% do fluido no estado gasoso em regime permanente, qual a porcentagem de gás com ele deitado? É maior? Menor? Igual? Se for 58% ele é menos eficiente nessa posição mesmo que ele funcione muito bem nessa faixa de temperatura!

O que eu quis dizer é que a maneira mais fácil de analisar isso qualitativamente (ou seja, somente saber se é melhor de um jeito ou de outro, e não quanto menor) é chegar próximo à temperatura limite para o cooler - ver em qual posição para de funcionar primeiro em uma temperatura extrema. É óbvio que o que parar de dissipar calor direito primeiro é menos eficiente, não? Muito provavelmente o Buffalo é até mais simples de se testar, pelo seu design.

E outra coisa, ser ineficiente nesse sentido PODE ser benéfico às fabricantes de cooler, principalmente as mais inescrupulosas. Ser ineficiente significa que mais fluido (que, diga-se de passagem, é estupidamente barato) deve ser colocado dentro do pipe, aumentando a pressão média, o que diminui, por consequência, a vida útil do cooler te forçando a comprar coolers novos!

Jackass... todos os heatpipes que eu tenho conhecimento têm um fluido de trabalho. O padrão é o R-134a, o mesmo fluido das geladeiras e ar condicionados.

quem disse que eu tava comparando coolers ? só estava esclarecendo pro muita...

agora pra esclarecer suas dúvidas, ligue

(02) 2107-3232 ou acesse esse link e vá na guia About US e cliquem em Locations...

*o tel é o da Zalman da KR...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente, vamos nos centrar no objetivo do tópico que é verificar a funcionalidade do cooler heatpipe nas condiçoes em pé e deitado. Sou a favor de manter o topico aberto visando isso, mas se for p/ fugir do assunto, fecha-se esse e abre-se um novo para se evitar "atritos" desnecessários.

Então se mais alguem tiver cooler nesse padrão q pf poste.

OBS: acredito que relamente não importe mesmo se o cooler esteja de cabeça p/ baixo pois os cooler de VGA com heatpepes FICAM DE CABEÇA P/ BAIXO e nem por isso deixam de ter um ótimo desempenho, vide zalman (p/ variar :P) vf900.

Mas alguem tem alguma opinião a respeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei HJ o Ice Cube Super Flower ele é um cooler de torre. como o Buffalo

O teste fiz com o Orthos rodando o stress de cpu e memoria rodando por 5min.

Em a diferença entre em pé e deitado foi de 2 graus..

2 Graus é despresivel...

Resultado: O cooler demonstra ser eficiente em qualquer posição

Deitado

IDLE

core-1 36c

core-2 34c

CPU 27c

Full

core-1 50c

core-2 51c

CPU 45c

Em pé

IDLE

core-1 36c

core-2 35c

CPU 26c

Full

core-1 52c

core-2 53c

CPU 47c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu também notei isso!

Parece estranho que existam coolers de VGA com heatpipes nessa configuração, não? Pessoalmente eu nunca pude ver um cooler desse modelo, então nem postei nada (porque simplesmente eu não tinha a certeza de o heatpipe nas aletas estarem em nível inferior aos da base), mas pelas fotos, parece!

Agora, o mais estranho ainda: a maior parte dos coolers de VGA (incluindo VÁRIOS da própria Zalman) faz os heatpipes darem a volta pelo lado da VGA, indo parar em aletas na parte de trás, ou seja, num nível claramente superior ao do bloco! A própria 8600GT Fatal1ty, VGA altamente aclamada pela qualidade da dissipação de calor (Para quem não conhece, ela tem dissipação passiva por heatpipes, e é overclockada de fábrica!), segue esse padrão, as aletas dos pipes ficam acima do nível do bloco.

Cada vez mais isso me leva a crer que existe algum fenômeno de capilaridade que a Zalman está aproveitando. Muito provavelmente esses pipes não são lisos por dentro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, espero ajudar..

eu sou formado em quimica, então, talvez dê pra falar alguma coisa..

1º os heatpipes são feitos de cobre.. e o cobre é um excelente condutor de temperatura.. se o heatpipe estiver en contato com o processador, um contato decente (mesmo através do dissipador) o tubo inteiro estará com a mesma temperatura, não importando onde o líquido ou o Gás estejam, ou seja, se o líquido não estiver no processador, não importa, porque ele tá em contato com o cano e o cano distribui o calor de uma forma razoavelmente uniforme..

2º o líquido absorve um pouco de calor pra vaporizar sim, mas ele devolve esse calor quando ele condensa, então, na prática, o líquido não resfria nada a função do líquido é conduzir temperatura.. esse fluido conduz bem pra caramba, muito mais que o ar ou o vácuo..

3º o lance dele ferver a tal temperatura funciona como um tampão térmico.. (desculpem pela assossiãção com a quimica, não consegui segurar hehe), ou seja, quando o sistema chega a uma certa temperatura, ele ferve, a pressão aumenta, o aumento de pressão faz com q o fluido precise absorver mais calor pra ebulir, absorvendo calor do processador, mas sem q a temperatura aumente significativamente. quando forma mais gás, a pressão aumenta mais, fazendo o fluido precisar de mais calor, e assim por diante... ou seja, ele mantem a temperatura estável (dentro de uma faixa) enquanto ele está ebulindo.. quando todo o líquido ebule (se isso for possível a essa temperatura e pressão) ele continua sendo um fluido condutor térmico, embora, a partir daí ele não consiga mais "segurar" a temperatura como ele fez antes..

4º o gás não gera calor.. portanto, não tem risco nenhum do gás queimar o processador.. o que acontece é q o heapipe funciona como um dissipadorzão, estupidamente bom condutor que proporciona uma troca térmica muito boa entre o sistema e o ar e que, a determinada temperatura, segura a temp estável.. (eu acredito q seja algo em torno dos 60 graus, pra que a temperatura não suba além disso e não queime o processador)...

antes que alguem responda, isso tudo eu pensei sozinho e não tirei de lugar nenhum..

se alguem discordar ou achar algo que mostre que não é assim, me avise..

só tomem cuidado com os conceitos.. o heatpipe ajuda a trocar CALOR e o gás ebulindo absorve CALOR, não tem nada a ver com TEMPERATURA..

espero ter ajudado.. qquer pergunta, pómandar..

e desculpem- me pela bíblia aqui, mas é muito difícil pra nós, professores, explicarmos somente por escrito...

ufa.. abraços.. até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

True, tá tudo certo, ou quase! Vou tentar adicionar um pouco pelo que eu conheço:

1° - Exato, concordo plenamente. Aliás, todo o ciclo do fluido dentro do heatpipe (evaporação => condensação => evaporação) é um ciclo isotérmico em regime permanente. Ou seja, a temperatura não muda, mesmo. O problema é que enquanto o líquido é um ótimo condutor de calor, um gás é, em comparação, um péssimo condutor.

Então, se você tem uma tubulação de cobre se aquecendo e um líquido dentro resfriando-a, ela tende a se manter na mesma temperatura do líquido, e absorver calor da fonte quente, rejeitando-o para o líquido. Porém, se em vez de líquido você faz correr gás pelo tubo, a taxa de transferência de calor do tubo para o gás é muito menor que a do líquido.

No caso do processador, gera-se muita energia térmica em um espaço muito pequeno. Mesmo o material do dissipador sendo cobre, necessita-se de um intervalo de tempo razoável para que o cobre possa conduzir o calor, o que possibilitaria um aquecimento local no bloco do processador. Não estou dizendo que não funcionaria, estou dizendo que é menos eficiente conduzir calor por 2mm de cobre (espessura de um tubo) do que por 5cm do mesmo material.

Em termos práticos... se o líquido não estiver em contato direto com o bloco do processador, ele deixa de fazer o transporte do calor para as aletas (que é seu objetivo principal) - o calor passa a ser transportado pelo cobre - e passa a funcionar apenas aumentando a inércia térmica do sistema.

2 - Concordo plenamente. O fluido também permite um intervalo de tempo maior entre a emissão de energia, e o aumento da temperatura (pois o processo de vaporização é isotérmico!), o que pode "amortizar" picos de energia.

3 - Putz, exemplo perfeito esse do tampão térmico! Eu até acho que o tubo deva romper pela pressão e calor antes que o fluido todo evapore. Mas eu acredito que conforme a quantidade de líquido diminui, o heatpipe deva perder mais e mais sua capacidade de conduzir calor, perdendo muito de sua eficiência. Deve chegar a um ponto tal que ele ficaria pior que um cilindro maciço de cobre nas mesmas dimensões.

4 - Sim, o problema é que, se o bloco do dissipador está em contato com o gás, quem passa a fazer a condução de calor é apenas o cobre. E um tubo de cobre tem menor capacidade de conduzir calor que um cilindro maciço. Então, qual o motivo de comprarmos um cooler com heatpipes se nas condições que nós o estivermos usando, ele se sair pior que um cooler de cobre puro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um detalhe que percebi no cooler Buffalo,em idle a temp fica 35º,quando coloco um programa de estresse da cpu a temp vai para 45º em alguns segundos depois disso ela vai subindo bem devagar até estabilizar em 51º.

então o fluido começa agir acima de 45º?ou falei besteira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!