Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria ñ segura + o setup da placa mãe, me ajudem!


davialbuquerque

Posts recomendados

Olá,

Tenho uma placa mãe aqui, que não mantem mais os dados do setup, quando é desligado, é a bateria, porém já troquei 2 e não adiantou...

Já vi alguns casos em que conderanaram a placa mãe por inteiro, porém, me lembro de 2 vezes que eu vi computadores com 1 pilha mesmo e os fios encaixados no negativo e positivo do suporte pra bateria...

Alguém me explica porque acontece isso com a placa mãe?

E como eu poderia testar esse esquema das pilhas na minha placa (de preferência algum tutorial com fotos HAudusa)´

Eu já procurei mas não achei (mas eu sou iniciante) ...

valeu!

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Davi

O que ocorre nesses casos é que um componente, um diodo que controla a alimentação do circuito para a placa mãe queima e a bateria passa a descarregar rapidamente. O que queima o componente pode ser, desde estática, manuseio errado, curto provocado, etc. Já tive uma Asus onde por descuido meu, queimou esse diodo e a placa não segurava o setup, mesmo com bateria nova.

Tem solução para o problema, mas muitas vezes não compensa o reparo. O que fiz para continuar a usar a Asus nessas condições foi manter o nobreak ligado 24h por dia! Assim, a alimentação chega ao circuito da "memória" e o "setup" não se perde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procura adaptação pra M810, de soldar um fio do + da bateria até o pino central do jumper Clear-Cmos.

Não disse a placa, mas caso seja algo do tipo M810-like (M810 da PCChips e da Asrock, M812, K7Som da ECS, e outros clones de marcas obscuras) elas usam um sistema pra cortar a alimentação ao jumper quando o jumper é removido da posição normal, a intenção é não descarregar a bateria se esquecer na posição 'clear', mas como passar por um mosfet e uma penca de diodos, uma alteração no mosfet ou diodo (Devido a idade, talvez) e o sisteminha deixa de funcionar direito... outra opção é ignorar o primeiro mosfet delas, fazendo mais ou menos isso:

http://i7.tinypic.com/8c2i43b.jpg

(Esse é o motivo e a solução teorica... a prática é pegar um soldador de R$ 1,99 e soldar um fio do + da bateria (Do pino debaixo do suporte, não precisa soldar a bateria (Explode se aquecer com o soldado encostado)) até o pino central do jumper (Também por baixo da placa, não em cima, porque aí você ficaria impossibilidade de limpar a bios facilmente... caso não tenha prática ou medo de soldador aí já não é problema meu :P;) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!