Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar de 1v para 12v


BigTam

Posts recomendados

Ola Pessoal!

Sou leigo em eletronica, tava precisando ligar um rele na saida da sirene do alarme do carro, mas o sinal q faz a sirene tocar é menor q 1 volt.

Como consigo fazer com q esse sinal acione um rele de 12v?

É possivel?

Agradeço se alguem puder ajudar.

Abraços e Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu alarme é um positron!? cara por incrivel q pareça o sinal da sirene não tem tensão nem pra acionar um mini-rele. voce tera de ir em um tecnico de eletronica para ele montar um circuito para aumentar esse sinal! ou montar você mesmo o circuito, q pra falar a verdade não tenho a minima ideia de como fazer ele.

editado: qual o modelo? se for o CONCEPT ele tem um sistema de troca de sinal! se não me falhe a memoria é ligar o fio roxo no 12v(vide o manual), ai o sinal da sirene passa a mandar 12v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal!

Sou leigo em eletronica, tava precisando ligar um rele na saida da sirene do alarme do carro, mas o sinal q faz a sirene tocar é menor q 1 volt.

Como consigo fazer com q esse sinal acione um rele de 12v?

É possivel?

Agradeço se alguem puder ajudar.

Abraços e Obrigado!

Terá que ver qual as características desse sinal ( "o sinal q faz a sirene tocar é menor q 1 volt") .

Qual a corrente máxima que esse sinal pode fornecer ?

A solução depende disso pois pode bastar um transistor ou pode precisar de algo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na minha opinião, este sinal é até maior que 1V, porém como ele é oscilante, pois deve acionar um transdutor piezoelétrico, o voltímetro só indica este valor baixo. Você pode aproveitá-lo mesmo que seja de apenas 1V ou menos e acionar um monoetável redisparável que por sua vez acionaria um relê de 12V.

Informe qual é a tensão com a sirene em repouso. Informe também se o outro terminal desta sirene é ligado ao negativo (GND ou terra do circuito) ou onde é ligado.

Com estas informações será possível te passar um circuito. Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, este sinal é até maior que 1V, porém como ele é oscilante, pois deve acionar um transdutor piezoelétrico, o voltímetro só indica este valor baixo. Você pode aproveitá-lo mesmo que seja de apenas 1V ou menos e acionar um monoetável redisparável que por sua vez acionaria um relê de 12V.

Informe qual é a tensão com a sirene em repouso. Informe também se o outro terminal desta sirene é ligado ao negativo (GND ou terra do circuito) ou onde é ligado.

Com estas informações será possível te passar um circuito. Até mais!

eu já tentei, e éssa tensão passada pelo alarme não aciona um mini-rele(aqueles de 5 pinos) geralmente o aterramento de sirenes sao feitas ná propria lata do carro onde é fixada (para economizar fiaçao). eu participei de um curso da positron e eu tenho uma cartilha q explica as caracteristicas dessa nova sirene piezoeletrica e a tensão q o alarme fornesse, se eu achar éssa cartilha volto a postar. faz muito tempo q não vejo éla talvez até tenha jogado fora.

editado: bigtam, nos diga o modelo do alarme porque se for concept, basta ligar o fio roxo em um térra q ele passa a mandar 12v para a sirene.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu alarme é um positron!? cara por incrivel q pareça o sinal da sirene não tem tensão nem pra acionar um mini-rele. voce tera de ir em um tecnico de eletronica para ele montar um circuito para aumentar esse sinal! ou montar você mesmo o circuito, q pra falar a verdade não tenho a minima ideia de como fazer ele.

editado: qual o modelo? se for o CONCEPT ele tem um sistema de troca de sinal! se não me falhe a memoria é ligar o fio roxo no 12v(vide o manual), ai o sinal da sirene passa a mandar 12v.

Ola Amigo!

É um Positron sim, mas não é este modelo, é o modelo Cyber FX.

Ele não tem como mudar a saida da sirene para 12v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terá que ver qual as características desse sinal ( "o sinal q faz a sirene tocar é menor q 1 volt") .

Qual a corrente máxima que esse sinal pode fornecer ?

A solução depende disso pois pode bastar um transistor ou pode precisar de algo mais.

Infelizmente não tenho essa informação. Consigo descobrir isso medindo quando a sirene estiver tocando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, este sinal é até maior que 1V, porém como ele é oscilante, pois deve acionar um transdutor piezoelétrico, o voltímetro só indica este valor baixo. Você pode aproveitá-lo mesmo que seja de apenas 1V ou menos e acionar um monoetável redisparável que por sua vez acionaria um relê de 12V.

Informe qual é a tensão com a sirene em repouso. Informe também se o outro terminal desta sirene é ligado ao negativo (GND ou terra do circuito) ou onde é ligado.

Com estas informações será possível te passar um circuito. Até mais!

Vou medir a tensão em repouso, + tenho quase certeza q é zero mesmo. O outro terminal vai na carcaça do carro mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o soschip disse, não sei se o amigo sUpeRNov@ entendeu , com alguns milivolts é possível excitar um drive para o relê, e não excitar o relê direto com o sinal do alarme.

isso! ele precisa desse circuito (peça, drive ou transistor) para éssa funçao.

Vou medir a tensão em repouso, + tenho quase certeza q é zero mesmo. O outro terminal vai na carcaça do carro mesmo.

não precisa nem medir, o sinal é 0.

É um Positron sim, mas não é este modelo, é o modelo Cyber FX.

Ele não tem como mudar a saida da sirene para 12v.

não infelizmente, apenas a linha concept tem éssa opção, pois por ser uma linha economica ele tem éssa opção para se utilizar uma sirene 12v comum (barata). se não me engano tem uma serie do concept q vinha sem sirene.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem não consegui achar a cartilha q explicava as caracteristicas da sirene, mas tenho quase certeza q éla recebe um sinal de audio comum.

não mandei nenhuma dica porque não tinha certeza se éra possivel isso, mas um amigo viu um sistema assim e bem simples mas não pode me dar detalhes porque não foi ele quem fez, mas éra para acionar um relê para ativar o botao send de um celular, assim quando o alarme disparava o cel discava para o cel do proprietario avisando q o alarme estava disparado.

bem eu nunca fiz!!! q isso fique bem claro, e uma alternativa barata, e q funcione em teoria seria assim:

um diodo para retificar o sinal (qualquer diodo) + um capacitor para servir de tanque de armazenamento + um rele de 6v.

relenw7.jpg

By eltonxxx at 2007-12-04

possiveis consequencias:

1° não funcionar

2° queimar a saida da sirene do alarme, o q não é grande coisa porque queimara apenas o transistor q custa uns 5 a 7 reais, eu mesmo já troquei um monte.

se for apenas para fazer uma sirene simples de 12v funcionar não compensa! uma sirene SI400 custa R$25~ no mercado livre.

abraços e boa sorte! ajudei no q estava ao meu alcanse.:)

off: na imagem coloquei rele de 5v, não editei porque já tinha feito o upload da imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que seja de 6V, pode até armar o relê, mas não o suficiente para garantir um perfeito contato nos terminais NA e C.

E se for de 6Vpp o sinal, jamais chegará a esta tensão no capacitor porque enquanto ele vai se carregando, a bobina também está consumindo. Então a tensão máx. ali poderá ser de uns 3V dependendo das características da bobina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, resolvi sair do papel (teoria) e aplicar na pratica! e meti a mao na massa, testado e sem maiores consequencias!

posso resumir o post em sim é possivel! não posso afirmar mas aposto todas as minhas fichas como funcionaria.

lá vai:

funcionou sim! e com um mini-rele de 12v ainda, no mesmo esquema q passei, e o amigo SOSCHIP tinha plena razao, ele arma o rele mas não o segura armado, assim q o tanque de energia se esgota o rele desarma, e rearma na proxima carga q acontece a cada 10 a 15 segundos.

por que afirmo q é possivel, existem reles temporizados, simples, a sirene manda o sinal para o tanque de energia que arma o mini rele que por sua vez manda um sinal para armar o rele temporizado q ficara armado por "x" segundos mas não desarmara se o time dele for maior q 20 segundos quando recebera a proxima carga.

vou ver se arrumo um rele temporizado e posto em outro topico como tutorial com fotos e tauls, e posto o link aqui.

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem não consegui achar a cartilha q explicava as caracteristicas da sirene, mas tenho quase certeza q éla recebe um sinal de audio comum.

não mandei nenhuma dica porque não tinha certeza se éra possivel isso, mas um amigo viu um sistema assim e bem simples mas não pode me dar detalhes porque não foi ele quem fez, mas éra para acionar um relê para ativar o botao send de um celular, assim quando o alarme disparava o cel discava para o cel do proprietario avisando q o alarme estava disparado.

Pois é justamente para este propósito, ativar o botão do celular quando a sirene disparar.

Será que esse circuito que você passou não funciona com aquele micro rele de 3V?

Será que acho fácil este rele?

Obrigado pela força ai pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

funcionou sim! e com um mini-rele de 12v ainda, no mesmo esquema q passei, e o amigo SOSCHIP tinha plena razao, ele arma o rele mas não o segura armado, assim q o tanque de energia se esgota o rele desarma, e rearma na proxima carga q acontece a cada 10 a 15 segundos.

Opa!

Teria como você medir o tempo em que este rele fica armado?

porque na verdade, seriam necessarios apenas 2 ou 3 segundos com a teclado celular pressionada, para que ele disque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é justamente para este propósito, ativar o botão do celular quando a sirene disparar.

Será que esse circuito que você passou não funciona com aquele micro rele de 3V?

Será que acho fácil este rele?

Obrigado pela força ai pessoal!

pode montar nesse esquema q é a melhor opção pois o rele só vai ligar as fases do botao send depois de 10segundos, evitando q ao somente ligar e desligar o alarme o botao send seja acionado. Ele só acionara quando o alarme realmente disparar. Pode usar um mini-rele de 12v mesmo q não tem erro já testei.

relepselularrt3.jpg

By eltonxxx at 2007-12-05

veja se ao ficar apertando o botao send do celular continuamente ele ainda continua fazendo a ligaçao, porque o rele vai acionar o botao send de dez em dez segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode montar nesse esquema q é a melhor opção pois o rele só vai ligar as fases do botao send depois de 10segundos, evitando q ao somente ligar e desligar o alarme o botao send seja acionado. Ele só acionara quando o alarme realmente disparar. Pode usar um mini-rele de 12v mesmo q não tem erro já testei.

relepselularrt3.jpg

By eltonxxx at 2007-12-05

veja se ao ficar apertando o botao send do celular continuamente ele ainda continua fazendo a ligaçao, porque o rele vai acionar o botao send de dez em dez segundos.

Hmmm... sim...Mas só estou com receio, devido ao lance que você disse... q pode queimar o alarme...ele aguenta armar o rele por quanto tempo antes de descarregar o capacitor?Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm... sim...Mas só estou com receio, devido ao lance que você disse... q pode queimar o alarme...ele aguenta armar o rele por quanto tempo antes de descarregar o capacitor?Abraços

já testei e não queimou, é di boa.

ele segura o rele por uns 3~5 segundos.

editado: depois vejo se arrumo uma cam e posto a imagem da arrumaçao q fiz no rele ficou bem pequeno, praticamente do tamanho do rele.

ps: arruma um mini-rele de 5pinos mesmo, acho q é de 5 amperes, amanha confirmo na minha loja e posto o valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!