Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a velocidade


LOKAU_DO_HD

Qual a velocidade  

  1. 1. Qual a velocidade



Posts recomendados

:)

Pelo que tenho lido o mesmo material empregado em um HD de 5400 é utilizado em um de 7200 na fabricação, exceto a placa lógica que consegue uma taxa maior de transferência. Então se um disco normal que roda a 5400 rpm tem uma vida útil o de 7200 terá uma menor, pois se a mesma película que recobre um recobre o outro. Além do mais os de 7200 são muito mais sucetíveis a aquecimento e um crach em um disco a 7200 pode causar um dano muito maior. Veja por exemplo a vida útil de um disco de 7200 da Maxtor e depois me digam se não tenho razão. HD acima de 5400 deveriam vir com prato redundantes com no caso dos SCSI e não um único prato para que haja maior confiabilidade nos dados em caso de pane. Observem que todos HD SCSI vêm com 2 ou mais pratos e com velocidade de até 15000 e trabalham sem dar problemas. O que concluo dizendo que os discos de 5400 são mais seguros é que a tecnologia empregada nos 7200 ainda não é boa e quem irá pagar por isso somos nós usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por LOKAU_DO_HD@19 Set. 2003,22:08

:)

Pelo que tenho lido o mesmo material empregado em um HD de 5400 é utilizado em um de 7200 na fabricação, exceto a placa lógica que consegue uma taxa maior de transferência. Então se um disco normal que roda a 5400 rpm tem uma vida útil o de 7200 terá uma menor, pois se a mesma película que recobre um recobre o outro. Além do mais os de 7200 são muito mais sucetíveis a aquecimento e um crach em um disco a 7200 pode causar um dano muito maior. Veja por exemplo a vida útil de um disco de 7200 da Maxtor e depois me digam se não tenho razão. HD acima de 5400 deveriam vir com prato redundantes com no caso dos SCSI e não um único prato para que haja maior confiabilidade nos dados em caso de pane. Observem que todos HD SCSI vêm com 2 ou mais pratos e com velocidade de até 15000 e trabalham sem dar problemas. O que concluo dizendo que os discos de 5400 são mais seguros é que a tecnologia empregada nos 7200 ainda não é boa e quem irá pagar por isso somos nós usuários.

Por enquanto, isso não passa de opinião pessoal sua.

Se você acha que existe essa possibilidade de "catástrofe iminente" em discos de 7200 RPM, já não era para estar acontecendo pelos quatro cantos do mundo, com todos os principais meios de divulgação ligados à área de hardware noticiando?

Naturalmente respeito sua opinião, mas quando tiver algo concreto e comprovado, com testes realizados e tudo o mais, poste o link para podermos apreciar também.

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera vocês devem estar me achando um louco não é ?

Mas infelizmente creio que não, pois tudo o que coloco no forum não deixa de ser minha "opinião pessoal" como também é imbasado por artigos e testes sérios, creio que a função de um forum seja essa mesma, trazer novidades e esclarecer dúvidas...

Mas ai estão alguns sites que podem servir de confirmação naquilo que eu disse.

Teste 01 - Português

Teste 02 - Inglês

Teste 03 - Italiano

Continuo achando que o melhor é esperar melhorarem os HDs IDE de 7200 antes de adquirir um, por isso uso só SCSI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O primeiro link está quebrado.

O segundo link me pareceu um estudo mais sério do caso, porém dirigido mais à resultados sobre nível de ruído e aquecimento, normal tanto em HDs de 5400 como também de 7200...

De qualquer forma, é mais um estudo em torno de supostos "side effects" em HDs de alta performance. Claro que não dá pra comparar com um SCSI, até porque as aplicações são totalmente diferentes, como é dito no começo do artigo.

No final, são feitas recomendações sobre quais marcas de HDs de 7200 se saíram melhor nos testes feitos. Nenhuma condenação há, portanto.

O terceiro link me pareceu tão somente um Fórum em um idioma que eu não consegui identificar, muito menos entender...

Părerea mea e exact pe dos, la cât de reprezentativ ar fi un eşantion de câteva zeci de declaraţii ar suna "best stupidest topic ever", fiabilitatea o pot găsi pe net ### statistici de sute de mii de cazuri, în schimb performanţa reală pe diferite sisteme de operare şi diferite chipseturi mă interesează mult mai mult, ca şi relatarea experienţei unui prieten de pe forum în care pot avea încredere.

Definitivamente isso não é italiano, está mais para romeno do que para outra coisa...

Ainda assim, parabéns pela pesquisa, o segundo link valeu a pena!

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por SolraK_BoY@22 Set. 2003,08:21

e é logico se ele tem uma rotacao maior o desgaste também vai ser maior, qual é pessoal isso é fisica vocês sabem disso

Mas nesse caso não há porque associar "segurança", do contrário faz parecer que HDs que trabalham à 7200rpm são uma "bomba-relógio"...

Teoricamente, o desgaste de uma peça que trabalha numa condição mais "estressante" poderá ser maior do que o desgaste de uma peça que trabalha com mais folga.

Porém há que se considerar que 1800rpm à mais com relação à um HD de 5400rpm não é algo tão "estressante" assim, além do que acredito que os fabricantes com certeza tomaram as devidas providências quanto à desgaste prematuro das peças por conta desse aumento de rpm, do contrário os "recalls" já estariam na casa dos milhões devido à esse problema...

Entretanto, gostaria que fossem apresentados estudos e testes realizados por sites e/ou instituições ligadas à área de hardware, com experiência e capacidade comprovadas no assunto, para que pudéssemos avaliar melhor essa tese...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo q o desgaste não é tanto(depende) para falar q não tem desgaste ou q tem não da mesmo so com testes como você mesmo falou,,  mais o q eu to querendo dizer é q tem logica e pode acontecer,,  sobre segurança q ele falou foi porque se você tiver um hd com uma vida util menor a segurança da integridade fisica desses dados fica ameaçada!  no mais concordo com você que so fazendo muitos testes para saber como se comporta e se os fabricantes realmente prepararam seus dispositivos para esse maior "desgaste" :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o nosso amigo Lokau, e pela lógica o desgaste é maior! Isso não resta dúvida! Alguém pode ter hds de 7200 que nunca deram pau, mas são justamente as exceções e variam de acordo com as condiçoes de cada local e usuário. Alguém se lembra de ter quebrado um CD-Rom em unidades de 12X? Nas de 24X? Nas de 4X? Quem lembra? Alguém quebrou? Mas ao ser lançado as unidades de alta velocidade, em todos os lugares temos noticias de CDs quebrados devido a alta rotação e superaquecimento dos mesmos. Eu mesmo tive um CD original do Legião que foi quebrado por um cd de 56X. E outra coisa: vamos respeitar os amigos, pois estamos aqui pra aprender e compartilhar as vivências. Se não concorda, pronto! Num adiante desrespeitar e nem xingar! No dia-a-dia amigos vivemos a prática e encontramos cada situação que não estão no gibi e que nem passam na cabeça de alguém.

Espero ter ajudado!

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a questão é a seguinte: HD é o que temos de mais inseguro e ultrapassado em Informática! (só perde pros floppys drive). Se você queima uma memória, é só colocar outra e pronto! Se queima um processador, vai na esquina e compra outro e pronto! Mas já pensou quando queima o hd de uma empresa ou dá bad block? Daí imagina só...se queimou, vai atrás de um BOM profissional pra recuperar os dados. Aí se tiver sorte...colocar um novo, formatar, reinstalar tudo, configurar, instalar os programas e montar a rede. Aí veja quanto essa empresa ou usuário vai penar! Veja quanto tempo perdido! Essa é minha opinião sobre HDs. Más é pessoal e não quero induzir ninguém, mas infelizmente é assim que vejo os hds! Eu mesmo morro de medo do meu Samsung com um monte de MP3 dar pau, pois num tenho backup. E veja que é quase 5.000 MP3. Sobre velocidade, não resta duvida que um de 7.200 é mais rápido e que desempenho dá num PC bom! É um ganho inigualável em velocidade. CREIO EU que por mais eficiente que seja o cooler, ele jamais irá ventilar os pratos do hd ficando assim o mesmo superquecimento. Nesse caso ele prolongaria a vida util da placa logica e consequentemente o bom funcionamento do hd, mas o desgaste e superquecimento dos pratos creio que não resolva.

Bem mas aqui como sempre falo são apenas teorias e relatos do dia-a-dia, ficando aqui este espaço graças ao amigo Lokau, pra gente debater e dialogar-mos sobre o nosso trabalho!

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Titanium@26 Set. 2003,13:04

Bem, a questão é a seguinte: HD é o que temos de mais inseguro e ultrapassado em Informática! (só perde pros floppys drive). Se você queima uma memória, é só colocar outra e pronto! Se queima um processador, vai na esquina e compra outro e pronto! Mas já pensou quando queima o hd de uma empresa ou dá bad block? Daí imagina só...se queimou, vai atrás de um BOM profissional pra recuperar os dados. Aí se tiver sorte...colocar um novo, formatar, reinstalar tudo, configurar, instalar os programas e montar a rede. Aí veja quanto essa empresa ou usuário vai penar! Veja quanto tempo perdido! Essa é minha opinião sobre HDs. Más é pessoal e não quero induzir ninguém, mas infelizmente é assim que vejo os hds! Eu mesmo morro de medo do meu Samsung com um monte de MP3 dar pau, pois num tenho backup. E veja que é quase 5.000 MP3. Sobre velocidade, não resta duvida que um de 7.200 é mais rápido e que desempenho dá num PC bom! É um ganho inigualável em velocidade. CREIO EU que por mais eficiente que seja o cooler, ele jamais irá ventilar os pratos do hd ficando assim o mesmo superquecimento. Nesse caso ele prolongaria a vida util da placa logica e consequentemente o bom funcionamento do hd, mas o desgaste e superquecimento dos pratos creio que não resolva.

Bem mas aqui como sempre falo são apenas teorias e relatos do dia-a-dia, ficando aqui este espaço graças ao amigo Lokau, pra gente debater e dialogar-mos sobre o nosso trabalho!

Um abraço a todos!

Acho que só corres esse risco as firmas que quiserem, pois firmas grandes usam HD espelhado, até mesmo a tecnologia RAID para não correr o risco de perder seus dados. Agora usuário comum,  como eu, não preciso disso tudo, pois meus arquivos não valem tanto(se bem que para mim vale ! :D ) e mesmo assim a gente pode fazer backup em CDs. Eu também tenho mais de 7GB em MP3, mas de 30GB em filmes,  jogos e programas mas tenho tudo gravado em CD, pois meu HD só tem capacidade para 30GB. Risco, corre quem quer.  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então vamos todos comprar HDS de 100rpm... Toda peça de computador sofre o risco de queimar, quebrar, pifar seja o que for. Eu já vi casos de HD samsung com 6 meses quemair, Maxtor cheio de badblock, todo tipo de coisa acontecer, quebrar não é luxo de peças modernas ou rápidas. É obvio que quanto mais stress uma peça sofre, mais chance ela sofre de quebrar. Tudo depende dos cuidados do dono com seu computador, se ele compra coolers para o HD, usa um exaustor no computador, não fica balançando a maquina, tirando e pondo toda hora o HD, mexendo sem parar na peça ela terá uma expectativa de vida melhor, mas sempre tem pessoas que adoram ficar tirando placas do lugar, abrindo tudo, mexendo onde não sabe, instalando coisas por conta propia sem saber o que faz...

Se for baseado nessa teoria sua, voltai-mos para os 486, com cd-rom 4x, 8mb de memoria ram, placa de video de 1m e hd de 50rpm... o_O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!