Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto cobrar por uma visita


jlopes7

Posts recomendados

Boa Tarde !!

sou nova no forum e quero dar minha humilde opinião. seguinte é uma questão de dar valor ao seu trabalho, sempre com humildade é claro porque não adianta ser arrogante senão queima seu filme no mercado,se é caro ou barato não é a questão sempre vai ter alguém que cobra mais barato que você mas esse mais barato as vezes pode sair caro para o cliente, o negocio é por o preço justo e saber argumentar com o cliente. Ex: moro em uma cidade de 5 mil habitantes, chegou uma cliente e perguntou quanto era pra configuarar o modem porque ela não estava conseguindo navegar disse se era só pra configurar cobraria o valor da visita R$ 30,00 , ela nossa que caro o fulano faz por R$ 10,00, eu, então pode chamar ele quando ele não conseguir solucionar o problema você me fala porque não é uma questão só de configuração tem que descobrir o porque que está perdendo a configuração, ela foi embora e 10 minutos depois me ligou pedindo pra ir até lá. Tenhos os meus preços mas garanto a qualidade do meu serviço .. grata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que no começo devemos colocar a menor margem de lucro possivel de forma que aumente a demanda.. ou seja.. maior demanda.. valor mais alto.. baixa demanda.. preço mais baixo.. é assim desde adão e eva!!:cool:emprego1.jpgemprego2.jpg

Caro lincoln_udi,

já tinha estudado várias formas de se cobrar, mas essa baseada na época de Adão e Eva é novidade. Você poderia explicar como funciona?:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de dizer uma coisa antes de perguntar:

O trabalho do técnico é como qualquer outro. Precisa ser rentável. Não há problema moral algum em valorizar seus próprios serviços. E não há problema algum em não saber resolver tudo. Já devolvi inúmeros pcs sem solução.

Mas queria fazer uma pergunta ao Quemel.

Quemel,

Recentemente arrumei um pc que um problema passei a bola para frente. Na verdade, dois. Mas só um é relevante ao tópico. Era um problema numa leitora de DVD. Sugeri que comprassem uma leitora nova ou levassem a antiga a um amigo técnico eletrônico para manutenção, gratuita. Pois pelo preço de uma nova, manutenção passa a ser proibitivo.

Tenho inclusive um amigo formado em Eng. da Comp. que sempre deu manutenção em Gravadoras CD/DVD mas que hoje parou justamente pela custo da manutenção, prefere vender gravadoras novas.

Voltando ao caso, aparentemente não entenderam o que eu havia dito, foram até a pessoa que eu indiquei - um vizinho deles -, mas confudiram minha sugestão e acabaram por chamar outro técnico para olhar o computador.

Na minha opnião, o outro técnico fez um serviço vergonhoso pois: simplesmente instalou antivírus crackeado, disse que removeu uns vírus que estava atrapalhando a leitora e cobrou R$40,00 - trabalho dele: instalar antivírus crackeado em duas máquinas e fazer varredura nas duas por apenas R$40,00.

Ao me informarem que ele havia removido pragas de uma máquina que eu havia dado manutenção dias antes, fiquei bastante decepcionado comigo, pois essa sempre foi a área que mais gostei de estudar. Mas isso só durou até o momento que me falaram o valor cobrado pela manuteção nas duas máquinas e a graciosidade das instalações crackeadas.

Com a moral ainda auto-abalada, perguntei a dona do computador: mas vocês testaram a leitora depois? Ela está funcionando?

Não sabiam me responder e disseram que iriam testar e me retornar a ligação. 10 min depois: "Continua não lendo a gravadora".

Para mim, o "técnico" agiu de má fé. Mas, quero analisar esse ocorrido na melhor das hipóteses. Gostaria de analizá-lo acreditando que o técnico realmente considerou que o motivo do defeito era uma simples infecção e a eliminou.

Agora, contarei mais uma história que aconteceu comigo - eu sou o técnico da história.

Um dia chegou um pc com um problema, uma mensagem de erro que custumava aparecer ao iniciar o sistema. De fato, haviam muitas pragas e removi todas. Mas o erro ao ligar o pc continuava.

Fiz alguns testes, aparentava ser memória. Mas eu não tinha nenhuma memória para teste ou muito menos para venda. Informei ao cliente que o computador apresentava um problema físico, deveria ser levado à uma loja para que fossem substituídas algumas peças - sempre fiz isso para o clientes, mas como ocorreu no meu primeiro ano de faculdade, eu não tinha tempo relamente durante horário comercial na semana para levar a máquina.

O que gostaria que fosse notado nos dois casos é o seguinte: em ambos os casos técnicos foram chamados para resolverem um problema X. Os computadores apresentavam o problema X, Y e quem sabe mais um Z.

Como fica nesses casos? Técnicos arrumaram todos os 400 erros que o computador possuía, menos o problema X que motivou o cliente a nos trazer a máquina.

Apesar de não ter resolvido o problema que o cliente gostaria, cobrei a manutenção que realizei. O mesmo caso do primeiro técnico que citei, olhando a história com bons olhos.

Quemel,

Qual é a melhor solução para esses casos?

abraços

e

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a melhor solução para esses casos?

abraços

e

felicidades

:bandeira:

Caro ferjor,

nos dois casos você não calculou corretamente os riscos da ação. Também tive esses problemas no começo do meu trabalho.

Só consegui solucioná-los quando comecei a SELECIONAR melhor meus clientes.

Cliente para mim é aquele que compra mais de três vezes meus serviços, pois é nesse intervalo de tempo que tenho condições de conhecer melhor o binômio cliente-máquinas ou máquinas.

Publiquei em meu blog um post chamado:

COMO REDUZIR OS RISCOS DE CONFLITOS COM OS CLIENTES DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA.

Leia e entenderá o que expliquei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola galera estou começando a trabalhar na area agora, peço ajuda aos mais experientes. Quanto devo cobrar por uma visita tecnica(o ajuste de configurarçao do internet explorer por exemplo) ou para trocar um hardware qualquer. Sou de Belo Horizonte.

Obrigado, galera um abraço.

Oi jlopes7!

Preços são relativos em cada lugar no Brasil. Tem lugares baratos e lugares bem caros. Visitas a domicílio geralmente é em torno de 50,00 + peças (caso necessário). O problemas numa máquina são tão imprevisíveis, q de repente, você menos espera e, às vezes é uma fonte de alimentação velha, um HD com bad block, um SO mal instalado, um IE7 ou IE8 com falhas no update, sem falar de defeitos de cabos mal fixados, além dos principais, que são memória e processador com mal contato. Sacou como é complicado saber o qto vamos cobrar, antes de verificar por um todo?

Espero que faça sempre primeiro um bom check up na máquina indicada, descubra o defeito e calcule, depois dê seu orçamento, cobrando os 50,00 da visita, independente de acabar ou não, senão, quem sai perdendo é você...

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe,

Quemel, não consigo achar o texto. Pelo o que encontrei, você muda os textos de servidores de 7 em 7 dias, aí complica.

Achei um mais antigo:

"COMO REDUZIR OS RISCOS DE CONFLITOS COM OS CLIENTES DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA"

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=122714

http://forum.clubedohardware.com.br/conflitos-clientes-servicos/93062?t=93062

E o outro até a Luana está procurando sem sucesso:

http://blog.consultoriadomestica.com.br/2008/05/02/reducao-de-conflitos-na-prestacao-de-servicos/

"Não encontrado"

http://blog.consultoriadomestica.com.br/2007/05/03/reducao-de-conflitos-na-prestacao-de-servicos/

...

É o mesmo texto do primeiro link?

abraços

e

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe,

Quemel, não consigo achar o texto. Pelo o que encontrei, você muda os textos de servidores de 7 em 7 dias, aí complica.

Achei um mais antigo:

"COMO REDUZIR OS RISCOS DE CONFLITOS COM OS CLIENTES DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA"

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=122714

http://forum.clubedohardware.com.br/conflitos-clientes-servicos/93062?t=93062

E o outro até a Luana está procurando sem sucesso:

http://blog.consultoriadomestica.com.br/2008/05/02/reducao-de-conflitos-na-prestacao-de-servicos/

"Não encontrado"

http://blog.consultoriadomestica.com.br/2007/05/03/reducao-de-conflitos-na-prestacao-de-servicos/

...

É o mesmo texto do primeiro link?

abraços

e

felicidades

:bandeira:

Oi amigo!

Foi cancelada a resposta, desculpe nossa falha!

Havia muitas opiniões de vários membros da comunidade e não tinha necessidade mais explicações sobre custo/benefício para um técnico iniciar trabalho de visitas para consertar máquinas em domicilio.

O tópico era para opinar qto se deveria cobrar para manuntenção de máquinas a domicílio, somente isso.

Espero ter esclarecido a dúvida de um assunto pendente de outra usuário.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Oi Quemel!

os preços a nível de Brasil estão por volta de 50,00 cada visita, em SP é bem mais caro, claro, a maior cidade do Brasil, cobra-se 80,00; em Salvador-BA, cobra-se 50,00, RJ cobra-se em média de 60,00, assim por diante, aí onde você mora, para começar acho bom você cobrar 50,00, depois que fizer sua freguesia e tiver vários nomes no seu catálogo de endereços, com telefones e desdes que estiverem satisfeitos, passe a cobrar um pouco mais, no caso 60,00, como você disse, seria 60,00 + peças = ? exemplo: queimou uma fonte de alimentação: 60,00 + 100,00 + limpesa e ajuste do SO, retirada de virus e spywares, aí você ganha o cliente e ele fica satisfeito.

O bom Marketing é sempre agradar o cliente, seja quem for, ok?

Boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma informação interessante aos que pretendem trabalhar como técnicos: Na casa do usuário, limite-se a instruí-lo do que deve fazer e a ensinar procedimentos corretos, no caso de segurança na rede, por exemplo. Trabalhos mais técnicos, como formatar, particionar, instalar HD, memórias, etc. faça no seu laboratório. É horrível instalar um novo hardware e o cliente ficar no seu ombro dando palpites. A mais de dez anos eu não trabalho com isso mas quando o fazia, cobrava um preço fixo para certas tarefas e depois por suporte, se for o caso. Pode-se também estimar o valor em horas e já passar os valores para o usuário.

Outra coisa, lavar placa-mãe é rotina nas fábricas e nem se usa álcool isopropílico. As fábricas de circuito usam água mesmo (deionizada). Todos os componentes eletrônicos são a prova d'água. O problema é energizar um circuito com algum tipo de líquido entre os componentes, seja solventes ou água. Portanto seque bem toda a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Quemel!

os preços a nível de Brasil estão por volta de 50,00 cada visita, em SP é bem mais caro, claro, a maior cidade do Brasil, cobra-se 80,00; em Salvador-BA, cobra-se 50,00, RJ cobra-se em média de 60,00, assim por diante, aí onde você mora, para começar acho bom você cobrar 50,00, depois que fizer sua freguesia e tiver vários nomes no seu catálogo de endereços, com telefones e desdes que estiverem satisfeitos, passe a cobrar um pouco mais, no caso 60,00, como você disse, seria 60,00 + peças = ? exemplo: queimou uma fonte de alimentação: 60,00 + 100,00 + limpesa e ajuste do SO, retirada de virus e spywares, aí você ganha o cliente e ele fica satisfeito.

O bom Marketing é sempre agradar o cliente, seja quem for, ok?

Boa sorte...

Caro Barão,

isso varia muito. Em Salvador o valor mínimo da visita é na verdade R$ 160. Depende muito do cliente. Há dois tipos de clientes: 1) os que precisam de ajuda e os que 2)não precisam de ajuda.

Geralmente os segundos insistem para que os técnicos paguem para trabalhar. Eu prefiro os primeiros.

Em pelos menos 100 cidades do Brasil pode-se cobrar preços Premium. Veja no link abaixo:

Mercado para Consultoria Doméstica em Informática.

Bração,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Quemel!

Eu visitei o seu link e lí td que você disponibilizou lá, além do mais, a sua biografia diz que você tem que exigir um bom preço pelos seus serviços, afinal, estudou, pesquisou, batalhou e aprendeu o suficiente para prestar um bom atendimento, eu sempre disse: primeiro o cliente, depois raciocinamos quanto lhe devemos cobrar.

Minha opinião (para não delongar muito), caso de um PC estiver com problemas sérios, demorados de reparar, não devem ser consertados em domicílio, "me poupe", a pessoa pode levá-lo a um laboratório/oficina e lá você faz seu trabalho bem caprichado de modo, que o cliente não volte com a máquina para reconserto disso ou daquilo.

O melhor exemplo é ainda, ligar a máquina pedir para ele testar no balcão apropriado mesmo e bye bye... como se fosse um Marketing...

Concorda comigo companheiro?

Abrs.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola galera, tive uma lan house por quase 3 anos e agora to abrindo uma pequena revenda de peças e serviços para informatica, e aconteceu comigo uma coisa q nao li no topico cheguei na casa do cliente para cobrar 30, a visita cheguei lá limpei a memoria ainda por cima ensinando a ele como limpar e em vez de fazer outros testes, liguei a maquina em q a mesma deu boot na hora entrou no windows e o cliente satisfeito falou q otimo era só isso q queria dei mais uma olhada mas a maquina quase zerada nao tinha problemas nenhum ao q eu fui perguntado quanto q foi, nem cobrei nada e ao q chegar em casa minha esposa ainda tirou sarro da minha cara, dizendo q nao faturei nem a gasolina, é uma situação complicada a cobrança, ainda mais eu comerciante ha 30 anos,

passar uma dessas, eu depois vi q deveria ter cobrado, mas cobrar 30, pra limpar uma memoria, ele talvez iria achar ruim, apesar q tive q aprender muito pra saber.

O que vocês acham dessa situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Existe no mundo da informática, como em qualquer outra profissão, uma denominação para as pessoas que não sabem cobrar pelos seus serviços, são os tais "prostitutos de beco", quer dizer, se vendem por qualquer trocadinho...

Muitos enxergam essa relação bastante prejudicial para a profissão. Muita das vezes gastamos dinheiro com faculdade, cursos, livros, seminários, palestras e etc...Para que um cara ,que nem técnico é, cobre um preço miserável em relação a que determinado serviço valeria realmente. Isso nos nivela por baixo.

Acontece muito isso na profissão que eu exerço. Apesar da OAB tabelar alguns serviços, sempre tem aquele advogado que cobra abaixo do tabelado...

O que vocês acham disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Amigos bomdia,

Li os comentários de todos, a busca por fornecedores, eu estou no ramo de informática também, abri uma loja a pouco tempo, e percebo o que os amigos estão falando , os distribuidores vende pelo mesmo preço que o boa dica vendepor exemplo. Estou em busca dos fornecedores do boa dica, pois os preços dos caras são imbativeis, alguém sabe informar onde conseguir fornecedores tão bons assim? Pois o custo para manter uma loja de informática é alto, e a concorrência é acirrada, por isto é necessário ter ótimos preços para se garantir no mercado, alguém sabe me informar onde conseguir estes forncedores, no inicio do topico falaram de varios, mas eu quero mesmo os fornecedores do boa dica, pois o preço deles chega ser mais caro que as empresas que vendem por internet, como, magazine luiza, casas bahia, ricardo eletro, até mesmo mercado livre...............abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos bomdia, Li os comentários de todos, a busca por fornecedores, eu estou no ramo de informática também, abri uma loja a pouco tempo, e percebo o que os amigos estão falando , os distribuidores vende pelo mesmo preço que o boa dica vendepor exemplo. Estou em busca dos fornecedores do boa dica, pois os preços dos caras são imbativeis, alguém sabe informar onde conseguir fornecedores tão bons assim? Pois o custo para manter uma loja de informática é alto, e a concorrência é acirrada, por isto é necessário ter ótimos preços para se garantir no mercado, alguém sabe me informar onde conseguir estes forncedores, no inicio do topico falaram de varios, mas eu quero mesmo os fornecedores do boa dica, pois o preço deles chega ser mais caro que as empresas que vendem por internet, como, magazine luiza, casas bahia, ricardo eletro, até mesmo mercado livre...............abraços

sugiro KABUM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos bomdia,

Li os comentários de todos, a busca por fornecedores, eu estou no ramo de informática também, abri uma loja a pouco tempo, e percebo o que os amigos estão falando , os distribuidores vende pelo mesmo preço que o boa dica vendepor exemplo. Estou em busca dos fornecedores do boa dica, pois os preços dos caras são imbativeis, alguém sabe informar onde conseguir fornecedores tão bons assim? Pois o custo para manter uma loja de informática é alto, e a concorrência é acirrada, por isto é necessário ter ótimos preços para se garantir no mercado, alguém sabe me informar onde conseguir estes forncedores, no inicio do topico falaram de varios, mas eu quero mesmo os fornecedores do boa dica, pois o preço deles chega ser mais caro que as empresas que vendem por internet, como, magazine luiza, casas bahia, ricardo eletro, até mesmo mercado livre...............abraços

os fornecedores deles são eles mesmos, importação ilegal e compra no paraguay, assim eles não pagam impostos e mantem um preço baixo, é impossivel disputar preço com esses caras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Ola galera estou começando a trabalhar na area agora, peço ajuda aos mais experientes. Quanto devo cobrar por uma visita tecnica(o ajuste de configurarçao do internet explorer por exemplo) ou para trocar um hardware qualquer. Sou de Belo Horizonte.

Obrigado, galera um abraço.

olha sou tecnico de outro ramo de serviço mas você deve cobrar bem sem essa de fazer favores de graça pra conhecido desculpe a palavra e pra otario quanto mais se for de graça se você for autonomo e cobrar cinquenta reais de de visita e nao inventar nada pra justificar o preço vai ser chamado de ladrao mas se você trabalhar numa assistencia tecnica autorizada você pode cobra 100 200 ect eles pagam e nao dizem nada e quem vai pagar seu aluguel seu carro sua comida seu inss o combustivel do seu veiculo o estudo dos seus filhos se você tiver?????nem relogio trabalha de graça e se você quer ter alguma coisa na vida nao seja um otario e se nao querem pagar fiquem sem pc ou arrume outro trouxa pra trabalhar de graça hehe eu sou assim e nao saiuo de casar pra ganhar menos de 100 reais e isso se for um serviço rápido coisa de 20 minutos e se você nao tiver o jeitinho nunca vai ter nada e nunca vai ser nada e o que você ganhar invista bem se nao vão dizer pra você que nao tem nada porque e ladrao rs mas se você investir bem vai ter uma boa vida espero que isso tenha servdo pra você porque a vida e so uma e vai de você ser alguem ou nada!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Quemel!

Eu visitei o seu link e lí td que você disponibilizou lá, além do mais, a sua biografia diz que você tem que exigir um bom preço pelos seus serviços, afinal, estudou, pesquisou, batalhou e aprendeu o suficiente para prestar um bom atendimento, eu sempre disse: primeiro o cliente, depois raciocinamos quanto lhe devemos cobrar.

Minha opinião (para não delongar muito), caso de um PC estiver com problemas sérios, demorados de reparar, não devem ser consertados em domicílio, "me poupe", a pessoa pode levá-lo a um laboratório/oficina e lá você faz seu trabalho bem caprichado de modo, que o cliente não volte com a máquina para reconserto disso ou daquilo.

O melhor exemplo é ainda, ligar a máquina pedir para ele testar no balcão apropriado mesmo e bye bye... como se fosse um Marketing...

Concorda comigo companheiro?

Abrs.

.

Caro Muhammad Rashi,

imagina se TODOS os técnicos consertassem computadores em domícílio.

As oficinas quebrariam. Em domicílio o ambiente é mais hostil. Você precisa de uma metodologia senão perde tempo.

Por isso que a hora em laboratório sai por R$ 40 a hora, enquanto a hora em domicílio é R$ 120.

Percebeu a diferença?

Há técnicos de FIAT Palio que cobram $10 e há técnicos de Buick 1950 que cobram $ 1000.

Quanto mais diferenciado você for, mais $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

bom eu to cobrando R$50,00 a formataçao aqui em campinas, dependendo se o cliente trouxer o pc aqui faço esse preço, caso tenha que buscar R$55,00, se for longe de casa e tiver que pegar onibus cobro R$ 70,00 temos que valorizar nosso trabalho se nao do que adiantou estudar quase 2 anos de curso. isso tabem depende do cliente e do lugar onde você mora varia muito o preço do serviço.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!