Ir ao conteúdo

[Review] Amazon PC AMZ A601

jorge_filho

Posts recomendados

Postado

Opa! Queria me apresentar a todos aqui!

Estou com um Amazon A601, o que vem com Linux Kubuntu, rodando Vista Business.

Gostaria de saber se alguem se interessa na "receita de bolo" pra fazer ele funcionar 100%...uma vez que é meio chatinho de configurar os drivers e tal...e tb trocar figurinhas com alguem q tenha feito o mesmo para saber se tem algum driver q da pra melhorar etc...

Abraço

Mauro Neto

Postado

E aí pessoal... na intenção de comprar um note fiz uma pesquisa aqui no CdH e através dos comentários de vocês, comprei... Realmente é uma maquina interessante... Só tive a sorte de ter pego 1 com badpixel, mas fui a loja e troquei na boa... Gostaria de um help em algumas questões e no que eu puder ajudar, coloco-me a disposição...

1) Alguém sabe como tirar a pasta "Snapshot" do desktop, pois deletei mas ao reiniciar ela insiste em voltar;

2) Configurar a tela/monitor, pois esta como padrão e por trabalhar com imgs preciso do perfil de cores correto.

Grato pela atenção, desejo a todos uma ótima semana.

OBS.: se atropelei alguma coisa, me perdoem, pois sou meio novato aqui... rs

Abraços, Eduardo.

Postado

Morpheus,

cara, eu já instalei o vista home premium e por enquanto estou apanhando um pouco, pois tá difícil achar os drivers corretos. Por exemplo, o da placa de vídeo até agora não consegui resolver. Eu baixei naquele link que você postou, mas não tá resolvendo pois continua a mesma coisa, como se não tivesse driver algum de vídeo. O wireless eu consegui achar o driver no site da realtek, mas ainda não instalei. Agora no site da nvidia tá difícil mesmo, pois não tem drive pra gforce go 6100. Só achei alguma coisa falando sobre o produto, mas os drivers, nem pensar. Vamos fazer um multirão de drivers pra ver se a gente consegue achar em grupo e postar aqui.

Mauro,

em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum. Esperamos trocar experiências sobre os nossos produtos para que possamos juntos resolver os problemas que porventura apareçam.

Quanto a "receita do bolo" estaríamos interessados sim. Como disse antes, estamos à procura (por enquanto eu e morpheus) dos drivers corretos para o funcionamento do Win Vista. Instalei no meu a601 o Home Premium, mas como dito antes, estou apanhando bem.

Portanto, se você já tiver algumas soluções para apresentar, agradeceríamos muito a sua gentileza.

Segue abaixo o link do site da realtek para obter o drive do wireless:

http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=24&PFid=1&Level=6&Conn=5&DownTypeID=3&GetDown=false&Downloads=true

OBS: só tenho uma dúvida em relação ao driver em questão. Pelo everest, a informação é de que o adaptador wirelesse é um Adaptador de Rede Realtek RTL8187 Wireless 802.11g 54Mbps USB 2.0 Network Adapter. No entanto não diz se o modelo é um RTL8187L ou um RTL8187B. Estou baixando o L.

Att, Filipe.

Postado

Primeiramente quero parabenizar o criador desse Review e tb os colaboradores.

De grande valia mesmo.

Desde o primeiro momento estava com muitas dúvidas com relação a quantidade de opções que o mercado oferece e as verdades sobre o real "custo x benefício".

Ontem resolvi fazer uma pesquisa para adquirir um notebook e entrei para comprar um notebook no Magazine Luiza

Notebook Microboard Centturion AMD Turion 64 X2 - 2GB + 120GB + DVD-RW + Webcam + Vista Home Premium

Mas ele está em falta.

Foi quando lembrei do fórum e resolvi dar uma pesquisada.

Esse micro tem basicamente as mesmas configurações que o outro e é mais barato.

Pena que não estou encontrando nas condições que alguns adquiriram.

Hj só encontrei ele por R$ 1999,00

Submarino

Extra

Será que ainda tá interessante???

Sou professor e vou utilizar essa máquina no meu trabalho diário.Ele tem saída para TV?

Postado

profjoaoneto,

acredito que mesmo custando R$ 1.999,00 ainda compense adquirir o note.

Para ter uma ideia, eu havia adquirido o note no submarino por esse preço. No outro dia, ao procurar pelo andamento do pedido, verifiquei que o preço havia caído para R$ 1.899,00. Liguei pra lá, cancelei o pedido antigo e realizei o novo com o preço mais baixo. No outro dia, ao entrar no site, observei que o preço novamente havia caído, agora para 1.699,00. Liguei e cancelei de novo. Dessa vez eu e minha namorada compramos cada um 1.

Penso que esse produto sempre esteja entrando em promoção. É só conferir de vez em quando nos sites que você mencionou (Extra e submarino), bem como no shoptime.com e americanas.com (que apesar de ter comprado o submarino, possui alguns preços diferenciados).

O preço promocional que eu costumo ver é de R$ 1.799,00 (acho que vale a pena esperar).

Quanto a outra questão, sim, ele tem saída pra tv. Espero ter ajudado.

Abraço.

Postado

Profjoaoneto,

olhe no submarino sempre as terças feiras... é o dia em que tem algumas promos na área de informatica...eu comprei ele por 1799 -5% de desconto do que deu um total de 1709 reais... fiquei a semana inteira vendo ele de 1999 até que na terça ele caiu de preço... e é o padrão do submarino... terça feira é dia de informatica... e amanhã pode sair alguma outra promo interessante...

mauroneto,

estamos sim interessados na receita de bolo... to com o win vista ultimate prontinho pra entrar no note (que ainda nem chegou... acho que só quarta feira mesmo que é o dia previsto pelo submarino) precisamos da receita de bolo!!

todos,

olhem esta dica sobre atualização de drivers

http://drivermax.com/

Postado

os 5% eu consegui numa comunidade de descontos no orkut... ehheheh :D sempre com bons descontos... eu ja consegui esse note por 1.619 com descontos mas eu nao ia conseguir parcelar como eu poderia pagar (começando a 1ª parcela em março) aí eu tive de esperar até janeiro quando peguei ele por 1.709 ... se eu puder postar aqui o link da comunidade eu passo pra todos... nao tive paciencia de ler as regras da comunidade (que devem ser bem parecidas com a de um forum de celular que eu sou moderador) e que impedem a publicação de certos links...

• Membro VIP
Postado

Só lembrando que é proibido passar links de descontos no forum... se quiserem tratar deste tipo de assunto, façam através de MP, ok ;)

Postado

Na verdade o computador refereido pelo nosso amigo manoboy ao custo de

R$ 1.699,00 não é o mesmo. O computador em questão ossui processador intel dual core com 1 GB de RAM. O AMD turion continua custando hj R$ 1.999,00.

Morpheus,

Já baixei o driver indicado que você postou. Muito obrigado. Assim que chegar em casa vou testar e relatar aqui. Tomara que dê certo. No mais, vou aguadar a tão esperada "receita do bolo" mencionada por nosso novo amigo Mauro.

Postado

filipelms,

tava olhando aqui no meu note...ele identifica a rede sem fico como:

RTL8187 só...

o que o pessoal quer na receita de bolo? links para os drivers etc...q mais?

Postado

Pessoal:

Antes de mais nada parabéns e obrigado pelo review. A contribuição do jorge_filho ajudou a decidir por este notebook, assim como as opiniões de todos.

Comprei um A601 por R$ 1.799,00 no Submarino, em 12 vezes sem juros, frete grátis. Chegou no dia seguinte, como esperado. Foi um alívio, depois de mais de 10 dias tentando comprá-lo pelo mesmo preço no site da FNAC -- acabei desistindo depois de muita confusão por parte da loja. Seria off-topic relatar o processo aqui, mas não dá pra não mencionar.

Ah, achei no Submarino procurando por palavras-chave como "amazon turion", pois ele não estava com o número do modelo (A601).

Assino embaixo das opiniões favoráveis. A relação custo-benefício parece ser muito boa. Trabalhar com 2 GB de RAM é realmente incrível! É muito leve, silencioso e com bom acabamento... Mas não dá pra deixar de fazer alguns comentários:

1) O Linux que vem com ele (Kubuntu) é realmente mal configurado e confuso.

2) O "manual" da Amazon é péssimo, mais atrapalha do que ajuda. Por outro lado, o manual em inglês (em PDF no CD de drivers) é excelente, explica desde o básico até como fazer upgrade de componentes.

3) Instalei o Windows XP Professional SP2 BR sem problemas, instalando os drivers corretos a partir do CD logo depois. Vale a pena usar o programa de instalação (autorun) em vez de ir manualmente. O driver da webcam está com o nome de "CCD". Ainda não chequei no DriverAgent (está fora do ar?) se estão todos atualizados.

4) Principal ponto negativo até agora: a rede wireless não aceitou WEP128 (vou continuar tentando -- troquei no roteador para WEP64 por enquanto) e não funciona bem no andar de baixo da casa, onde o sinal é mais fraco. Fica caindo toda hora. Meu notebook anterior (com wireless BCM4306) funcionava nesse mesmo lugar, caindo só de dez em quando. Vou tentar atualizar o driver e baixar o software da Realtek, pois por enquanto estou usando o do Windows mesmo. Também não entendi se é RTL8187B ou RTL8817L, mas na dúvida estou baixando o da L, que vem com programa além do driver:

http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=24&PFid=1&Level=6&Conn=5&DownTypeID=3&GetDown=false&Downloads=true

5) O leitor de cartões vem com um protetor que é bem chato pra tirar. O manual recomenda deixar o protetor sempre que não estiver usando, mas dá vontade de deixar sem...

6) Tentei rodar um LiveCD do Mandriva Linux 2008.0, para instalar e usar como sistema operacional secundário. Usando as opções habituais de boot, ele trava tudo logo antes de entrar no modo gráfico. Vou tentar outras opções e aviso se der certo. Se alguém tiver feito isso e puder ajudar agradeço.

Por fim... Tento responder duas questões:

filipelms, caso você ainda esteja com esse problema de demora na tela inicial do boot, sugiro entrar no setup e desativar a "splash screen". Assim vão aparecer as mensagens do Power-On Self Test (POST) e dá pra entender melhor onde está a demora. Notei que aqui demora o POST um pouco mais quando está com algum CD ou DVD no drive.

Du, Dudu ou Edu: só consegui parar a criação da pasta Snapshot tirando os programas da webcam da inicialização automática... Será que é a única saída? Não encontrei um jeito de mudar o path de gravação das imagens, nem no registry nem em arquivos .INI.

Até mais!

Francisco

Postado

Galera, o pessoal da amazon PC colocou os drivers do vista para vários modelos agora no site. Antes não tinha isso. Esse foi um toque que eu vi no orkut. Acho que vale a pena conferir. Estou baixando agora pra testar.

Postado

Finalmente a Amazon coloca a disposição drivers para download... será que funcionam mesmo? estou torcendo para que funcionem... porque uma máquina como esta não rodar vista 100% (tá bom ela deve ser muito mais rapida rodando xp) é uma tristeza...

Baixei e comparei com os outros arquivos...

o WiFi é diferente dos outros já disponibilizados aqui... o Vídeo é a versão indicada que não dava pra fazer download no site da Nvidia... e os outros são os mesmos links da Clevo que foram disponibilizados antes...

e aí? alguém testou? ainda estou sem o note em mãos pra testar...

Postado

Vamos lá Morphaeus. Dos drivers listados no site da Amazon, o vídeo, wireless e a camera e o leitor de cartões funcionaram perfeitamente. Já o mouse touch instalou mas não dá opção de configuração. Olhei o driver, a versão é de 2005. A bios, chipset e o som não instalaram. Segundo informou o vista, o chipset é pra win XP 64 bits. O som chega a um ponto da instalação em que o windows acusa um problema de assinatura do software. Mesmo insistindo para ignorar, ele não instala. Mas de qualquer forma, o vista agora tá funcionando bem melhor. Eu acho até que está iniciando e rodando mais rápido que o XP. Segundo informações de uma comunidade de técnicos no orkut, seria porque o Vista tem um sistema muito melhor de gerenciamento de memória RAM do que o do Vista. Estou satisfeito por enquanto.

Postado

filipelms,

o som, bios e chipset não instalam com driver de XP não?? e o touchpad... putz ficar sem as opções pra configurar barra de rolagem horizontal e vertical fica difícil... é bom que vou lendo e sabendo os problemas que podem vir a aparecer antes mesmo de mexer no bichinho....

• Membro VIP
Postado
filipelms,

tava olhando aqui no meu note...ele identifica a rede sem fico como:

RTL8187 só...

o que o pessoal quer na receita de bolo? links para os drivers etc...q mais?

Se identifica como RTL8187, dêem uma passada no site da Realtek que constam drivers para essa placa com a terminação B e L; inclusive são drivers bem recentes de dezebro/2007 e é só testar um dos dois.

Aqui no meu Positivo V41 o wireless é RTL8187L e funciona bem essa placa, só que eu instalo apenas os drivers (que é um arquivo pequeno de uns 200kb) e não o pacote todo, que deve vir com algum programa próprio da Realtek para gerenciar o wireless.... eu prefiro gerenciar pelo próprio XP SP2 e não por esse programa da Realtek.

Quanto aos drivers do Touchpad, o Windows deve instalar os drivers mais básicos para que o usuário possa utiliza-lo, mas é melhor pegar os drivers da Synaptics (o fabricante mais comum) que habilitam outras funcionalidades.

Eu prefiro pegar o Everest e sair catando os drivers mais novos em cada fabricante de placa de vídeo, som, chipset, etc... essa é a graça da informática: quebrar a cabeça para fazer funcionar algo ehehehe

Postado

Pessoal:

Boas notícias... Atualizei o driver da placa wireless e deu certo: não só o WEP 128 funciona, como também o utilitário é bem mais completo que o do Windows XP. Parece até que ficou mais tolerante ao sinal baixo. O link que eu usei foi:

Quanto ao Linux: quebrei bastante a cabeça e nada. Os parâmetros "clássicos" para esse tipo de situação (noacpi, noapic, nolapic, etc) não mudam nada. Percebi que o kernel do Mandriva detecta apenas 880 MB de RAM, e não os 2 GB. Talvez tenha a ver com isso...

Até mais!

Francisco

Postado

e aí pessoal? algum sucesso com touchpad, bios, chipset e som? desse jeito eu acabo instalando o XP mesmo... :/ bem interessante a solução pro wireless, já baixei... só me falta o note... a previsão é pra amanhã...

Postado

Olá pessoal,

Tenho visto este tópico do fórum e achei interessante visto que acabei de comprar um notebook Amazon PC do modelo AMZ A601 e estou enfrentando um problema. Como já foi dito pelo Jorge o notebook veio com o Kubuntu pré-instalado. Porém, como não conhecia bem o Kubuntu, decidi tentar instalar o Mandriva 2008, mas não consegui pois o computador travava sempre no processo de instação. Portanto resolvi testar a instalação do Windows XP e consegui instala-lo traquilamente inclusive reconhecendo todos os drivers que vinham no CD (audio, video, camera, wireless, etc).

O problema em questão é que não consigo instalar nenhuma versão do Linux. Entrei em contato com a Amazon e a resposta foi que como o Linux é de licença livre, por muitas das vezes o mesmo não reconhece alguns driver. Gostaria então de saber se alguém sabe como instalar pelo menos o Kubuntu ou o Debian no notebook. Já tentei várias opções de Kernel (noapic, apci=off, etc).

Abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!