Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DPS - SAD ou MOV?


rau

Posts recomendados

Estou querendo comprar alguns DPS pra colocar no quadro geral da casa e a Clamper vende uns com a tecnologia de Diodo Avalanche de Silício - SAD e também com a tecnologia MOV, por varistores.

Andei dando uma pesquisada, a achei um pdf no qual criticam o uso do SAD pra redes AC. Eles falam que a sua vida util maior é um mito, que tem uma absorção de energia muito menor que o varistor e que no final das contas o Varistor acaba durando mais tempo que o SAD, entre outras questões.

Tava então pensando em comprar aquele VCL da Clamper, pra uso geral, de 80KA pra 220V. Instalar um em cada fase. Lá eles recomendam se existir um quadro de disjuntores interno, que esteja a mais de 10metros do quadro principal de entrada, que deve se instalar DPS tb dentro desse quado, já que a proteção fica mais efetiva quanto mais próxima dos aparelhos.

Eu acredito que a proteção por MOVs seja mais barata, mas ainda não encontrei os preços das duas, to aguardando reposta da Clamper. Então, qual o melhor? Se eu tiver que de tempos em tempos substitui-los, prefiro o mais barato q que me oferece boa proteção.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, num quero nem saber qual melhor, se o SAD ou MOV. O SAD da Clamper tá saindo por mais de 900 reais a unidade!! Pra quem tem rede trifásica precisa de 3 desses no minimo!

O baseado em MOV 275V e 20KA tá saindo por volta de 60 reais mais imposto + frete. Pra residencia é preferível o velho MOV então... queimou, compra outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...

Sei que o tópico e antigo, mas uma boa proteção anti surtos se dá em 3 estágio: 1° um dps de  45 ~ 100ka com a tecnologia Centelhador a Gás (GDT) ou com Varistor (MOV); 2° um dps do tipo SAD de 5 ~ 20 ka para retificar picos residual quando tem equipamentos mais sensíveis com computadores; 3° e um dps individual próximo do equipamento de +/- 5 ka, pode ser os do tipo plug. Vale ressaltar que quanto maior o ka do dps mais ele vai durar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!