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Postado

Boa tarde,

Como faço para criar uma line-in nesse aparelho de som?

Vi na internet que se cria substituindo a entrada do tape deck, mas não sei como fazer.

Alguém poderia me ajudar e dizer como fazer? Identificar para mim onde soldo os fios terra e sinal do audio L e R e o que mais precisar fazer?

Pretendo colocar um MP3 que tenho ligando a saída do fone de ouvido nesse som, que não possui entrada Auxiliar.

O som é este:

410ZQAVAVDL._AA280_.jpg

E o esquema, depois de muito ralar para achar, está em PDF nesse endereço:

http://sharptooth.vila.bol.com.br/az2425.pdf

Abraços.

  • mês depois...
Postado

Possuo um mini-system desse modelo AZ2425 e parti da sua mesma necessidade, mas no meu caso pra ligar o PC. Pesquisei e pesquisei, mas não havia achado nada a respeito. Até tinha lido seu tópico.

Já tinha ouvido de adaptações para entrada AUX feitas a partir do tape-deck e conclui que, se podemos usar adaptadores, e tais nada mais são do que uma fita mecânica dotada de um cabeçote que entra em com o cabeçote do aparelho, então fiquei convicto de que se eu jogar um sinal de áudio na linha do cabeçote, consigo manda-lo para ser amplificado na placa.

E foi o que fiz. Primeiro, verifiquei qual fio sai do cabeçote e onde ele entra na placa. Nada mais é que um conjunto com 4 fios. Um vermelho, um branco, um amarelo e um transparente. Eles entram na posição de número 1703 impresso da placa do tape-deck (Recorder Board), conforme descrito nesse manual que você disponibilizou no tópico e conforme constatei na placa.

Soldei um fio, no ponto de solda na placa onde entra o fio vermelho (que será o direito – right), outro fio no branco (left) e um no fio transparente (ground).

Puxei esses 3 fios para fora do aparelho, passando pelas frestas do compartimento de pilhas e soldei em 2 RCA fêmeas, onde fixei-os na tampa do compartimento, depois de ter furado ela. Fixei com cola quente. Solda vermelho no miolo de um dos RCA fêmea e transparente na borda e solda branco no miolo do outro RCA fêmea e transparente na borda deste tbem.

Primeira parte pronta. Mas 99,99% do som saiu rachado porque o sinal é forte demais.

Ai pus um resistor normal desses que se acha em sucata no valor de 100 K (marrom-preto-amarelo) no fio vermelho e “outro resistor igual” no branco antes de chegarem no RCA. Ficou bom mas nem tanto, pois continuava rachando em volume alto. Ai aumentei a resistência colocando um resistor de 1 Mega (marrom-preto-verde).

CARA ficou bom demais!!!

Ai pintou o segundo problema.

Na verdade não é um problema, pois o sistema funcionava de boa, mas já que tinha feito a parte mais difícil, não custava nada caprichar mais.

O sistema pra funcionar precisa que se aperte o PLAY para que o cabeçote acione e comece a trafegar o sinal por sua linha. Mas o motor que roda a fita tbém roda, e no nosso caso desnecessariamente.

Descubri que existe 2 plugues formados por 1 par de fios cada um, que entram na placa do tape que funcionam como interruptores. Um para o motor e outro pro cabeçote.

Ai soldei um par de fio nos pontos de solda no plugue do cabeçote (posição de número 1701 na placa do Tape-deck (Recorder Board)) e puxei para fora tbem e soldei em um interruptor POWER ON que achei de sucata de um antigo K6-II. Fixei na mesma tampa com cola quente (cuidado não travar o acionamento do botão com a cola).

O porquê do interruptor? Podia ter fechado curto direto mas....ai que tá. Quando eu fecho contato entre os 2 pontos de solda, ele aciona o modo TAPE e não sai mais até que se “abra” o curto. Assim, não se consegue usar os modos CD e TUNER.

Ai é só ligar com um cabo RCA-P2 estereo e curtir a sonzeira...hehe

Num vai dar som como o CD, mas quebra mó galho.

Espero ter ajudado. Manda resposta depois se deu certo.

T+.

  • Amei 1
Postado

Se o controle de volume for um potenciômetro (se não for daqueles controle de volume digitais), você pode interromper o circuito antes dele, jogar numa chave (para selecionar entre o som do próprio aparelho e o som "externo")...

Lembre-se de usar fios blindados e sempre o mais curtos possíveis.

  • Obrigado 1
  • 13 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Passaram-se mais de 13 anos...

 

E recentemente o Youtube está cheio de uma dica genérica. Ela resume-se a derivar a desejada entrada AUX de uma das três interfaces do "áudio" com o amplificador, separando-se (controlando) a derivação mediante uma chave.

 

Pelo que entendi, tanto faz: pode ser no meio de campo entre o rádio (sintonizador AM/FM) e o amplificador, ou no meio de campo entre o tocador de CD e o amplificador, ou no meio de campo entre o tocador de fitas e o amplificador.  No caso do nosso mini system, um tal TUNNER ainda entra nesse jogo. A chave deverá fazer com que se despreze o sinal de áudio original (interno), e se use, em seu lugar, o sinal de áudio que é entrante pela novo conector AUX. Em linhas gerais, é isso.

 

Li em algum lugar que existe jack P2 embutindo chave automática. Talvez o seguinte modelo:

 

D_NQ_NP_2X_631367-MLB26233891615_102017-F.jpg.65e2d5743eb1622dae98f9375f68b83e.jpg

 

Não sei se procede, mas tem vendedor no Mercado Livre vendendo-o como tal.

 

Em tempo, o aparelho do qual estamos tratando:

 

AZ2425_19-IMS-pt_BR.jpg.1f90c988bc7f671d3446fba35520ebc7.jpg

 

Ah, se o tempo não o amarelasse...

 

É muito interessante! Cada caixinha dessas obra milagre (acústica); são apenas 2 × 2,5W RMS.

 

Os youtubers que estão focados na dica mais atual ensinam a identificar os dois canais (L+R) provocando-se ruídos nos altifalantes em funcionamento. Pareceu-me realmente simples...

 

É a mesma ideia do Letra Jota com um som automotivo. Gostei da clareza que há nesse vídeo. Assistam!

 

Download do Manual de Serviço:

    – elektrotanya.com

    – electronica-pt.com

 

Update

 

No meu entender, o que mais interessa para o seguimento da "doutrina" mais recente está na página 6:

 

Screenshot_2021-04-25-03-07-28.png.da25b847b82d0250fee5e06105213524.png

 

São as conexões de entrada para o amplificador!

 

Screenshot_2021-04-25-03-08-21.png.2733b1add1ddd110f40c5cac19df2749.png

 

Update 2

 

Um "raciocínio ligeiro" está me dizendo que fazendo a inserção nessa região não poderemos tunar o áudio que será entrante pela nova conexão AUX.

 

Para tal, podemos buscar, ao invés disso, mexer na entrada do TUNNER. Mas ainda não está claro o porquê dele não ter se atravessado nessa região (intermediando os sinais de áudio com o amplificador). O exercício de achar o local alternativo exato, para a inserção, fica para um outro dia...

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