Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Como faço para criar uma line-in nesse aparelho de som?

Vi na internet que se cria substituindo a entrada do tape deck, mas não sei como fazer.

Alguém poderia me ajudar e dizer como fazer? Identificar para mim onde soldo os fios terra e sinal do audio L e R e o que mais precisar fazer?

Pretendo colocar um MP3 que tenho ligando a saída do fone de ouvido nesse som, que não possui entrada Auxiliar.

O som é este:

410ZQAVAVDL._AA280_.jpg

E o esquema, depois de muito ralar para achar, está em PDF nesse endereço:

http://sharptooth.vila.bol.com.br/az2425.pdf

Abraços.

• mês depois...
Postado

Possuo um mini-system desse modelo AZ2425 e parti da sua mesma necessidade, mas no meu caso pra ligar o PC. Pesquisei e pesquisei, mas não havia achado nada a respeito. Até tinha lido seu tópico.

Já tinha ouvido de adaptações para entrada AUX feitas a partir do tape-deck e conclui que, se podemos usar adaptadores, e tais nada mais são do que uma fita mecânica dotada de um cabeçote que entra em com o cabeçote do aparelho, então fiquei convicto de que se eu jogar um sinal de áudio na linha do cabeçote, consigo manda-lo para ser amplificado na placa.

E foi o que fiz. Primeiro, verifiquei qual fio sai do cabeçote e onde ele entra na placa. Nada mais é que um conjunto com 4 fios. Um vermelho, um branco, um amarelo e um transparente. Eles entram na posição de número 1703 impresso da placa do tape-deck (Recorder Board), conforme descrito nesse manual que você disponibilizou no tópico e conforme constatei na placa.

Soldei um fio, no ponto de solda na placa onde entra o fio vermelho (que será o direito – right), outro fio no branco (left) e um no fio transparente (ground).

Puxei esses 3 fios para fora do aparelho, passando pelas frestas do compartimento de pilhas e soldei em 2 RCA fêmeas, onde fixei-os na tampa do compartimento, depois de ter furado ela. Fixei com cola quente. Solda vermelho no miolo de um dos RCA fêmea e transparente na borda e solda branco no miolo do outro RCA fêmea e transparente na borda deste tbem.

Primeira parte pronta. Mas 99,99% do som saiu rachado porque o sinal é forte demais.

Ai pus um resistor normal desses que se acha em sucata no valor de 100 K (marrom-preto-amarelo) no fio vermelho e “outro resistor igual” no branco antes de chegarem no RCA. Ficou bom mas nem tanto, pois continuava rachando em volume alto. Ai aumentei a resistência colocando um resistor de 1 Mega (marrom-preto-verde).

CARA ficou bom demais!!!

Ai pintou o segundo problema.

Na verdade não é um problema, pois o sistema funcionava de boa, mas já que tinha feito a parte mais difícil, não custava nada caprichar mais.

O sistema pra funcionar precisa que se aperte o PLAY para que o cabeçote acione e comece a trafegar o sinal por sua linha. Mas o motor que roda a fita tbém roda, e no nosso caso desnecessariamente.

Descubri que existe 2 plugues formados por 1 par de fios cada um, que entram na placa do tape que funcionam como interruptores. Um para o motor e outro pro cabeçote.

Ai soldei um par de fio nos pontos de solda no plugue do cabeçote (posição de número 1701 na placa do Tape-deck (Recorder Board)) e puxei para fora tbem e soldei em um interruptor POWER ON que achei de sucata de um antigo K6-II. Fixei na mesma tampa com cola quente (cuidado não travar o acionamento do botão com a cola).

O porquê do interruptor? Podia ter fechado curto direto mas....ai que tá. Quando eu fecho contato entre os 2 pontos de solda, ele aciona o modo TAPE e não sai mais até que se “abra” o curto. Assim, não se consegue usar os modos CD e TUNER.

Ai é só ligar com um cabo RCA-P2 estereo e curtir a sonzeira...hehe

Num vai dar som como o CD, mas quebra mó galho.

Espero ter ajudado. Manda resposta depois se deu certo.

T+.

• Amei 1
Postado

Se o controle de volume for um potenciômetro (se não for daqueles controle de volume digitais), você pode interromper o circuito antes dele, jogar numa chave (para selecionar entre o som do próprio aparelho e o som "externo")...

Lembre-se de usar fios blindados e sempre o mais curtos possíveis.

• Obrigado 1
  • 13 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Passaram-se mais de 13 anos...

E recentemente o Youtube está cheio de uma dica genérica. Ela resume-se a derivar a desejada entrada AUX de uma das três interfaces do "áudio" com o amplificador, separando-se (controlando) a derivação mediante uma chave.

Pelo que entendi, tanto faz: pode ser no meio de campo entre o rádio (sintonizador AM/FM) e o amplificador, ou no meio de campo entre o tocador de CD e o amplificador, ou no meio de campo entre o tocador de fitas e o amplificador.  No caso do nosso mini system, um tal TUNNER ainda entra nesse jogo. A chave deverá fazer com que se despreze o sinal de áudio original (interno), e se use, em seu lugar, o sinal de áudio que é entrante pela novo conector AUX. Em linhas gerais, é isso.

Li em algum lugar que existe jack P2 embutindo chave automática. Talvez o seguinte modelo:

D_NQ_NP_2X_631367-MLB26233891615_102017-F.jpg.65e2d5743eb1622dae98f9375f68b83e.jpg

Não sei se procede, mas tem vendedor no Mercado Livre vendendo-o como tal.

Em tempo, o aparelho do qual estamos tratando:

AZ2425_19-IMS-pt_BR.jpg.1f90c988bc7f671d3446fba35520ebc7.jpg

Ah, se o tempo não o amarelasse...

É muito interessante! Cada caixinha dessas obra milagre (acústica); são apenas 2 × 2,5W RMS.

Os youtubers que estão focados na dica mais atual ensinam a identificar os dois canais (L+R) provocando-se ruídos nos altifalantes em funcionamento. Pareceu-me realmente simples...

É a mesma ideia do Letra Jota com um som automotivo. Gostei da clareza que há nesse vídeo. Assistam!

Download do Manual de Serviço:

– elektrotanya.com

– electronica-pt.com

Update

No meu entender, o que mais interessa para o seguimento da "doutrina" mais recente está na página 6:

Screenshot_2021-04-25-03-07-28.png.da25b847b82d0250fee5e06105213524.png

São as conexões de entrada para o amplificador!

Screenshot_2021-04-25-03-08-21.png.2733b1add1ddd110f40c5cac19df2749.png

Update 2

Um "raciocínio ligeiro" está me dizendo que fazendo a inserção nessa região não poderemos tunar o áudio que será entrante pela nova conexão AUX.

Para tal, podemos buscar, ao invés disso, mexer na entrada do TUNNER. Mas ainda não está claro o porquê dele não ter se atravessado nessa região (intermediando os sinais de áudio com o amplificador). O exercício de achar o local alternativo exato, para a inserção, fica para um outro dia...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!