Ir ao conteúdo

Dicas para aumentar desempenho nos benchs

Clemente Silva

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Galera, eu estava fazendo uma pontuação pra lá de ridícula com a minha config no 3DMark2001.

Como problema, me passou de tudo pela cabeça: "placa de vídeo não presta", "motherboard não presta", "memória não presta"...

Mas descobri que o que não presta mesmo é o sistema operacional RuindowsXP!

No desespero, resolvi fazer um teste habilitando e desabilitando alguns serviços, pois é óbvio que um serviço em execução consome recursos, assim como programas rodando em segundo plano, antivírus, wallpapers, ícones na área de trabalho, notificaçao (system tray) e barra de tarefas, etc.

Aliás, todos esses últimos itens citados eu tratei de desabilitar também pra fazer o teste.

Alguns serviços que eu desabilitei causaram efeitos assombrosos (no sentido "assombroso" da palavra mesmo): por exemplo, se você desabilitar os serviços "Notificação de eventos do sistema" e/ou "Log de eventos", o XPito demora intermináveis 3 minutos entre o "Welcome Screen" e a área de trabalho ficar disponível... Nem cheguei à testar o 3Dmark2001 assim, pois o sistema ficou um lixo!

Para eu não ter que escrever cada serviço que eu habilitei/desabilitei, eu tirei uns screens da janela de Serviços mostrando como ela está hoje, separando em três grupos: os que eu deixei como Automático, os que eu deixei como Desativado e por fim os que eu dexei como Manual:

Automático

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www34.brinkster.com/cwbs/img/servauto.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Desativado

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www34.brinkster.com/cwbs/img/servdesativado.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Manual

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www34.brinkster.com/cwbs/img/servmanual.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Os serviços que eu desabilitei (sem medo de ser feliz) e que tiveram o maior peso no resultado, foram:

=> Alerta

=> Agendador de tarefas

=> Armazenamento protegido

=> Cliente da web

=> Número de série de mídia portátil

=> NVidia Driver Helper Service

=> Serviço de descoberta SSDP

=> Agendador de tarefas

=> Serviço de restauração do sistema

As frescuras gráficas do Windows e outras coisas que eu alterei foram:

=> Menu iniciar, estou usando o estilo "clássico".

=> Configurações de desempenho, nas opções de "Efeitos visuais", escolhi a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho". Isso desabilita tudo o que é frescura, incluindo "Esmaecimento de menus", "Animação de janelas", etc...

=> Memória virtual, deixei a opção para o próprio Windows gerenciar... Esse é um ponto bem controverso, na verdade eu sempre gostei de definir meus próprios valores para o arquivo de troca, mas percebi que pelo menos no RuindowsXP as coisas funcionam melhor deixando que ele gerencie... POrque eu não sei, e nem aprofundei muito o estudo nisso.

=> Demais itens já citados acima: programas rodando em segundo plano, antivírus, wallpapers, ícones na área de trabalho, notificaçao (system tray) e barra de tarefas, etc.

Enfim, tem que deixar tudo peladim...

Essas alterações, mais a desabilitação de frescuras do Windows, e ainda um ligeiro over no core (270 contra os 250 originais) me presentearam com nada mais, nada menos que 1730 pontos à mais no meu score do 3DMark

Portanto, se você estiver tendo problemas com sua placa de vídeo seja ela qual for, considere também que nem sempre o hardware é o culpado...

Boa sorte! :D

PS.: Sei que é desnecessário dizer, mas lembre-se: se quiser fazer o mesmo, faça-o por sua conta e risco! E ainda os resultados podem variar de acordo com a sua configuração, e todas aquelas baboseiras que se escrevem em alertas, avisos, etc...

Editando de novo: Tô com prbs no HPG (lixo!), por isso as imagens não estão aparecendo (inclusive meu avatar). Assim que tiver tempo, vou mudar pro Brinkster...

Postado

Cara todo mundo ta cheio de saber que 3dmark não mostra o desmepenho real das placas de video.. Tenta jogar algum jogo, tu não vai sentir diferenca no desempenho dele, por causa de algums pontinhos mais no 3d marketing.  Esquece essa ##### de programa. :ui:

• Membro VIP
Postado

telof, mais respeito cara...

Os bench's em geral são bons para testarmos nossas máquinas, nos dão uma ideia d rendimento. C não gostas, normal, só não seja mal educado, ele está tentando ajudar...

• Membro VIP
Postado

Inclusive eu mandei uma PVT para que ele criasse um tópico como esse.

Cara todo mundo ta cheio de saber que 3dmark não mostra o desmepenho real das placas de video.. Tenta jogar algum jogo, tu não vai sentir diferenca no desempenho dele, por causa de algums pontinhos mais no 3d marketing.  Esquece essa ##### de programa.

Estas modificações q nosso amigo postou, não ajuda somente no desempenho do 3DMark e sim no desempenho de jogos também visto que o windowsXP é pesado e assim se tornará mais leve

• Membro VIP
Postado

Postado Originalmente por mmarcelocsouza+23 Set. 2003,08:32-->
Inclusive eu mandei uma PVT para que ele criasse um tópico como esse.

É isso aí, foi o mmarcelocsouza quem sugeriu que eu mostrasse as alterações que eu fiz:

mmarcelocsouza@22 Set. 2003,09:08

Seria legal você fazer um tópico com as alterações no windowsxp que você fez para subir 1500 pontos no 3dmark2001......seria bastante interessante.

[]´s

he he he... E se por acaso alguma coisa não voltar à funcionar mais pra quem fizer essas alterações, pode mandar a conta pra ele! :P

:cool:

...

Colega telof, eu também não acreditava muito nesse negócio de benchmark não... mas depois de rodar inúmeros programas por diversas vezes, fazendo alterações e tweaks em sistemas ou overclock na placa de vídeo, percebi que os benchs ajudam pra caraca você otimizar a config e melhorar o rendimento de um modo geral, não apenas em games.

Isso não serve apenas pra você comparar a sua config com a de outros, mas principalmente comparar a sua config com ela mesma, sempre tentando mudar alguma coisa no intuito de conseguir uma performance melhor, percebendo os pontos fracos e tentando melhorar, enfim, chegar no limite para obter o melhor benefício pela grana que foi gasta...

Esse é o "espírito"! E depois eu faço isso porque eu gosto também! É o meu esporte ficar fuçando nas coisas pra tentar melhorar!

Ou será que no meu caso, por exemplo, compensaria deixar o sistema operacional ficar roubando desempenho?

E quanto à sentir a diferença no jogo, bom, isso depende do quanto você é exigente com desempenho... Se você está acostumado com resolução 640x480, ausência de efeitos como anti-aliasing, z-buffer, outros filtros diversos e efeitos/detalhes mínimos, certamente não faz menor diferença...

• Membro VIP
Postado

Só acrescentando. Tudo isso é válido para o Windows 200 também. A diferença é que por padrão ele roda bem menos serviços, então não tem tanta coisa pra desabilitar.

Postado

E aí cwbs... beleza??? Eu tenho o windows XP+SP1 corporate version em inglês, porque a versão em português é meio bugada... Sabe como é.. desenvolveram o windows originalmente em înglês, e com a translação p o português algumas coisas se perdem...

Portanto nem tudo que você postou eu pude fazer.. seria possivel você me dar um help aqui??? Tem coisas que eu não sei como desabilitar...

• Membro VIP
Postado

Postado Originalmente por G£äß®ö@24 Set. 2003,14:23

E aí cwbs... beleza??? Eu tenho o windows XP+SP1 corporate version em inglês...

Portanto nem tudo que você postou eu pude fazer.. seria possivel você me dar um help aqui??? Tem coisas que eu não sei como desabilitar...

Bom, eu não conheço a versão em Inglês do XP mas...

Tenta tirar uns screens no mesmo formato que eu tirei (ordenando a lista por "Tipo de Inicialização"), em formato GIF e manda zipado pra [email protected], ou então se você quiser mandar por escrito (se bem que vai ser mais difícil)...

No final de semana quando eu tiver um tempo, vou ver o que posso fazer...

Postado

Bastante válido este tópico, muita gente não dá muita bola pra configuração dos serviços, que realmente rouba muitos recursos do sistema se ficar da forma como é na instalação do XP. Já sou adepto desta prática desde que comecei a usar o XP e aqui só fica em automático 14 serviços, aliás configuro tudo para o máximo de performance, não uso plano de fundo, descanço de tela, lixeira, firewall, restauração do sistema(não sei porque nunca confiei neste troço), etc. Deve ser por isso que minha GF4 de 64 bits faz 5659 3Dmark e ainda consigo jogar HW2 com 2 aniso e AA2X com tudo configurado para melhor qualidade de imagem SEM LAG. :)

Postado
Postado Originalmente por ««ŠÞä®täkµ§»»@25 Sep. 2003,01:24

Cara, eu tenho 32 processos ativos, firewall + nav, tweak com transparencia, palno de fundo, icones trocados, pastas personalizadas. Eu usava Dual Boot pra jogar num ME básico sem nada, mas quero testar essas configurações com calma. Se ganhar algo com certeza vou manter.

Aff!! Aqui só ficam 12 processos em execução, antes eram 11 mas troquei de modem então acrescentou 1(o modem até funciona sem ele mas tive a impressão que faz umas negociações de conexão meio esquisitas, então deixei). Do jeito como eu configuro aqui o XP aloca praticamente a mesma quantidade de memória no boot que o 2000 configurado da mesma forma com a vantagem de ser mais rápido e compatível(isso vai no mínimo gerar algum protesto  :D ).

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Galera, consegui melhorar ainda mais minha pontuação no 3DMark2001, desabilitando mais alguns serviços e aumentando um pouco mais o over.

Estava com certo receio de aumentar o over nas memos, mas consegui um bom resultado passando de 400 para 430. No core eu subi dos 270 do oc anterior para 285.

Quanto às alterações no WindowsXP, tenho certeza de que não dá pra fazer mais nada agora, pois os serviços que sobraram são essenciais, e eu ainda não sei quais "efeitos colaterais" ainda vão surgir por eu ter desabilitado tanta coisa... Até agora está tudo funcionando normalmente, e não ocorreram travamentos nem qualquer sinal de instabilidade.

Bom, aqui vão os outros serviços que eu desabilitei:

-> Detecção do hardware do shell

-> Auxiliar NetBIOS TCP/IP

-> Estação de trabalho

-> Gerenciador de contas de segurança

-> Notificação de eventos de sistema

-> Serviços IPSEC

Ainda, no MsConfig eu desabilitei o carregamento do Win.ini e System.ini, pois pelo menos pra mim eles não são necessários pois não rodo nada de 16 bits nessa máquina. Me corrija alguém se eu estiver errado mas acho que isso só serve para manter compatibilidade com aplicações de 16 bits mesmo.

Após estas alterações, consegui pular dos 7414 anteriores para 7584. Porém, aumentando o over de 270/400 para 285/430, consegui um resultado ainda melhor!

Acredito que agora eu tenha chegado no limite dessa FX. E do WindowsXP também. Pelo menos na minha máquina.

• 2 semanas depois...
Postado

Ok galera desculpe se eu fui mal educado, não era minha intencão.. Concordo com você de tentar melhor alguma coisa mexendo nas configuracoes e tal. Eu não curto bench, acho uma enganacao para fazer com que os consumidores (nos), julgue por eles se uma peça e boa ou ruim, mais na verdade como vocês acompanharam o caso na nvidia lancando até cheates em seus drivers para maiores pontuacoes nesses programas como 3d mark, aqumark e etc... Ainda com minha antiga ideia, o melhor e testar nos jogos. Tipo no meu pc, uma epoca que eu fazia direto esses bench na minha maquina, um dia marcava 9500 no outro 9600 no outro 10000, e assim por diante, mais nos jogos ficava sempre a mesma coisa.As vezes a maioria dos usuarios por causa de 500 pontinhos no 3dmark fica pensando que sua placa esta mais fraca que a do fulano e acaba simplesmente se extressando demais, sendo que podia estar jogando invés de se preocupar com isso. Mais é claro, como disse anteriormente eu respeito a opinião de todos, eu não sou o dono da verdade , assim como todos.Valeu Abracão!!!

-=TeLoF=- :D  :bandeira:

Postado

Postado Originalmente por cwbs@04 Out. 2003,17:15

Ainda, no MsConfig eu desabilitei o carregamento do Win.ini e System.ini, pois pelo menos pra mim eles não são necessários pois não rodo nada de 16 bits nessa máquina. Me corrija alguém se eu estiver errado mas acho que isso só serve para manter compatibilidade com aplicações de 16 bits mesmo.

cara você tem certeza disso ?

Isso quer dizer q em qqlr Windows só é preciso q o MSCONFIG inicie  

Outras coisas e eu posso desabilitar win.ini e system.ini ??? ( como saber qual aplicativo é de 16 bits ) ...

E parabens .. as alterações realmente funcionam melhora mesmo o desempenho em WIN XP ..

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Cafs+23 Out. 2003,12:29-->
cwbs@04 Out. 2003,17:15

cara você tem certeza disso ?

Isso quer dizer q em qqlr Windows só é preciso q o MSCONFIG inicie  

Outras coisas e eu posso desabilitar win.ini e system.ini ??? ( como saber qual aplicativo é de 16 bits ) ...

Não, não foi isso que eu escrevi. Essas alterações só se aplicam ao WindowsXP. você não precisa carregar sempre o msconfig, você só carrega e desabilita o que eu sugeri.

Tudo o que eu desabilitei até agora não me fez falta nenhuma, nem causou a mínima instabilidade no XP, portanto acho que você pode fazer sossegado.

Mas lembre-se: "Por sua conta e risco! :P

...

Deixa eu aproveitar pra divulgar minha nova marca: 7849

Para mais detalhes, vejam no Ranking do 3DMark2001SE...

Postado

A cwbs se te pegam tu vai preso por desmontar Windows ...

haihaiuaihaiuhaiuh ...

Enfim ...

Entendi ...O fresco do WinXP continua com o win.ini processando mesmo depois de ter iniciadu ...

Quais os processos ativos q ficaram restantes nesse seu WinXP quando você fez o teste ? só o explorer ? ( zuera d novo )

• 2 semanas depois...
Postado

cara... acabei de remover todos esses serviços que o cw falou... jajah vou dar uma reiniciada e rodar o aquamark pra ver quanto dá eheheh... isso se o pc iniciar ainda !!! falou!

Postado

Bem... uma noticia boa e uma ruim...

A Boa é que o comp reiniciou normal e tá tudo rodando belesss eheheh a Ruim é que minha pontuação no Aquamark caiu quase 300 Pontos... de 7674 fui pra 7401... fiz duas vezes, a outra foi 7444...

Vou testar no PCMark jajah

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Roddy_RN@02 Nov. 2003,23:43

Bem... uma noticia boa e uma ruim...

A Boa é que o comp reiniciou normal e tá tudo rodando belesss eheheh a Ruim é que minha pontuação no Aquamark caiu quase 300 Pontos... de 7674 fui pra 7401... fiz duas vezes, a outra foi 7444...

Vou testar no PCMark jajah

Putz! Não brinca... Mas porque será? Era pra ter funcionado positivamente, e não piorado... Talvez isso dependa do modelo de placa também, sei lá...

Eu ganhei mais de 2000 pontos depois que fui desabilitando isso tudo. Não sei se tem muito à ver, mas eu desfragmentei o disco também. Manter o disco desfragmentado também ajuda à consumir menos recursos.

Seria legal se alguém mais já tentou, que fizesse igual você, postando o que aconteceu.

Eu queria fazer um resumo pra ver se compensou pra td mundo, ou se não mudou nada ou se piorou, como aconteceu no seu caso.

Valeu!

:**

Postado

Caro ''cwbs'' ...

Fiz o teste na casa de um amigo meu ...

Desabilitei a maioria dos recursos que você falou ...

Somente alguns deixei ativos porque pelo eu soponho q seja algo importante ... mais enfim ...

Desabilitando a maioria dos recursos eu ganhei +~10Fps´s no HL e aumentei o score no 3dmark em 800 pts ...

Isso porque o pc do meu colega tem pouca RAM e muitos dos recursos estavam em padrão .. após desabilitar alguns recursos vi q sobrou um pouco de ram então eu pode trabalhar com alguns drivers em ''otimizado'' ... isso ajudou muito ..

• 3 semanas depois...
Postado

cwbs, eu tinha essa mesma placa-mãe q ce tem ai ecs p4 vmm2, fazia 6000 pontos com g4 ti 4200 64 megas... troquei ela por uma asus apenas, so troquei a placa-mãe, consegui fazer

9467

sem overclock.

Da uma olhada ai e você ainda pode melhorar mais esse score :P

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Endrock@01 Dec 2003, 12:26

cwbs, eu tinha essa mesma placa-mãe q ce tem ai ecs p4 vmm2, fazia 6000 pontos com g4 ti 4200 64 megas... troquei ela por uma asus apenas, so troquei a placa-mãe, consegui fazer

9467

sem overclock.

Da uma olhada ai e você ainda pode melhorar mais esse score :P

Pois é cara, é justamente aí que tá pegando... Essa placa-mãe é bem fraquinha, mas quando eu comprei ela a grana estava curta (e ainda tá he he he) mas lá pro meio do ano que vem eu quero ver se consigo trocar (se não faltar $$$)...

Até lá eu vou me virando com essa mesmo...

B)

• 2 semanas depois...
Postado

opa! perai, estou com a minha g4 ti 4200 da msi com um over básico de 7% , estou com 10234 pontos, neste final de ano tá uma correria, mas assim que der mando ss para vocês. ;)

falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...