Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador Enermax muito loco: nao estabiliza


jmarkos

Posts recomendados

galera preciso da ajuda de vocês

tentei peskisar no forum mas nao achei nada semelhante

to cum estabilizador enermax 1000va

o problema é q esse lixo nao estabiliza e eu to preocupado com o que pode ocorrer com o meu pc

duma ora pra outra a luz dele fica vermelha e a energia sobe pra 127v(fica por uns 1~5 minutos), e quando ele ta estalibilizado vai pra 115~117v

mas o que eu me indigno é q ele sempre deveria ficar nos 115~117v independente da situacao, pois esse q é o objetivo do estabilizador, eliminar os picos de luz

eu to preocupado com o meu hardware, sera que pode queimar alguma peça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, você está completamente errado se esperar que o estabilizador elimine picos de tensão. Essa não é a função dele e ele não tem velocidade para eliminar picos, surtos, transientes de tensão quando esses forem rápidos.

Um estabilizador de, vamos supor, 3 estágios como o marketing dos fabricantes costuma vender, tem na verdade 3 saídas de tensão, onde uma delas tem um valor de cerca de 7% abaixo da tensão de entrada, outra com exatamente a tensão de entrada e outra com cerca de 7% a maior que a tensão de entrada. A lógica do estabilizador escolhe qual dessas está mais próxima dos desejados 115 Volts e escolhe a mesma.

No momento de escolher ele, o estabilizador através de seus relés de comutação, deva desligar seu PC e religá-lo na tensão maior ou menor como sua lógica decidir. São os famosos "Tlecs" que você ouve quando isso acontece.

Então não espere uma tensão estável de 115 Volts lá na saída pois seu estabilizador só sabe decidir de 7 em 7 volts.

Pior que isso é que essa seleção de tensão de entrada é totalmente desnecessária para uma fonte típica de PC. Na verdade o que acontece é que a tensão de entrada está o tempo todo variando e a fonte de seu PC o tempo todo cuidando que a tensão de saída para seu PC fique nos valores prometidos. Em uma queda de tensão maior um pouco a fonte também vai corrigir num tempo muito rápido, essa variação. Logo, passado um tempo cerca de 500 a 1000 vezes maior, o estabilizador joga esses 7 volts a mais ou a menos e a fonte vai de novo, agora corrigir a variação provocada pelo estabilizador. Ou seja: O estabilizador é excelente para fazer a fonte trabalhar em dobro... (um dia ela cansa)..

Livre-se dessa praga da informática que esqueceu de ir embora na década de 80 quando as fontes se tornaram chaveadas e com excelente regulação, e invadiram as aplicações eletroeletrônicas, assim como seu TV, DVD etc... Lá não se usa isso há mais de 25 anos. Só ai no seu PC é que usa, No meu também não uso.

Veja que para fontes normais de PC, chaveadas e com retificação normal isso não é mais necessário, quem dirá com as fontes com PFC ativo que trabalham normalmente com tensões de entrada desde 90 Volts AC até 270Volts AC sem necessidade de selecionar chave alguma, aliás nem as tem.. Ora, pense um pouco, para quê estabilizar. O próprio estabilizador não conseguirá trabalhar em tão alto range de tensões de entrada..

Bem vindo ao clube dos defensores ao ato de deixar seu PC respirar energia pura da tomada, assim como todos os outros eletroeletrônicos ai de sua casa.

Antes que você me pergunte, te digo.. Para proteger eletricamente seu PC, coloque lá na entrada um Dispositivo de Proteção de Surtos (DPS), que pode estar lá na caixa de entrada de energia, junto com os disjuntores ou pode estar dentro de uma boa régua de tomadas em conjunto com um bom filtro de linha:

Alguns bons fabricantes de proteção no mercado nacional:

www.clamper.com.br

www.labramo.com.br

www.multicraft.com.br

www.ragtech.com.br

www.mtm.ind.br

Algumas boas leituras a respeito:

http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752

http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/482317?t=482317

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

eu nao entendi nada doq você falo... você falo tanta coisa que eu nao compreendi nada...

eu so quero saber o seguinte ...

essa tensão ta danificando meu pc?

o estabilizador nao é necessario?

se nao é necessesario qq eu devo fazer pra transformar em 110v?

me explique de uma forma simples e clara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo jmarkos. A tensão na sua cidade deve ser de 220 Volts, presumo.

Pergunto: Quantos de seus equipamentos toleram ser ligados em 220:? Todos?

Quais os que não toleram 220 Volts?? Resolva esses colocando um transformador de 220 para 110. Os outros todos, ligue-os em 220 Volts..

Leia:http://forum.clubedohardware.com.br/220-volts-110/493279

Se restar alguma questão, pergunte..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

o que nao suporta 220v é o 5.1 e o modem adsl

...

mas quanto ao picos de luz... minha rede nao é estavel...nenhuma é

isso vai DETONA com meu hardware eu presumo

e até agora vocês nao respoderam quanto ao estabilizador...

quando ele vai pra 127v, isso ta estragando alguma peça? fonte? hd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Comuta todos os teus equipamentos para 220 Volts e liga-os direto na tomada. Para buscar uma proteção elétrica adequada, colocas ai na tomada uma régua de proteção confiável. Te passei alguns bons fabricantes. Os dois equipamentos que não conseguem trabalhar em 220 Volts, só 110, o modem e o 5.1. liga-os na saída 110 do estabilizador.

Só isso, nada mais do que isso..

Quanto a 127 Volts, se não te disseram, essa é a tensão normal de uma saída de baixa tensão no Brasil. Isto é, completamente normal..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!