Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor 6 fios?


daniel8484

Posts recomendados

Bom dia pessoal, eu estava desmontando um carrinho de controle remoto mais robusto e encontrei algo meio inusitado... e venho compartilhar com vocês, e ver se alguem já encontrou isso antes... hehehe

Após retirar tda parte eletronica do mesmo, fui testar os motores, percebi que o motor que dá tração é um motor DC, comum, sem problemas. Mas o que realmente me supreendeu é quando fui ver o "servo" que controlaria a direção das rodas e percebi que o mesmo possuia 6 fios...

Ai pensei.... pode ser que seja de passo.... mas verifiquei e vi que não é, servo tambem não parece..... rodei o mesmo e vi dois terminais e gerou uma tensão, ai percebi que era um motor DC, pois se alimentado esses dois fios, o mesmo gira (e ele tem limitacao de 180 graus que nem o servo!)

Agora o curioso é... pra que serve os outros 4 fios? já vi com 3 fios, que no caso o terceiro inverte a diração... mas 6?

Por acaso alguem já viu um desses antes? Ou saiba pra que serve estes outros cabos? to pensando que pode ser pra enviar sinal para parar, inverter, ou seja algo que de algum retorno (como algum sensor interno).

Alguma outra ideia?

Abraços, Daniel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fazendo testes aqui, descobri que provavelmente 3 desses fios, é um potenciometro acoplado ali dentro... que serve como um "sensor" de posição...

Eu já tinha visto alguns motores DC de 3 fios, o terceiro serviria pra inverte a posição... mas não consigui fazer isso aqui... alguem tem ideia de como fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é a impressão é de ser um servo.... mas servo quando aplica tensão nos terminais, nao mexe... tem de ser pwm certinho lá... esse se comporta como dc.... se eu giro o eixo.. ele produz tensão e se eu ligo 2 dos cabos em 5v lineares (nao quaisquer 2 cabos), ele funciona em um sentido e invertendo, funciona noutro sentido.... (comportamento de um motor DC)....

Se alguem souber algo desse tipo de motor....qq coisa.... ja ajuda O_o (até se for só o nome do coitado heheeheh)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser simplesmente um motor DC comum, acoplado mecanicamente a um potenciômetro de feedback. Assim, você pode controlar exatamente qual o angulo que será aplicado na direção. No transmissor, você tem um potenciômetro ligado na manete que vira as rodas para um lado e para o outro (note que em carros mais simples, você tem apenas dois contatos elétricos, tipo ON/Off). De acordo com o quando se virar as manetes, transmite-se mais ou menos sinal em determinado canal. O receptor, por sua vez, ao receber o sinal, compara a sua intensidade com o sinal elétrico de retorno deste potenciômetro preso ao servo (feedback), posiconando as rodas num ângulo que corresponda a posição da manete no controle (curva mais ou menos acentuada)...Comparando mais uma vez este sistema com os mais simples, você pode concluir que nos mais simples as rodas não tem este tipo de ajuste... Ou elas estão em linha reta (por efeito de mola), ou totalmente para esquerda, ou totalmente para a direita!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já, com certeza 3 cabos sao do potenciometro, pois vi que entre duas pontas tinha 56k ohm e a outra em comum variava a resistencia conforme o motor girava de 0 a 56k, então é certeza.

Entre os dos motores, da uma resistencia bem baixa entre 2 terminais (indicando algo como uma bobina) e o terceiro da uma resistencia altissima, como se tivesse isolado desses do motor.

Ainda nao tentei desmonta, tenho certo receio de nao conseguir montar de volta... e acredito que nao vou achar outro igual facilmente :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!