Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema: Memória Corsair XMS2 trabalhando abaixo do clock.


HMeira

Posts recomendados

Bom dia a todos! Estou com uma pequena dúvida e andei procurando no forum e não encontrei uma resposta específica para meu pequeno problema.

Estou usando a memória Corsair XMS2 2X1GB 675 em dual channel e depois que troquei meu processador 3200+ por um X2 4000+ percebi que as mesmas estão trabalhando a uma velocidade de 301MHz (clock real) e não em 333MHz.

Esse resultado é decorrente do multiplicador de meu atual processador que é de x10.5?? Quais a formas mais simples de resolver esse problema?

Outra coisa, posso configurar na bios para o Command Rate (CR) trabalhar em 1T? Existe alguma vantagem real com essa configuração?

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente eu pensei também em colocar a memória trabalhando a 800MHz, como estou usando nesse exato momento. Só que agora ela está operando a 703MHZ.

Se alguém puder me dar uma confirmação da causa dessa frequência da memória e também sobre a ganho de desempenho do Command Rate em 1T caso exista.

Aguardo respostas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas queria a confirmação se está é explicação de meu "problema" tendo em vista que uso um A64 X2 4000+ com multiplicador do processador em 10.5.

"Por exemplo, um processador AMD64 com um multiplicador de clock 12x terá um divisor do barramento de memória de 6. Este processador trabalhará a 2,4 GHz (200 MHz x 12) e sua memória funcionará a 400 MHz (DDR2-800, 2.400 MHz / 6). Tenha em mente que as memórias DDR e DDR2 são rotuladas com o dobro dos seus clocks reais.

O problema é quando o multiplicador de clock do processador é um número ímpar. Para um processador AM2 com um multiplicador de clock 13x teoricamente o divisor do seu barramento de memória seria de 6,5. Como o barramento de memória do AMD64 não trabalha com divisores “quebrados” este valor é arredondado para o próximo número inteiro, sete neste caso. Enquanto este processador funcionará a 2,6 GHz (200 MHz x 13) seu barramento de memória funcionará a 371 MHz (742 MHz DDR) e não a 400 MHz (800 MHz DDR), fazendo com que o processador não alcance a largura de banda máxima que as memórias DDR2 podem fornecer."

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1154

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!