Ir ao conteúdo

Duvidas sobre posição de coolers

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Rodrigo,

é sério que puxa muita poeira cara?

Po, eu to com um TT Smart Fan de 4800RPM na parte traseira retirando ar quente. E tava querendo colocar essa fan na lateral jogando ar frio pra dentro e comprar um cooler AVC de 12cm pra colocar na traseira.

Mas agora com esse lance de poeira, não sei mais o que fazer!!!

Rs.

Alguma ideia?

existem filtros que são colocados na frente da fan. de tempos em tempos você precisa retirá-lo para limpar.

aqui eu não uso filtro algum. as vezes tenho que abrir o gabinete para dar uma aspirada, não leva nem 2min :P

Postado
existem filtros que são colocados na frente da fan. de tempos em tempos você precisa retirá-lo para limpar.

aqui eu não uso filtro algum. as vezes tenho que abrir o gabinete para dar uma aspirada, não leva nem 2min :P

Vou comprar esse filtro, quando comprar meu cooler AVC. Po, só estou meio bolado que o meu TT já faz um barulho absurdo, se colocar o AVC de 12cm então, vai parecer uma feira....rs....

O que vocês acham dessa marca AVC? É boa? vocês me recomendam alguma outra marca de cooler para gabinete?

Ah propósito elpapa, com que aparelho você aspira o PC? Ouvi dizer pra ter mt cuidado com aspirações pois pode ser que sugue algum jumper e etc.

Postado
Se quer silencio procure a serie Amber da AKASA, 18db...

Ok Pedro,

vou procurar essa série...

Mas gostaria de saber, esses da Akasa por serem menos barulhentos, seriam tão eficientes, quanto esse meu thermaltake smart fan, digo em relação ao capacidade de ventilação?

Postado

Só tenho usado akasa aqui em casa, sem ser o xingling^_^ que veio no gabinete, e olha, não faz barulho não meu, e da conta do recado, é só desbloquear o controle de fan caso queira um deslocamento muito maior de ar.

Olha, esse lance da poeira, varia de pessoa pra pessoa, o filtro faz com que se perca aproximadamente 20% do fluxo de ar que o cooler proporciona, mas mantem ele limpo, caso nao use filtro, toda semana, é bom da uma ventilada nele, com aqueles compressores de enxer bola saca? bem, claro que tem soluções nao estão grandes, mas o compressor joga a sujeira pra bem longe hehehe.

dae você fecha o micro, e ele ta pronto pra outra. É sempre importante limpar os coolers, porque sujeira faz eles ficarem mais lentos.

gostaria de saber de alguem, se tem possibilidade de trocar só a ventoinha (nossa, termo retrógrado) do meu cooler intel box, porque essa é extremamente barulhenta.:angry::angry:

Postado

Rsrs...

Aqui, em vez de comprar um monte de coolers, eu tava pensando em comprar um ventilador pequeno, e deixar uma lateral do gabinete aberta, e deixar q o ventilador faz todo o trabalho.

O que vocês acham dessa ideia? Um amigo meu faz isso há algum tempo, ele conseguiu reduzir as temperaturas em 5ºC....

Eu sei que vai acumular bastante poeira, mas pelo menos uma vez por mês eu dou uma limpada com um compressor....

vocês acham que pode dar algum problema? Talvez um vácuo interno com o ar das outras ventoinhas...

Comentem por favor.

Postado

Cara eu tenho o mesmo gabinete que o seu com um cooler na lateral tirando ar do gabinete e o cooler da fonte. Meu processador nao passa dos 42 em full. Mais em compensação minha vga frita ficando em full ate 85 graus oO.. Eu tentei mudar o cooler da lateral para jogar o ar frio pra dentro e me decepcionei, pois o processador começou a ficar a 50 graus e a placa de video chegou a bater os 90....

Se eu fosse você deixaria do jeito que esta e colocaria um cooler atras tirando o ar quente e um na frente jogando ar frio com certeza vai resolver o seu problema..

Postado

para configuração da assinatura estou usando: 3 coolers 80mm XPC, 1 ventilando na parte inferior na frente do gabinete, 1 na lateral ventilando diretamente acima do Processador e 1 na traseira como exaustor, tem tb o fan 120mm da fonte que fica na parte interna da CPU e funciona como exaustor...

temperatura do Processador: 55º

PCI: 59º

system: 50º

alguem sugere alguma mudança, ou está beleza assim?

Postado

Rodrigo

eu tenho meu xblade há 2 anos e meio, o meu é o da satellite, e nele cabe um fan de 120 na parte frontal (que puxa o ar para dentro), um de 80 na tampa lateral (que joga pra fora) e outro de 120 na traseira (que também joga pra fora), o que eu fiz foi arrancar aquelas gradinhas que protegem os fans,a da frente e de trás (que eu acho praticamente um lixo), na da frente botei um fan filter da akasa para impedir e entre muita poeira (tambem aranquei as gradinhas dele, dexei praticamente só a espuma) este aqui:

filtereb6.png

já no de tras botei apenas um grill, hehe vou aporveitar e por aqui também:

xblade2pp4.png

quanto ao da lateral ele sempre ficou jogando o ar pra fora, só teve uma vez que fui organizar os fios e limpar a poeira que botei ele jogando ar para dentro, mais só piorou, proc e vga ficaram a mesmo coisa, n mudou nada ao meu ver, o problema foi na placa-mãe (chipset nforce4 ultra) que subio 2ºC então acho melhor deixar ele jogando ar pra fora mesmo, se por pra dentro pode até ser q melhore um pouco mais ai vai entrar poeira demais, e como disseram pode até entrar insetos, mas isso de arrancar as grades melhora muito viu, aqui caiu cerca de 6ºC em todos o componentes (menos na placa mãe) e também melhorou muito o visual na parte de trás,

espero ter ajudado, abraços

Postado
Cara eu tenho o mesmo gabinete que o seu com um cooler na lateral tirando ar do gabinete e o cooler da fonte. Meu processador nao passa dos 42 em full. Mais em compensação minha vga frita ficando em full ate 85 graus oO.. Eu tentei mudar o cooler da lateral para jogar o ar frio pra dentro e me decepcionei, pois o processador começou a ficar a 50 graus e a placa de video chegou a bater os 90....

Se eu fosse você deixaria do jeito que esta e colocaria um cooler atras tirando o ar quente e um na frente jogando ar frio com certeza vai resolver o seu problema..

Brualon,

atualmente já possuo um cooler frontal (Zalman ZM-F3 de 12cm rodando a 1800RPM), um traseiro (Thermaltake Smart Fan de 8cm rodando a 4800RPM) e o lateral q você já citou.

Minhas temperaturas em idle são 42ºC da média dos 4 núcleos (Quad Q6600). A placa mãe fica em média a 41ºC. HD a 32ºC e a GPU a 52ºC, isso tudo num dia com a temperatura razoável, nem muito quente nem muito frio. Quando tá calor mesmo, ai as temperaturas vão aos céus.

Provavelmente, você consegue obter essas suas temperaturas, devido a sua localidade, o Sul é mt mais frio que o RJ.

Ainda não verifiquei as temperaturas em full não.

To pensando em trocar o cooler lateral pelo meu TT, e comprar um AVC de 12cm pra traseira. O que acha?

• Membro VIP
Postado
Provavelmente, você consegue obter essas suas temperaturas, devido a sua localidade, o Sul é mt mais frio que o RJ.

verdade

eu ficava vendo nos fóruns gringos os caras dizendo que tavam a 32° e eu aqui preucupado com os meus 42°. detalhe que essa época do ano está nevando nos EUA enquanto aqui meio dia é um sol de 35° de pelar qualquer um :rolleyes:

Postado
para configuração da assinatura estou usando: 3 coolers 80mm XPC, 1 ventilando na parte inferior na frente do gabinete, 1 na lateral ventilando diretamente acima do Processador e 1 na traseira como exaustor, tem tb o fan 120mm da fonte que fica na parte interna da CPU e funciona como exaustor...

temperatura do Processador: 55º

PCI: 59º

system: 50º

alguem sugere alguma mudança, ou está beleza assim?

cara, to achando suas temperaturas um pouco altas...

Qual o tamanho das suas fans? Qual a marca e rotação delas?

Postado
Rodrigo

eu tenho meu xblade há 2 anos e meio, o meu é o da satellite, e nele cabe um fan de 120 na parte frontal (que puxa o ar para dentro), um de 80 na tampa lateral (que joga pra fora) e outro de 120 na traseira (que também joga pra fora), o que eu fiz foi arrancar aquelas gradinhas que protegem os fans,a da frente e de trás (que eu acho praticamente um lixo), na da frente botei um fan filter da akasa para impedir e entre muita poeira (tambem aranquei as gradinhas dele, dexei praticamente só a espuma) este aqui:

filtereb6.png

já no de tras botei apenas um grill, hehe vou aporveitar e por aqui também:

xblade2pp4.png

quanto ao da lateral ele sempre ficou jogando o ar pra fora, só teve uma vez que fui organizar os fios e limpar a poeira que botei ele jogando ar para dentro, mais só piorou, proc e vga ficaram a mesmo coisa, n mudou nada ao meu ver, o problema foi na placa-mãe (chipset nforce4 ultra) que subio 2ºC então acho melhor deixar ele jogando ar pra fora mesmo, se por pra dentro pode até ser q melhore um pouco mais ai vai entrar poeira demais, e como disseram pode até entrar insetos, mas isso de arrancar as grades melhora muito viu, aqui caiu cerca de 6ºC em todos o componentes (menos na placa mãe) e também melhorou muito o visual na parte de trás,

espero ter ajudado, abraços

Pode ser burrice minha, mas como você fez pra parafusar as fans, já que arrancou as grades? Na frente até dá mesmo, pois tem outra grade no interior.

Mas e atrás, como você fez?

Postado
verdade

eu ficava vendo nos fóruns gringos os caras dizendo que tavam a 32° e eu aqui preucupado com os meus 42°. detalhe que essa época do ano está nevando nos EUA enquanto aqui meio dia é um sol de 35° de pelar qualquer um :rolleyes:

Elpapa,

pelo que me lembro, suas temperaturas não estão muito longes da casa dos 30ºC não é?

Eu lembro que você já me citou as suas temperaturas, q aliás são ótimas.

Deixa eu te perguntar uma coisa, que serve pra todos os membros, eu peguei dois everests, um é o ultimate e o outro o corporate. Qual vocês usam pra medir as temperaturas? Qual a diferença entre as duas versões?

É que achei um detalhe muito esquisito lá. No corporate, tem um hardware que eles chamam de AUX. O que seria isso?

Postado

vocês acham então, que é pior colocar a fan lateral jogando ar pra dentro né? E se eu trocasse aquela fan do gabinete XBlade, e colocasse a minha TT Smart Fan jogando ar pra fora? vocês acham que eu consigo melhorar a temperatura?

Claro que na traseira colocaria outra fan, sendo q seria uma de 12cm, como já citei anteriormente.

• Membro VIP
Postado
vocês acham então, que é pior colocar a fan lateral jogando ar pra dentro né? E se eu trocasse aquela fan do gabinete XBlade, e colocasse a minha TT Smart Fan jogando ar pra fora? vocês acham que eu consigo melhorar a temperatura?

Claro que na traseira colocaria outra fan, sendo q seria uma de 12cm, como já citei anteriormente.

fan na lateral jogando ar pra dentro acho que só se for diretamente em cima da vga. aqui por exemplo, o esquema é o seguinte.

Frontal 120mm jogando ar em cima do HD.

Lateral 120mm (em baixo) jogando ar em cima da placa de vídeo

Traseira 120mm (em cima) exaustor

Fonte 120mm exaustor

todas as fans que ficam em cima aqui estão como exaustoras. como a física não muda, ar quente sobe e as fans vão se livrar deste calor enquanto as de baixo sopram ar frio.

Elpapa,

pelo que me lembro, suas temperaturas não estão muito longes da casa dos 30ºC não é?

Eu lembro que você já me citou as suas temperaturas, q aliás são ótimas.

Deixa eu te perguntar uma coisa, que serve pra todos os membros, eu peguei dois everests, um é o ultimate e o outro o corporate. Qual vocês usam pra medir as temperaturas? Qual a diferença entre as duas versões?

É que achei um detalhe muito esquisito lá. No corporate, tem um hardware que eles chamam de AUX. O que seria isso?

o melhor programa para ver temps. do processador é o CoreTemp. Esse AUX eu não sei o que é, não tem isso aqui. Enquanto a versão, eu uso o Ultimate Edition.

as temps não estão muito boas aqui agora...

core1 45°

core2 40°

core3 40°

core4 44°

eu instalei o buffalo + as5 e as temps diminuiram uns 5°. sinceramente eu esperava resultados bem melhores. depois que a pasta atingir o tempo de cura que é de até 200h :eek: espero que melhore e preencha minhas expectativas com resultados melhores.

Postado

Bem, tem core meu que fica em absurdos 55° em idle!

No everest que eu vejo. Tipo, Processador fica em 46° mais ou menos, mas os Cores estão bem mais altos, gostaria de saber se o valor de 62,2° (valor maximo de temp que o processador aguenta) vale para os cores ou para o processador em si.

Poxa, meu gabinete ta bem refrigerado, só me resta mesmo trocar o cooler do processador. Por que a placa de vídeo, que as pessoas dizem chegar a estranhso 80 ~ 90 graus, aqui fica de boa, idle 55 e full vou ver depois, mas não acredito que passe dos 70.

Vou ter realmente que jogar 250 reais fora com o cooler maldito? Nha =(

Porha! HAUEhuaHE

• Membro VIP
Postado

as temps que eu postei antes foram a noite. agora que está sol, tá assim:

core 1: 44

core 2: 42

core 3: 40

core 4: 45

praticamente a mesma coisa

eu esperava ficar pelo menos com uns 38° :angry:

to achando que os clips do buffalo não estão dando uma boa pressão no processador porque foi muito fácil colocar comparado com o cooler da intel que tem que ser meio hulk quase destruindo a placa mãe pra travar os pinos. to pensando em remover os clips do stock e colocar nele :(

vou aguardar até dar as 200h que a AS5 recomenda pra cura da pasta e verificar se as temps vão baixar o suficiente pra me deixar feliz hehehe

Postado
Pode ser burrice minha, mas como você fez pra parafusar as fans, já que arrancou as grades? Na frente até dá mesmo, pois tem outra grade no interior.

Mas e atrás, como você fez?

tipo, n sei se tem como eu explicar, mais é simples, fiz no paint +- saka só:

imagemxe2.png

a grade é a com furinhos pretos ali em vermelho, os buracos para os parafusos sao os pontos vermelhos, pode ver e ficam um pouco distante da grade, então é so cortar certinho e pronto, a parte da frente fiz a mesmo coisa, na grade de dentro, o visual de fora tem aquela gradinha, essa eu não tiro porque pode entrar insetos e muita poeira, espero q de pra entender o desenho auauh

flws

Postado
tipo, n sei se tem como eu explicar, mais é simples, fiz no paint +- saka só:

imagemxe2.png

a grade é a com furinhos pretos ali em vermelho, os buracos para os parafusos sao os pontos vermelhos, pode ver e ficam um pouco distante da grade, então é so cortar certinho e pronto, a parte da frente fiz a mesmo coisa, na grade de dentro, o visual de fora tem aquela gradinha, essa eu não tiro porque pode entrar insetos e muita poeira, espero q de pra entender o desenho auauh

flws

Entendi perfeitamente explosion, mas acho que você deve ter tido um certo trabalho pra cortar essas grades...rsrs...

Mas deve dar bons resultados...

O que você acha da minha ideia de deixar a lateral aberta e direcionar um ventilador convencional lá pra dentro do gabinete?

Postado
fan na lateral jogando ar pra dentro acho que só se for diretamente em cima da vga. aqui por exemplo, o esquema é o seguinte.

Frontal 120mm jogando ar em cima do HD.

Lateral 120mm (em baixo) jogando ar em cima da placa de vídeo

Traseira 120mm (em cima) exaustor

Fonte 120mm exaustor

todas as fans que ficam em cima aqui estão como exaustoras. como a física não muda, ar quente sobe e as fans vão se livrar deste calor enquanto as de baixo sopram ar frio.

o melhor programa para ver temps. do processador é o CoreTemp. Esse AUX eu não sei o que é, não tem isso aqui. Enquanto a versão, eu uso o Ultimate Edition.

as temps não estão muito boas aqui agora...

core1 45°

core2 40°

core3 40°

core4 44°

eu instalei o buffalo + as5 e as temps diminuiram uns 5°. sinceramente eu esperava resultados bem melhores. depois que a pasta atingir o tempo de cura que é de até 200h :eek: espero que melhore e preencha minhas expectativas com resultados melhores.

Poxa elpapa,

realmente a pasta e o cooler não baixaram o suficiente não, já que você torrou uma grana ae, pelo menos, as temperaturas deveriam ser satisfatórias...

Mas aqui, não sabia desse lance de tempo de cura....Interessante....

Outra coisa, você poderia confirmar suas temperaturas no Everest? É porque não tenho esse Core Temp aqui na máquina.

Nesse momento (à noite, porém, fazendo um calor infernal) as temperaturas são as seguintes:

Placa mãe: 43ºC

Processador: 42ºC

Núcleo 1: 48ºC

Núcleo 2: 50ºC

Núcleo 3: 45ºC

Núcleo 4: 45ºC

GPU: 52ºC

HD: 33ºC

Mais uma coisa, a fan lateral não fica em cima da vga não. Aliás, ela não aponta pra hardware nenhum, fica exatamente no meio da tampa lateral, está mais próxima do HD e placa mãe. Como devo colocar a direção da fan?

P.S.: Se lembra que te disse que ia desligar o Smart Fan Control? Já fiz isso, e não adiantou em nada quanto as temperaturas....No momento que eu verifiquei as temps acima, o cooler do processador estava rodando a 2860RPM, ou seja, aumentou bem em relação ao controlado pela placa mãe.

Postado

No everest que eu vejo. Tipo, Processador fica em 46° mais ou menos, mas os Cores estão bem mais altos, gostaria de saber se o valor de 62,2° (valor maximo de temp que o processador aguenta) vale para os cores ou para o processador em si.

Poxa, meu gabinete ta bem refrigerado, só me resta mesmo trocar o cooler do processador. Por que a placa de vídeo, que as pessoas dizem chegar a estranhso 80 ~ 90 graus, aqui fica de boa, idle 55 e full vou ver depois, mas não acredito que passe dos 70.

Vou ter realmente que jogar 250 reais fora com o cooler maldito? Nha =(

Porha! HAUEhuaHE

Po Rodrigo,

suas temperaturas ainda conseguem ser maiores que as minhas, e olha que Volta Redonda é muito mais frio que o Rio de Janeiro.

Dá uma olhada nas minhas temps no post que citei pro elpapa, e me diga o que acha delas.

• Membro VIP
Postado
Outra coisa, você poderia confirmar suas temperaturas no Everest? É porque não tenho esse Core Temp aqui na máquina.

Nesse momento (à noite, porém, fazendo um calor infernal) as temperaturas são as seguintes:

SAMSUNG HD501LJ: 28°

MEMÓRIA GPU: 46°

AMBIENTE GPU: 44°

GPU: 47°

CPU 1 / NÚCLEO 4: 39°

CPU 1 / NÚCLEO 3: 39°

CPU 1 / NÚCLEO 2: 42°

CPU 1 / NÚCLEO 1: 45°

PROCESSADOR: 33°

PLACA MÃE: 44°

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...