Ir ao conteúdo

Temperatura de AMD Athlon 64 X2 chegando a 80°

Ch4p0L1N

Posts recomendados

Postado

Comprei um computador com AMD Athlon 64 X2 5200+, quando estou usando normal, só internet, msn, emule e mais algumas coisas normais, fica numa média de 58°, 60° +/-. No 3Ds Max as vezes chega a 70°, mas ontem quis fazer um teste e rodei Couter-Strike Source com tudo no maximo e HDR, joguei 1 hora +/- e fui ver a temperatura, tava 80°C. To usando o cooler normal que vem com o processador, de fábrica. Será que troco esse cooler ou coloco mais um na lateral do gabinete?

• Membro VIP
Postado

Você montou o PC ou foi alguem? Ta na garantia? Se não foi você que montou, se ta na garantia, manda para eles corrigirem.

Se foi você, primeiro entre na BIOS e coloque o "overheat protection" para desligar o PC com 70 graus, aproveite e veja se BIOS ta marcando mais de 60 graus tambem, porque pode ser que o programa que você esteja usando ta marcando errado ;)

Se a BIOS tambem disser que ta quente, veja se a ventilação do gabinete ta ok, se não tem nada obstruindo a passagem de ar, se a fonte aguenta (alias, qual a sua fonte?), se tudo isso estiver ok primeiro remova o cooler passe a pasta térmica de novo e recoloque o cooler, se não melhorar, troque o cooler...

• Membro VIP
Postado

80 graus? Não... Um cooler na lateral ajuda se o processador ja for muito esquentado, o 5200+ ja consome pouco em geral não passa de 50 graus, pra ta 80 graus tem coisa errada ai, um cooler na lateral abaixaria só alguns graus.

Postado

Acho que a sua solução é você comprar um cooler melhor para o processador(no mínimo que seja de cobre e se for possível bem grande) e melhorar a ventilação do seu gabinete, colocando pelo menos 2 ventuinhas de 120 ou 80. Se não der certo compre um gabinete melhor com duto de ar na lateral e que tenha suporte para as duas ventoinha de 120. Não esqueça que o computador tem que ter o seu espaço.

Postado

a temperatura máxima para esse processador seria entre 65~70º,por isso acho que pode ser erro de leitura da placa mãe.

baixa o everest e veja a temperatura do núcleo(s),assim você pode avaliar o verdadeiro aquecimento do processador.

se ele estivesse realmente a 80° ele estaria travando/resetando

• Membro VIP
Postado
Esse limite de temperatura já não é padrão dentro do processador? Ou é apenas a placa-mãe que define isso?

O limite é escolhido na placa mãe, é a placa mãe que desliga o computador em caso de super-aquecimento, algumas ja vem com o limite padrão, em outras o recurso vem desabilitado.

deve ser problema no sensor,80º deveria travar o pc se eu não me engano eles suportam 65~70º.

Essa temperatura que eles suportam na verdade é só a temperatura máxima que o fabricante garante um funcionamento estavel, ainda tem uma margem de erro grande ai em cima, não é bom o processador passar de 60 graus, mas ele só sera danificado mesmo passando dos cento e poucos graus.

a temperatura máxima para esse processador seria entre 65~70º,por isso acho que pode ser erro de leitura da placa mãe.

baixa o everest e veja a temperatura do núcleo(s),assim você pode avaliar o verdadeiro aquecimento do processador.

se ele estivesse realmente a 80° ele estaria travando/resetando

A recomendação aqui é não baixa o Everest e ignore completamente a temperatura dos núcleos, o Everest erra com muita frequência, as temperaturas dos núcleos geralmente são chutadas, a forma mais confiável de ver a temperatura é na BIOS, só os programas que baterem com a temperatura da BIOS tem chance de estarem corretos...

Quanto a temepratura estar errada, pelo histórico de reclamções eu tambem acho que ta errada, e tambem acho que ele usou o Everest para ver essa temperatura errada. Mas o autor não voltou a postar para nos dizer isso...

Postado

no meu caso o everest "acerta"as temperaturas.

mas olhar na bios sem o processador estar full load fica difícil ter uma ideia da temperatura.

o meu x2 5600 com o cooler stock travava a 68º,fui obrigado a trocar o cooler e nunca mais travou.

acho mais correto efetuar o teste do dedômetro;)

Postado

Os processadores da AMD nao vem com um dispositivo de segurança pra não se queimarem igual aos da intel???

Lembro de ter havido um teste a respeito disso a um bom tempo atras mas agora fiquei com essa duvida...

Postado

com certeza amigo,todos o processadores mais novos tem esse dispositivo.

no meu caso o processador travava e desligava a 68°,mesmo a placa mãe configurada para não desligar o processador,isso porque o dispositivo do processador não depende da placa mãe.

por isso que insisto que a temperatura não deve ser esta que está sendo mostrada ,se fosse o sistema de proteção do processador entraria em ação.

• Membro VIP
Postado

O dispositivo no processador não existe, isso é da placa mãe, hoje todas tem.

As travadas do muita são por causa da instabilidade que temperaturas mais altas podem causar, não por causa de algum recurso de proteção...

Postado

Bom saber dessas coisas...

To pra trocar de processador e realmente achava que a proteção era no processador....

Vou até checar na Bios pra ver como tão estes parametros...

Postado
O dispositivo no processador não existe, isso é da placa mãe, hoje todas tem.

As travadas do muita são por causa da instabilidade que temperaturas mais altas podem causar, não por causa de algum recurso de proteção...

olha EduardoS,não quero criar polêmica sobre quem desliga o processador,mas supondo que somente a placa mãe tenha esse recurso qual seria a função do CPU DIODE,já que a placa mãe se baseia num sensor que fica embaixo do soquete?por isso que eu acho que o DIODO interno no processador serve como algum tipo de proteção.

se eu não me engano os P4 diminuem sua velocidade para evitar o superaquecimento, e isso é feito internamente no processador independente da placa mãe?correto?

• Membro VIP
Postado
olha EduardoS,não quero criar polêmica sobre quem desliga o processador,mas supondo que somente a placa mãe tenha esse recurso qual seria a função do CPU DIODE,já que a placa mãe se baseia num sensor que fica embaixo do soquete?por isso que eu acho que o DIODO interno no processador serve como algum tipo de proteção.

Existe um diodo dentro do processador, mas quem le o diodo é a BIOS.

Deixar essa responsabilidade para a BIOS é uma solução bem simples e flexivel porque é só algumas linhas de código e se no futuro alguem quiser mudar ou implementar um Thermal Throtling fica tudo mais fácil.

se eu não me engano os P4 diminuem sua velocidade para evitar o superaquecimento, e isso é feito internamente no processador independente da placa mãe?correto?

Nunca li o manual "kernel" do P4 (só do A64), por isso não posso te garantir quem faz o que.

• 2 meses depois...
Postado

É a placa-mãe que gerencia a proteção contra superaquecimento mesmo, mas, é bem difícil ele ser ativado, em condições normais a temperatura provoca a instabilidade que trava o pc como disse o EduardoS. Parece ser um erro de leitura, tem outros programas como o speedfan e o coretemp.

No caso da Intel existe o SpeedStep que baixa a freqüência do processador se a temperatura estiver elevada.

Postado
É a placa-mãe que gerencia a proteção contra superaquecimento mesmo, mas, é bem difícil ele ser ativado, em condições normais a temperatura provoca a instabilidade que trava o pc como disse o EduardoS. Parece ser um erro de leitura, tem outros programas como o speedfan e o coretemp.

No caso da Intel existe o SpeedStep que baixa a freqüência do processador se a temperatura estiver elevada.

Já usei o SpeedFan e ele me reporta do mesmo jeito, ai eu botei um p4 631 (cedar mill) e também ficou na casa dos 50ºC assim que liga o computador.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...