Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho que trocar o nobreak?


longuete

Posts recomendados

Estava eu a ter um PC com o seguinte configuramento:

- AM2 X 2 4600, placa mãe Abit KN9-S, 1 GB DDR 667, VGA ATI X800GTO e uma fonte Seventeam 420BKV.

Até então tudo estava sendo alimentado por um nobreak SMS (Manager Net+) de 0,6KVA que não apresentava problemas e segurava o Pc ligado em caso de falta de energia elétrica.

Daí fiz um up e botei um AM2 X 2 5200, 2 GB DDR 667 e VGA GeForce 8800GTS. Esse up me obrigou a trocar a fonte, na qual botei uma Zalman ZM-460B-APS. Depois disso o PC passou a desligar sozinho. Desconfiei do nobreak e liguei o PC direto na tomada e não tive mais problema. Liguei o PC no nobreak e de novo ficou instável. Liguei o gabinete (só o gabinete) direto na tomada e ficou beleza, deixando ligado no nobreak os demais periféricos e não tive mais problemas. Liguei outros PC no nobreak e está tudo funcionando direitinho. Gostaria da opinião de vocês: será que o nobreak é fraco para essa configuração?

É verdade que fontes com PFC Ativo (a minha tem PFC ativo) não funcionam com nobreaks de onda linear? No caso terei que comprar um nobreak de onda senoidal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade você colocou ai uma config com um consumo muito maior..

Veja a diferença somente de uma X800GTO (48Watts) para uma 8800GTS (102 Watts) e ainda com um processador um pouco maior..

6800GS.jpg

8800GTX768.jpg

Na minha cabeça o seu no-break não está fornecendo energia legal para a sua config ..

Veja que esse no-break é de 600VA, se transformares para Watts isso dá pouco mais de 300 Watts...

Esse no-break é fraco para a sua nova config que tem bons 50 a 60 Watts a mais..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade você colocou ai uma config com um consumo muito maior..

Veja a diferença somente de uma X800GTO (48Watts) para uma 8800GTS (102 Watts) e ainda com um processador um pouco maior..

6800GS.jpg

8800GTX768.jpg

Na minha cabeça o seu no-break não está fornecendo energia legal para a sua config ..

Veja que esse no-break é de 600VA, se transformares para Watts isso dá pouco mais de 300 Watts...

Esse no-break é fraco para a sua nova config que tem bons 50 a 60 Watts a mais..

Abraço...

Então essa história de que fonte com PFC Ativo só funciona com nobreak senoidal é balela? Faz alguma diferença (além do preço) ser um nobreak linear ou um senoidal? O senoidal justifica o preço ou é puro marketing?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então essa história de que fonte com PFC Ativo só funciona com nobreak senoidal é balela? Faz alguma diferença (além do preço) ser um nobreak linear ou um senoidal? O senoidal justifica o preço ou é puro marketing?

Funciona com qualquer tipo de no-break..

A diferença é a seguinte. Caso você necessite que seu no-break mantenha a geração de energia para que você opere o PC por longo tempo (uma aplicação comercial por exemplo ou um servidor que não pode sair do ar) ai a recomendação, o usual é a aplicação de no-breaks senoidais puros, pois geram energia igual (ou muito próximas) àquela gerada pela concessionária, igual a energia da tomada.

Para aplicações em short-breaks.. em no-breaks utilizados para tão somente se poder salvar a aplicação, ou o jogo, pelo tempo mínimo necessário para tal, é tolerável a adoção de no-breaks com geração de forma de onda retangular.

Veja por ai que excelente coisa ela, a geração retangular não é... Mas tolerável... Se provoca algum stress a mais certamente, porém trolerado. Se vai diminuir a vida útil de sua fonte, até acho que sim, ams nem eu nem você saberemos o quanto. Afinal não é todo o dia que está faltando energia.

Os no-breaks de forma de onda retangular tem uma eletrônica muito mais barata e dai seu preço convidativo.

Para quem quiser uma geração ótima, invista em um senoidal puro mesmo que seja para um short-break.

Eu não tenho no-break em casa por que a energia por aqui tem tido uma constância muito boa... Não me lembro de ter necessitado disso nos últimos anos.. Entretanto se eu necessitasse de no-break na minha configuração eu adotaria a seguinte estratégia:

1) Ligaria no no-break somente aqueles equipamentos absolutamente necessários (PC e Monitor);

2) Adotaria para o PC uma fonte com a melhor eficiência possível (uma Corsair ou mesmo uma Zalman ou outras com 80% ou mais de energia);

3) Adotaria essa fonte com PFC ativo pois o stress e a exigência de potência do no-break seria muito menor;

4) Adotaria o menor potência de no-break com geração de forma de onda senoidal pura possível que segurasse essa config (um de 700VA sobra) Isso para baratear a compra.

5) Esse no-break o compraria daqueles que tem previsão para instalação de baterias externas. Então, caso fosse necessário autonomia maior colocaria ali uma bateria (poderia ser até das automotivas com alguns cuidados tomados) para estender por horas até essa autonomia (flexibilidade).

Ou seja, uma configuração energética coerente pensada de início ao fim.

Isso é como eu faria se necessitasse. Não significa que deva ser seguido. Se seu problema é só segurar a peteca quando falta energia, por curto espaço de tempo (minutos) e desligar seu PC, pode adotar aqueles no-breaks baratos. Não ligue na saída deles nada com transformador (MI ou estabilizador) nem tampouco motores. Onda retangular não faz nada bem a esses dai..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...