Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Trocando o processador do notebook E-Max S501A

doug2k1

Posts recomendados

Olá pessoal,

Fiz um tutorial mostrando como trocar o processador do E-Max. O link é:

http://netpointz.com/tutoriais/cpu_emax/

Lembrando que não sou técnico, mas troquei e está funcionando perfeitamente. Tem oficina cobrando R$250,00 pelo serviço. :eek:

Review do E-Max S501A:

http://forum.clubedohardware.com.br/mini-review-notebook/469956

Qualquer dúvida ou sugestão sobre o tutorial, postem aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou Doug , muito bom o tutorial .. Bem mais fácil do q eu achava q seria ... Mas seguinte , pra comrpar pasta termica , você comprou em loja de informatica separado mesmo ou veio com o processador junto ? E tipo , pelo q eu ja li em relação a quantidade , o bom é você cobrir o "quadradinho" com a pasta , mas nao deixar ela escorrer pros lados ^_^

PS : Hehe , li la no outro topico seu desanimo de fazer um tutorial sobre memorias .. Tb nao to animado de fazer pra nao abrir mais o meu haha .. Sei la , toda vez q abro ele acho q ele fica mais velho haha XD

Link para o comentário

ou Doug , muito bom o tutorial .. Bem mais fácil do q eu achava q seria ... Mas seguinte , pra comrpar pasta termica , você comprou em loja de informatica separado mesmo ou veio com o processador junto ? E tipo , pelo q eu ja li em relação a quantidade , o bom é você cobrir o "quadradinho" com a pasta , mas nao deixar ela escorrer pros lados ^_^

Não veio junto não (eu comprei o processador OEM). Mas já tinha uma pasta térmica guardada em casa. Em loja de informática ou MercadoLivre você acha pra comprar barato.

É, eu coloquei o suficiente pra cobrir o quadradinho. Escorre um pouco pra fora do "quadradinho", mas é melhor isso que ficar ponto sem pasta, né? As temperaturas estão normais, então deve estar tudo certo. ^_^

Link para o comentário

Qual seria o processador mais rápido para essa placa ?

Core 2 Duo T7200

Não veio junto não (eu comprei o processador OEM). Mas já tinha uma pasta térmica guardada em casa. Em loja de informática ou MercadoLivre você acha pra comprar barato.

É, eu coloquei o suficiente pra cobrir o quadradinho. Escorre um pouco pra fora do "quadradinho", mas é melhor isso que ficar ponto sem pasta, né? As temperaturas estão normais, então deve estar tudo certo. ^_^

É , perguntei porque ja li q essa pasta vem com microparticulas de prata e dai é o cara .. Tipo , uma bisnaga de poucas gramas custa 50 reais ... -_-

Pelo tubo que ele usou falaria que ele comprou separado...

No meu usei pasta Artic Silver V, é mais eficiente do que as normais mas tb é mais cara...

R$26,00 o tubo com 3,5g (dá pra usar em uns 20 processadores).

A pasta comum custa menos de 10 reais o tubo de 50 gramas.

Saquei Carvalhoso , a sua é do tipo q citei q tem prata né e?

Link para o comentário

• Membro VIP

Pelo tubo que ele usou falaria que ele comprou separado...

No meu usei pasta Artic Silver V, é mais eficiente do que as normais mas tb é mais cara...

R$26,00 o tubo com 3,5g (dá pra usar em uns 20 processadores).

A pasta comum custa menos de 10 reais o tubo de 50 gramas.

Link para o comentário

cara ficou nota 10 o tutorial, muito bom mesmo, ta profissional :)

agora c ja pode vender o note por 2700 reais ehhehehehhehehehhe

ai monta o novo com um t7600 :)

brincando mas a ideia nao é la estão ruem :)

edit*********

e-max suporta ate t7600 qq core 2 duo 667 ou se sair outro mais rápido de mesma tensão, soquete e FSB.

[]'s

Link para o comentário

A pasta que eu usei é "Arctic Silver Céramique" (não lembro quanto, mas foi bem baratinha). A CPU aqui está rodando a 45~48ºC quando não está em estresse, e até 58~60ºC quando fica a 100%, segundo o Everest.

O que eu achei estranho é que o núcleo 2 vai 65 e o núcleo 1 fica a 57.

cpu_temp.gif

Link para o comentário

Quanto você pagou no processador ? Fica bem interessante, pois o note está custando R$ 1.699.

Paguei US$155,00 (139 da CPU + 16 de frete), que hoje está dando uns R$270,00. Não paguei imposto de importação. :rolleyes:

Eu comprei este aqui:

http://cgi.ebay.com/Intel-Core-2-Duo-1-83GHz-T5600-SL9U3-Dual-CPU-83-Merom_W0QQitemZ250205964320QQihZ015QQcategoryZ31532QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Link para o comentário

A pasta que eu usei é "Arctic Silver Céramique" (não lembro quanto, mas foi bem baratinha). A CPU aqui está rodando a 45~48ºC quando não está em estresse, e até 58~60ºC quando fica a 100%, segundo o Everest.

cpu_temp.gif

Aqui Doug , depois posta ai uma tela do CPU-Z ou do Everest mostrando o novo processador ... ;)

Link para o comentário

• Membro VIP

cpu_temp.gif

Os núcleos estão em 57 e 59 graus, não é (aqui tb tem uma diferença de 2 ou 3 graus entre os núcleos)??

Estes 65 graus deve ser de outra coisa (placa de video, chipset,...).

Em relação ao CPU-Z... O Core VID fica sempre em 1,288V mesmo com o processador rodando a 1000 MHz?

No meu ele cai pra um valor próximo de 1,0 V e so sobe pra 1,2 ou 1,3 quando o processador é exigido.

Link para o comentário

Os núcleos estão em 57 e 59 graus, não é (aqui tb tem uma diferença de 2 ou 3 graus entre os núcleos)??

Estes 65 graus deve ser de outra coisa (placa de video, chipset,...).

Em relação ao CPU-Z... O Core VID fica sempre em 1,288V mesmo com o processador rodando a 1000 MHz?

No meu ele cai pra um valor próximo de 1,0 V e so sobe pra 1,2 ou 1,3 quando o processador é exigido.

Não, aqui os núcleos estão a temperaturas bem diferentes mesmo. Usando outro programa deu isso:

cpu_temp_2.gif

Seria normal isso?

Quanto à tensão, no CPU-Z fica sempre nesta tensão mesmo.

Link para o comentário

• Membro VIP

Tem algo relacionado a economia de energia ativado / desativado ai??

Porque junto com a queda da velocidade dos núcleos era pra ter uma queda na tensão também, reduzindo o consumo de energia.

Em relação as 2 temperaturas...

Aqui só dá diferença grande quando um núcleo está em uso e o outro quase parado...

Fora isso a diferença deles é de +- 3 ou 4 graus.

Rodei agora o CPUID Hardware Monitor... a diferença continua a mesma, mas a temperatura mostrada é 15 graus acima da mostrada pelo SpeedFan... Mas qual software está correto??? Não sei...

No Sandra não dá pra saber... Aqui na hora do Sandra mostrar ele roda algo que eleva a temperatura (mas dá um diferença de uns 10 graus pro Speed Fan).

No Everest... ai ele mostra o mesmo valor do CPUID... Mas aqui tem uma diferença em relação ao seu. Aqui o núcleo 1 e o núcleo 2 tem uma diferença de 3 ou 4 graus e a temperatura que está bem acima (uns 15 graus) é a que ele chama de processador (que não sei q temperatura é).

Link para o comentário

cara, nao tem o q ter erro, sua CPU antiga era a mesma, so que com um core desativado.

dual core é assim mesmo, mesmo em programa de benchmark uma CPU as vezes vai a outra fica esperando outra task pra você sentir o computador livre, pois sao justamente projetadas pra isso e por isso q estes progs de benchmarks nao funcionam direito, porque ele nao conseguem pegar 100 da CPU, vai na bios se tiver e desliga o speedstep q ja vai melhorar pra você fazer marcaçao e vai no lance avançaodo de energia e bota uso minimo de CPU 100% pra conectado e 100% pra na bateria pra testar, mesmo assim ainda um core vai dar folga.

[]'s

Link para o comentário

• Membro VIP

Ficou ótimo seu tuto!

Impressionante como o material térmico aplicado no Celeron M ficou em tão pouco tempo de uso.... e você fez boa escolha na Arctic Céramique - essa pasta térmica é das melhores.

Talvez as temps baixem um pouquinho com o tempo, pois essas pastas térmicas da Arctic levam algumas dezenas de horas em funcionamento para atingir 100% de eficiência.

***EDIT: A TecnhoWorld deve estar faturando tanto, que até mudaram o visual do site ehehehe

Link para o comentário

Tenho o mesmo E-Max do doug2k1.

Já fiz Upgrade de Memo para 4gb.

Interessante que nenhuma assistencia tecnica de Salvador sabia como abrir o Note.

Eu mesmo que abri na Autorizada e fiz a troca.

Sem manual algum.

Gostei muito dele, quase 2 meses de uso e não tive problemas.

Pretendo hoje comprar um procc pra testar no note.

Mas a pergunta é:

Se ele já esquenta muito com o Celeron não terá problemas de travamento com um processador mais parrudo como o Core 2 Duo?

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Toquei o processador do meu S50IA, que era um t2060, por um C2D T5300

( 1,73 GHz, 2M, 533 FSB ) e ocorre a mesma coisa com a tensão que não abaixa, fica semre em 1,288v.

Só estou preocupado com a temperatura em stress, pois com o Everest 4.20

em full load a temperatura esta marcando 85° nos núcleos e 65 no processador, se eu parar o teste imediatamente a temperatura cai para 65°, vou comprar uma pasta térmica melhor hoje e ver no que dá.

Será que eu fiz um bom negócio trocando a CPU ?

Fui a São Paulo e paguei 270,00 pelo processador em uma loja na Sta. Efigênia.

Link para o comentário

t2060 pra t5300 da uma melhoradinha sim, mas a t2080 ai ja nao compensa porque tem preticamente a mesma velocidade.

ideal é pegar familia t7xpar ou em ultimo caso a t5600 ou t2600

http://www.cpubenchmark.net/mid_range_cpus.html

esse link é 10 pra se escolher a CPU.

e quanto a core 2 duo , ele esquenta menos que o celeron ou igual, nao mais. a nao ser que a diferença de frequencia seja muito grande, tipo cm510 x t7600 e em uso macivo, em uso normal, tb nao esquentaria mais.

[]'s

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!