Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Notebook E-MAX S501


leomach

Posts recomendados

Bem, como prometido no outro tópico sobre o S501A, trago para vocês as primeiras impressões que tive do note. Como ele é vendido apenas no Extra (pelo menos por enquanto), resolvi mostrar pra vocês como ele chegou aqui em casa.

dsc04789qp6.th.jpg

O Notebook foi entregue por sedex, e veio envolto em um plástico padrão dos correios. Por dentro do plástico, havia uma proteção de papelão, err, digamos, um tanto quanto barato, assim como a caixa do notebook (infelizmente, tanto o Extra quanto a Tecnowrld não sabem muito bem como embalar um produto). Mas o que importa não é a embalagem, não é mesmo? Então, vamos abrí-lo \o/

dsc04790gi3.jpg

dsc04792pm6.jpg

Ao abrir a caixa e retirar o notebook, logo pude perceber mais duas coisas baratas: um isopor de proteção(que parecida daqueles que comprávamos pra levar à escola quando pequenos)e um notebook :P

dsc04793ij2.jpg

dsc04795pn5.jpg

O notebook não vem com muitos acessórios, nem com grandes pacotes de bundle software. Os acessórios que vieram com ele são:

- 1 Adaptador para recarga de bateria e alimentação externa;

- 1 cabo de telefone para o fax\modem;

Já os CDs são os seguintes:

- 1 CD com os drivers do notebook para o Windows XP;

- 1 CD com o Power DVD 7;

- 1 CD com um programa para criação de CDs e DVDs (sinceramente, nunca ouvi falar desse programa...);

- 1 CD de recuperação do Windows (no meu caso não veio, mas agora estão enviando nos pedidos mais novos);

Também acompanham o notebook um resumido manual (que mais parece um livro infaltil, devido as suas poucas 6 páginas) e um certificado de garantia em nome da ECS (o que confirma a teroria do usuário marxavbr). Outra teoria que pude comprovar aqui foi a do usuário Tefinho. Ele acertou em cheio o modelo original desse notebook (Fujitsu-Siemens Amilo 1848 - quem quiser ver, procure no fórum pelo modelo do notebook e leiam no tópico sobre o lançamento do note).

A primeira impressão que tive do notebook foi muito boa. A carcaça é de cor prateada, rígida (não é nenhum lenovo, mas é satisfatória) com uma faixa em um tom diferente de prata (parece até algo como aço escovado), formando um conjunto de aparência bem sóbria.

dsc04797uz6.jpg

Outro ponto forte que gostaria de destacar nele, é a espessura da carcaça. Ela é bem mais fina que o normal, dando uma aparência slim ao notebook.

dsc04816jc3.jpg

Internamente, o note segue a mesma linha sóbria, com a maior parte da área interna na mesma cor da faixa externa do notebook. O teclado é bom, mas não possui nada que mereça ser citado. Já o touchpad não me agradou muito (digamos que, já experimentei touchpads melhores). Ele possui apenas 3 botões especiais, sendo eles: um botão para seleção entre os modos normal\silencioso (aliás, ele é bem silencioso em ambos os modos de operação), um como atalho para o browser padrão e um botão power. Ele conta também com leds indicadores de status de cor azul, localizados na parte inferior esquerda.

dsc04798ab8.jpg

dsc04799cb4.jpg

Na parte de hardware, ele é simplesmente o que promete, sem surpresas. Os pontos que gostaria de destacar são o HD, um seagate com 8MB de cache, o DVD-RW, que é fabricado pela lite-on e as memórias, que são da Kingston.

A tela de LCD é fabricada pela Quanta, tem um bom brilho, e um contraste razoável. A fluência dos vídeos é boa (ep. 3 da segunda temporada de heroes \o/), sem fantasmas na tela, o que indica um monitor LCD com um bom tempo de resposta. Já o som dos alto falantes não é dos melhores, recomendo a utilização apenas em último caso (como prefiro fones de ouvido, e com fones o som fica muito bom, pra mim tá legal).

A bateria, em meus testes, durou cerca de 3hrs e 44min, utilizando aplicativos de escritório, e tela com brilho um pouco em médio (cerca de 60% do tempo), um pouco em baixo (cerca de 40% do tempo). Outros usuários tiveram resultados bem parecidos na autonomia da bateria.

Resumindo, até agora o note tem me dado ótimas impressões. Gostei muito da aparência elegante e do design fino dele. No demais, por enquanto, ele tem sido o que promete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pentiumdualfj7.png

motherboardou2.png

memoriapr0.jpg

memohn7.png

Memórias da Kingston!!! \o/

E, como prometido, os Benchs :D

No PCMark05, o notebook terminou os testes marcando 3003 pontos.

pc05ps4.png

Para os testes 3D, utilizei sempre a configuração padrão. No 3DMark01, o note alcançou a marca de 6528 pontos.

defautug3.png

Já no 3DMark03, o note se saiu com 2294 pontos.

3d03defaultrb4.png

No 3DMark06, foram 634 pontos marcados.

3dmark06aq7.png

Boas marcas para um note, principalmente considerando a sua faixa de preço.

Bem, seguindo a sugestão dos frequentadores do tópico, fiz uma lista com os drivers mais atuais pro E-MAX, tanto para o XP, quanto para o Vista.

OBS.: OS DRIVERS SÂO PARA S.O.'s DE 32bits. Como o processador do E-MAX é de 32bits, não vou colocar os links para os S.O.'s de 64bits.

Vídeo - CATALYST 7.10

O Catalyst é o driver oficial da ATI para suas placas de vídeo. Você pode escolher baixar somente os drivers ou os drivers com o CCC (Catalyst Control Center), que é um aplicativo para controlar as principais funcionalidades da placa de vídeo. Os links que se seguem são referente ao utilitário de compatibilidade, que verifica se a sua placa de vídeo é compatível com o catalyst para notebooks. Após a verificação, o próprio utilitário baixa e instala a versão mais recente do driver para o seu vídeo. Agradecimentos ao usuário Edbertin pela ajuda com os drivers para o Vista 32bits.

XP - http://game.amd.com/us-en/drivers_catalyst.aspx?p=xp/mobility-xp

VISTA - http://ati.amd.com/support/drivers/pt/vista32/previous/common/common-cat72-vista32.html

WIRELESS - Intel® PRO/Wireless 3945ABG Network Connection

Placa de rede wireless para notebooks da intel. Faz parte da plataforma Centrino da Intel, de componentes especialmente desenvolvidos para notebook, visando a melhor performance e o menor consumo de energia.

XP - http://downloadcenter.intel.com/filter_results.aspx?strTypes=all&ProductID=2259&OSFullName=Windows*+XP+Professional〈=eng&strOSs=44&submit=Go%21

VISTA - http://downloadcenter.intel.com/filter_results.aspx?strTypes=all&ProductID=2259&OSFullName=Windows+Vista*+Ultimate%2C+32-bit+version〈=eng&strOSs=156&submit=Go%21#DRI

AUDIO - REALTEK ALC883 HIGH DEFINITION AUDIO

Codec de áudio da realtek produzido para o mercado de placas mãe de médio/alto desempenho. É o mesmo codec utilizado nas placas-mãe Asus P5K, ASUS P5N-E SLI, ECS AMD690GM-M2, Gigabyte GA-965P-S3, dentre outras. Muito bom, se tratando de um notebook.

INFORMAÇÕES E CARACTERÍSTICAS DO CODEC- http://www.realtek.com.tw/products/productsView.aspx?Langid=1&PFid=28&Level=5&Conn=4&ProdID=44

XP&VISTA - http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=24&PFid=24&Level=4&Conn=3&DownTypeID=3&GetDown=false#High%20Definition%20Audio%20Codecs

LEITOR DE CARTÕES - O2MICRO 4x1 CARD READER

Não conheço a empresa que fabrica, nem achei nehuma informação relevante sobre ele pra colocar aqui. Agradeço ao Usuário Satiro pelo upload e pelo envio do driver

XP&VISTA - http://www.4shared.com/file/28401235/5bde9d3e/O2Micro_CardReader_309.html

FAX/MODEM - MOTOROLA SM56

Fax/modem produzido pela motorola. Mais uma vez, agradeço ao usuário Satiro pelo upload do driver.

XP - http://www.4shared.com/file/28400730/95c3cc3f/Fax_modem_motorola_SM56.html

VISTA - Não encontrei os drivers mais atuais para o Vista na net. Aconselho o uso do driver presente no CD do E-MAX. Caso alguém ache e quiser contribuir, por favor me enviem uma PM pra eu postar o link.

TOUCHPAD

Sinceramente, nem sabia que tinham drivers mais atuais pro touchpad xD. Mais uma vez, agradeço ao usuário Satiro pelo upload do driver.

XP - http://www.4shared.com/file/28401824/3855193f/TouchPad_XP_2K834.html

VISTA - Não encontrei os drivers mais atuais para o Vista na net. Aconselho o uso do driver presente no CD do E-MAX. Caso alguém ache e quiser contribuir, por favor me enviem uma PM pra eu postar o link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, primierão aqui. hehehe

Quem é o fabricante da placa-mãe e Memoria?

Tasca pra nós os aquamark e 3dmark2001 pelo menos. Os dois juntos é só algo de 100mb.

Uma dica para os futuros visitantes que vai ler todo esse topico.

Clique nesse link abaixo, e terá a versão light do topico, ele não tem o quote, e mostra mais posts numa pagina só. Logo o topico todo só tem 5 paginas. Isso mesmo 5 paginas. Mandam ver. Para ter a leitura mais fácil, após entrar na versão light, segure o control (ctrl) e aperte "+" 3 vezes no teclado. Assim ficará mais fácil de ler. Para quem usa internet explorer, vá ao menu exibir e selecione tamanho da fonte.

http://forum.clubedohardware.com.br/archive/mini-review-notebook/469956

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que é pequeno, o maior (o 3D Mark 06) eu já terminei de baixar, tô esperando terminar todos pra rodar tudo de uma vez (fora que eu tô morrendo de sono :ZZZ: )... =P

Mas posso adiantar que, no meu PC com AXP2500+, 512MB de ram e 9600XT a configuração sugerida do Oblivion era 800x600 no mínimo de qualidade gráfica... já no note, a configuração sugerida foi de 1024x768 com qualidade high \o/ (ok, eu sei que não vai rodar, e que vou ter que abaixar, mas já é um bom começo :D )

Abraços, t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo seu review, ele aparenta ser bem bonito, qualidade em algumas peças como HD Seagate e memórias Kingston que é raríssimo vir em notebooks de fábrica, pena o TouchPad e o som embutido deixarem a desejar um pouco. Uma pergunta, não vi a travazinha para fechar o notebook, ele tem?? O Daigonet que me confirme, mas o Compaq v6210br acho também não ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo seu review, ele aparenta ser bem bonito, qualidade em algumas peças como HD Seagate e memórias Kingston que é raríssimo vir em notebooks de fábrica, pena o TouchPad e o som embutido deixarem a desejar um pouco. Uma pergunta, não vi a travazinha para fechar o notebook, ele tem?? O Daigonet que me confirme, mas o Compaq v6210br acho também não ter.

valeu cara, obrigado. Mas de qual trava você tá falando? A que fica na borda da tela? Essa ele não tem mesmo. Ele tem uma trava anti-roubo do tipo Kensington, que eu não sei como funciona, por isso ainda não testei, com medo de não conseguir liberar dps :P

Se alguém souber como ela funciona e puder dar a dica, agradeço :)

Opa,

parece ser bem da hora.

se você nao gostar muito e se você for de sao paulo q quiser trocar ele num toshiba a135 s4637 me da um toque :)

[]'s

auheuheue... Bem, por enquanto eu tô satisfeito =D

EDIT: Benchs on \o/ !!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom o review (prometeu e cumpriu)... já foi até p/ o récem inaugurado tópico que vai centralizar todo os reviews da nossa seção.

Essa trava Kensington é uma trava com cabo, geralmente de aço, que entra na ranhura do notebook e serve prá prender o notebook, por ex. a uma mesa; fotos dela podem ser vistas aqui.

Agora as dúvidas: esse acabamento da carcaça escovado dá um efeito bacana, mas ela é rígida ou é do tipo que "range" ou "retorce"??

E não esqueça de postar a autonomia da bateria.

Off-topic: leomach, sua cam T33 sofre do mesmo mal da minha Z60: o flash "estoura" um objeto de cor clara, bem na parte inferior da foto (vide a foto dele fechado e a do teclado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compaq tambem não tem essa trava na borda. Mas bem melhor aasim, os notes com travas são feios demais.

Puxa, excelente benchmark. Foi superior até da intel x3100. o 3dmark 2006 foi um numero incrivelmente alto.

Bom, nesse topico ficou faltando a confug do note, hehehehe, aqui vai ele/:

Processador

- Intel® Core™ Duo T2080

- Clock: 1.73

- Memória cache: 1MB L2

- Barramento: 533MHz

Memória RAM

- 1GB

- Tipo: DDR2 533MHz

- Expansível até 4GB

HD

- 80GB

- Tipo: SATA

- Velocidade: 5400rpm

Drive óptico

- DVD-RW (gravador e leitor de CD e DVD)

- Double layer

Tela

- Tamanho: 15,4”

- Tipo: WXGA BrilliantView, TFT de alta definição Widescreen (1280 x 800)

Leitor de cartões de memória (compatibilidade)

- SD / MS / MMC / MS PRO

Placas

- Placa de rede: 10/100/1000 Mbps LAN

- Placa de fax/modem: 56Kbps V 92

- Placa de vídeo: ATI Mobility Radeon X1300 64MB + 256MB HyperMemory

- Placa de som: áudio HD áudio com suporte até 7.1 canais, e microfone integrado

Rede Wireless

- Intel PRO 802.11 a/b/g

Teclado

- Em português

Sistema Operacional

- Microsoft® Windows® XP Home

Conexões

- VGA

- 4 USBs 2.0

- Modem (RJ-11)

- LAN (RJ-45)

- Saída S-Vídeo

- Entrada de microfone

- 1 FireWire (IEEE1394)

- Saída de áudio (e S/PDIF)

- Slot ExpressCard 54/34 mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho se for entre o vostro 1000 e ele, o e-max da de 100 a 0, ate o nome é mais legal :)

se for o 1500 com t7100 e gs8400 o dell ganha mas sai praticamente R$ 1500 mais caro.

putz, por 1 semana eu deixei de comprar ele, se postam isso uma semana antes, sobre esse e-max eu nao tinha comprado o a135 e tinha pego o e-max, ainda to inconformado heheheheh, bom, pelo menos aprendi a nao ser estão apressado ehehehhe

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora é esperar o review da batéria e alguns outros testes do leomach para ver sua estabilidade geral e temperaturas com o note ligado por muito tempo, mas até agora esse E-max está me surpreendendo, se este note for bem cotado no mercado e passar a ser vendido em outras lojas vai ser 10, pois irá forçar muitas empresas a descer o preço de outras marcas de notebooks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera!

Venho informar que aqui na minha cidade(goiania/go) já tem este modelo há venda no carrefour por R$2499,00 vi ele na exposição, a principio tambem estava de olho no HP6220 porém a config. do hp é muito fraca perto deste...

Como vi ele na exposição posso dizer que o acabamento é bom, aparenta ser bem resistente, tambem não gostei muito do touchpad pois é muito básico, ele não é bonito igual o hp mais pela sua otima config/preço acabei comprando ele no site do extra e agora só aguardar chegar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...to em duvida entre o e-max e o vostro 1000... é pelo visto o e-max é superior ao vostro!!! Fico com medo so com relação a marca...se é confiavel!!! vi no site da tecnowolrd...que tem uma assistencia aqui na minha cidade (sao Luis/MA) ....mas fico meio com o pe atras!! o que acham?? é porque quero jogar WoW e L2 no notebook...e tenho uns 2.400 pra gastar!!!

Abraços...queria decidir pra comprar logo essa semana!!

outra coisa... esse 1gyga de memoria...sao 2 de 512 ou uma de 1 gyga...porque depois ...se comprar o e-max...vou querer colocar mais 1 gyga mais pra frente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...to em duvida entre o e-max e o vostro 1000... é pelo visto o e-max é superior ao vostro!!! Fico com medo so com relação a marca...se é confiavel!!! vi no site da tecnowolrd...que tem uma assistencia aqui na minha cidade (sao Luis/MA) ....mas fico meio com o pe atras!! o que acham?? é porque quero jogar WoW e L2 no notebook...e tenho uns 2.400 pra gastar!!!

Abraços...queria decidir pra comprar logo essa semana!!

bom, quem garante tb q o vostro é bom, ate agora ja vi um monte de post sobre defeitos de teclado do vostro, sei la de onde aparece essa solidez de qualidade.

quer qualidade, compra sony, toshiba, e ibm.

[]'s

normalmente todo note q você compra com 1 gb vem 2 pentes de 512, muito difficel vir 1 só. e com 512 vem normalmente 2 de 256, de qq forma você vai ter q gastar pente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é padrão vir com dois pentes, e quando é colocado dois pentes é mais para se usufruir do DualChannel, no caso deste E-max ele vem com 1 Pente de 1GB, ver no review do leomach no cpu-z. Na verdade na maioria vem com 1 pente, essa é a verdade, veja Mirax, Microboard, E-max, CCE, Itaútec, Semp Toshiba, Amazon, todos esses vem com 1 pente somente, a HP tem 4 modelos somente que vem com 2 pentes DV2250, DV2255, DV2260 e o DV2249 o restante é tudo com 1 pente, a DELL já é um pouco diferênte, pois o cliente pode configurar em muitos modelos a opção por 1 ou 2 pentes, isso para que o usuário tenha a possibilidade de escolher se ele vai querer um slot livre ou que já venha com 2 pentes para o uso do DualChannel.

Muitas pessoas optam pelas duas memórias de fábrica pelo motivo de compatibilidade, pois caso uma pessoa queira usar o DualChannel, ela precisa de dois pentes da mesma capacidade e frequência, e em muitos caso mesmo assim pode não funcionar, pois até número de chips e marcas de memórias podem afetar o DualChannel.

Ops.. Só não coloquei a Positivo na lista porque ela na maioria vem com um slot de memória, assim logo ela virá com um pente só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, no caso então me enrolaram porque pedi com 2gb e deu mo diferença, ai perguntei o porque da diferença e falaram q tinha q trocar os 2 pentes de 512 pra por 2 de 1gb. bom, então cai no papo do vendedor de micro que me explico o q coloquei ai em cima ehhehehehhe q fordz.

bom ficar sabendo :)

isso quando comprei o toshiba a135

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera...to em duvida entre o e-max e o vostro 1000... é pelo visto o e-max é superior ao vostro!!! Fico com medo so com relação a marca...se é confiavel!!! vi no site da tecnowolrd...que tem uma assistencia aqui na minha cidade (sao Luis/MA) ....mas fico meio com o pe atras!! o que acham?? é porque quero jogar WoW e L2 no notebook...e tenho uns 2.400 pra gastar!!!

Abraços...queria decidir pra comprar logo essa semana!!

Opaaaa, mas um da terrinha.... jvpneto, depois de comprar seu note, vamos bater um papinho e leve sua futura máquina também (Vostro ou E-Max) prá gente conhecer eheheheh.

Também acho que um detalhe pesando contra o E-Max é ser uma marca recente e uma incógnita em questão de durabilidade/confiança, o que só o tempo vai dizer.... por isso eu iria de Dell Vostro.

Putz, no caso então me enrolaram porque pedi com 2gb e deu mo diferença, ai perguntei o porque da diferença e falaram q tinha q trocar os 2 pentes de 512 pra por 2 de 1gb. bom, então cai no papo do vendedor de micro que me explico o q coloquei ai em cima ehhehehehhe q fordz.

Também acho que você não foi passado prá trás nesse upgrade não, pois fizeram já que em notebook prá se ter 2Gb só tem dois jeitos: um é juntar dois pentes de 1Gb cada ou um só pente de 2Gb, que ainda é meio caro e só possível nos casos onde o notebook suporte esse modelos.

E leomach, a autonomia do seu E-Max Pentium Dual Core ficou em quantas horas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o review (prometeu e cumpriu)... já foi até p/ o récem inaugurado tópico que vai centralizar todo os reviews da nossa seção.

Essa trava Kensington é uma trava com cabo, geralmente de aço, que entra na ranhura do notebook e serve prá prender o notebook, por ex. a uma mesa; fotos dela podem ser vistas aqui.

Agora as dúvidas: esse acabamento da carcaça escovado dá um efeito bacana, mas ela é rígida ou é do tipo que "range" ou "retorce"??

E não esqueça de postar a autonomia da bateria.

Off-topic: leomach, sua cam T33 sofre do mesmo mal da minha Z60: o flash "estoura" um objeto de cor clara, bem na parte inferior da foto (vide a foto dele fechado e a do teclado).

Valeu Icefly!! Bem,diria que ela é mais do tipo que range, mas só se for aplicado uma força bem considerável sobre ela... Eu fiz um pouco de força sobre ela, mas parei antes que pudesse ouvir quaisquer coisa que me deixasse intrigado sobre a resistência da carcaça... Mais força do que fiz já seria "insanidade" da minha parte :P ... Por isso posso dizer que (pelo menos no meu, e por enquanto, já que ainda não quero botar a mão no fogo por ele, pois já vi diversos casos de notes que no início eram uma maravilha, mas depois de uns 2 meses, começaram a apresentar problemas... não quero ser pessimista, mas apenas realista... por isso me comprometo a continuar postando aqui a minha "aventura" com esse note, pra manter o pessoal informado sobre quaisquer problemas, ou eventuais boas surpresas que possam ocorrer...) a carcaça dele se mostrou bem firme, pois o único barulho que ouvi foi muito baixo, e mesmo assim quando já estava no limite.

Bom, agora é esperar o review da batéria e alguns outros testes do leomach para ver sua estabilidade geral e temperaturas com o note ligado por muito tempo, mas até agora esse E-max está me surpreendendo, se este note for bem cotado no mercado e passar a ser vendido em outras lojas vai ser 10, pois irá forçar muitas empresas a descer o preço de outras marcas de notebooks.

Bem, quanto a duração da bateria, infelizmente tenho tido muito trabalho nesse feriado, por isso, ainda não tive tempo pra testar a bateria... O que posso adiantar sobre isso , é que ela já veio carregada da fábrica, e que, durou cerca de 3 horas em uso, incluindo a reprodução de um DVD. Esse resultado NÃO é preciso, apenas uma estimativa pra vocês terem uma ideia. Essa semana vou baixar o um programa para teste de bateria, e posto o resultado aqui.

Observando pelos screens postados na pag anterior é um pente de memoria de 1gb mesmo!

Sim, é apenas um pente, da kingston e com bons timings (4-4-4-12)... Essa realmente me deixou surpreso, já que esperava uma marca desconhecida..!!

Abraços, T+

EDIT: Vou aproveitar agora que a bateria está cheia, vou trabalhar no PC e deixa a bateria testando, dae eu posto o resultado aqui!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

3 horas de bateria é um tempo muito bom. E um conselho: faça o teste de autonomia usando o notebook em suas tarefas normais do dia-a-dia (digitar um texto, acessar a web, ouvir um cd/mp3 e etc), até porque é nessas condições que a maioria usa notebook.

Eu inventei de fazer um benchmark de bateria com um programa chamado Battery Eater Pro e no final das contas acabei ganhando "de graça" 2% de desgaste na bateria, pois afinal de contas ele usou toda a carga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...