Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD3870 - Tópico Oficial


raolcars

Posts recomendados

  • Membro VIP

É, e testar a VGA em outra CPU também pode ajudar a isolar o problema. Mas os desvios nas cores acontecem também fora do SO, como logo quando você boota o DVD de instalação, ou apenas após alguma etapa, como quando você instala algum driver ou atualização do sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá amigos, nos ultimos dias eu começei a ter um problema com minha placa de vídeo, ao abrir jogos com gráficos um pouco pesados a taxa de quadros por segundo caía dastricamente a ponto de ficar injogável, muitas vezes ficando em menos de 10. Depois de resintalar drivers e tudo mais, o problema continuou e ai que percebi que ela está aquecendo demais. Eu não sei o motivo disso, talvez seja o tempo quentes dessas ultimas semanas ou então é ela mesmo.

- Olhem o quão alto fica no jogo: http://i42.tinypic.com/bdth76.jpg

- E aqui sem quase nada aberto, ainda muito alto: http://i42.tinypic.com/23utqc9.jpg

- Aqui o teste com o Everest, sem quase nada aberto: http://i43.tinypic.com/2d6o4dt.jpg

Só algumas informações, na primeira foto eu tava rodando o Left 4 Dead 1 com gráficos no máximo, eu jogo esse jogo com essas configurações a anos e nunca tive problemas de quedas de fps desse tipo. Antes de eu ligar o jogo eu abri o gabinete, e todos os coolers estavam funcionando normalmente, eu estou deixando o gabinete aberto mesmo pra ver se isso ajuda na ventilação e assim não esquenta tanto mas pelo que vi não melhorou absolutamente nada.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Agradeço desde já.

Configuração:

Asus P5Q

QuadCore Intel Core 2 Quad Q6600, 2400 MHz

4x Kingston 2 GB DDR2-800 SDRAM

Sapphire Radeon HD 3870 512MB GDDR4 (Driver de 09/11/2011)

Fonte C3Tech PUF-4050S 500W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, nos ultimos dias eu começei a ter um problema com minha placa de vídeo, ao abrir jogos com gráficos um pouco pesados a taxa de quadros por segundo caía dastricamente a ponto de ficar injogável, muitas vezes ficando em menos de 10. Depois de resintalar drivers e tudo mais, o problema continuou e ai que percebi que ela está aquecendo demais. Eu não sei o motivo disso, talvez seja o tempo quentes dessas ultimas semanas ou então é ela mesmo.

- Olhem o quão alto fica no jogo: http://i42.tinypic.com/bdth76.jpg

- E aqui sem quase nada aberto, ainda muito alto: http://i42.tinypic.com/23utqc9.jpg

- Aqui o teste com o Everest, sem quase nada aberto: http://i43.tinypic.com/2d6o4dt.jpg

Só algumas informações, na primeira foto eu tava rodando o Left 4 Dead 1 com gráficos no máximo, eu jogo esse jogo com essas configurações a anos e nunca tive problemas de quedas de fps desse tipo. Antes de eu ligar o jogo eu abri o gabinete, e todos os coolers estavam funcionando normalmente, eu estou deixando o gabinete aberto mesmo pra ver se isso ajuda na ventilação e assim não esquenta tanto mas pelo que vi não melhorou absolutamente nada.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Agradeço desde já.

Configuração:

Asus P5Q

QuadCore Intel Core 2 Quad Q6600, 2400 MHz

4x Kingston 2 GB DDR2-800 SDRAM

Sapphire Radeon HD 3870 512MB GDDR4 (Driver de 09/11/2011)

Fonte C3Tech PUF-4050S 500W

Colega, penso em duas hipóteses:

1ª - Sujeira no cooler da placa, atrapalhando seu funcionamento, trazendo aumento de temperatura e queda drástica no desempenho e estabilidade de funcionamento. Solução: abrir seu gabinete, dar uma limpada caprichada dentro dele, especialmente na placa-de-vídeo. Se necessário, desmontar o cooler da placa para tal.

2ª - Essa dica falo por experiência própria. Uso de driver novo. Eu tenho uma Radeon HD 4870 e o driver onde ela teve melhor desempenho foi o 10.6. Drivers mais novos que esse traziam quedas no desempenho da placa, especialmente no DiRT 2, talvez pelo fato de drivers mais novos serem otimizados para placas mais novas, como as Radeon HD 5xx0 e HD 6xx0. Como sua Radeon HD 3870 é ainda mais antiga que a minha Radeon HD 4870, isso pode ocorrer com ela também. Solução: experimente usar drivers um pouco mais antigos, especialmente o 10.6 que eu citei e talvez até mesmo o que vem no CD da placa. Se necessário formate o PC para efetuar esse processo.

Boa sorte! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado pela dica. Realmente deu certo fazer o downgrade do driver, coloquei nessa versão 10.6 e a taxa de fps melhorou muito. Na verdade eu já tinha imaginado essa possibilidade, pois foi logo após que o Catalyst atualizou que os problemas começaram, provavelmente o desempenho já estava caindo a um bom tempo com essas atualizações, pois a taxa de fps agora está num nível que eu não via fazia tempo hehe.

Enfim, sobre a sujeira, não acho que isso esteja causando problema pois eu limpo regularmente as placas, além do gabinete estar num lugar que não pega muita sujeira. Quando eu abri o gabinete ontem estava preparado para limpar tudo mas nem precisei, não tinha praticamente nada de sujeira neles.

Mas então, só por curiosidade fui fazer o teste de novo de temperatura com o Everest (aparentemente essa versão do Catalyst não tem essa função) e para a minha surpresa as temperaturas continuam as mesmas, em torno de 60º em idle e 110º em full, mesmo com a melhora do desempenho. Isso quer dizer que pelo jeito não era a alta temperatura que estava prejudicando o desempenho, bom, talvez era simplesmente culpa do driver.

Mas essas temperaturas ainda estão muito acima do desejável não é? Eu estava pensando em comprar no mercado livre um daqueles coolers que ficam ligados diretamente na placa, será que essa é mesmo a melhor opção? Alguém sabe um de qualidade que seja compatível com minha placa?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado pela dica. Realmente deu certo fazer o downgrade do driver, coloquei nessa versão 10.6 e a taxa de fps melhorou muito. Na verdade eu já tinha imaginado essa possibilidade, pois foi logo após que o Catalyst atualizou que os problemas começaram, provavelmente o desempenho já estava caindo a um bom tempo com essas atualizações, pois a taxa de fps agora está num nível que eu não via fazia tempo hehe.

Enfim, sobre a sujeira, não acho que isso esteja causando problema pois eu limpo regularmente as placas, além do gabinete estar num lugar que não pega muita sujeira. Quando eu abri o gabinete ontem estava preparado para limpar tudo mas nem precisei, não tinha praticamente nada de sujeira neles.

Mas então, só por curiosidade fui fazer o teste de novo de temperatura com o Everest (aparentemente essa versão do Catalyst não tem essa função) e para a minha surpresa as temperaturas continuam as mesmas, em torno de 60º em idle e 110º em full, mesmo com a melhora do desempenho. Isso quer dizer que pelo jeito não era a alta temperatura que estava prejudicando o desempenho, bom, talvez era simplesmente culpa do driver.

Mas essas temperaturas ainda estão muito acima do desejável não é? Eu estava pensando em comprar no mercado livre um daqueles coolers que ficam ligados diretamente na placa, será que essa é mesmo a melhor opção? Alguém sabe um de qualidade que seja compatível com minha placa?

Obrigado.

Hum... Imaginei que os drivers poderiam estar interferindo mesmo, pois com a Radeon HD 4870 drivers novos só estavam avacalhando o desempenho aqui. Eu acho que a gente só deve atualizar driver quando sente que a placa não está com bom desempenho ou quando vê relatos de pessoas afirmando melhorias significativas de desempenho.

Nossa! 60ºC em idle e 110ºC em full está quente demais! 110ºC é perigoso até de torrar sua placa. O ideal aí seria você conseguir 40ºC em idle e 70ºC em full, pelo menos. Talvez não haja a necessidade de trocar o cooler. Experimente desmontá-lo, limpar bem a placa e o cooler e aplicar uma pasta térmica nova. Se não resolver talvez seu cooler esteja ruim já, aí a troca por um novo pode ser realmente necessária, entretanto não conheço muitos coolers para placa-de-vídeo não. Vou deixar essa parte para outro usuário te ajudar. Mas acho que vale a pena você tentar essa dica de limpeza de placa e reaplicação de nova pasta térmica (de preferência daquelas de melhor desempenho).

Boa sorte aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Opa, beleza? Resolvi registrar no forum, porque depois de pesquisar entre os vários tópicos daqui e de fora, e ler praticamente todo esse tópico oficial, não achei uma solução.

Vamos aos fatos:

MoBo
: Asus P5E / Chipset Intel Beachwood X38

Fonte
: CoolerMaster ExtremePower 600W

Mem
: 4Gb (2xGb DDR2-800 DDR2 SDRAM - Kingston - genérica)

Proc
: QuadCore Intel Core 2 Quad Q9300, 2500 MHz

Vídeo: Sapphire ATI RADEON HD3870 512Mb 128bits

Certo dia começaram os famosos Bugs, durante alguns jogos, psicadas de tela, gráficos/sprites fora do lugar... Fora dos ambientes em que a placa era exigida ficava OK.

Logo vieram os travamentos e as mensagens "driver de vídeo parou mas se recuperou". Até que, passou a travar e dar BSOD.. :cry:

A única possibilidade de utilização do pc era em modo de segurança. Parti para todas as soluções triviais e não triviais:

Atualizei driver: nada.

Atualizei BIOS: nada.

Troquei de slot: nada.

Desmontei a placa, limpei e troquei pasta térmica: nada

Aí que vem o mais interessante

Troquei de VGA e CONTINUOU na mesma

Coloquei uma XFX GeFORCE 8500GT para ver se minha VGA tinha ido pro saco, mas os problemas de travamento persistem....

Até que o pc parou de ligar :lol:

Mandei prum técnico amigo aqui e ele constatou problema na fonte, o fornecimento de energia na saída não era suficiente.... Fez os devidos ajustes e ficou ok.

Sobre minha fonte; Hoje eu descobri esses dois links:

e

Depois de muito pesquisar, vi uma dica sobre rodar em 16bits, ao invés de 32. Testei e até agora está funcionando... mas ainda aparecem algumas linhas na tela de vez em quando, e outros bugs. Se eu mudar pra 32bits de cor logo trava. Utilizando o ATITools e a ferramenta para encontrar Artefatos obtive a seguinte resposta:

2012-02-20 16:11:18 I Artifacts detected after 00:00.51. 26530 pixels don't match.

:jump:

FEITO! HHAHAHA

Temperaturas durante essa postagem (idle)

MoBo: 40°C

CPU: 52°C

GPU: 60°C

Não sei mais pra onde correr... Será que o controlador de vídeo da MoBo foi pro espaço? Será que tudo foi pro espaço? Se esqueci de postar alguma coisa avisem ae, to perdidão já.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá, minha placa de vídeo HD3870 do nada começou a dar erros na tela, com algumas linhas estranhas nas telas de inicialização até o loading do windows. Depois do loading aparece uma tela azul e o computador reinicia.

A placa tem dois conectores, o da direita nem mesmo transmite imagem ao monitor e o da esquerda está como descrevi acima. Fiquei sem utilizar o computador por dois meses, pois me mudei e tive de trazer meu pc depois pelos correios, e antes estava funcionando perfeitamente.

Atualmente estou usando uma placa um pouco mais velha uma HD 2400 para compensar, o que significa que não é um problema na placa mãe. Como posso resolver este problema?

Config:

Intel Core 2 Duo E7200 / Kingston 4Gb DDR2 800Mhz

1 HD 160Gb Maxtor SATA I / 1 HD 160 Gb WD SATA II

Power Color Radeon HD3870 512Mb

LG 17" LCD WideScreen

Fonte 450w reais Seventeam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá colega.

Segundo as regras do setor, ao postar uma dúvida, o usuário deve informar a configuração completa do PC (incluindo marca e modelo da fonte), afim de facilitar a análise dos colegas que se dispuserem a ajudar. Não vale dizer que está na assinatura, pois com o tempo, assinaturas são atualizadas e isso induziria ao erro um usuário que estivesse pesquisando no tópico. Lhe convido a ler tais regras, bem como as regras gerais do fórum.

Ficamos no aguardo.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega.

Segundo as regras do setor, ao postar uma dúvida, o usuário deve informar a configuração completa do PC (incluindo marca e modelo da fonte), afim de facilitar a análise dos colegas que se dispuserem a ajudar. Não vale dizer que está na assinatura, pois com o tempo, assinaturas são atualizadas e isso induziria ao erro um usuário que estivesse pesquisando no tópico. Lhe convido a ler tais regras, bem como as regras gerais do fórum.

Ficamos no aguardo.

:joia:

Já editei... não tinha postado nada da config pela assinatura mesmo e por não achar que seja o computador, pois usava a placa à quase 3 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pela configuração podemos identificar problemas de conflito entre componentes, fontes de má qualidade e/ou insuficientes pro PC, dentro outros problemas, daí a importância de informar a configuração completa do PC. ;)

Os Correios não são exatamente cuidadosos com nossas encomendas, dessa forma, podem ter danificado algo ou aos trancos e solavancos, dado algum mal contato nos componentes.

Abra a tampa do gabinete e faça uma inspeção visual nos componentes do PC, a procura de algo danificado ou fora do lugar;

Remova e reaperte os cabos e componentes;

Teste o sistema com outra fonte;

Passe uma borracha branca escolar nos contatos PCI-E da VGA, afim de remover possíveis impurezas. Teste novamente;

Teste sua VGA em outro PC;

Como não sei o nível de qualidade da sua fonte, poste a configuração completa em: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/p5979337#post5979337. Pergunte se a fonte dá conta da demanda de energia do PC, com qualidade;

Se chegar a conclusão de que a VGA partiu dessa pra uma melhor, tente isso AQUI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!