Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda em ANALógica....


maiquelgame

Posts recomendados

Gente sou muito "iniciante" ainda em eletrônica analógica.... :D

Por isso peso ajuda pra vocês..... ^_^

Tipo ganhei um CKT (circuito) pra analisar (segue a foto)...

tenho q achar o calculo para descobrir o "Ie" (corrente no emissor) mas....

hammm...

Olha só q q eu descobri....

Ie=Ic+Ib Correto!!!!?

então acho q o calculo pra encontrar o Ie seria assim....

Ie= Vcc

________________

(R1+R2) + (Rc + Re) :confused::confused:

Ceria isso?... Tipo pra descobrir a corrente do Ib eu me ferrei...

Se alguem poder me ajudar.....

peço q me espliquem passo a passo.... por q isso q eu fiz foi meio que um chute.... hehehe :lol::lol::lol::lol::lol::lol:

DESDE já AGRADEÇO A TODOS!!!

valeu...

post-257913-13884946286657_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito tem algum valor (tipo a resistência de cada resistor ou o ganho deste teu trasistor) ou a questão é deduzir uma fórmula matemática?

Dê uma lida em:

http://www.almhpg.com/apo_arquivos/tr_tjb/tjb.htm

É assim isso mesmo... deduzir uma fórmula matemática.....

tipo....

Isso du site alih de como funciona o transistor eu aprendih.... o problema é aquilo q vm mais pra baixo do site....

na escola tmb num entendih.....

tipo alih no esquema num entendih o funcionamento.....

Se eu entender como funciona acho q consigo criar o calculo.....

Eu deduzi isso:

** Ib deve de ser o Vcc dividido pelo R1+R2??? seria isso???? mas o professor meu falou q num era daih me confudih tudo....:confused::confused:

** então pra descobrih o IC deve de ser vcc dividido por R3 + R4.... Seria isso?? :confused::confused:

**Tipo ele falou q teria q análisar a malha: pelo R2 passando pela Base do transistor saindo no emissor do transistor indo pelo R4!.... mais sei lá num entendih isso...

valeu

post-257913-13884946291223_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ib deve de ser o Vcc dividido pelo R1+R2??? seria isso???? mas o professor meu falou q num era daih me confudih tudo....

Calma... Para saber a corrente de base, não deves levar em conta somente os dois resistores não.

A corrente que vai circular pela base do transistor deve levar em conta a corrente do emissor e o ganho (hfe) do transistor.

Ib=Ic/hfe

Tipo:

Ic=100mA

hfe=100

Ib=1mA

então pra descobrih o IC deve de ser vcc dividido por R3 + R4.... Seria isso??

Não é bem assim... Você está tentando deduzir a fórmula, mas está desconsiderando o transistor.

Sempre fui péssimo nesta questão de deduzir fórmulas... Mas não estou entendendo onde teu professor quer chegar.

Quando você vai fazer um projeto (um amplificador de sinal, por exemplo) você parte de algo concreto. Primeiro você define qual transistor vai usar, em função das características elétricas esperadas do circuito (o ganho que ele vai ter, qual carga será ligada nele, etc.).

Com o modelo do transistor escolhido, você pega o datasheet dele e consulta um gráfico como este:

cbip01.gif

Nele já se pode escolher os valores de Vce, Ib, Ic...

Agora para achar uma dedução matemática para esta encrenca, eu infelizmente jogo a toalha... Espero que outro possa te ajudar mais que eu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cabteixeira disse a verdade.

Pra nós, simples amadores ( que amamos ou amantes , e não que não somos profissionais ) da eletrônica, temos que fazer os cálculos baseados nos componentes disponíveis. Nunca fazermos os cálculos pra depois procurar os componentes.

Já uma grande empresa pode mandar fazer o componente de acordo com o projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar te ajudar... Procurei minha papelada velha, cheia de ácaros e traças, e consegui o seguinte...

Vamos partir da Lei de Ohm:

I = V / R
Se você quizesse achar a corrente que passa em R1, nós teríamos:

IR1 = Ib + IR2

Mas o que quer é o Ib, logo:

Ib = IR1 - IR2

onde


IR2=[U]Vbe+VR4[/U]
R2

substituindo na fórmula:


Ib= IR1 - [U]Vbe+VR4
[/U] R2

sabemos que Ie= Ib + Ic

onde Ic = Ib x hfe

Daqui pra frente, o editor de texto daqui do fórum não me deixou escrever, por falta de recursos (não consegui colocar o parêntese pegando em duas linhas...)

Espero que te ajude

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!